Sermão: As sete frases mais tristes da Bíblia


A Bíblia trata de temas íntimos, coisas que ocorrem no espírito do homem, seus maiores problemas, da miséria humana, assim como seus êxtases e bem-aventuranças.

Ela não gira em torno de comida e bebida, nem casas e empregos, mas sobre o pecado e salvação, céu e inferno, a alegria eterna e a pregação do Evangelho. Seus pregadores possuem uma riqueza tão vasta diante de si, muito mais do que qualquer orador. E quais oradores teriam a ousadia de lidar com temas tão controversos? Tribulação de um lado, paz e glória eterna do outro!


Quão terrível são os problemas retratados na Bíblia para os não redimidos, para quem rejeita Cristo!


Com pesar no coração decidi procurar os sete versículos mais tristes da Bíblia, em minha opinião. Estes versículos deveriam ser o suficiente para levar qualquer pessoa a servi-lo, movendo o pecador a procurar por misericórdia que por tempo rejeitou. São palavras solenes, palavras trágicas sobre pecadores que encontramos no Livro Santo de Deus.



I. O pecador já está perdido 3:36

Em João 3:36 encontramos estas palavras tristes sobre o estado de pecadores não convertidos:


"... o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."


O pecador não vai estar perdido quando ele morrer, não vai estar perdido após o julgamento, mas está perdido agora. A ira de Deus está sobre ele o tempo todo.

Este mesmo versículo diz que "aquele que crê no Filho tem a vida eterna."


Aquele que confiou em Cristo já está salvo, tem um novo coração, uma nova vida em Cristo. Romanos 5:11 diz: "... agora temos recebido a reconciliação."


Portanto, aqueles que confiaram em Cristo para a salvação e foram convertidos já são filhos de Deus, já receberam a expiação. João 5:24 diz que o crente "passou da morte para a vida." Mas o pecador não regenerado já tem a ira de Deus habitando nele.


Como Deus se sente sobre um pecador que não confia em Cristo? Sabemos que Deus ama o mundo inteiro e deu Seu Filho para morrer pelos pecadores. Mas junto com esse amor por todos os homens há uma crescente raiva, queimando contra todos os que rejeitam a Cristo. Salmo 07:11 diz: "Deus está zangado com o ímpio todos os dias." Então, aqueles que não são salvos são perdidos. Perdem-se agora. Eles estão sob a ira de Deus. Romanos 9:22 diz: "E se Deus, querendo mostrar a sua ira, e fazer conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição ...?" Quem rejeita a Crista está sob a ira de Deus, e Ele já consentiu em sua destruição, de acordo com João 3:18 diz: "Aquele que crê nele não é condenado" são vasos preparados para a perdição ...


““, Mas aquele que não crê já é condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. “

Aquele que não tem confiança em Cristo já está condenado. Não é dito que ele será condenado quando ele morrer ou que serão condenados no julgamento, mas ele já está condenado.


Existem países em que a condenação a morte é legal. Então imagine a situação de uma pessoa que tenha sido condenada a morte e só está esperando este julgamento se cumprir. Se ela estiver lúcida, tentará de todas as formas escapar da sentença. Enquanto isto, juntamente com a esperança, sua saúde sofre com o peso da sua sentença.


Muitos já foram apresentados a Cristo, mas ignoram os avisos. Estes não confiam em Cristo, motivo pelo qual eles já foram considerados culpados pelo tribunal do céu. Eles rejeitaram as ofertas de perdão, ignoraram o apelo para se arrepender. Homens impenitentes já sob a ira de Deus, ainda em vida.



II. O pecador não quer ir a Cristo

"E não quereis vir a mim, para terdes a vida", João 5:40


O fato de que os pecadores não vêm para Jesus é triste, mas muito pior é o fato ensinado nas palavras do Salvador em João 5:40. A tragédia não é que as pessoas não vêm, não é que eles não podem vir, mas não é que eles não sabem como chegar. Não, é que eles não querem vir: "Não quereis vir a mim, para terdes vida."


O que é que se coloca entre um pecador e salvação, o pecador e o perdão, a paz, um novo coração, a vida eterna e o céu em si? É simplesmente o seu próprio mau. Alguém disse: "A única coisa que você possui é a sua vontade."


Algum ditador pode ser capaz de fazer você fazer o que você não quer fazer.


Se você for torturado, você pode ser obrigado a contar segredos ou trair amigos e entes queridos que houvesse prometido proteger para sempre.


As pessoas podem aproveitar sua propriedade, tirar a sua liberdade, arrancar seus olhos, amputar seus membros, ou tirar a própria vida, mas nenhum poder humano, nenhum governo, pode controlar sua vontade.


Você ainda pode querer o que quiser. A perseguição pode fazer você trair o seu país, mas não pode fazer você odiar seu país. A perseguição pode fazer você dizer: "Hei, Hitler!" mas não pode fazer uma nação amar a Hitler.


Circunstâncias podem fazer você comer pão preto e sopa de repolho, mas não puderam evitar que você preferindo comer um belo bife de picanha acompanhado de batata frita e maionese. Nossa vontade é própria e indomável.


Digo com certeza de que Deus não vai obrigar ninguém a aceita-lo, Ele não arrombará a porta do teu coração ou salvar um homem que não optou pela salvação.


Mas porque uma pessoa não vêm a Cristo? Este versículo responde que é porque eles não querem vir! Por que os pecadores não se arrependem? Porque não querem se arrependem! Por que os pecadores não confiar em Cristo para a salvação? Porque eles não querem confiar nEle! Estas palavras de Jesus: "Não quereis vir a mim, para terdes vida", fala o que está errado com todo ateu, agnóstico ou infiel. O problema não é que eles não podem acreditar, mas que eles não querem acreditar. O problema não é com o intelecto, mas com o coração, com a sua própria vontade.


Isto foi maravilhosamente ilustrado numa reunião que DL Moody e Sankey realizaram no leste de Londres em 1883 ou 1884. Uma segunda-feira a noite foi reservada para um encontro para ateus, céticos e livres pensadores. Um clube de ateus, liderado por Charles Bradlaugh, aceitou o desafio e veio com cinco mil homens para encher o edifício. Lotaram o prédio, exceto a sala reservada para ministros e trabalhadores. O falecido Sr. George Soltau descreveu esse serviço maravilhoso com estas palavras: O serviço começou mais cedo do que de costume. Depois do canto preliminar, o Sr. Moody pediu aos homens que escolhem seus hinos favoritos, sugestão que levou muitos a rirem, já que para os ateus não existe hino ou louvor que eles aprovem. Após, Sr. Moody leu Deuteronômio 32:31 - "Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disto."


Pregou grandiosamente, mas conforme ele relatou posteriormente, ao terminar parecia que nada havia ocorrido, já que ela achava que não havia mexido com as convicções e intelectos dos espectadores. Convocou as pessoas a subirem para cantar mais uma vez, achando que ninguém iria, mas em vez disso a grande massa de cinco mil homens se levantou, cantou e sentou-se de novo.


Moody então disse, "eu vou explicar quatro palavras:. Receber, acreditar, confiar, levá-lo" Um largo sorriso surgiu na face de muitos.


Depois de algumas palavras sobre "receber", ele fez o apelo: "Quem irá recebê-Lo? Basta dizer, 'eu vou'." Dos homens que estavam à volta do salão veio cerca de 50 respostas, mas um deles rosnou: "Eu não posso", ao que o Sr. Moody respondeu: “Você falou a verdade”. Continue a ouvir, e você será capaz de dizer 'eu posso'.


Então, ele explicou a palavra "acreditar "e fez o seu segundo apelo: "Quem vai dizer, 'eu acreditarei nEle'“ Novamente alguns responderam no meio da multidão, até que um grande companheiro, um homem de liderança do clube, gritou: "eu não vou." Caro Sr. Moody, o Senhor pode usar de ternura e compaixão, conseguiu arrancar soluções e lágrimas, mas hoje , cada um vai ter que decidir é "eu vou" ou "eu não vou", e "Eu não vou" e sigam os que assim concordam comigo.


Então de repente Moody começou a contar a história do Filho Pródigo, dizendo: "A batalha é na vontade, e só lá. Quando o jovem disse: 'Eu me levantarei", a batalha foi ganha.


Vocês tem todo o direito se levantar e dizer "Eu não vou", mas também tem o direito de dizer "Eu vou".


Houve silêncio e ninguém seguiu ao homem. Moody explodiu," Graças a Deus, nenhum homem diz:' Eu não. "Agora, quem vai dizer: 'eu vou'?" Em um instante o Espírito Santo parecia estar sobre aquela grande multidão de inimigos de Jesus Cristo, e 500 homens saltaram aos seus pés, seus rostos em lágrimas, gritando: "Eu vou, eu vou," até que toda a atmosfera mudou e a batalha foi ganha. Rapidamente foi encerrada a reunião e  o trabalho pessoal pode começar.


E desde aquela noite até o final da semana, cerca de dois mil homens foram arrancados das fileiras do inimigo para o exército do Senhor, pela rendição de suas vontades. Eles ouviram Sua "levantar e andar", e seguiram a permanência nEle. A eficiência de que o trabalho foi bem feito ocorreu por anos, e os clubes nunca mais se recuperaram. Deus varreu para longe em sua misericórdia e poder pelo Evangelho. (Do livro Espada de Tesouros)


Caro pecador que lê isto, não se engane. O seu problema não está na sua cabeça, ou que você não pode acreditar, mas em seu coração, que você não vai porque não quer. Esta verdade precisa ser bem ponderada, pois prova a depravação do coração humano!. Isso prova que os homens são pecadores, ímpios alienígenas de Deus, inimigos de Deus por natureza. Se os homens fossem naturalmente bons, então eles escolheriam por vir a Cristo, escolheriam ser perdoado, escolheriam serem resgatados. Uma vez que eles são pecadores ímpios por opção, eles não virão a Jesus para que tenham vida. Quão perverso do coração humano que não terá misericórdia quando é oferecido, não vai aceitar a salvação comprada pelo preço de sangue de Jesus. Certamente este é um dos mais tristes palavras da Bíblia, "não quereis vir a mim, para terdes vida."



III. Por que as pessoas não são salvos: Eles amam as trevas por causa de suas más obras.  João 3:19,20


É muito triste ouvir Jesus falar ", não quereis vir a mim, para terdes a vida". Mas em outra passagem da Escritura nos diz por que os pecadores não vem a Cristo: por que eles não querem que a luz.


Jesus, em João 3:18, disse: "Para os que confiam nele como Salvador não há condenação eterna. Mas os que não confiam nele já estão julgados e condenados por não crerem no Filho único de Deus."


Aquele que não confiou em Cristo já é julgado.Então estes versos mostram esta condenação terrível que repousa sobre os pecadores e diz por que eles não merecem misericórdia e por que eles devem ser condenados.


Leia o resto: João 3:19-20


" E são condenados por a luz do céu ter vindo ao mundo mas eles preferirem as trevas à luz, pois só fazem o mal. Eles odeiam a luz celestial porque querem pecar nas trevas. Afastam-se da luz com medo dos seus pecados serem postos às claras e sofrerem castigo."


Não acredito! Nunca há uma boa razão para fazer o mal. Neste caso, o próprio Senhor abre a porta do coração humano e nos permite olhar para dentro. A luz veio ao mundo, Ele disse. O próprio Jesus é a Luz do mundo. Mas os homens amam mais as trevas do que a luz porque as suas obras eram más. Aqueles que fazem o mal odeiam a luz, isto é, eles odeiam Cristo que é a Luz, e eles não virão a Ele porque as suas obras são más. Eles amam seus pecados. Muitas vezes eles nem sabem por que eles rejeitam a Cristo.


"O coração é mais enganoso do que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? - Jeremias 17:9


A menos que a maldade do seu coração seja revelada pelo Espírito Santo de Deus, sua maldade pode passar desapercebida. Repito: muitos não veem a Cristo, porque amam o seu pecado.


Assim, ele odeia Cristo, a Luz, e escolhe a escuridão da falta de fé. É quando um homem escolhe ter a sua mente obscurecida, escolhe ir para o agnosticismo ou ateísmo em vez de vir a Cristo e ter seus pecados perdoados.


As vezes a pessoa diz que não vem para Cristo, porque tem ainda algum pecado que lhe escraviza, como cigarro, adultério, etc. Mas Cristo diz que devemos ir como estamos. Jesus Cristo vai aceitar o mais vil pecador, o pecador que sabe que não pode reformar a si mesmo, não pode livrar-se das cadeias de pecado sozinho. Nenhum pecador precisa esperar a vitória sobre bebida, luxúria, drogas ou ou sobre de qualquer outra forma de pecado, antes de se decidir por Cristo. Jesus Cristo receberá o pecador como ele é, e fará por ele tudo o que precisa ser feito, incluindo não apenas o perdão, mas também a purificação.


Cristo pode salvar não apenas da pena do pecado, mas do poder do pecado, mas Ele não salvará o pecador contra sua vontade. Ele não pode fazer um bêbado sóbrio a não ser o bêbado quer ser sóbrio. Ele não pode fazer a prostituta pura a menos que a prostituta deseja ser pura. Ele não pode fazer o infiel ser em um crente, a menos que o infiel deseje ser um crente.Mas se o pecador ama seu pecado, não quer expo-lo a luz e se arrepender, Cristo não o salvará.


Conheci o testemunho de uma pessoa que foi a Cristo mesmo cheio de vícios. Mas não conseguia largar do cigarro e da bebida. Contou a Deus o seu problema explicando que estava vindo a ele, mas não sabia se ia conseguir parar de beber. Já havia feito campanhas, votos e não conseguia. Mas que desta vez ia a Cristo entregando realmente sua vida a Ele, que realmente acreditava que Ele havia morrido por seus pecados e pedindo que desta vez Ele agisse em relação aos seus pecados e hábitos.


Ele confiou em Cristo e, desde então, tem sido utilizados para ganhar centenas de almas, um por um. Havia uma alegria feliz em sua voz quando ele disse publicamente num culto, "E desde então eu nunca mais bebi!" 

 Eu não quero dizer que o pecador não deve se esforçar para largar o pecado. Estou dizendo que existem pecados que não é possível ao homem abandonar por si só, e estes tem que ser colocados aos pés da cruz para que Ele nos faça largar.


Tem vezes, que basta para a pessoa lutar e vigiar que a vitória vem, mas eu quero dizer que o fato de possuir um pecado ou habito escravizante não deve servir de desculpa para que a pessoa se mantenha distante de Cristo.


É a vontade do pecador perverso que faz com que ele se agarre a seu pecado e escolha a escuridão para que Deus não o salve. Ele pode salvar o bêbado, o assassino, o devasso, o ateu imediatamente, se em coração ele não amar a estes pecados e voltar-se a Cristo para sair das trevas. Mas Deus não salvará a mais pura mulher ou a criança mais inocente até que cada um escolha para ir a Ele.


Quão tolos são aqueles que ensinam que o arrependimento era necessário para os judeus, mas não para os gentios; que era conveniente na pregação de João Batista, mas não apropriado hoje! Tais conversas demonstram falta de entendimento do coração não regenerado e do Bíblia. Todos nós devemos enfrentar este amor inato pelo pecado e das trevas, esta antipatia natural a Cristo e à luz do Evangelho. E pregadores em todos os lugares devem expor o pecado, e exortar os homens a arrepender-se, como o fez João Batista, Jesus e Paulo, bem como os profetas.



IV. O pecador se recusa a ser salvo

Mateus 23:37 "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!"


Nós já falamos sobre três passagens bíblicas que falam sobre a tragédia de pecadores que não querem vir para Cristo. Em, João 3:36 Jesus disse: "Aquele que não crê no Filho não verá a vida." Em João 5:40 Jesus disse: "E não quereis vir a mim, para terdes vida." Em João 3:20 Jesus disse: "Pois todo aquele que faz o mal odeia a luz, nem vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas."


Agora vemos outra passagem triste de Jesus lamentando os pecadores não querem se aproximar Dele. Em Mateus 23:37, ouvimos as palavras de Jesus sobre Jerusalém: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!"


Você pode imaginar a cena? Foi apenas dois dias antes da festa da Páscoa, quando Jesus seria crucificado. Ele tinha passado muitos dos dias de seu ministério em Jerusalém, a Cidade Santa.



Como Ele amava a cidade de Davi, a cidade dos reis, a cidade dos profetas, a cidade da adoração no Templo! Várias vezes Ele havia tentado conquistar as pessoas para amar e confiar Nele. Ele sabia sobre todos os profetas que haviam assassinados, todos os pregadores que haviam apedrejado, mas Ele os amava e queria que eles fossem salvos.



Considere este choro Salvador compassivo sobre a cidade que vai matá-lo em dois dias! Considere por que os homens odeiam tal Salvador. Ele poderia estar inacessível a eles, mas não, Ele disse: "Eu sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas" (Mt 11:29).



A mulher prostituta parou para chorar aos seus pés. Austero? Inacessível? Não. Ele expulsou os demônios de Maria Madalena, as rejeitada. Ele tomou as criancinhas nos braços e abençoou-as. Ele participou de festas de casamento e jantares fariseus. Ele chorou com Maria e Marta no túmulo de Lázaro.


Nenhum pecador jamais tem o direito de dizer que Jesus é inacessível, que Ele se importa apenas para os ricos, que não pode ser encontrado por qualquer coração humilde, que o buscar .Serão então, as exigências de Jesus tão difíceis de cumprir? Ele é um mestre difícil? Não. Ele tão bem disse: "Meu jugo é suave, e o meu fardo é leve."



Ele proporciona a escolha de cada pecador libertar-se da escravidão de Satanás! Sou cristã e pregadora do evangelho já há alguns anos. Sou também mãe e esposa. Meu marido é pregador.  Tenho quatro filhos e meu desejo é que todos sejam pregadores do evangelho. Se eu tivesse uma dúzia de filhos, meu desejo para cada um é que eles pregassem o evangelho.



Jesus não é um mestre rígido. Seu jugo não é pesado e difícil.



Então porque os pecadores não vão a Ele? Ele recebeu o beijo daquele que o trairia e o chamou de amigo! Na cruz, Ele orou por aqueles que mataram, "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."


Pecadores que rejeitaram a Jesus por 40 ou 50 anos, e Jesus os recebe e os ama.

Jesus não nos oferece escravidão e sim liberdade. Ele expulsou aos demônios do jovem gadareno e libertou-o. Quando um pai levou seu filho, muitas vezes lançados no fogo por demônios, Jesus expulsou os demônios e mandou -o para o lar juntamente com o seu pai.


Cada pecador deve se lembrar de Jesus, o Salvador que chora por cada alma perdida.


Ele sabe que somos de uma raça de pecadores, Ele conhece todos os segredos de um coração vil, mas Ele nos ama e morreu por nós.


Quantas vezes ele tenta salvar a estas pessoas que não o querem. "Quantas vezes quis eu ... e vós não o quisestes!" O mesmo ensino é dado em Apocalipse 3:20: "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, Eu virei para ele, e com ele cearei, e ele comigo. "


Cristo está à porta e bate, mas ignorá-lo é escolher pelo inferno. Cristo está à porta e bate e pede, mas se você trancar a porta e continuar em um pecado será condenado.



V. Religioso, confiante, mas perdido para sempre!-Mateus 7:22,23

Um dos mais tristes passagens da Bíblia para os pecadores está em Mateus 7:22,23, onde Jesus fala de muitos que são religiosos e estão se encaminhando alegremente para o inferno, pensando que estão a caminho do céu:

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."Todo homem sensato deveria chorar ao ver um pecador que conhecia todos os fatos, sabia que ele estava perdido e ainda escolheram permanecer perdido.



Mas isso não é tão trágico como o caso de milhares de milhares que estão confiantes que vão para o céu, embora eles nunca tenham pessoalmente confiado em Cristo para a salvação, e irem desprevenidos e confiantes para o tormento eterno!



Quando ocorre de uma pessoa ir chorando e com medo para o inferno, é triste. Muito mais triste é quando uma pessoa morre após uma vida correta, porém dependente de um batismo e de boas ações, e se descobre no inferno!

Nos currais em Fort Worth, Texas, uma empresa de embalagem tinha um bode chamado Judas. Ele merecia o nome, pois ele era introduzido nos bandos de animais que estavam condenados a morte, e chefiava a fila de animais, encabeçando uma fila que levava a todos para o matadouro. Chegando lá, ele era solto e todos os outros morriam! Aqueles animais que cegamente seguiam a Judas, esperando encontrar o pasto ou o prado, ilustra o caso das pessoas que vão para o inferno alegremente, sentindo-se confiante de que, com água benta em suas cabeças quando eram crianças ou com o catecismo, ou então pelas boas obras e outros subterfúgios, eles certamente serão salvos.



Triste, será muito triste quando as pessoas religiosas acordarem no inferno, porque eles não vieram a Cristo e pessoalmente confiaram nEle para a salvação.



VI. Os homens foram feitos a imagem de Deus, mas insistem a serem lançados no fogo preparado para o Demônio. - Mateus 25:41

Em Mateus 25:41 lemos outra frase muito triste também. Jesus fala de sua volta a Terra, quando será estabelecido seu reino em Jerusalém. Em seguida os povos da terra serão reunidos diante dele para julgamento.



"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos". Há muitas coisas impressionantes sobre este versículo tão trágico dito por Jesus.



Primeiro, é obvio que é Jesus que vai enviar os pecadores para o inferno. Infelizmente podemos dizemos a um pecador, "É sua própria culpa. Você envia-se para o inferno. Você não pode culpar Cristo para isso". Isso é essencialmente verdadeiro, mas é preciso lembrar que o próprio Jesus misericordioso que morreu para salvar os pecadores também será o juiz que irá pessoalmente condenar todo pecador que rejeita Cristo e enviá-lo às chamas.



Quando é o Senhor que condena um homem para o inferno, quem é que pode intervir? Quem está lá para fazer expiação? Quem está lá para ser um advogado, um mediador? Uma vez que Jesus disse: "Vem", agora para aqueles que não vieram, Ele diz: "Apartai-vos!" Outro pensamento trágico neste ditado de Jesus é que os perdidos são amaldiçoados. Jesus diz que Ele vai dizer naquela: "Apartai-vos de mim, malditos".



Em João 3:18 Jesus diz que o pecador já está condenado. Em João 3:36 Ele diz que a ira de Deus permanece diariamente no pecador. Aqui Jesus diz que o pecador não convertido é amaldiçoado!



Mãe, o seu filho, já tão maduro para tomar suas próprias decisões, já se decidiu por Cristo? Então você deve alerta-lo, pois seu filho está sob uma maldição. Você deve agir mais rapidamente do que você faria se soubesse que ele foi atingido com poliomielite ou lepra. Pecadores são amaldiçoados de Deus. Já vi casos em que uma jovem cristã se apaixona por um jovem não salvo. Ela sente que ele é essencialmente bom, e ela o ama tão profundamente e deseja se casar com ele. Não faça isso! A maldição de Deus está sobre ele se ele não se converter!



Paulo sabia desta verdade, que todo pecador é maldito. Leia em I Coríntios 16:22, quando ele diz: "Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, que ele seja anátema ... "-ou seja, que ele seja maldito.



É isto mesmo, se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, ele será condenado ao inferno para sempre. É isto que acontece aos pecadores!



"Apartai-vos de mim, malditos." A tristeza do verso cresce cada vez mais, pois Jesus disse: "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. "Alguns professor de Bíblia ultradispensational quer nos fazer acreditar que não haverá lago de fogo até depois do último julgamento, mas aqui vemos que o fogo já está preparada. É o mesmo fogo mencionado pelo Senhor quando Ele contou que o homem rico que se saíram suntuosamente todos os dias até que ele morreu e acordei atormentado em chamas.



Mas acredite, Ele não quer este destino para ninguém! O inferno foi preparado para o diabo, não para nós, feitos a imagem e semelhança de Deus!



A vontade de Deus é que todos sejamos salvos! O inferno foi destinado para Satanás e seus demônios! "Como é triste que os homens, feitos à imagem de Deus, rejeitem a Cristo e percam a salvação. Que triste que os homens não aceitarem a misericórdia, e não irem para a casa do Pai Todo Poderoso! O Senhor diz: "Quem quiser, tome a água da vida", mas eles não querem. Deus ama todo mundo, mesmo aqueles que nunca serão salvos. "Ele é a propiciação pelos nossos pecados., e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo "(I João 2:2)



Cada homem ou mulher que vai para o inferno vai saber que aquele lugar não se destinava a ele, e que ele poderia ter escapado se ele se voltasse para Jesus por misericórdia. Certamente estas palavras estão entre as mais tristes das que Jesus falou, "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." no mesmo capítulo, no versículo 46, que diz: "e irão estes para o castigo eterno :., mas os justos para a vida eterna "


VII. O sofrimento será eterno —Apocalipse 14:10,11



Agora nos sentimos compelidos a mencionar uma outra passagem da Escritura que chama a minha atenção pela imensa tragédia e dor:



"Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome" Apocalipse 14:10-11

O contexto imediato mostra que Deus está falando de Cristo, rejeitando os pecadores que no tempo da Grande Tribulação escolherem ficar com o Anticristo.


Nesta passagem afirma-se que todos os que receberem a marca da besta não terão perdão, afinal, aqueles que realmente confiarem em Cristo se recusaram a recebê-la. Nos não estamos interessados neste estudo no Anticristo, mas naqueles que rejeitarem a Cristo no período da Grande Tribulação. A Bíblia em clara ao dizer que estes irão para o inferno, como todos aqueles que rejeitarem a Cristo como Salvador. Este será o destino de todo o pecador que morre sem Cristo.




Devemos buscar a misericórdia divina e fugir de sua ira. A ira de Deus queimara todos os pecadores que rejeitarem a Cristo. Ele bebera do vinho da ira de Deus juntamente com o cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e do Cordeiro para sempre, sem descanso.



Sabemos que infelizmente existem muitas pessoas más e infiéis em vestes episcopais, ministros de Satanás, que aparecem como anjos de luz que dizem que o Deus do Antigo Testamento era um valentão muito bravo, mas devemos deixar bem claro que Deus não mudou! Vivemos na graça, mas Deus permanece o mesmo.



Presenciei ministros da Palavra, muitas vezes de púlpitos, derramarem seu desprezo sobre os Salmos que ameaçam juízo sobre os pecadores. Eles chamam toda a pregação sobre o inferno e julgamento como sendo uma"pregação negativa". Eles odeiam o Deus do juízo. Mas Ele é o Deus da Bíblia. O amor de Deus é o Deus de ira. O Deus de misericórdia é o Deus do juízo.



O Salvador, que disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas ... Vou preparar um lugar para você", é o Salvador que vai dizer: "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos . "a ira de Deus tem sido misturado com misericórdia. Mas um dia ele será despejado no cálice da sua ira sem mistura, sem qualquer tratamento paliativo, sem qualquer diluição.



"Atormentado com fogo e enxofre"? Sim. Eu não entendo como os três judeus que andaram na fornalha ardente não tinham cheiro de fumaça em suas vestes. Eu não posso andar em um trem de passageiros, onde outras pessoas fumam sem ter o cheiro nas minhas roupas. Eu não entendo como esses judeus não tinham um fio de cabelo sequer chamuscado.



Parece bastante claro que Deus pode fazer qualquer coisa pegar fogo, sem coisa isso ser destruído. A pele pode se queimar, arder, doer, mas não ser consumida. O corpo transformado em cinzas, sem se destruir! Eu não entendo isso, mas esta passagem é tão terrível que eu me pergunto como os homens podem comer e dormir tranquilamente após leram-na.



Você percebe que as pessoas serão atormentados dia e noite no inferno? Você percebe que um homem com quem Jesus conversou, há dois mil anos ou mais, pediu apenas uma gota de água para refrescar a língua, não sendo atendido? Não tenho a pretensão de saber tudo sobre o tormento no inferno. Mas uma coisa eu sei: o pecado traz tormento, e aqueles que forem para o inferno ainda serão pecadores.



Eu sei que o pecado traz doença e dor nos corpos. Eu sei que o pecado traz tormento para a consciência. Eu sei que o pecado traz o flagelo das oportunidades perdidas, e profundo será o lamento de alma para cada homem e mulher no inferno, que tem uma memória e que se arrependerem. Mas será tarde demais.



Seria mais fácil para mim se eu fosse menos honesta como pregadora do Evangelho. Poderia estar escrevendo de coisas suaves e alegres, mas sei que se eu não lembrar a cada leitor que o tormento não cessara no corpo e na alma no inferno, isto poderá vir a me ser cobrado.



Ha uma triste nota ainda nestes versos. Não tenho a pretensão de entender, mas a Escritura claramente declara que atormentados no inferno será "na presença dos santos anjos e na presença do Cordeiro." Eu não acho que por um momento que Cristo vai tripudiar sobre os sofrimentos, nem os anjos. Isso deve significar que o inferno não é deixado a si mesmo. Aqueles no inferno não são esquecidos. Eles sofrem, mas este é o decreto deliberado de Deus, que conhece os seus pecados, quem sabe sobre a sua rebelião contra Ele.



Imagino como será difícil para aqueles que sofrem terem diante de si o Cordeiro assistindo a tudo, e suas lembranças remoendo de tantas as vezes que eles rejeitaram-nO.



É como um campo de concentração eterno onde os inquietos e atormentados prisioneiros esperam pela liberação que nunca chega.



A memória de oportunidades perdidas, a dor da pressão do pecado, a vergonha de punição constante e incessante. Um dos presentes que temos em Jesus é a certeza do descanso: "Achareis descanso para as vossas almas. " Mas não há descanso para os maus no inferno, sem descanso de dia nem de noite. Esta é a Palavra de Deus. Nós não estamos aqui para discutir com Ele.



Você pode amá-lo ou odiá-lo, mas você deve lidar com este Deus que nos diz que os ímpios serão atormentados eternamente no inferno!



Conclusão: Devemos fugir destas desgraças!

E agora a minha mensagem esta concluída. Tem sido um fardo pesado para escrevê-la. Qualquer homem deve se sentir incomodado, movido, sobrecarregado pelo terrível castigo dos ímpios. Mas, caro pecador, se você deixar escapar estas palavras, se você não prestar atenção a essas advertências, o quão duro deve ser o seu coração, quão cega deve ser a sua visão espiritual!

Oh, graças a Deus que todas estas coisas tristes são contrabalançadas por preciosa promessa! Aquele que não confiou em Cristo não terá a vida, e permanece a ira de Deus sobre ele, mas o mesmo verso diz: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna" (João 3:36).

Você pode confiar em Cristo hoje e ter vida em vez da ira de Deus.

Jesus disse: "Não quereis vir a mim, para terdes vida." Assim foi com aqueles a quem Jesus falava. Assim é com muitos hoje. Mas você pode vir. Oh, eu espero que você! Alguns não viram porque as suas obras eram más, e eles odiavam a luz. Mas se você vai transformar o seu coração longe de seus pecados e vir a Jesus, seus pecados serão perdoados em um momento, e Cristo, a Luz do mundo, será a tua alegria.



Jesus chorou sobre Jerusalém, e Suas alegações foram desprezadas. Ele disse: "Quantas vezes quis eu ... e vós não o quisestes!" Mas você pode dizer: "Eu vou." "Quem quiser, tome a água da vida", é a bendita promessa de Apocalipse 22:17.
É verdade que aqueles que dependem de batismo, em membros da igreja, na confirmação, em boas ações estão enganados. Eles são religiosos, talvez, mas perdidos. Mas você pode depender de Cristo, depender do sangue que Ele derramou por você e confiar em suas promessas. Outras dependências falharam, mas Ele está certo! Receba-o hoje e seja salvo.



São tristes os textos que aprendemos sobre o inferno. Mas a Bíblia diz também sobre o céu, e Deus quer você lá. Você não precisa ir para o inferno. Hoje você pode voltar para Jesus e confiar nele e ser salvo. Você vai fazer isso?

Agora eu apelo à sua vontade. Faço um apelo à sua consciência. Faço apelo ao vosso bom senso. Será que você hoje se converterá dos seus pecados? Você vai hoje dar-se a sua vontade de Cristo? Vai aqui e agora decidir sobre esta questão e aceitar a Cristo como seu Salvador, recebendo dEle o perdão? Se você vai, então hoje a paz de Deus entrará em seu coração, seus pecados serão todos perdoados, e eu vou te encontrar no céu.

Pra Denise Mardegan


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado