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As duas primeiras queixas relatadas no livro de Números 11

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Números capítulo 11 O povo de Israel já havia deixado o Sinai, e os capítulos 11 e 12 relatam acontecimentos havidos em sua marcha até Quibrote-Taavá. Quando surgiam problemas, o povo se queixava. Nisto pecaram, e sua experiência nos traz lições importantes. Sempre que o povo se queixava, a Glória do SENHOR aparecia. Ele se desagradava das suas reclamações. Podemos estar certos que Ele também se desagrada com muitos crentes que vivem criticando e reclamando hoje em dia. Estão sempre achando defeitos, e nada os satisfaz. Não sabemos se o fogo do SENHOR consumiu somente algum material que se encontrava em volta do arraial, ou se também atingiu pessoas. De qualquer forma foi um aviso, e por ter se extinguido quando Moisés orou pelo povo, ficou claro que era de origem divina. Taberá significa  queimada . O populacho que estava no meio deles eram os mestiços de israelitas com egípcios. Não podiam se juntar a uma das tribos porque não sabiam a qual pertenciam, nem tinham muita cer

Quem foi Abner na Bíblia?

A história universal só se refere a dois tipos de homens: os heróis e os traidores. Na história da inconfidência mineira, por exemplo, os dois personagens que se destacam e de quem temos alguma informação são Joaquim José da Silva Xavier e Joaquim Silvério dos Reis, o herói e o traidor, respectivamente. Ninguém fala de Manoel Rodrigues da Costa, mas ele era um dos inconfidentes e era padre. Na Bíblia, muitos personagens passam em branco, sem maior destaque, apesar de sua relevância nos textos. Outros personagens são referidos junto com alguém, tipo Caim e Abel ou Sansão e Dalila, viraram dupla sertaneja e pouco se sabe de suas histórias individuais. Abner é um desses personagens de grande relevância na história de Israel e que pouco é referido nos estudos bíblicos e nos púlpitos. Vamos começar pelo começo. Quem foi Abner? Um herói nacional israelense. Ele foi o principal auxiliar do rei Saul, era o comandante do exército israelense, além disso era primo de Saul e depois da

Se você não tem inimigos

Se  você diz que não tem inimigos, lhe faço uma oferta. Vamos combinar de você escrever um livro explicando como conseguiu chegar até aqui, sem que ninguém se lhe oponha. O livro com certeza será um best-seller. Você irá explicar como que ninguém jamais lhe teve inveja, ciúme ou hostilidade. Explicará como que ninguém jamais tentou interromper seus planos, arruinar seus objetivos ou sabotar seu futuro. Contará como foi que jamais alguém lhe ofendeu, bloqueou sua vontade, ou orquestrou uma ofensa destruidora conta você. Não estou pretendendo ser irreverente ou sarcástico. Mas o fato, é que estas são as coisas que tornam alguém seu inimigo. E todos nós já vivemos pelo menos uma destas experiências. É claro que todo cristão enfrenta um arqui-inimigo em Satanás. Jesus diz que ele é o inimigo que planta ervas daninhas em nossas vidas (veja Mateus 13:39). Igualmente, o apóstolo Pedro nos previne sobre Satanás: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor

Estudo Salmo 55

É bem provável que Davi tenha escrito este salmo quando Aitofel e seu filho Absalão conspiravam contra a sua vida para lhe tomarem o reino. Aitofel foi o Judas do Velho Testamento, que figurava entre os principais conselheiros de Davi, e que frequentemente ia com ele ao templo para acompanhar as devoções de Davi ao Senhor. No entanto, Aitofel era um hipócrita bem disfarçado, tal como Judas, que na verdade odiava as devoções de Davi, tanto quanto Judas odiava as do Senhor Jesus. Então, logo se lhe deparara a oportunidade para levantar o seu calcanhar contra Davi, entrou em conspiração com Absalão contra ele, dando-lhe o conselho de se deitar com as concubinas de seu pai, e que lhe desse o comando das tropas para que pessoalmente matasse Davi, que se encontrava exausto com seus homens, na fuga que estava empreendendo no deserto. Conselho este que foi transtornado pela providência de Deus, por intermédio de Husai, que aconselhou Absalão a aguardar um pouco mais, e

Os conselheiros de Absalão

Texto base:   “ Então fizeram saber a Davi, dizendo: Também Aitofel está entre os que se conjuraram com Absalão. Pelo que disse Davi: Ó SENHOR, peço-te que torne em loucura o conselho de Aitofel”.  ( 2 Samuel 15:31)       O contexto na qual se passa o tema era de traição e golpe de Estado intentado por Absalão, filho de Davi.       Depois que Davi assumiu o reinado sobre Israel e colocou a casa em ordem, ele nomeou os comandantes das tropas, colocando sobre eles um general. Nomeou, também, para o palácio, pessoas que cuidassem de diversas atividades, inclusive pessoas que cuidassem da educação dos seus filhos ( 1Cr 27:32 ).      Como conselheiro do reino, Davi nomeou a cinco homens sábios e entendidos, para com eles se aconselhar, todas as vezes que tivesse que tomar alguma decisão. Os cinco conselheiros foram: Jônatas, seu tio, que também era escriba; Husai, o arquita; o terceiro foi Aitofel, o gilonita; depois Joaida, filho de Benaia e por último Abiatar, o sacerdote.