Como viver louvando a Deus mesmo em meio à provas? Parte 2


Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus que ele nos esbanjou com toda sabedoria e entendimento. E ele nos fez conhecer o mistério de sua vontade, de acordo com seu bom prazer, que ele propôs em Cristo, a ser efetivado quando os tempos atingirem sua realização - reunir todas as coisas no céu e na terra sob uma cabeça. mesmo Cristo. Efésios 1: 7-10 )
Como podemos viver uma vida de louvor, mesmo passando por provações? Efésios 1: 3-14 é a frase mais longa da Bíblia e parece ser uma canção contínua. Paulo inicia suas instruções aos efésios com: “Louvado seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou nos reinos celestiais com toda bênção espiritual em Cristo” ( Efésios 1: 3 ).
Paulo foi preso em Roma aguardando uma possível sentença de morte, mas mesmo assim ele louvou a Deus. Sua capacidade de elogiar veio de seu foco. Paulo não estava concentrado em suas circunstâncias infelizes, mas nos reinos celestiais, onde os crentes estão sentados em Cristo. Ele se concentrou em todas as bênçãos espirituais que os crentes têm - bênçãos que vêm do Espírito. Eles incluem nosso assento nos reinos celestiais, nossa posição em Cristo, nossa eleição e nossa adoção como filhos na família de Deus (v. 3-6)
Em Efésios 1: 7-10 , ele continua seu louvor pelas bênçãos espirituais que os crentes receberam em Cristo. Ao continuarmos este estudo, aprenderemos sobre como viver uma vida de louvor vivendo uma vida de foco.
grande Perguntas: Por que outras riquezas Paulo louva a Deus nessa canção de bênção? Como podemos nos concentrar nessas riquezas para implementar a adoração em nossas vidas diárias, especialmente durante as provações?

A fim de viver em louvor, os crentes devem se concentrar em sua redenção

Nele temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus ( Efésios 1: 7 )
Interpretação Pergunta: O que significa redenção?
Paulo louva a Deus pela redenção do crente em Cristo. "Resgatar significa 'comprar e libertar pagando um preço'."1 Havia provavelmente mais de 60 milhões de escravos no Império Romano, e comprá-los e vendê-los era um grande negócio. Os escravos ocupavam muitos cargos: professores, médicos, serralheiros, carpinteiros, poetas, etc.Se uma pessoa quisesse libertar um amigo ou parente, teria que comprar a liberdade do escravo. Essa é a situação à qual Paulo está fazendo alusão.
No entanto, devemos perguntar: "Para quem esses cristãos (e as pessoas em geral) foram escravizados?" Jesus diz: “Eu digo a verdade: todo aquele que pecar é escravo do pecado” ( João 8:34 ). Da mesma forma, Paulo diz: “Sabemos que a lei é espiritual; mas não sou espiritual, vendido como escravo do pecado ”( Romanos 7:14 ). Este é o estado de toda pessoa antes que ela aceite a Cristo: escravizada ao pecado.
O pecado havia nos escravizado tanto que não podíamos responder a Deus ou entender sua Palavra. Como Romanos 8: 7-8 diz: “A mente pecaminosa é hostil a Deus. Não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Os que são controlados pela natureza pecaminosa não podem agradar a Deus. ” Nossas mentes eram hostis a Deus. Nossas vontades não podiam se submeter à lei de Deus. De fato, o pecado nos vinculou tanto que nem buscamos a Deus ( Rm 3:11 ).
No entanto, Deus olhou para os corredores do tempo, viu a futura escravidão do homem e predestinou a enviar seu Filho para morrer por nossos pecados ( Atos 4: 27-28 ). Cristo morreu porque esse foi o pagamento justo por nossos pecados. Romanos 6:23 diz: "Porque o salário do pecado é a morte". Cristo morreu para apaziguar a justa ira de Deus e para nos redimir de nosso mestre escravo. Quando ele morreu na cruz, ele disse: "Está consumado" ( João 19:30 ), que literalmente significa "pago integralmente". Cristo pagou o preço por nossos pecados, para que não sejamos mais escravos do pecado e sob a ira de Deus. Como João 8:36 diz: "Portanto, se o Filho o libertar, você será realmente livre".
Quando Paulo diz que os crentes têm redenção através do sangue de Cristo, ele está usando um "metônimo" (uma forma de linguagem figurada) para a morte de Cristo.2 Foi a morte de Cristo que nos libertou de nossa servidão. Cristo diz: “Porque nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate por muitos '” (Marcos 10:45 ). Romanos 5: 8-9 diz:
Mas Deus demonstra seu próprio amor por nós nisto: Enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. Visto que agora somos justificados pelo seu sangue, quanto mais seremos salvos da ira de Deus através dele!
Enquanto preso, acorrentado a um soldado romano, Paulo refletiu sobre sua escravidão espiritual anterior. Preso ao pecado e cego pelo diabo, ele perseguira a igreja primitiva. Mas Cristo teve piedade dele e libertou-o dessa escravidão.
Sem dúvida, muitos dos cristãos que ouviram a carta de Paulo eram escravos e, embora nunca pudessem receber sua liberdade terrena, eram livres em Cristo. Cristo os havia redimido; ele era seu mestre supremo e um dia estariam livres de todos os obstáculos para servi-lo plenamente.
Devemos adorar por causa de nossa liberdade. Somos livres para servir e adorar a Cristo.
Inscrição Pergunta: Como podemos, como crentes, aplicar continuamente nossa redenção em Cristo?

1. Para aplicar nossa redenção, devemos nos considerar mortos para o pecado, livres de sua escravidão.

Paulo diz para pensar sobre essa realidade com frequência e permitir que ela guie nossas ações: “Da mesma maneira, considerem-se mortos para pecar, mas vivos para Deus em Cristo Jesus” ( Romanos 6:11 ). “Considerem-se mortos para pecar” significa pensar em nós mesmos como mortos para pecar, mas vivos para Deus. Mesmo quando tropeçamos, não devemos pensar em nós mesmos como sujeitos ao pecado e à luxúria - pois não somos. Somos novos em Cristo e livres para servir a Deus. Nós devemos lutar deste ponto de vista.
Pensar nessa realidade é importante porque o inimigo geralmente mente para os crentes. Ele diz a eles que nunca serão livres, que são viciados e amarrados demais. Isso é uma mentira. Somos livres em Cristo e devemos travar nossas batalhas à luz dessa realidade. Quando realmente o entendermos, isso nos libertará. Cristo diz que a verdade nos libertará ( João 8:32 ) e que aquele a quem o Filho liberta é de fato livre (v. 36). Quando realmente adotamos essa mentalidade, não podemos deixar de cantar.
Há uma história sobre Agostinho, um pai da igreja, que viveu entre 358-430 dC. Antes de aceitar a Cristo, ele foi muito promíscuo. Enquanto percorria o mercado um dia, ele encontrou um caso antigo. Quando a viu, ele imediatamente se virou e correu na direção oposta. A senhora ficou chocada. Ela disse: “Meu amor! Meu amor! Onde você vai? Sou eu! Ele respondeu: “Eu sei! Mas não sou mais eu! Agostinho considerou-se morto para pecar, mas vivo para Cristo. Ele se via como uma nova criação, e não mais um escravo. Devemos considerar que isso também é verdade sobre nós mesmos. Como Paulo diz: “Fui crucificado com Cristo e não vivo mais, mas Cristo vive em mim. A vida que vivo no corpo, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim ”( Gálatas 2:20 ).
Da mesma forma, focar nessa realidade ajuda muitos crentes a quebrar um vício ou uma fortaleza em suas vidas. Eles começam realmente a pensar no que Cristo completou na cruz: ele quebrou as correntes do pecado. Eles só precisam acreditar e lutar para viver de acordo com essa realidade.

2. Para aplicar nossa redenção, devemos nos considerar vivos para Cristo - escravos de Deus e de justiça.

Cristo não apenas pagou o preço para nos libertar da escravidão, mas também nos comprou para si. Isso significa que somos escravos de Deus, pertencentes a ele e livres para servi-lo. Ao repreender os coríntios por imoralidade sexual, Paulo se refere a esta verdade:
Você não sabe que seu corpo é um templo do Espírito Santo, que está em você, a quem você recebeu de Deus? Você não é seu; você foi comprado por um preço. Portanto, honre a Deus com seu corpo. 1 Coríntios 6: 19-20 )
Não devemos viver em imoralidade sexual ou qualquer outro pecado, porque nosso corpo não é nosso. Paulo diz isso em Romanos 6: 17-19 :
Mas graças a Deus que, embora você fosse escravo do pecado, obedeceu de todo o coração à forma de ensino à qual estava confiado. Você foi libertado do pecado e se tornou escravo da justiça. Eu coloco isso em termos humanos, porque você é fraco em si mesmo. Assim como você costumava oferecer as partes do seu corpo na escravidão à impureza e à perversidade sempre crescente, agora também as oferece na escravidão à justiça, levando à santidade.
Como escravos do pecado, desagradamos a Deus, oferecendo nossas mentes e corpos a vários desejos maus. Mas agora, como escravos de Deus e da justiça, devemos oferecer nossas mentes e corpos continuamente à justiça.
Existe uma oportunidade de servir? Vamos nos oferecer. Existe uma oportunidade para incentivar alguém? Vamos nos oferecer. Existe uma oportunidade para adorar? Vamos nos oferecer. Depois de tudo o que Cristo fez por nós, devemos oferecer nosso corpo como sacrifício vivo, que é nosso razoável ato de adoração ( Romanos 12: 1 ).
De fato, essa realidade de não ser mais um escravo do pecado, mas um escravo de Cristo e da justiça estava tão arraigada na teologia de Paulo que muitas vezes ele se referia a si mesmo como um "escravo" de Cristo. Considere estes versículos:
Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus em Filipos, juntamente com os superintendentes e diáconos ( Filipenses 1: 1 )
Paulo, um servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo e designado para o evangelho de Deus ( Romanos 1: 1 )
A palavra "servo" é melhor traduzida como "escravo". Significa um "escravo de vínculo, sem nenhum direito de propriedade próprio".3 Essencialmente, Paulo estava dizendo: “Não tenho mais nada - nem mesmo meu corpo! Eu sou escravo de Cristo! Fui comprado por um preço e agora sou escravo da justiça!
Se Deus nos libertou da escravidão para pecar, como podemos voltar ao nosso antigo mestre de escravos? Vamos nos dedicar a procurar o rosto dele, adorá-lo e servir aos outros, pois é por isso que ele nos comprou. Quando estávamos presos pelo pecado, não podíamos fazer essas coisas - éramos antagônicos a Deus e não podíamos nos submeter à sua lei ( Rm 8: 7 ). Mas agora estamos livres. Ex-escravos que se concentram nessa realidade não podem deixar de louvar a Deus, independentemente de suas circunstâncias.
Inscrição Perguntas: Como o conceito de redenção o encoraja ou desafia em sua fé? Como você sente que Deus está chamando você para aplicar ainda mais essa realidade à sua vida ou ministério?

A fim de viver em louvor, os crentes devem se concentrar em seu perdão em Cristo

Nele temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus ( Efésios 1: 7 )
Outra bênção espiritual que os crentes recebem é o perdão. Em resposta à morte de Cristo pelos nossos pecados, Deus nos perdoou. A palavra perdoar significa "levar embora".4 Isso não pode deixar de nos lembrar do ritual prescrito no Dia Judaico da Expiação (Lv 16 ). O padre levou duas cabras. Ele matou um e aspergiu seu sangue no propiciatório do Santo dos Santos. Ele colocou as mãos na outra cabra e confessou os pecados de Israel. A segunda cabra foi então levada para longe no deserto e deixada de lado. Isso simbolizava os pecados de Israel serem levados para nunca mais voltar.
Enquanto estava na prisão, Paulo se alegrava com essa verdade. Por causa da morte e pagamento de Cristo por nossos pecados, eles foram levados para muito longe, para nunca mais serem trazidos de volta. O Salmo 103: 12 diz: "tanto quanto o leste está a oeste, até agora ele removeu nossas transgressões de nós". Hebreus 10:17 diz: "De seus pecados e atos sem lei não me lembrarei mais."
Romanos 8: 1-2 diz: “Portanto, agora não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque, por meio de Cristo Jesus, a lei do Espírito da vida me libertou da lei do pecado e da morte.” Ao instituir a Ceia do Senhor, Cristo disse: “Este é o meu sangue da aliança, que é derramado por muitos pelo perdão dos pecados” ( Mt 26:28 ). O sangue de Cristo foi derramado por nosso perdão - para que nossos pecados pudessem ser levados.
Interpretação Pergunta: Por que ainda precisamos confessar nossos pecados se eles já foram perdoados?
A verdade é que, na cruz, Deus perdoou nossos pecados judicialmente. Se somos crentes, nunca seremos julgados por nossos pecados porque Cristo pagou a penalidade. No entanto, ainda é necessário confessar o perdão familiar. Por exemplo, se eu digo ou digo algo que magoa minha esposa e não estamos conversando, isso não muda o fato de ela ser legalmente minha esposa; no entanto, ainda preciso confessar para restaurar a intimidade - perdão familiar.
Cristo compara esse tipo de perdão à limpeza quando fala com Pedro sobre a necessidade de lavar os pés. Ele diz: “Uma pessoa que tomou banho precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. E você é limpo, embora nem todos vocês ”( João 13:10 ).
Pedro já estava limpo porque Deus havia perdoado seus pecados judicialmente na cruz. No entanto, ele ainda precisava de limpeza de suas falhas diárias. Ele ainda precisava de perdão familiar, e é o mesmo conosco. Precisamos levar diariamente nossos pecados e falhas diante do Pai para que possamos ser limpos.
Interpretação Perguntas: O que Paulo quer dizer com “de acordo com as riquezas da graça de Deus”? O que isso nos ensina sobre a extensão dessa limpeza - desse perdão?
“De acordo com as riquezas da graça de Deus que ele nos deu” ( Ef 1: 7-8 ) significa que Deus nos perdoou generosamente. Tem sido dito frequentemente que, se um milionário doa dez dólares para caridade, ele doa "de suas riquezas". Mas se ele dá um milhão de dólares, ele dá "de acordo" com suas riquezas. Da mesma forma, Deus nos deu abundantemente perdão, de acordo com as riquezas de Sua graça.
Aprendemos algo sobre isso em 1 João 1: 9 : “Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo e nos perdoará e nos purificará de toda injustiça.” Quando confessamos nossos pecados a Deus, ele não apenas nos perdoa, mas também nos purifica de "toda" injustiça. Isso significa que ele nos perdoa mesmo dos pecados dos quais não temos consciência.
O maior mandamento da Bíblia é amar a Deus com todo o coração, mente e alma ( Mt 22: 37-38 ). No entanto, em nenhum momento eu amei a Deus dessa maneira, e é o mesmo para todas as outras pessoas. Isso geralmente é chamado de depravação do homem. No sentido real, estou sempre falhando com Deus - não amando ele ou os outros como deveria. No entanto, a graça de Deus é tão abundante que ele está sempre me dando perdão. Quando confesso meus pecados conhecidos, ele me perdoa de toda injustiça. Isso está "de acordo com as riquezas de sua graça".
Esse é o tipo de perdão que Deus dispensa a seus filhos. Paulo cantou porque foi perdoado. Ele cantou porque Deus o limpava diariamente de acordo com as riquezas de sua graça e perdão.
Inscrição Pergunta: Por que tantos optam por não aceitar a graça generosa de Deus no perdão? 
Infelizmente, muitos crentes sentem falta dessa graça pródiga.
  1. Eles sentem falta disso porque se recusam a confessar seus pecados e se arrepender.
  2. Ou, sentem falta disso porque se deixam levar pela condenação, o que os impede de aceitar o perdão de Deus.
Pelo que Cristo morreu e Deus perdoou, eles continuam a olhar para trás, sem reconhecê-lo como coberto pelo sangue de Cristo e "levado". Eles costumam confundir condenação pelo diabo como convicção pelo Espírito Santo. O inimigo de nossas almas tenta os crentes a pecar e depois diz: “Sinta-se mal! Sinta-se muito, muito mal! Agora, não leia sua Bíblia! Não vá à igreja! A convicção nos atrai para Deus e se afasta do pecado, mas a condenação nos afasta de Deus e para o pecado. O crente que está sob condenação freqüentemente cai em depressão, se tranca em seu quarto e se isola de outros crentes e de oportunidades de adoração. Ele acha que Deus não pode e não deve perdoar. Ou ele acha que deve permanecer na depressão como uma forma de penitência - como se ele pudesse ganhar seu perdão.
Escute, Cristo fez tudo para que um crente viesse audaciosamente à sala do trono de Deus, desfrutasse de sua presença e recebesse sua graça. “Vamos então aproximar-se do trono da graça com confiança, para que possamos receber misericórdia e encontrar graça para nos ajudar em nosso tempo de necessidade” ( Hebreus 4:16 ). É por isso que podemos cantar.
Se queremos viver em louvor, precisamos nos concentrar em nosso perdão - Deus levando embora nossos pecados. Como Paulo, devemos esquecer continuamente o que está por trás (como Deus fez, Hb 10:17 ) e avançar para o que está à frente ( Fp 3:13 ).
Inscrição Perguntas: De que maneiras você experimentou condenação pelo pecado? Como você costuma reagir a isso? Como podemos reconhecer a diferença entre condenação e convicção para ajudar a nós mesmos e aos outros?

A fim de viver em louvor, os crentes devem se concentrar em seu discernimento espiritual

que ele nos esbanjou com toda sabedoria e entendimento. E ele nos fez conhecer o mistério de sua vontade, de acordo com seu bom prazer, que ele propôs em Cristo, a ser efetivado quando os tempos atingirem sua realização - reunir todas as coisas no céu e na terra sob uma cabeça. mesmo Cristo. Efésios 1: 8-10 )
Interpretação Pergunta: De que maneira Deus deu generosamente aos crentes “sabedoria e entendimento” (v. 8)?
Outra das riquezas espirituais em que Paulo se alegra é o discernimento espiritual. Deus concede sabedoria (conhecimento) e entendimento (o que fazer com esse conhecimento) ao mistério de sua vontade. Isso significa que Deus dá aos crentes a compreensão de coisas definitivas como "vida e morte, Deus e homem, justiça e pecado, céu e inferno, eternidade e tempo".5 Incluído nisso está o mistério sobre o qual Paulo escreve em Efésios 1: 9 .
A palavra "mistério" é um termo comum no livro de Efésios. Em Efésios 3: 6 , vemos o mistério de Deus reunindo judeus e gentios em um corpo. Em Efésios 5:32 , vemos o mistério de Cristo e a igreja como sua noiva. "Mistério" significa um "segredo sagrado, uma vez oculto, mas agora revelado ao povo de Deus".6 Os crentes foram deixados no círculo interno de Deus.
Cristo diz em João 15:15 que ele não chama mais os discípulos de "servos", mas de "amigos", porque lhes revelou os negócios do mestre. Essa também é a nossa realidade. Uma das bênçãos espirituais que Deus nos dá é a capacidade de conhecer sua vontade e seus planos. De fato, essa é uma das razões pelas quais Deus nos deu o Espírito Santo. Paulo diz isso em 1 Coríntios 2: 6-10 :
No entanto, falamos uma mensagem de sabedoria entre os maduros, mas não a sabedoria desta era ou dos governantes desta era, que nada estão conseguindo. Não, falamos da sabedoria secreta de Deus, uma sabedoria que foi escondida e que Deus destinou à nossa glória antes que o tempo começasse. Nenhum dos governantes desta época entendeu, pois se o tivessem, não teriam crucificado o Senhor da glória. No entanto, como está escrito: “Nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu, nenhuma mente concebeu o que Deus preparou para aqueles que o amam” - mas Deus nos revelou por seu Espírito. O Espírito busca todas as coisas, até as coisas profundas de Deus. 
Paulo diz que Deus deu aos crentes "sabedoria secreta". Se os governantes da época (homens dominantes e demônios dominantes) tivessem essa sabedoria, eles não teriam crucificado nosso Salvador. Deus revela essa verdade a seus seguidores através do Espírito Santo. Essa é uma das nossas bênçãos espirituais.
Observação Pergunta: Qual é o mistério que Deus revela aos crentes ( Efésios 1: 9 )?
O "mistério", a "sabedoria secreta", é que Deus planeja "reunir todas as coisas no céu e na terra sob uma cabeça, sim, Cristo" (v. 10).
Interpretação Pergunta: O que o mistério de que Deus reunirá todas as coisas "sob Cristo" nos diz sobre "todas as coisas" (1:10)?

1. Esse mistério implica que "todas as coisas" estão em estado de desordem.

O pecado de Adão criou discórdia no relacionamento entre Deus e ele próprio ( Gênesis 3 ). Adão imediatamente se escondeu de Deus, e o homem ainda está se escondendo de Deus hoje. Então Adão e Eva se esconderam um do outro. As pessoas hoje têm relacionamentos superficiais. Escondemo-nos atrás de nossas folhas de figueira - nossos empregos, nacionalidades, posses, adornos religiosos, etc., para esconder nossa insegurança, dor e pecado. Nós nos escondemos de Deus e dos outros.
Além disso, o homem é propenso à discórdia. Deus diz que a mulher desejará seu marido e o marido governará sua esposa ( Gênesis 3:16 ). Claramente, haverá discórdia no casamento. Quando Adão e Eva tiveram seus dois primeiros filhos, Caim matou seu irmão mais novo, Abel. O homem está em um estado de discórdia - mesmo os relacionamentos familiares geralmente não são seguros.
Não apenas o homem foi afetado, mas toda a criação também. Deus amaldiçoou a terra por causa do pecado do homem: "Amaldiçoado é a terra por causa de você" ( Gênesis 3:17 ). O solo carrega não apenas espinhos e cardos, mas também secas, inundações, furacões, tsunamis e terremotos. Romanos 8: 20-21 diz:
Pois a criação foi sujeita à frustração, não por sua própria escolha, mas pela vontade de quem a submeteu, na esperança de que a própria criação seja libertada de sua escravidão à decadência e levada à gloriosa liberdade dos filhos de Deus. .
Até os céus estão em desordem. Antes de o homem cair, os anjos caíram no céu - afetando-o negativamente (cf. Ap 12: 4 ). Hebreus diz que mesmo os céus tiveram que ser purificados pelo sangue de Cristo (cf. Hebreus 9:23 ).

2. Esse mistério ensina que, na plenitude dos tempos, Cristo restaurará "todas as coisas".

Um dia, todas as coisas serão restauradas quando estiverem sob a liderança de Cristo. “Quando os tempos alcançam seu cumprimento” ou, como traduzido na KJV, “a plenitude dos tempos” é quando Cristo traz seu reino à Terra (v. 10). Ele removerá a maldição da natureza. Isaías 11: 6-9 diz:
O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará junto com a cabra, o bezerro e o leão e o filhote; e uma criança pequena os guiará. A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. A criança brinca perto do buraco da cobra e a criança coloca a mão no ninho da víbora. Não prejudicarão nem destruirão em todo o meu monte santo, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
Não haverá mais guerra. Eles transformarão suas armas em implementos agrícolas ( Isaías 2: 4 ), e o conhecimento do Senhor cobrirá a terra como água. Esse é o mistério que Deus revelou ao seu povo. Colossenses 1: 19-20 diz: “Porque Deus estava satisfeito por ter toda a sua plenitude nele, e através dele reconciliar consigo mesmo todas as coisas, sejam as coisas na terra ou no céu, fazendo as pazes através do seu sangue, derramadas sobre ele. a Cruz."
Com isso dito, alguns consideraram "todas as coisas" como salvação universal. Eles diriam que até homens rebeldes, o diabo e os demônios serão perdoados. No entanto, não é isso que as Escrituras ensinam. Na vinda de Cristo, ele dividirá os que estão na terra em ovelhas e cabras ( Mt 25 ). As ovelhas entrarão em seu reino (v. 34) e as cabras entrarão na destruição eterna preparada para o diabo e seus anjos (v. 41).
No entanto, ainda há um sentido em que o diabo e os incrédulos serão submetidos a Cristo. Eles se submeterão a Cristo porque precisam. O Salmo 2: 9 diz que os governará com "um cetro de ferro", o que significa que eles serão forçados a se submeter. O Cordeiro que foi morto retornará à terra como um Leão, e todos se submeterão. Filipenses 2: 9-11 diz:
Portanto, Deus o exaltou ao mais alto lugar e deu-lhe o nome que está acima de todo nome,
que em nome de Jesus todo joelho se dobrará, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Como o crente pode se alegrar quando o mundo está em um estado de desordem? Como ele pode se alegrar quando as coisas são difíceis em sua vida? Ele pode se alegrar porque Deus lhe deu sabedoria e entendimento - ele conhece os mistérios desta terra. Seu redentor vive e tudo será corrigido. O leão de Judá está chegando! Ele reinará na terra, e nós reinaremos com ele. Somente um crente com essa perspectiva pode se alegrar e cantar enquanto estiver na cela da prisão, ou quando a vida parecer uma masmorra. Ele vê a luz do Filho de Deus ( João 8:12 ). Deus deu aos crentes sabedoria e entendimento no mistério da vontade de Deus, e isso os faz se alegrar. Amém!
Inscrição Pergunta: Como devemos aplicar o fato de que Deus nos deu essa sabedoria secreta?
Primeiro Coríntios 4: 1-2 diz: “Portanto, os homens devem nos considerar como servos de Cristo e como aqueles que foram encarregados [mordomos] das coisas secretas de Deus. Agora é necessário que aqueles que receberam uma confiança se mostrem fiéis. ” A sabedoria que Deus dá aos crentes é uma mordomia, e devemos ser fiéis mordomos dela. Como mordomos, um dia prestaremos contas a Deus. “Faça o seu melhor para se apresentar a Deus como alguém aprovado, um trabalhador que não precisa ter vergonha e que lida corretamente com a palavra da verdade ( 2 Tim 2:15 ). Ao considerarmos essa realidade, devemos nos perguntar:
  • Estamos fazendo o possível para estudar a Palavra de Deus?
  • Estamos fazendo o possível para interpretar corretamente a Palavra de Deus?
  • Estamos fazendo o possível para compartilhar fielmente a Palavra de Deus?
Somente aqueles que fazem o melhor com a mordomia dos mistérios de Deus serão aprovados por Deus. E meditar sobre esses mistérios nos levará à adoração. Aqueles que não são fiéis aos mistérios de Deus não encontrarão lugar para adoração, especialmente durante as provações.
Inscrição Questão: De que maneiras Deus está desafiando você a ser um mordomo fiel da Sua Palavra?

Conclusão

Como podemos viver uma vida de louvor, mesmo durante as provações? Em Efésios 1: 3-14 , vemos a música de Paulo na prisão. Ele poderia cantar por causa de seu foco em Cristo e em suas bênçãos. Nos versículos 3-10, somos desafiados a focar nesses aspectos de nossas bênçãos espirituais:
  1. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em seu novo lar - os reinos celestiais.
  2. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em suas bênçãos espirituais.
  3. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em sua união com Cristo.
  4. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em suas eleições.
  5. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em sua adoção como filhos.
  6. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar na abundante graça de Deus.
  7. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em sua redenção.
  8. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em seu perdão.
  9. Para viver em louvor, os crentes devem se concentrar em seu discernimento espiritual. 
Direitos autorais © 2016 Gregory Brown
Salvo indicação em contrário, as principais escrituras utilizadas são retiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional ®, Copyright © 1973, 1978, 1984 pela International Bible Society. Usado com permissão da Zondervan Publishing House. Todos os direitos reservados.
As citações das escrituras marcadas (ESV) são da Bíblia Sagrada, em inglês Standard Version® (ESV®) Copyright © 2001 por Crossway, um ministério de publicação da Good News Publishers. Todos os direitos reservados.
As citações das escrituras marcadas (NASB) são da NEW AMERICAN STANDARD BIBLE®, Copyright © 1960, 1962, 1963, 1968, 1971, 1972,1973,1975,1977,1995 pela Fundação Lockman. Usado com permissão.
As citações das escrituras marcadas (NLT) são retiradas da Bíblia Sagrada, New Living Translation, copyright © 1996, 2004, 2007 pela Tyndale House Foundation. Usado com permissão da Tyndale House Publishers, Inc., Carol Stream, Illinois 60188. Todos os direitos reservados.
As citações das escrituras marcadas como KJV ou AKJV são da Versão King James ou da Versão Autorizada (King James) da Bíblia.
Todas as ênfases nas citações das Escrituras e citações dos comentaristas foram adicionadas.

1 Wiersbe, W. W. (1996). The Bible exposition commentary (Vol. 2, pp. 11–12). Wheaton, IL: Victor Books.
2 MacArthur, J. F., Jr. (1986). Ephesians (p. 21). Chicago: Moody Press.
4 Wiersbe, W. W. (1996). The Bible exposition commentary (Vol. 2, p. 12). Wheaton, IL: Victor Books.
5 MacArthur, J. F., Jr. (1986). Ephesians (p. 25). Chicago: Moody Press.
6 Wiersbe, W. W. (1996). The Bible exposition commentary (Vol. 2, p. 12). Wheaton, IL: Victor Books.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado