Pular para o conteúdo principal

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Recebi esta pergunta de uma esposa, que jejua uma vez por semana em favor da família. Seu cônjuge reclama pois ela alega que não devemos ter relações sexuais durante o jejum, pois devemos negar a carne todos os prazeres. Quais são as passagens bíblicas que confirmam isto?




Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, Deus raramente ordena que os casais evitem as relações sexuais. É incrível que Deus nos tenha advertido a não fazer muitas coisas, mas ele raramente adverte ou ordena que os casais parem de fazer sexo. 
Uma das poucas ocasiões em que Deus ordenou que os homens se abstivessem de relações sexuais é encontrada em Êxodo 19:15. Vamos ler desde o 14 para um melhor entendimento:

Tendo Moisés descido do monte, consagrou o povo; e eles lavaram as suas vestes.
Disse ele então ao povo: "Preparem-se para o terceiro dia, e até lá não se acheguem a mulher".
Êxodo 19:14,15

O propósito nesta passagem era de adorar a Deus. Em Levítico 15:19; 18:19, 24; 20:18 e Ezequiel 22:10 foi dito aos maridos que não tivessem relações sexuais com suas esposas quando estavam no período menstrual. 

"Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até à tarde.
Levítico 15:19
Acrescento ainda que nos versículos seguintes diz que onde a mulher se deitar, sentar e até mesmo tocar fica impuro. E que qualquer pessoa que tocar em algo em que ela também tocar, ficará impuro até a tarde, inclusive a cama. 
Ou seja, não podia nem mesmo dormir na mesma cama que uma mulher menstruada, pois ai ficava impuro. 
Ao mesmo tempo também fala que o homem que ejaculava também estava impuro....

"Quando um homem se deitar com uma mulher e lhe sair o sêmen, ambos terão que se banhar com água, e estarão impuros até à tarde.
Levítico 15:18

Estas regras eram para os sacerdotes, e todo o sacerdote que ejaculasse ficava impuro e não podia servir no templo até a tarde.

No capitulo 18 trata de uma série de recomendações sobre com quem os israelitas podia se relacionar sexualmente. Agora não era mais apenas sobre os sacerdotes, era com o povo. No versiculo 10 fala explicitamente sobre ter relações com mulher menstruada. 

"Não se aproxime de uma mulher para se envolver sexualmente com ela quando ela estiver na impureza da sua menstruação.
Levítico 18:19

Apenas para curiosidade, em Levíticos ainda apresenta uma série de recomendações, tais como um versículo muito usado para dizer que não é permitido tatuagem:
"Não façam cortes em seus corpos por causa dos mortos, nem tatuagem em si mesmos. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:28

So que o que as pessoas não prestam atenção é no versículo anterior, que diz que não pode cortar as laterais do cabelo e nem da barba:
"Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem as pontas da barba.
Levítico 19:27

Porque estou relacionando tudo isto?

PARA QUE ENTENDAM QUE SE QUISEREM CUMPRIR A LEI, CUMPRAM A RISCA E NÃO APENAS VERSÍCULOS ISOLADOS. 

Voltando para o assunto das recomendações a respeito de relações sexuais. Estas passagens são as únicas em que Deus  proíbe relações sexuais.
Deus nunca ordena que um casal não faça amor quando jejua.

Em 1 Coríntios 7: 5, explica claramente que os casais podem se abster com o propósito de orar, mas somente se os dois concordarem! 

Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.
1 Coríntios 7:5
De fato, o apóstolo Paulo adverte os casais a fazer exatamente o contrário. Deus quer que os casais façam sexo, ou como prefiro me referir, façam amor. 
Um grande exemplo dessa verdade é encontrado no Cântico de Salomão, que descreve namoro, casamento, noite de núpcias e casamento entre um homem e uma mulher. 
No capítulo 4, que é a noite de núpcias, o capítulo inteiro é dedicado a uma descrição gráfica e sensual, ainda que figurativa, das relações sexuais. Deus quer que os casais tenham relações sexuais ardentes, cheias de paixão. 
Voltando para Corintios 7, aparentemente, alguns cristãos na cidade de Corinto pensavam que havia virtude em evitar relações sexuais com o cônjuge. Pode ser que alguns cônjuges não quisessem fazer sexo. Talvez um dos cônjuges ou os dois achasse bom evitar regularmente relações sexuais. Deus não concordou que era uma boa ideia. Ouça o que Paulo tinha a dizer na passagem mais completa:

mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido.
O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.
A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.
Digo isso como concessão, e não como mandamento.
1 Coríntios 7:2-6
Observe que Paulo diz que há apenas um motivo para não ter relações sexuais. É para o propósito de oração - por um curto período de tempo. Ou seja, Deus não quer que esposas ou maridos se recusem regularmente a ter relações sexuais! E ainda acrescenta que esta atitude abre brechas para Satanás agir.
A palavra grega para "dever, mandamento" é opheile e literalmente se refere a uma dívida ou algo que uma pessoa deve a outra pessoa. 
Isso significa que Deus tem uma visão diferente do relacionamento sexual entre marido e mulher do que nossa cultura ou mundo. 
A mensagem de Deus através de Paulo não é aceita por muitos hoje. A mensagem é simples: Seu corpo pertence ao seu cônjuge! Você não tem controle sobre o sexo. Se um dos cônjuges quer fazer sexo, o outro deve optar por aproveitar o tempo juntos. 
Hoje, muitas pessoas declaram que têm o direito de controlar seus corpos, mas Deus não concorda quando se trata de relações sexuais no casamento. 
Um cônjuge não tem "autoridade" sobre seu corpo. Pertence ao seu cônjuge. O corpo de um marido pertence à esposa e o corpo da esposa pertence ao marido. 
Agora, Paulo não significa que um marido ou uma esposa possa exigir que o cônjuge "faça amor" de manhã até a noite ou a qualquer momento que ele ou ela desejar.
Isso não significa que um dos cônjuges possa abusar sexualmente do outro. 
É importante entender que Paulo está estabelecendo um princípio - uma atitude de cooperação quando se trata de sexo. Não há lugar para abuso sexual, nem espaço para desculpas entre os cônjuges para evitar relações sexuais. 

Ambos precisam ser compreensivos e cooperativos entre si.
Muitos acreditam que apenas os homens têm um forte desejo de relações sexuais, mas isso não é verdade. Geralmente, os homens têm um desejo maior, mas homens e mulheres desejam sexo - alguns mais do que outros e em maior grau em diferentes momentos da vida. A maioria dos conselheiros sabe que a maioria das mulheres anseia por sexo, mas menos que os homens. Alguns até têm um desejo maior de sexo do que o marido.
Quando um homem não quer relacionamentos sexuais, geralmente há algo medicamente errado com ele ou há uma situação emocional com sua esposa. Se houver suspeita de um motivo médico, seu marido poderá consultar um médico para um check-up, consulta e ajuda. 
Às vezes, a questão é um problema emocional entre o homem e sua esposa. Ele pode não ter relações sexuais com a esposa por um ou mais motivos. Uma discussão franca e franca ou uma carta escrita entre os cônjuges pode ajudar a entender por que ele está tendo problemas. Este é um assunto difícil para muitos casais e, portanto, deve ser feito com amor, bondade, compaixão e ternura. O objetivo precisa ser: "Existe uma razão para você não querer fazer amor comigo?" A resposta pode ser difícil de aceitar. Mas ambos os cônjuges precisam estar prontos para mudar.
Mas esta resposta nunca deve recair sobre Deus, ao afirmar que não devemos fazer amor quando estamos jejuando. Ao fazer isto, a pessoa está afirmando que Deus disse algo que ele realmente não disse. 
Descobrimos que Deus quer que os casais façam amor ou façam sexo em jejum. Os casais precisam lembrar que é um errado evitar  relações sexuais, exceto por um curto período de tempo para se dedicar à oração, com consentimento mutuo. Isto quer dizer que se um dos cônjuges não concorda, não deve haver jejum de sexo e isto não é absolutamente errado. 

Portanto, faça amor ao jejuar e faça tanto amor sempre que você ou seu cônjuge  quanto desejar! 

O Cântico de Salomão nos ensina que o casal descrito no livro desfrutava um do outro sexualmente em muitas ocasiões, mesmo ao ar livre em uma vinha (Cântico de Salomão 7: 10-13).
Eu pertenço ao meu amado, e ele me deseja.
Venha, meu amado, vamos fugir para o campo, passemos a noite nos povoados.
Vamos cedo para as vinhas para ver se as videiras brotaram, se as suas flores se abriram, e se as romãs estão em flor; ali eu lhe darei o meu amor.
Cânticos 7:10-12


Ou seja, nem precisamos ficar presos à intimidade das quatro paredes de nosso quarto. Aproveitem as delicias  do corpo um do outro, usem sua imaginação, mas é lógico, nada de fazer amor em locais com perigo de serem expostos a outras pessoas. 

Mas afinal, que tipo de jejum agrada a Deus? A resposta é encontrada em Isaías 58: 6-9, que nos ensina que Deus está mais interessado em nossa justiça, que é a nossa obediência: 
‘Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste? ’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados.
Seu jejum termina em discussão e rixa, e em brigas de socos brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto.
Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?
"O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;
se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.
Isaías 58:3-10
Nos versículos (Isaías 58: 3-5) antes desta passagem, Deus repreende a nação de Israel por seu comportamento externo pecaminoso durante o jejum. O jejum deles era apenas um ritual, porque Deus podia ver que eles tinham motivos errados e tratavam os outros horrivelmente. Então, começando no versículo 6, Deus revela que o jejum que Ele aprova é aquele em que temos corações piedosos e nossos atos justos incluirão tratar os outros com amor. A mensagem é que Deus está mais interessado em nosso amor por Ele e no amor do que em não comer e beber. O jejum deve ser um reflexo do coração. O jejum deve ocorrer apenas como expressão de um coração sério ao buscar a vontade do Senhor por meio da oração (Isaías 58: 9; Atos 13: 3; 14: 3). Portanto, amar o cônjuge e não negar a ele o prazer da atividade sexual é um ato de Deus. Está mostrando amor pelos outros. O jejum é sobre abnegação por um curto período de tempo, enquanto se busca a vontade de Deus sobre algum assunto. Portanto, faça amor ao jejuar! O sexo entre marido e mulher é ordenado por Deus.
Deus quer que os casais mantenham relações sexuais saudáveis, agradáveis ​​e satisfatórias regularmente. Muitos maridos e esposas se envolvem em preliminares e relações sexuais uma média de duas a três vezes por semana quando são mais jovens e uma vez por semana quando são mais velhos. 
Esses números podem ser maiores quando mais jovens e depois  os números podem cair.


Deus nos disse em 1 Coríntios 7: 2-5 que os casais podem evitar ter relações sexuais com o propósito de orar, mas apenas por um breve período de tempo. Qualquer cônjuge que frequentemente queira “jejuar” para evitar relações sexuais está desobedecendo a Deus e como vimos em Isaias 58, isto desagrada a Deus. 
Deus quer dizer que um casal deve ignorar o conselho médico sobre ter relações sexuais ou deve evitar relações sexuais quando um deles está doente ou se recuperando de um procedimento médico? A resposta é não. 1 Coríntios 7: 2-5 não está promovendo abuso no casamento. No entanto, negar as relações sexuais de seu cônjuge sem uma razão bíblica é outra forma de abuso sexual. Deus disse que um cônjuge não possui seu corpo; Pertence ao seu parceiro! Deus projetou sexo conjugal!

Leia também: https://medita-na-palavra.blogspot.com/2020/03/preliminares-e-sexo-no-casamento-cristao.html





Comentários

  1. Gostei muito , muito boa está palavra, mensagem de linguagem simples e muito edificante.

    ResponderExcluir
  2. Uma benção! Todo casal deveria ler e colocar em prática!

    ResponderExcluir
  3. A bíblia diz que o povo perece por falta de conhecimento, tinha essa dúvida em relação a jejum , mais louvor ao Senhor que sempre usa seus filhos para nós direcionar de acordo com a sua palavra, Deus abençoe seu ministério em nome de Jesus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado