O que Sarah viu que fez ela exigir a expulsão de Agar e Ismael?


Sarah gerou ao seu filho Isaque quando tanto ela quanto Abrão já eram avançados em idade. Amamentou ao seu filho e no dia em que ele foi desmamado, o pai deu uma grande festa.

O menino cresceu e foi desmamado. No dia em que Isaque foi desmamado, Abraão deu uma grande festa.

Genesis 21:9-10

O que provocou esta reação tão extrema?


Provavelmente Agar foi procurar refugio em Sur, onde ela já tinha se refugiado tempos antes (capitulo 16). De acordo com a tradição judaico-cristã, Agar é reconhecida como mãe de Ismael, o patriarca dos ismaelitas, que são conhecidos como os antepassados das nações árabes. Sara é reconhecida como uma mulher com uma beleza atemporal, mas também com uma personalidade extremamente complexa. 


Por duas vezes em sua vida, como registrado em Gênesis 12 e 20 , Sara teve, ou optou concordar em fingir que ela não era quem era. Nesses casos, ela concordou como sendo apresentada como a irmã de Abraão, e não como sua esposa legítima .
Além disso, Sara teve que entrar em acordo com o que parecia ser sua incapacidade para produzir um herdeiro para Abraão, provavelmente, o último fracasso de uma mulher já de avançada idade.


Pontos que são importantes analisarmos: Sara não tinha boas lembranças do Egito. Foi lá que ela quase foi abusada sexualmente pelo Farao. E Agar era egipcia, não apenas isto, estudos rabínicos diz que ela era a filha do faraó. 


Mas o que Sara viu? A Bíblia, na versão NVI diz que Ismael estava rindo de Isaque. A palavra que foi traduzida como "rindo" é "metzahek" em hebraico, e tem vários significados.
Vamos analisar:


metzahek = brincando, mlestando

Sarah viu que Ismael estava brincando com Isaque, mas não dá para saber se o pequeno Isaque estava presente ou se Ismael estava simplesmente "tirando um sarrinho" da cara do meio irmão. 


A mesma palavra exata "metzahek" se encontra em Gênesis 26:8 quando Isaque e Rebeca estão na cidade de Gerar. Este é o terceiro dos  episódios "esposa ou irmã' descritos em Gênesis . Os dois primeiros giraram em torno de Abraão e Sara ( cap.12 , 20 ), e depois ocorre o mesmo com Isaque e Rebeca. então pode ser que no evento entre Ismael e Isaque, Sara tenha visto algo mais do que uma simples brincadeira.   Ela pode ter visto que o meio irmão mais velho estivesse molestando sexualmente seu filho Isaque. 

Se assim for, então sua reação visceral é compreensível.


Qual das duas explicações é mais plausível? Brincando simplesmente ou molestando. 


Análise: 

Sara, porém, viu que o filho que Hagar, a egípcia, dera a Abraão estava rindo de Isaque,
e disse a Abraão: "Livre-se daquela escrava e do seu filho, porque ele jamais será herdeiro com o meu filho Isaque".
Gênesis 21:8-10

Este breve episódio tem significado muito grande para ela, muito mais do que apenas um encontro casual . Aparentemente , ela vê algo ameaçador para seu filho, ou até para sua família, conseqüentemente, ela está disposta a correr o risco de um confronto sério com o marido. De acordo com a leis da época, a esposa não podia expulsar as amantes do marido. O único que tinha esta autoridade era o próprio marido.

Sara estava tão brava que nem mencionou o nome de Agar e Ismael. Dirigiu-se a eles como escrava e seu filho, rompendo todo vinculo familiar que podia haver entre esses dois personagens e seu marido. Era como se Agar fosse uma escrava qualquer, e não aquela a quem ela mesmo escolheu para gerar um filho para seu marido quando ela não creu nas promessas do Senhor que dize-lhe que lhe daria um filho. A razão que ela dá para que eles fossem mandados embora era a herança. 

Ela diz especificamente que ele não seria herdeiro com Isaque. 

O texto Massorético simplesmente diz que Ismael está rindo; a Septuaginta , e algumas traduções cristãs adicionam as palavras "com seu filho Isaac . " 
Ismael tinha cerca de 16 anos e Isaque cerca de três anos. A idade do irmão mais velho é uma idade na qual os hormônios estão acelerados, e na cultura egipcia era comum encontros homosexuais. 

É possível que tal explicação -  carícias homossexuais - poderia ser desafiado pelas referências bíblicas de que Ismael  se casaria e também teria muitos filhos
de sua autoria (21:13 ; 25:12-17 ; 28:9 ) . 

Uma explicação mais benigna é também mais simples é que eles estivessem simplesmente brincando. Sara pode simplesmente ter ficado com ciúmes do relacionamento dos dois irmãos. As vezes estava preocupada com uma possível influência da cultura egipcia na personalidade de seu filho e de haver o risco dele adotar as ideias politeistas desta cultura. 
Esta hipotese é muito coerente com a personalidade daquela que é chamada de "mãe das nações". A Bíblia , assim como a história israelita mais tarde , está repleta de exemplos de como houve influência de outras culturas no povo de Deus. 


Comentários

  1. A história de Agar realmente é fascinante... Agar casou o seu filho com uma mulher egípcia, alguém do seu próprio povo. Houve consentimento da parte de Agar para o casamento de seu filho. Missão cumprida! Deus honrou a Sua promessa, preservou a vida de Agar e a de Ismael e fez deles um grande povo. Agar precisou passar por estas aflições pra sentir o amor e a providência de Deus: “Eu te conheci no deserto, em terra muito seca” (Os 13.5). As perdas nos ensinam, nos amadurecem.
    Deus cumpre Suas promessas. Honra Ismael (21.17) por amor a Abraão (Gn 21.13, 18-19). Deus tremendo, Deus fiel!
    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2011/01/frutificando-no-deserto.html

    ResponderExcluir
  2. Shalom Aleichem

    Eis aí um grande erro nesta tese, uma vez que o verbor molestar no Hebraico de fato é Hitrid (הטריד).

    Shalom

    ResponderExcluir
  3. Shalom aleichem

    Rashi comenta que a expressão Metsachec aparece nas escrituras algumas vezes significando IDOLATRIA (Shemot 39,17), ADULTÉRIO (Shemot 39,17) ou ASSASSINATO (Sh'mu'el Bet 2,14). Desde cedo Ismael deu mostras de que seu comprotamento não era aquele que se esperava do filho de Abraão. Sara temia que aconvivência com Ismael prejudicasse a educação de seu filho Isaque, o Herdeiro de Abraão.

    Shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom shalom Jefferson, muito bem colocado, isso que ocorre quando não se conhece a Torá e ultrapassa os limites da coerência espiritual, poxa Ismael um molestador sexual é de matar, contemporizar assuntos recorrentes em novelas e mídia moderna como estupro de vulnerável, e achar que isso não seria punido com a morte do molestador na era Abraâmica é o mesmo que dizer que a mulher pode ser sacerdotisa nas religiões Abraâmicas, algo que não foi outorgado por Hashem (D'us), a outorga as servas do Altíssimo foi de profetisa, que diga-se de passagem não podem praticar rituais de culto ao Eterno D'us, isso cabe ao sacerdote que é o homem, que vem da ordem de Arão, então este artigo é tão frágil como se denominar pastora, como isso? Se não há sacerdotisa nas matrizes Abraâmicas desde tempos imemoriais, serva de D'us Denise, Missionária Denise, mulher de santidade Denise, repondere sobre suas colocações, e continue se esforçando, assim como está fazendo para continuar a entender o que foi deixado manifesto nas sagradas escrituras de modo amplo e irrestrito, se a irmã preside um ministério, continue assim fazendo, pois, Débora era profetisa e os reis se aconselhavam com ela, contudo, que haja um sacerdote para conduzir os rituais sagrados de culto ex.: (micvê [que é batismo], e etc..., na plena certeza de vossa reflexão e desejo de alcançar estatura perfeita de mulher virtuosa lhe cumprimento Shalom Aleichem.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado