Sermão: As desculpas de Moisés

Êxodo 3:1-   4:24

Introdução:

1. Quando Deus apareceu para Moises no meio da sarça ardente:
Ele o convocou para a tarefa de livrar os filhos de Israel da escravidão egípcia.
Em resposta, Moises deu desculpas por que ele não se achava o homem certo para a tarefa.

2. As desculpas de Moisés e a resposta de Deus à elas, servirão de base para o nosso estudo.
De maneira similar, quando Deus escolhe pessoas hoje para uma tarefa especial, ele as convoca
Pode ser que não seja para libertar de uma escravidão física, mas de uma escravidão espiritual. Ajudar a livrar o mundo da escravidão do pecado - cf. Mc 16:15, 1Pe 2:9-10
Muitas vezes, porém, nos comportamos como Moisés, usando as mesmas desculpas!

Vamos começar com a leitura de Êxodo 3:1-10, refrescando a nossa memória de como Deus convocou a Moisés.

"Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus.
Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo.
"Que impressionante! ", pensou. "Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto. "
O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés! " "Eis-me aqui", respondeu ele.
Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa".
Disse ainda: "Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó". Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.
Disse o Senhor: "De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.
Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus.
Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem.
Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas". (Êxodo 3:1-10)



Vamos agora prosseguir a nossa leitura, vendo as desculpas de Moisés:

I. "Quem sou eu?" (3:11)
Moisés, porém, respondeu a Deus: "Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito? " Êxodo 3:11

1. Embora Moisés fosse um membro da casa governante do Egito ...
Na realidade ele era um simples pastor. Quarenta anos havia se passado desde que ele tinha saído do Egito. Ele estava com 80 anos, já estava além da idade média de sua geração. Isto levou-o a questionar se ele era a pessoa certa para o trabalho.
Mas a resposta de Deus foi rápida:
Deus afirmou: "Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte". Êxodo 3:12

Deus prometeu que estaria com Moisés e isto já bastava para garantir a vitória.
Muitos anos depois disto, Paulo escreveria: "Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Romanos 8:31)

2. Algumas vezes nós também usamos estas desculpas hoje em dia.
Tentamos arrumar desculpas por nós achar incompetentes para a tarefa. Sim , é verdade que pode até ser que não sejamos capazes, se Deus está conosco, Ele é capaz!!!!
Deus pode nos fazer capazes:
"Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica." 2 Coríntios 3:5-6

Olha só o que Ele fez com um os apóstolos, homens incultos e despreparados!
"Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." Atos 4:13

Através de Jesus, Deus nós dá a mesma garantia dada a Moisés
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19-20
3. Com sua ajuda, podemos realizar qualquer coisa que Ele quer que façamos!
"Tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:13

Como fica evidente mais tarde, qualquer desculpa para não fazer o que o Senhor tem para nos é simplesmente uma cortina de fumaça. Assim como foi com Moisés, e nós tratamos de encontrar rapidamente outra desculpa.



II. "Não sei o que falar!"

A. Esta desculpa a gente acha em Êxodo 3:13
"Moisés perguntou: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ O Que lhes direi? "
Êxodo 3:13


1. Moisés sabia que ele deveria liderar os filhos de Israel, e que ele enfrentaria perguntas as vezes difíceis, como por exemplo, quem é você, para se dizer enviado por Deus? Talvez ele questionassem o porque eles deveriam sair daquele país onde já estavam a 400 anos. Moisés argumenta que não teria as respostas. Mas A resposta de Deus foi rápida...
" Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês".
Disse também Deus a Moisés: "Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração." Êxodo 3:14-15
Deus disse a Moisés qual seria a resposta a ser dada de maneira a não deixar dúvidas.

Assim ocorre conosco também. Tentamos nos esquivar, arrumando desculpas que o nosso conhecimento não é o adequado. Que precisamos nos preparar mais. Mas Deus est´´a dizendo que a resposta é simples. Que você não precisa de conhecimentos profundos. A palavra a ser pregada é esta:
"E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado." Marcos 16:15-16

Simples???? Sim, veja:
"Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.
Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,"
1 Coríntios 15:1-4


Veja também:
"Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus.
Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado." 1 Coríntios 2:1-2


III. "E se eles não acreditarem em mim?"

A. Esta desculpa aparece em Êxodo 4:1
Moisés respondeu: "E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O Senhor não lhe apareceu’? "
Agora ele já sabia o que falar, mas continuava a colocar empecilhos. Ele achava que as pessoas iriam duvidar. Será que ele estava com medo de falhar? Você já teve medo de falhar? Mas, será que ele já se esqueceu que Deus estava com ele?
Deus precisou dar-lhe uma prova palpável de Sua presença.

- Na vara que se transforma em serpente:
"Então o Senhor lhe perguntou: "Que é isso em sua mão? " "Uma vara", respondeu ele.
Disse o Senhor: "Jogue-a ao chão". Moisés jogou-a, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugiu dela,
mas o Senhor lhe disse: "Estenda a mão e pegue-a pela cauda". Moisés estendeu a mão, pegou a serpente e esta se transformou numa vara em sua mão.
E disse o Senhor: "Isso é para que eles acreditem que o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, apareceu a você".Êxodo 4:2-5

Na sua mão, que fica leprosa:
"Disse-lhe mais o Senhor: "Coloque a mão no peito". Moisés obedeceu e, quando a retirou, ela estava leprosa; parecia neve.
Ordenou-lhe depois: "Agora, coloque de novo a mão no peito". Moisés tornou a pôr a mão no peito e, quando a tirou, ela estava novamente como o restante da sua pele." Êxodo 4:6

Na água, que se transforma em sangue:
"E se ainda assim não acreditarem nestes dois sinais nem lhe derem ouvidos, tire um pouco de água do Nilo e derrame-a em terra seca. Quando você derramar essa água em terra seca ela se transformará em sangue". Êxodo 4:9

Algumas vezes nós também excitamos em pregar a Palavra, pelos mesmos motivos:
Mas assim como Deus deu a Moisés provas concretas, Ele providência para nós todas as evidências para convencer alguém. A palavra de Deus é capaz de produzir fé:
"Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. "Romanos 10:17
Foram as evidencias da sua ressureição, o cumprimento de suas profecias. Nós não temos desculpas para não pregar o Evangelho, pois a própria palavra se comprova.

Mas mesmo assim , Moisés ainda deu mais uma desculpa:

IV. "Não consigo falar bem!"

"Disse, porém, Moisés ao Senhor: "Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! "
Êxodo 4:10"


Moisés declara não ser eloquente ao falar. Mas Deus também não aceita esta desculpa. Ele sabia desta cartacterística antes de chamá-lo.
"Disse-lhe o Senhor: "Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? "Êxodo 4:11
Mas Ele é capaz de compensar as nossas deficiências. Ele garante mais uma vez estar com Moisés e encarrega Arão para ser o porta-voz dele. Ele já estava irado com as desculpas sem fim...

"Então o Senhor se irou com Moisés e lhe disse: "Você não tem o seu irmão Arão, o levita? Eu sei que ele fala bem. Ele já está vindo ao seu encontro e se alegrará ao vê-lo.
Você falará com ele e lhe dirá o que ele deve dizer; eu estarei com vocês quando falarem, e lhes direi o que fazer. Assim como Deus fala ao profeta, você falará a seu irmão, e ele será o seu porta-voz diante do povo." Êxodo 4:14-16

Muitas vezes nós também tentamos usar estas desculpas, mas Paulo não parou. Ele também não era bom com as palavras sempre.
"Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus." Coríntios 2:1
Sabemos que as vezes existem impedimentos reais, mas não devemos nos acomodar, pois o Senhor providenciará todo o necessário. Exponha seus problemas para o Senhor e espera a solução que vem dele. Mas não use isto como desculpa para não pregar.


[Nós consideramos quatro desculpas que Moisés deu, mas como mencionado anteriormente, eles eram realmente cortinas de fumaça. A verdadeira razão para tudo isso desculpas é revelado em Êxodo 04:13 ...]

V. "Não quero ir!"

"FAVOR ENVIAR ... quem mais você pode enviar"
Moisés na verdade simplesmente não queria ir!
Exodo 4:13Respondeu-lhe, porém, Moisés: ""Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa".

1. Todas as desculpas eram como que cortinas de fumaça para esconder a verdadeira razão.
2. Agora que a máscara havia caído, a impaciência do Senhor também aparece.
a. Ele se ira contra Moisés no 4:14
Então o Senhor se irou com Moisés e lhe disse: ""Você não tem o seu irmão Arão, o levita? Eu sei que ele fala bem. Ele já está vindo ao seu encontro e se alegrará ao vê-lo.
A partir daí, o Senhor começa a dar ordem. Já havia mostrado que as desculpas eram tolas. Leia Exodo 4:15-17
"Você falará com ele e lhe dirá o que ele deve dizer; eu estarei com vocês quando falarem, e lhes direi o que fazer. Assim como Deus fala ao profeta, você falará a seu irmão, e ele será o seu porta-voz diante do povo. E leve na mão esta vara; com ela você fará os sinais miraculosos".

No versículo 24, diz que o Senhor quis matar Moisés. Provavelmente foi porque sua esposa circuncidou seu filho, coisa que não era feito por mulher. Mas isto é outro estudo. Mas uma coisa está claro: Deus já está irado com ele.
"Numa hospedaria ao longo do caminho, o Senhor foi ao encontro de Moisés e procurou matá-lo."
Irmãos, o mesmo acontece conosco hoje! Nossas desculpas são como cortinas de fumaça a esconder a nossa vontade de não fazer a obra! De ficarmos na nossa zona de conforto! A gente prefere que Deus use os outros e que a gente só fique ouvindo e dando Glórias! Mas agora é hora de trabalhar!!!!

A ira de Deus se acendeu contra Moisés. VOCÊ QUER EXPERIMENTAR ESTA IRA?????

Pois está é a hora de nos arrependermos das vezes que nós desviamos dos chamados de Deus. Ainda é tempo.

Conclusão:
Nós sabemos o resto da história. Ele aceitou o chamado, e foi para o Egito falar com o Faraó, Com a ajuda de Deus, saiu daquela terra com os filhos de Israel.

Mas e nós? Qual é o resto da nossa história??? Deus já te chamou! Qual é a tua desculpa????
- Quem sou eu?
- O que vou disser?
- E se eles não acreditarem em mim?
- Eu não sei pregar!!!!
-Não quero ir?


Ele nos chamou para pregarmos o Evangelho para os perdidos. Chega de desculpa!!!!! Está na hora de obedecer. O que você está esperando???

Bom, isto é assunto para outro estudo!!!!!


Que Deus vos abençoe!!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado