I Pedro 3:1-2 - Submissão e Sofrimento

 

1 PEDRO 3 - SUBMISSÃO E SOFRIMENTO

A. Apresentação em casa.

1. (1-2) O coração de uma esposa piedosa.

Esposas, da mesma forma, sejam submissas a seus próprios maridos, que mesmo que alguns não obedeçam à palavra, eles, sem uma palavra, possam ser conquistados pela conduta de suas esposas, quando observarem sua conduta casta acompanhada de medo.

uma. Esposas, da mesma forma, sejam submissas a seus próprios maridos : a esposa piedosa será submissa a seu marido. Essa submissão não é uma recompensa pelo bom comportamento do marido; como a ordem adequada da casa, Deus ordena.

Eu. O ensino sobre submissão era especialmente relevante para uma mulher casada do primeiro século que havia começado a seguir Jesus. Ela fazia perguntas como "Devo deixar meu marido?" ou “Devo mudar meu comportamento em relação a ele?” ou "Devo assumir uma posição superior a ele porque agora estou em Jesus?"

ii. Na cultura do mundo antigo, era quase impensável para uma esposa adotar uma religião diferente da do marido. Mulheres cristãs que vieram a Jesus antes de seus maridos precisavam de instrução.

b. Da mesma forma : a submissão adequada em casa segue os mesmos princípios de submissão ao governo ou aos nossos empregadores. É a submissão não apenas das ações, mas também do coração - como demonstrado pela entrega do coração de Jesus ( 1 Pedro 2: 21-25 ).

Eu. O apelo à submissão não é apenas um apelo ao amor e à ação atenciosa. É um chamado para assumir o lugar de submissão à autoridade. A antiga palavra grega traduzida como submissão era usada fora do Novo Testamento para descrever a submissão e obediência dos soldados de um exército àqueles de patente superior. Literalmente significa "fazer o pedido".

ii. No entanto, a submissão à autoridade pode ser totalmente consistente com igualdade em importância, dignidade e honra. Jesus estava sujeito a seus pais e a Deus Pai, mas não era inferior a nenhum deles. “Assim, a ordem às esposas de se sujeitarem aos maridos nunca deve ser interpretada como implicando uma personalidade ou espiritualidade inferior, ou menor importância.” (Grudem)

iii. É claro que a submissão no casamento segue os mesmos princípios da submissão em outras esferas. Nós nos submetemos à autoridade designada por Deus como nossa obrigação diante de Deus, a menos que essa autoridade nos direcione ao pecado. Nesse caso, é certo obedecer a Deus e não aos homens ( Atos 4: 19-20 ).

c. Seja submisso aos seus próprios maridos : Pedro observou cuidadosamente que as esposas são chamadas a se submeter aos seus próprios maridos e não a todos os homens em um sentido geral. A liderança masculina é o princípio ordenado por Deus para o lar e a igreja, não para a sociedade em geral.

Eu. O princípio da submissão é apresentado de muitas maneiras diferentes no Novo Testamento.

·  Jesus se submeteu a Seus pais ( Lucas 2:51 ).

·  Demônios submetidos aos discípulos ( Lucas 10:17 ).

· Os  cidadãos devem se submeter à autoridade governamental ( Romanos 13: 1 e 5 , Tito 3: 1 , 1 Pedro 2:13 ).

·  O universo se submeterá a Jesus ( 1 Coríntios 15:27 e Efésios 1:22 ).

·  Seres espirituais invisíveis se submetem a Jesus ( 1 Pedro 3:22 ).

· Os  cristãos devem se submeter aos líderes de sua igreja ( 1 Coríntios 16: 15-16 e 1 Pedro 5: 5 ).

N As  esposas devem se submeter aos maridos ( Colossenses 3:18 , Tito 2: 5 , 1 Pedro 3: 5 e Efésios 5: 22-24 ).

N  A igreja deve se submeter a Jesus ( Efésios 5:24 ).

N Os  servos devem se submeter aos senhores ( Tito 2: 9 , 1 Pedro 2:18 ).

· Os  cristãos devem se submeter a Deus ( Hebreus 12: 9 , Tiago 4: 7 ).

ii. Nenhuma dessas relações é revertida. Por exemplo, os senhores nunca são instruídos a se submeter aos servos, a Jesus nunca é instruído a se submeter à igreja, e assim por diante. Portanto, embora deva haver um amor e atitude de servo por parte daqueles em posições de autoridade, isso não elimina o conceito da ordem de autoridade de Deus e a submissão correspondente.

d. Que mesmo que alguns não obedeçam à palavra, eles, sem uma palavra, podem ser conquistados pela conduta de suas esposas : O benefício da submissão é mostrado na maneira que afeta os maridos para Deus. A submissão da esposa é uma expressão poderosa de sua confiança em Deus. Esse tipo de fé e obediência pode realizar grandes coisas, mesmo sem uma palavra .

Eu. As esposas podem querer moldar seus maridos, guiando-os a Jesus ou guiando-os em Jesus por meio de suas palavras . Pedro os lembra que o plano de Deus é que as esposas impactem seus maridos não por meio de palestras persuasivas, mas por meio da submissão piedosa, da conduta casta e do temor de Deus.

ii. Em certo sentido, os esforços da esposa para moldar o marido por meio de suas próprias palavras e esforços podem impedir o poder de Deus sobre o marido. É muito mais eficaz submeter-se da maneira que Deus diz, demonstrando assim confiança Nele, e deixar que Deus faça o que quer com o marido.

iii. “A atratividade do comportamento submisso de uma esposa até mesmo para um marido incrédulo sugere que Deus inscreveu a correção e a beleza das distinções de papéis para incluir liderança masculina ou chefia na família e aceitação feminina e receptividade a essa liderança ... O marido incrédulo vê este comportamento e no fundo percebe a beleza disso. Dentro de seu coração há um testemunho de que isso é certo, é assim que Deus pretendia que homens e mulheres se relacionassem como marido e mulher. Ele conclui, portanto, que o evangelho no qual sua esposa acredita deve ser verdadeiro também. ” (Grudem)

e. Não obedeça a palavra : Isso se refere a um marido descrente, mas é uma ideia mais forte do que meramente "não acredite". Tem a ideia de alguém em desobediência ativa à palavra de Deus. Até mesmo esses maridos podem ser conquistados por meio da conduta piedosa de esposas amorosas.

2. (3-4) A verdadeira beleza de uma mulher piedosa.

Não deixe seu adorno ser meramente externo; arrumando o cabelo, usando ouro ou vestindo roupas finas - antes, que seja a pessoa oculta do coração, com a beleza incorruptível de um espírito manso e quieto, que é muito precioso aos olhos de Deus.

uma. Não deixe seu adorno ser apenas exterior : Pedro não proibiu todo adorno . Mas para a mulher piedosa, o adorno externo é sempre com moderação, e sua ênfase está sempre no adorno interno .

Eu. Arrumando o cabelo : De acordo com William Barclay, no mundo em que Peter vivia as mulheres costumavam arranjar e pintar os cabelos. Eles também usavam perucas, principalmente perucas loiras feitas com cabelo importado da Alemanha. Pedro tinha isso em mente ao falar do adorno que é meramente exterior . Pedro não proibiu uma mulher de arrumar o cabelo ou usar joias, assim como não proibiu que ela usasse roupas (a multa não está no original).

b. Em vez disso, deixe que seja a pessoa oculta do coração : a verdadeira beleza vem da pessoa oculta do coração . Não é algo que você veste ou enfeita diante de um espelho. É algo que você é .

Eu. A verdadeira questão é “Do que você depende para ficar bonita?” O que Pedro quer dizer não é que nada disso seja proibido, mas que não deveriam ser o adorno de uma mulher , a fonte de sua verdadeira beleza.

c. A beleza incorruptível de um espírito gentil e quieto : A beleza interior de uma mulher piedosa é incorruptível . Isso significa que não se deteriora ou piora com a idade. Em vez disso, a beleza incorruptível só fica melhor com o tempo e, portanto, tem muito mais valor do que a beleza que vem do cabelo, das joias ou das roupas.

d. Um espírito manso e quieto, que é muito precioso aos olhos de Deus : Pedro descreveu o caráter da verdadeira beleza - um espírito manso e quieto . Esses traços de caráter não são promovidos para as mulheres por nossa cultura; no entanto, eles são muito preciosos aos olhos de Deus .

3. (5-6) Exemplos de submissão.

Pois assim, antigamente, as santas mulheres que confiavam em Deus também se enfeitavam, sendo submissas aos próprios maridos, como Sara obedecia a Abraão, chamando-o de senhor, de quem és filhas, se fizeres o bem e não tiveres medo de ninguém terror.

uma. Antigamente, as mulheres santas que confiavam em Deus também se enfeitavam : Pedro lembra às mulheres que não as chamou para um novo padrão; mas para algo que era praticado por mulheres santas de tempos anteriores .

b. Quem confiou em Deus : Quando as mulheres se submetem aos seus maridos e quando não confiam em seus adornos exteriores, são como as mulheres santas de outrora que confiaram em Deus . Eles demonstram poderosamente sua fé.

Eu. A mulher pode confiar em sua própria capacidade de influenciar e controlar o marido ou pode confiar em Deus e ser submissa . Uma mulher pode confiar em sua beleza e adornos exteriores, ou pode confiar em Deus e cultivar um espírito manso e quieto . Tudo se resume a confiar em Deus; então ela deve ser como as mulheres santas que confiaram em Deus .

c. Como Sara obedeceu a Abraão : Duas coisas demonstraram a submissão de Sara a Abraão. Primeiro, ela obedeceu a Abraão mesmo quando era difícil e mesmo quando ele estava errado (como em Gênesis 12: 10-20 ). Em segundo lugar, ela honrou Abraão chamando-o de senhor . É possível obedecer a alguém sem mostrar a honra que faz parte da submissão. A verdadeira submissão conhece o lugar da obediência e da honra .

Eu. “Uma atitude de submissão à autoridade do marido será refletida em inúmeras palavras e ações a cada dia que refletem deferência à sua liderança e um reconhecimento de sua responsabilidade final.” (Grudem)

d. Se você faz o bem e não tem medo de nenhum terror : A verdadeira submissão, cheia de fé em Deus, não tem espaço para medo ou terror. Faz o bem e deixa o resultado para Deus e não para o homem.

Eu. As palavras “ fazer o bem ” nos lembram que a verdadeira submissão não é uma rendição amuada à autoridade. É um abraço ativo da vontade de Deus, demonstrando confiança Nele.

4. (7) O coração de um marido piedoso.

Os maridos, da mesma forma, habitam com eles com entendimento, honrando a mulher, quanto ao vaso mais fraco, e sendo juntos herdeiros da graça da vida, para que as vossas orações não sejam impedidas.

uma. Habite com eles : um marido piedoso vive com sua esposa. Ele não apenas compartilha uma casa, mas vive verdadeiramente com ela. Ele reconhece o grande ponto do ensino de Paulo sobre o casamento em Efésios 5 : que “os maridos devem amar a sua mulher como ao seu corpo; quem ama a sua mulher ama a si mesmo ”( Efésios 5:28 ). O marido piedoso entende a unidade essencial ou unidade que Deus estabeleceu entre marido e mulher.

b. Com compreensão : um marido piedoso assume a importante tarefa de compreender sua esposa. Por conhecê-la bem, ele é capaz de demonstrar seu amor por ela com muito mais eficácia.

Eu. Quando o marido tem esse entendimento , Deus o orienta a usá-lo de forma que ele deve viver com sua esposa com entendimento . Ele deve pegar seu entendimento e aplicá-lo na vida diária com sua esposa. É aqui que muitos homens têm dificuldade em seguir adiante. Eles podem ter  entendimento sobre suas esposas, mas não o usam enquanto moram com elas .

c. Honrando : um marido piedoso sabe como fazer sua esposa se sentir honrada. Embora ela se submeta a ele, ele toma cuidado para que ela não se sinta uma empregada ou sob o domínio de um tirano.

Eu. Ao homenagear a esposa , a palavra no idioma grego antigo para a esposa é uma palavra rara, significando mais literalmente "o feminino". Sugere que a natureza feminina da mulher deve levar o marido a honrá-la.

ii. Esse era um ensinamento radical no mundo em que Pedro vivia. Naquela cultura antiga, o marido tinha direitos absolutos sobre a esposa e a esposa virtualmente não tinha direitos no casamento. No mundo romano, se um homem pegasse sua esposa em um ato de adultério, ele poderia matá-la na hora. Mas se uma esposa pegasse seu marido, ela não poderia fazer nada contra ele. Todos os deveres e obrigações do casamento foram atribuídos à esposa. O ensino radical de Pedro é que o marido tem deveres e obrigações ordenados por Deus para com sua esposa.

d. Quanto ao vaso mais fraco : Neste contexto, mais fraco fala da relativa fraqueza física da mulher em comparação com os homens. Os homens não são necessariamente mais fortes espiritualmente do que as mulheres, mas geralmente são mais fortes fisicamente. À medida que Peter trouxe a ideia da natureza feminina da mulher com as palavras a esposa , ele continua a apreciar a natureza feminina e como o marido deve reagir a ela.

Eu. Portanto, um marido piedoso reconhece quaisquer limitações que sua esposa tenha fisicamente e não espera dela mais do que o apropriado e gentil.

e. Herdeiros juntos : um marido piedoso percebe que sua esposa não é apenas sua esposa, mas também sua irmã em Jesus. Parte de sua herança no Senhor só é realizada em sua unidade como marido e mulher.

Eu. Herdeiros juntos : Isso “lembra aos maridos que, embora tenham recebido grande autoridade no casamento, suas esposas ainda são iguais a eles em privilégio espiritual e importância eterna: eles são 'co-herdeiros'” (Grudem).

f. Para que suas orações não sejam impedidas : Deixar de viver como um marido piedoso tem consequências espirituais. Pode e vai atrapalhar a oração.

Eu. Alguns acham que Pedro tem em mente aqui as orações que maridos e esposas oram juntos. Mas, visto que ele se dirige apenas aos maridos e porque faz suas orações , ele se refere às orações dos maridos em geral.

ii. Pedro presumiu que o medo de orar impedida motivaria os maridos cristãos a amar e cuidar de suas esposas como deveriam. Muitos homens cristãos têm tão pouca consideração pela oração que esse aviso pode não motivá-los adequadamente.

iii. “De fato, para os verdadeiros crentes a oração é tão inestimável que o perigo de impedi-la é usado por Pedro como motivo pelo qual, em seus relacionamentos matrimoniais e nas preocupações domésticas, eles deveriam se comportar com grande sabedoria. Ele manda o marido 'morar' com sua esposa 'de acordo com o conhecimento', e prestar-lhe amorosa honra, para que suas orações em conjunto não sejam impedidas. Tudo o que impede a oração deve estar errado. Se qualquer gestão da família, ou falta de gestão, está prejudicando nosso poder na oração, há uma demanda urgente por uma alteração. ” (Spurgeon)

B. Piedade no sofrimento.

1. (8-9) Um apelo por unidade e amor entre o povo de Deus.

Finalmente, todos vocês tenham uma mesma opinião, tendo compaixão uns pelos outros; amem como irmãos, sejam compassivos, sejam corteses; não retribuir mal com mal ou injúria com injúria, mas, pelo contrário, bênção, sabendo que para isso foste chamado, para herdar uma bênção.

uma. Tenha uma só mente : a maioria de nós está disposta a ter uma mente , desde que essa mente seja a minha mente ! Mas a única mente é ser a mente de Cristo ( 1 Coríntios 2:16 ). Nossa mente comum é ser a mente de Jesus.

Eu. Este comando nos traz de volta à necessidade de conhecer a palavra de Deus. Não podemos ter a mesma opinião , a mente de Jesus, se não sabemos o que é a sua mente. A palavra de Deus nos mostra a mente de Jesus.

b. Tenha uma só mente : isso fala à unidade essencial do povo de Deus. Nós somos um; mas não somos todos iguais. Embora devamos todos ter a mesma opinião , não podemos esperar que todos sejam como nós. Deus construiu unidade e diversidade entre Seu povo.

Eu. Cada célula do seu corpo é diferente e cada uma tem um papel a cumprir. Mas todas as células do seu corpo têm o mesmo código de DNA escrito, o plano mestre para todo o corpo. Cada célula do seu corpo tem a mesma "mente".

ii. Podemos dizer que os cristãos devem ser como um bom coro. Cada um canta com sua voz e alguns cantam partes diferentes, mas todos cantam a mesma música e em harmonia uns com os outros.

c. Ter compaixão ... ternura ... cortês : Pedro descreveu o tipo de amor caloroso que deve haver entre o povo de Deus. Devemos ser compassivos, fraternos, ternos e até educados.

Eu. Lembre-se de que esta foi a medida que Jesus deu ao mundo para identificar Seus verdadeiros discípulos: “ Nisto saberão todos que sois Meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros ” ( João 13:35 ). Jesus não nos ordenou que gostássemos de nossos irmãos e irmãs em Cristo. Mas somos ordenados a amá-los; e quando começarmos a amá-los, começaremos a gostar deles.

d. Não retribuir mal com mal ou injúria com injúria, mas, pelo contrário, bênção : o maior desafio ao nosso amor pelos outros surge quando somos injustiçados. Nessas horas, somos chamados a não retribuir mal com mal , mas sim a dar uma bênção .

Eu. Nenhuma disputa, argumento ou conflito de personalidade entre os crentes deve perdurar. Mesmo que um cristão saia da linha, a resposta amorosa de outros cristãos deve manter o problema pequeno e de curta duração.

ii. A resposta natural à hostilidade é a retaliação. É disso que se tratam os terríveis conflitos étnicos em todo o mundo - um grupo faz mal a outro e dedica o resto de sua existência a retribuir esse mal. Somente o amor de Jesus por nossos inimigos pode quebrar o terrível ciclo.

iii. Jesus nos lembrou que não há grande crédito se amamos aqueles que nos amam; o verdadeiro teste de amor é demonstrar compaixão para com nossos inimigos ( Mateus 5: 44-47 ).

e. Para que possas herdar uma bênção : Amamo -nos uns aos outros, mas não apenas por causa de Jesus, de cujo corpo somos membros. Amamos uns aos outros, mas não apenas por causa de nosso irmão ou irmã por quem Jesus morreu. Também amamos uns aos outros por nosso próprio bem - ao abençoar aqueles que nos injustiçaram, herdaremos uma bênção . Se você não pode amar por causa de Jesus ou por causa de seu irmão, faça isso por você mesmo !

2. (10-12) Uma citação do Salmo 34: 12-16 demonstra a bênção que vem para aqueles que se afastam do mal e fazem o bem.

Para

“Aquele que quer amar a vida
e ver dias bons,
refreie a sua língua do mal,
e os seus lábios de falar engano.
Que ele se afaste do mal e faça o bem;
Deixe-o buscar a paz e persegui-la.
Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos,
e os seus ouvidos atentos às suas orações;
Mas a face do SENHOR é contra os que praticam o mal. ”

uma. Deixe que ele se afaste do mal e faça o bem : fazer o bem é freqüentemente difícil porque, como regra geral, o mal é recompensado imediatamente e a recompensa de fazer o bem costuma ser adiada. Mas as recompensas do bem são melhores e muito mais seguras do que as recompensas de fazer o mal. Deus promete isso na passagem citada por Pedro.

3. (13-17) Como lidar com isso quando o nosso bem é devolvido com o mal.

E quem é aquele que irá prejudicá-lo se você se tornar um seguidor do que é bom? Mas mesmo que você sofra por causa da justiça, você é abençoado. “E não tenha medo de suas ameaças, nem se preocupe.” Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações, e sempre estar pronto para dar uma defesa a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós, com mansidão e temor; tendo uma boa consciência, para que, quando vos difamarem como malfeitores, se envergonhem os que insultam a vossa boa conduta em Cristo. Pois é melhor, se for a vontade de Deus, sofrer por fazer o bem do que por fazer o mal.

uma. E quem é ele que irá prejudicá-lo : Embora Pedro diga que os cristãos sempre devem responder ao mal com o bem, ele também viveu no mundo real e sabia que as pessoas geralmente retribuem o bem com uma resposta do mal.

Eu. “Não ser odiado pelo mundo; ser amado, lisonjeado e acariciado pelo mundo - é uma das posições mais terríveis em que um cristão pode se encontrar. 'O que eu fiz de ruim', perguntou o antigo sábio, 'para que ele falasse bem de mim?' ”(Meyer)

b. Se você se tornar um seguidor do que é bom : Literalmente, tornar-se um seguidor é "ser zeloso". “ Alguns judeus eram zelotes, vangloriando-se de seu zelo pelo Senhor ou por Sua Lei ... todos os cristãos deveriam ser zelotes pelo que é bom. ”(Hart)

c. Mas mesmo que você sofra por causa da justiça, você é abençoado : Pedro nos lembra que há até uma bênção para nós quando sofremos por causa da justiça . Deus cuidará de nós, especialmente quando sofremos injustamente.

Eu. Jesus falou da mesma atitude: “ E não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, temei aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo ”( Mateus 10:28 ).

d. E não tenha medo de suas ameaças, nem se preocupe : a presença ou possibilidade de sofrer por fazer o bem não deve nos fazer recuar de fazer o bem. Em vez disso, devemos dar um lugar especial ( santificar ) a Deus em nossos corações, e estar sempre prontos para explicar nossa fé ( dar uma defesa ), sempre fazendo isso com uma atitude correta ( mansidão e temor ).

Eu. Outros manuscritos traduzem santificar o Senhor Deus em seus corações como, santificar Cristo como Senhor em seus corações . “O significado simples da injunção é que no próprio centro da vida deve haver um Senhor, e este é Cristo ... Outros senhores têm permissão para invadir o santuário do coração e exercer domínio sobre nós. Nossos próprios desejos egoístas, a opinião de outros, a sabedoria mundana, a pressão das circunstâncias, estes e muitos outros senhores nos comandam, e rejeitamos nossa lealdade simples e completa ao nosso único Senhor. ” (Morgan)

ii. Podemos estar prontos para dar uma defesa se nos prepararmos para conhecer a Bíblia. Pedro sabia o quanto era importante dar uma defesa a todos que lhe perguntam . Ele teve que fazer isso nas situações descritas em Atos 2: 14-39 , Atos 3: 11-26 , Atos 4: 8-12 e Atos 5: 29-32 . Em cada ponto de teste, Pedro confiou no poder do Espírito Santo e foi capaz de dar uma defesa .

e. Aqueles que insultam sua boa conduta em Cristo podem ter vergonha : Nossa boa conduta , quando nosso bem é retribuído com o mal, provará que os outros estão errados em suas opiniões sobre nós e os envergonhará por falar contra nossas vidas piedosas.

f. Pois é melhor, se for da vontade de Deus, sofrer por fazer o bem do que por fazer o mal : nenhum de nós quer sofrer. Mas se devemos, que seja para fazer o bem e não para fazer o mal . Às vezes, os cristãos são desagradáveis ​​e ofensivos e sofrem por isso. Eles podem desejar que fosse perseguição por causa do evangelho, mas na verdade é simplesmente sofrimento por fazer o mal .

C. Jesus mostra o poder do sofrimento para fazer o bem.

1. (18) Por meio de Seu sofrimento piedoso, Jesus nos trouxe a Deus.

Porque Cristo também sofreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para nos levar a Deus, sendo morto na carne, mas vivificado pelo Espírito,

uma. Porque Cristo também sofreu uma vez pelos pecados : Jesus sofreu uma vez pelos pecados . Não há mais nenhum sacrifício ou expiação que possa agradar a Deus além do que Jesus providenciou na cruz. Mesmo nosso próprio sofrimento não pagará por nossos pecados. O preço já foi pago.

Eu. Embora Pedro tenha usado o sofrimento de Cristo como encorajamento e força para seus leitores aflitos, devemos lembrar que Pedro também separou Jesus completamente de todos os outros em seu sofrimento. Spurgeon relembrou o sofrimento heróico de um homem piedoso: “Lembro-me de ter lido, no Livro dos Mártires de Foxe, a história de um homem de Deus, que foi amarrado a uma estaca para morrer por Cristo; lá estava ele, calmo e quieto, até que suas pernas tivessem sido queimadas, e os espectadores olharam para ver seu corpo indefeso cair das correntes tão preto quanto carvão, e nenhum traço pôde ser discernido; mas quem estava por perto ficou muito surpreso ao ver aquela pobre carcaça negra abrir a boca, e duas palavras saíram dela; e o que você acha que eram? 'DoceJesus!' E então o mártir caiu sobre as correntes e, finalmente, a vida se foi. ”

ii. Aquele santo teve a doce presença de Jesus para ajudá-lo em seu terrível sofrimento; mas Jesus não teve a doce presença de Seu Pai para ajudá-lo na cruz. Em vez disso, Deus Pai o tratou como se fosse um inimigo, como o alvo da justa ira de Deus. Nesse sentido, o sofrimento de Jesus na cruz foi pior do que o sofrido por um mártir; talvez não pior na dor física sofrida, mas certamente no sofrimento espiritual e na experiência total.

iii. "É quase como se o apóstolo dissesse: 'Nenhum de vocês sofreu quando comparado a ele'; ou, pelo menos, ele era o arqui-sofredor, - o príncipe dos sofredores, - o imperador do reino da agonia, - Lord Paramount na tristeza ... Você sabe um pouco sobre a dor, mas não sabe muito. A orla da roupa da tristeza é tudo o que você toca, mas Cristo a vestia como seu manto diário. Nós apenas tomamos um gole da xícara que ele bebeu até a última gota. Sentimos um pouco do calor da fornalha de Nabucodonosor; mas ele habitou bem no meio do fogo. ” (Spurgeon)

b. O justo pelo injusto : Jesus é um exemplo perfeito de sofrimento por fazer o bem. Ele, o justo , sofreu por todos nós que somos injustos - e o propósito de tudo isso era nos levar a Deus , para restaurar nosso relacionamento quebrado e morto com ele.

Eu. Já que Jesus fez tudo isso para nos levar a Deus , quão errado é para nós não irmos a Deus em comunhão! A palavra grega antiga traduzida como “ trazer ” é a mesma palavra usada para acessar em Romanos 5: 2 e Efésios 2:18 . Na literatura antiga, a palavra trazer era usada "para admissão a uma audiência com o Grande Rei". (Blum)

c. Sendo morto na carne, mas vivificado pelo Espírito : Jesus morreu em Seu corpo, mas foi ressuscitado dos mortos pelo Espírito Santo . Aqui, a Bíblia nos diz que o Espírito Santo ressuscitou Jesus dos mortos. Também nos diz que o Pai ressuscitou Jesus dos mortos ( Romanos 6: 4 ) e que Jesus ressuscitou dos mortos ( João 2: 18-22 ). A ressurreição foi obra do Deus Triúno.

2. (19-20a) Por meio do sofrimento piedoso, Jesus pregou aos espíritos na prisão.

Por quem também foi e pregou aos espíritos na prisão, que antes eram desobedientes,

uma. Por quem : Isso significa que Jesus foi inspirado pelo Espírito Santo quando fez a obra de pregar aos espíritos na prisão. Ele foi vivificado pelo Espírito , e então também fez esta obra pelo mesmo Espírito.

b. Ele foi e pregou aos espíritos na prisão : Aparentemente, essa obra foi feita no período após a morte de Jesus, mas antes de Sua primeira ressurreição aos discípulos. Jesus foi ao Hades - a morada dos mortos - e pregou aos espíritos de lá.

c. Espíritos na prisão : embora alguns considerem esses espíritos como espíritos humanos, é mais provável que fossem espíritos demoníacos. Sabemos que a desobediência deles ocorreu nos dias de Noé ( 1 Pedro 3:20 ). Temos evidências de que esta foi uma época de grande pecado para demônios e humanos, quando havia uma mistura ímpia de humanos e demônios ( Gênesis 6: 1-2 ).

Eu. “Aparentemente, a identificação mais antiga daqueles espíritos aprisionados os entendia como os anjos caídos de Gênesis 6 . Essa opinião era amplamente conhecida e geralmente tida como certa na era apostólica. ” (Hiebert)

d. Pregado aos espíritos na prisão : Também não sabemos exatamente por que Jesus pregou para esses espíritos presos. Com toda a probabilidade, isso era pregação (a proclamação da mensagem de Deus), mas não era evangelismo (a proclamação das boas novas). Jesus pregou uma mensagem de julgamento e condenação final à luz de Sua obra consumada na cruz para esses espíritos desobedientes.

Eu. Ao fazer isso, completou-se o triunfo de Jesus sobre o mal, até mesmo o mal que aconteceu antes do dilúvio. A Bíblia diz que mesmo aqueles que estão debaixo da terra devem reconhecer o senhorio final de Jesus. Aqui Jesus estava anunciando esse fato: “ que em nome de Jesus todo joelho se dobre, tanto dos que estão no céu, como dos que estão na terra, e dos que estão debaixo da terra” ( Filipenses 2:10 ).

ii. “Não cremos que Pedro disse que Cristo pregou o evangelho àqueles espíritos aprisionados; ele ensinou que Cristo anunciou Seu triunfo sobre o mal, o que era uma má notícia para eles. Para os leitores de Pedro, no entanto, significava conforto e encorajamento. ” (Hiebert)

iii. “Qual foi a Sua mensagem, não nos é dito. Por que apenas aqueles desobedientes nos dias de Noé são mencionados não é declarado. Qual foi o propósito ou resultado da pregação de Cristo, não é revelado. Em todos esses pontos, podemos tirar nossas próprias conclusões, mas não temos autoridade para nada que se aproxime do ensino dogmático. ” (Morgan)

3. (20b-22) A salvação de Noé como uma ilustração do batismo.

Quando outrora a longanimidade divina esperava nos dias de Noé, enquanto a arca estava sendo preparada, na qual alguns, isto é, oito almas, foram salvos pela água. Há também um antítipo que agora nos salva - o batismo (não a remoção da sujeira da carne, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus), por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que foi ao céu e está à direita mão de Deus, anjos e autoridades e poderes tendo sido submetidos a ele.

uma. Oito almas, foram salvas através da água : Pedro fez um desenho com suas palavras aqui. Assim como a salvação de Noé do julgamento de Deus estava conectada com água , a salvação do cristão está conectada com água , a água do batismo .

Eu. A água do dilúvio lavou o pecado e a maldade e trouxe um novo mundo com um novo começo diante de Deus. A água do batismo faz a mesma coisa, proporcionando uma passagem do antigo para o novo.

ii. “Noé não foi salvo porque o mundo foi gradualmente reformado e restaurado à sua inocência primitiva, mas uma sentença de condenação foi pronunciada, e seguiu-se a morte, o sepultamento e a ressurreição. Noé deve entrar na arca e tornar-se morto para o mundo; as inundações devem descer do céu e subir de suas fontes secretas sob a terra, a arca deve ser submersa com muitas águas - aqui estava o sepultamento; e então, depois de algum tempo, Noé e sua família devem sair para um mundo totalmente novo de vida de ressurreição. ” (Spurgeon)

b. Não a remoção da sujeira da carne, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus : ao mesmo tempo, Pedro teve o cuidado de apontar que não é a verdadeira lavagem com água do batismo que nos salva, mas a realidade espiritual por trás a imersão em água. O que realmente nos salva é a resposta de uma boa consciência para com Deus , uma consciência fez boa através do trabalho concluído de Jesus.

c. Cristo, que foi ao céu e está à destra de Deus : Vemos a perfeição da obra de Jesus por Sua exaltação à destra de Deus Pai, e a sujeição de todos os espíritos criados a Ele ( anjos e autoridades e poderes estando sujeitos a Ele ). Portanto, embora Jesus tenha sofrido por fazer o bem, Ele teve o triunfo final. O exemplo de Jesus prova o ponto de Pedro em 1 Pedro 3: 9 : quando sofremos por fazer o bem, herdaremos uma bênção.

Eu. Jesus foi para o céu e é melhor para nós que Ele esteja lá. Spurgeon relatou isso como o sumo sacerdote, ministrando por Israel no Dia da Expiação, desapareceu do povo e foi para trás do véu. “Embora não estivesse com eles, estava com Deus, o que era melhor para eles. O sumo sacerdote era mais útil para eles dentro do véu do que fora dele; ele estava fazendo por eles, longe da vista, o que não poderia realizar à vista deles. Tenho prazer em pensar que meu Senhor está com o pai. Às vezes não consigo chegar a Deus, meu acesso parece bloqueado por minha enfermidade; mas ele está sempre com Deus para implorar por mim. ”

ii. Nossa conexão com Jesus é como o menino com sua pipa. Sua pipa voou tão alto no céu que ele não conseguia mais vê-la. Alguém perguntou a ele: "Como você sabe que ainda está lá?" O menino respondeu: “Eu posso sentir isso puxar”. Não podemos ver Jesus entronizado no céu, mas certamente podemos senti-Lo nos puxando para Si mesmo.

iii. Já que Jesus foi para o céu , Sua Igreja está segura. “Não trema a sua igreja, não pense em estender a mão da incredulidade para firmar a arca do Senhor. A história da igreja deve ser a história de Cristo repetida: ela deve ser traída, ela deve ser açoitada, ela deve ser falsamente acusada e cuspida; ela pode ter sua crucificação e sua morte; mas ela se levantará novamente. Seu Mestre se levantou e, como ele, ela se levantará e receberá glória. Você nunca pode matar a igreja até que possa matar Cristo; e você nunca poderá derrotá-la até que derrote o Senhor Jesus, que já usa a coroa do triunfo. ” (Spurgeon)



fonte: 

https://enduringword.com/bible-commentary/1-peter-3/


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