Pregação - Ha pecado no meio do povo






Na posse da cidade de Jericó, Deus deu instruções para que não pegassem nada daquele povo. Js: 6:18-19 Deus foi claro. Não haveria o porque alguém não entender.

Nada é nada!





Como podemos verificar em Josué, nos capítulos 7 e 8, todos obedeceram a Deus, MENOS UM!
Vamos examinar os eventos ocorridos nestes dois capítulos:

Os eventos Históricos:

Josué manda os espias no 7:2. Os espias comunicam que dois a três mil homens seriam o suficiente para invadir aquela pequena cidade (v.3)

Três mil homens foram enviados, e eles foram derrotados. Trinta e seis soldados israelitas foram mortos. Josué fez um apelo a Deus. Deus revelou que havia pecado no acampamento, e por isso Israel não puderam resistir aos seus inimigos. Deus explica como Josué faria para encontrar o pecador - Tribos, Famílias e famílias teriam que passar diante de Josué.

A tribo de Judá, a família dos zeraítas, e, finalmente, a família de Acã foi identificado por Deus. Josué obriga Acã a confessar seu pecado, e Acã faz isso.
Acã admite que viu, gostou e pegou! Acã e sua casa foi severamente punido. Logo em seguida, os israelitas partem para o ataque novamente e conseguem tomar Ai.

Lições a serem aprendidas com o pecado de Acã:

1. A seriedade do Pecado: Nosso pecado é tão horrível para o Senhor hoje em dia como era naquela época!!!!
Deus puniu ao pecador na hora que ele cometeu, mas na hora certa, de maneira que outros aprendessem o este erro! Muitas vezes a gente insiste no erro, porque acha que a consequência não vem, mas pode ter certeza de que ela virá! Nem que seja no dia do julgamento, mas o Senhor garante que nenhum pecado sairá impune!
2. Nossos pecados afetam a outras pessoas: 36 pessoas foram mortas por causa da ganância e desobediência de um homem! Eram pais de família, amados, soldados fiéis e obedientes. Acã causou estas mortes!
3. Toda a família de Acã acabou sendo punida, para que o resto do povo visse que Deus odeia o pecado. Existem muitos pecados que acabam prejudicar famílias inteiras, tais como infidelidade, roubo, traição, assassinado, mentiras, bebedeiras, drogadição. Pergunta: Qual é o modelo que você tem sido para tua família?


Rom. 13:10; 1 Cor. 13:4-8

4. Para amenizar as consequências de nossos errados, os pecados devem ser imediatamente confessados. Não devemos esperar ser descobertos para ai confessar. Isto não é remorso, e sim medo das consequências.
Diga-me sinceramente, quando você pede perdão dos seus pecados ao Senhor, você está sinceramente arrependido ou simplesmente contando o que fez de errado para Ele?
Quem sabe se Acã houvesse confessado antes, vidas não teriam sido ceifadas?
Isa. 55:6-7 3.
Prov. 28:13

5. A igreja não pode tolerar o pecado em seu meio! Hoje em dia vemos muitos ministérios sendo destruídos pelos pecados ocultos e muitos estão sendo levados a morte espiritual por causa disto!

1 Cor. 5:4-7,11 b.

A igreja de Pergamo estava sendo chamada a atenção pelo pecado no meio dela. Apocalipse 2:14-16
O Senhor nos chama para a santidade Efésios. 5:3-6 3.

6. A igreja não pode vencer as barreiras enquanto houver pecado no meio dela. Prov. 17:15 4.
O pecado de Acã foi a cobiça, a ambição. Na igreja não há lugar para estas coisas. Precisamos aprender a não idolatrar os bens materiais pois isto nos afasta de Deus.
Vários anos atrás, os trabalhadores de uma construção foram fazer os alicerces de um prédio numa cidade e acharam o corpo de uma mulher que provavelmente morreu enquanto fugia da erupção de um vulcão. Em suas mãos, muitas jóias, todas preservadas em excelentes condições. Ela ainda tinha as jóias, mas havia perdida a vida. Cobiçar as coisas deste mundo é loucura. Não podemos leva-los conosco quando morremos.

Conclusão: Se você não aprendeu nada com a historia de Acã, pode ser que você simplesmente fique impressionado com o fato de Deus ter punido-o com a morte, juntamente com toda a sua família.
Mas é importante entender que tal punição foi extremamente severa para que a gente sempre se lembre que Ele ODEIA o pecado.
O Dia do Grande Julgamento irá chegar e todos nós teremos que prestar contas do que fizemos com a nossa vida. Precisamos abandonar nossos pecados enquanto ainda há tempo. Ele nos perdoa e esquece de nossos pecados se nos arrependermos e abandona-los.
I João 1:9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado