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Jesus nosso Remidor - Rute 3:10-18

 O livro de Rute nos traz algumas lições importantes. Vemos a Graça através do domínio soberano e providencial de Deus sobre os acontecimentos. Vemos também que existe uma outra história a ser escrita através dos acontecimentos das escolhas e das circunstâncias humanas. Vemos que geralmente há uma graça especial de Deus atuando nos momentos de sofrimento humano e que há recursos confortadores vindo dos céus. Vemos a graça de Deus trazendo provisão, de maneira muito material, na oportunidade que Rute teve de rebuscar nos campos de Boaz e através da generosidade do próprio Boaz. Vemos neste texto a graça do parente remidor de quem veio os grandes benefícios para Rute e Noemi. Da perspectiva do Novo Testamento podemos ver como a graciosa providencia de Deus está relacionada à pessoa de Cristo. Todos os benefícios de Rute eram providencias de Deus, através de Boaz. Agora, todos os benefícios de Deus para nós é através de Cristo. Precisamos conhecer estes benefícios. Como diz Cal

Quem é você quando não há nínguem olhando?

Na volta de Moabe, depois de todos os fracassos, tudo agora começa a dar certo. Enquanto o capitulo primeiro narra a tragédia atingindo em cheio uma família, no capitulo dois, vemos vemos a providência de Deus dirigindo a vida de Rute. Rute vai justamente ao campo de Boaz. Este era um parente de Noemi, e era candidato a ser um remidor de Rute. Noemi então aconselha a Rute a ir à noite à eira onde Boaz dormia e tentar seduzi-lo. Ela se perfuma e deita aos pés de Boaz e quando este acorda de madrugada lá está Rute, perfumada e sedutora, mas Boaz ao invés de aproveitar-se da situação, já que estava sozinho, já que ninguém estava vendo, ele abençoa a Rute e não toca nela, e ainda a protege e não deixa que ninguém, saiba que ela estivera ali. Vemos aqui portanto alguns traços do caráter de Boaz. Em primeiro lugar ele era um homem temente a Deus – Numa situação incomum ele se lembra da benção de Deus. Em segundo lugar ele era um homem de caráter incomum – Ele protege a reputação e a hon

Colhendo bençãos nos campos do Senhor

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Rt 2.8-18 HA GRANDE PROVISÃO DE DEUS PARA AQUELES QUE BUSCAM ABRIGO NA SUA PRESENÇA. Após a longa jornada, Noemi e Rute chegam a Belém. Duas viúvas em tempos de abandono social à esta condição. Depois de algum tempo pensando o que fazer, sem ter o que fazer, Rute toma uma iniciativa corajosa. Ela diz á sua sogra: “deixa-me ir ao campo, vou tentar achar provisão para nós (2.2). Indo ela chega por casualidade (2.3), aos campos de Boaz. Ali a casualidade se transforma em providência divina pois os campos de Boaz era o campo da benção de Deus para aquela cidade e foi o campo da solução para Rute e Noemi. Na verdade a casualidade humana é causalidade divina. A providência divina provoca aquilo que chamamos casualidade. Não haveria outro lugar melhor em Belém. Rute não só pode colher espigas naqueles campos como também é notada pelo dono do campo. o seu trabalho persistente chama a atenção dos trabalhadores (2.7). Quando Boaz chega ele pergunta: “quem á moça?”. Os trabalhadores inform

O passado não deve atrapalhar os planos de Deus

Todos nós temos uma história. Rute e Órfa também tinham uma história. A história das duas eram histórias tristes. De sonhos desfeitos, de lágrimas, de perdas, de luto e de frustração. As duas foram visitadas pela dor. As duas receberam duros golpes da vida. Tanto Rute, quanto Órfa Estavam destruídas por dentro. Quanto aos sentimentos ambas estavam amarguradas. Quanto às memórias, o que dominava eram as lembranças amargas. A volta de Noemi para Belém representava para as duas uma oportunidade de mudança. Era a oportunidade de esquecer o passado e apostar no futuro. Noemi diz que vai seguir em frente e oferece às duas a oportunidade de voltar atrás. Uma das duas noras opta por regressar a sua casa e ao seu passado. O nome dela é Orfa que singnifica “a que volta as costas”. Ela representa todas aquelas pessoas que voltam ao passado para resolver seus problemas. Ela representa também as pessoas que vivem presas ao seu passado. A outra é Rute e opta pela fidelidade à sua sogra. O nome

O agir de Deus em meio as lutas

Rute 1.1 O nosso texto começa com a informação: “No tempo em que julgavam os juízes”. Era a época em que as tribos israelitas depois de todos os anos do deserto tentavam definitivamente se estabelecer na terra prometida. Ao olharmos para os acontecimentos do mundo, muitas vezes nos perdemos ou nos assustamos. Olhamos para o mundo e nossa análise do mundo nos apavora. O que dizer dos tsunamis. Dos terremotos, dos furacões, enfim, das tragédias que assolam o mundo? Onde está Deus? Perguntam as pessoas. Algumas pessoas ao ver estas coisas desacreditam. Outras chegam a conclusões simplistas. Veem apenas o que convém, fugindo da resposta para a vida. A fé na providência de Deus ou seja, na ação de Deus no dia a dia das pessoas está bem viva nos personagens que compõem o livro de Rute. A história acontece “nos dias em que julgavam os juízes”., e descobrimos que os desafios à fé não eram tão diferentes dos desafios dos dias de hoje. O que dizer em meio à tragédia? O que dizer sobre os aco

Achando os caminhos da Vida - Rute 1:2-5

No livro de Rute todos os nomes são significativos. Em toda a Bíblia, aliás, os nomes são importantes. Na maneira hebraica de pensar, saber o nome de uma pessoa é conhecer seu caráter, conhecer a pessoa. O nome é a pessoa.. Quando Abraão se tornou uma nova pessoa, ele recebeu um novo nome. A Bíblia não é uma alegoria, nem esconde significados ocultos por trás de histórias e personagens. Minha intenção nesta mensagem é tirar lições a partir da história e seus detalhes. No livro de Rute, como em muitas outras passagens, temos uma riqueza muito grande nos detalhes. Cada verso, cada lugar e cada nome são altamente significativos. Vejamos os nomes e os significados dos personagens do Livro de Rute. Em primeiro lugar o nome Belém, significa Casa do Pão. Elimeleque significa “Deus é meu Rei”. Noemi significa doçura, amável. Malom significa estar enfermo, Quiliom aquele que é fraco. Vejamos agora como se desenrola o drama dos primeiros versículos: Falta Pão em Belém, na terra do pão. Elimelequ

O Processo do Livre Arbitrio

  Imaginemos um homem que fuma tanto que as dores em seu peito não o deixam dormir. A aflição é tanta que ele decide parar de fumar. Não é preciso convencê-lo que o fumo prejudica a saúde, além de ser um hábito reprovável. Ele levanta-se pela manhã, seu vício levanta junto e ele sente um desejo incontrolável de fumar. Inicialmente, este homem consegue controlar este desejo, que aumenta a cada momento. Finalmente, diz a si mesmo: “Fumarei só um cigarro; um cigarro apenas não me fará mal”. Pouco tempo depois de ter fumado “apenas um cigarro”, ele sente uma nova e irrefreável vontade de fumar. Novamente, diz a si mesmo: “Mais um cigarro não me fará mal”. Assim segue o dia, ele fuma a quantidade habitual de cigarros e novamente dorme com dores no peito. E no dia seguinte? Um fumante sabe muito bem que o primeiro cigarro desperta a reação em cadeia que o faz fumar os cigarros seguintes e mesmo assim deixa-se enganar todos os dias pela mesma tentação.  Quando enganamos a nós m