Benê Jaacã _ O irmão Invisivel

Números 33:31 - “Saíram de Moserote e acamparam em Benê-Jaacã.”


Em Dt 10:6 temos o nome completo, que quer dizer "os poços dos filhos de Jaakan"



Deuteronômio 10:6  - “Partiram os filhos de Israel de Beerote-Benê-Jaacã”.

De todos os dezessete lugares, nem um único é conhecido, ou pode ser apontado com certeza, exceto Eziongeber. Somente os quatro mencionados em Números 33: 30-33, Moserote, Bene-Jaaça, Hor-hagidgad e Jotbathah são mencionados novamente, isto é, em Deuteronômio 10: 6-7, onde Moisés se refere à proteção divina desfrutada por os israelitas em sua peregrinação pelo deserto, nestas palavras: "E os filhos de Israel viajaram de Bene-Jaaça para Mosera; ali morreu Arão, e lá ele foi sepultado ... De lá eles viajaram para Gudgoda e de Gudgoda a Jotbatá, uma terra de ribeiros de água. " Da identidade dos lugares mencionados nas duas passagens, não pode haver dúvida alguma. Bene Jaakan é simplesmente uma abreviação de Beeroth-bene-Jaakan, poços dos filhos de Jaakan. Agora, se os filhos de Jaacã fossem o mesmo que a família dos horeus de Kanan mencionada em Gênesis 36:27, - e a leitura para ו em 1 Crônicas 1:42 parece favorecer isso - os poços de Jaakan teriam que ser procurados nas montanhas que ligam a Arabá no leste ou no oeste.

Miriã também já tinha morrido. Toda a velha geração estaba morrendo no deserto. Deus estava preparando a nova geração para a entrada em Canaa.
Números 33:39 diz que Arão tinha 123 anos no momento da sua morte. Na morte de Araão podemos tirar algumas lições:

Eleazar, filho de Araão assumiu sua posição. 

Arão foi o primeiro sumo sacerdote de Israel, de acordo com Leviticos 8:12 e 21:10.  
Com sua morte, a congregação chorou por 30 dias. Não existe problema em chorar pelos que se foram. 
Romanos 12:15 "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram"


Sermão:
Grandes homens às vezes vivem nas sombras. A sombra pode ser lançada por um membro maior da família, e isso era verdade para Aarão, porque ele viveu sua grande vida sob a sombra de Moisés, o principal líder da nação de Israel. Até mesmo as experiências mais elevadas de Aarão, como quando ele teve uma comunhão maravilhosa com o Deus de Israel (Êx 24: 1-11), foram ofuscadas pela experiência mais íntima que Moisés foi dada naquele tempo pelo Senhor (Êx. 24: 12ss). Ou a sombra pode ser lançada por um fracasso que é tão grande que é sempre lá e novamente Aaron tinha esse tipo de sombra desde que ele concordou em participar da formação do bezerro de ouro quando seu irmão Moisés estava no Monte Sinai recebendo os Dez. Mandamentos do Senhor (Êxodo 32). Ainda que ele vivesse nas sombras, ele também viveu uma vida útil, servindo ao Senhor em uma posição privilegiada e proeminente como o primeiro Sumo Sacerdote de Israel, como alguém que era um tipo do Grande Sumo Sacerdote ainda por vir, o Senhor Jesus Cristo. Viver as sombras não significa ser menor. 

Os eventos abordados neste capítulo ocorreram dentro de um período de cinco meses. Míriam morreu no primeiro mês e Arão morreu no primeiro dia do quinto mês do quadragésimo ano (Nm 33: 38-39), com o mês sendo entregue ao luto por sua morte. Moisés morreu mais tarde naquele ano (Deuteronômio 32: 48-52), e sua morte também foi seguida por um mês de luto. O aspecto marcante é o quão próximo cada um deles estava do tempo em que Israel cruzou o Jordão para a Terra Prometida. O pecado que manteve Moisés e Arão longe da Terra Prometida foi cometido apenas alguns meses antes dos filhos de Israel começarem sua campanha para conquistar Canaã.

Deus é soberano em relação ao nosso falecimento

Como é muito claro a partir da narrativa em Números 20, a morte de Arão foi organizada pelo Senhor. A maneira de revelar o momento da morte de Aaron para ele, assim como para Moisés, significava que a morte não seria uma experiência súbita, mesmo que ainda fosse solene. Não seria repentino no sentido de que ele cairia morto, embora o tempo de aviso que lhe foi dado de sua morte iminente fosse curto. No entanto, o fato de que Deus providenciou o momento da morte de Aarão é um lembrete de que Deus é soberano em todos os detalhes da vida de alguém. Ele numerou nossos dias, diz o salmista no Salmo 139: 16.

Suponho que se tivéssemos perguntado a Aaron onde ele esperava morrer, ele teria dado respostas diferentes, dependendo de onde ele estava vivendo em determinados estágios. Nas primeiras décadas, ele pode ter pensado que seria enterrado no Egito, tendo sofrido nas mãos dos feitores. Mais tarde, ele pode ter pensado que ele iria morrer no deserto como um homem velho durante os anos de viagens de Israel no deserto, porque o Senhor havia indicado que todos os membros daquela geração, além de Josué e Calebe, iriam morrer no deserto. . No entanto, aqui está ele, apto o suficiente com mais de 120 anos de idade, para escalar uma montanha que tinha quase 5.000 pés de altura. O momento e o lugar de nossa morte estão fixos nas mãos de Deus e nada pode mudá-la, o que deve nos dar grande confiança ao olharmos para a frente, deixando a terra para o céu. Também deveria nos dizer para estarmos prontos para a sua chegada, como parece que Aaron foi.

Deus reúne seu povo em casa
Quando Deus informou a Moisés e Arão sobre a iminente morte deste último, ele primeiro lhe deu grande segurança quando disse que ele seria "reunido para seu povo". Esta foi uma promessa maravilhosa cheia de grande conforto. No entanto, temos que nos lembrar de que temos muito mais promessas sobre o céu do que Aaron já teve. É legítimo deduzir desta promessa a Aarão que o que precisaremos quando chegarmos a este momento em nossa jornada é a promessa de Deus sobre o céu. Portanto, devemos implantá-los em nossas mentes agora, porque na verdade não sabemos quando precisaremos deles.

Várias vezes na Bíblia nos é dito que quando uma pessoa morreu, ele foi reunido para seu povo. As mortes de Abraão (Gn 25: 8), Ismael (Gn 25:17), Isaac (Gen. 35:29) e Jacó (Gen. 49:33) são descritas dessa maneira por Moisés no Livro. de Gênesis. O próprio Senhor usou essa descrição em conexão com as mortes de Aarão aqui no verso 24 e depois com o próprio Moisés (Deuteronômio 32:50).

Quando olhamos para as mortes desses indivíduos, vemos que a frase "reunidos para o seu povo" não se refere aos seus locais de sepultamento. Quando Abraão morreu, o único outro corpo na tumba da família na caverna de Machpelah foi o de Sara, porque ela foi a primeira a ser enterrada lá. Era semelhante com Isaque e Jacó - o corpo de Isaque foi colocado ao lado dos restos mortais de sua esposa Rebeca e seus pais naquela mesma caverna e, mais tarde, o corpo de Jacó foi colocado lá, assim como sua esposa Lia. É difícil concluir que tais internações em um lote familiar eram o que Moisés tinha em mente quando escreveu que esses indivíduos estavam reunidos para seu povo.
Então, quando nos voltarmos para considerar as mortes de Arão e Moisés, veremos que eles foram enterrados em locais desconhecidos - Arão está enterrado no Monte Hor e Moisés morreu no Monte Pisga na terra de Moabe e o próprio Senhor o enterrou (Deut 33). Mais tarde Moisés, sabemos, ressuscitou porque ele apareceu com Elias quando eles encontraram Jesus no Monte da Transfiguração. Mas a poeira de Aaron está em isolamento, então sua reunião com seu povo não pode se referir a onde ele está enterrado.

À primeira vista, chamar a morte de "uma reunião para o seu povo" pode parecer uma descrição estranha, porque podemos pensar que a morte faz o oposto, que separa o indivíduo morto do seu povo. No entanto, a frase se refere claramente a um coletor e a uma comunidade reunida. O coletor é o próprio Senhor e nessa atividade divina vemos um aspecto importante de seu papel como o Bom Pastor. Este tem sido seu objetivo o tempo todo em relação ao seu povo, para reuni-los eventualmente em sua presença. No entanto, ele teve que recolhê-los de situações espirituais perigosas.

Com relação a Aarão, o Bom Pastor teve que trazê-lo primeiro para o rebanho e depois protegê-lo de suas tendências pecaminosas. Nós não sabemos quando Aaron encontrou pela primeira vez com o Senhor. Ele não teve a educação privilegiada de seu irmão no palácio do Faraó, embora tivesse o mesmo cuidado parental. Em todo caso, ele havia se tornado um servo do Senhor e estava muito disposto a se envolver na perigosa missão de falar em nome de Moisés ao Faraó depois que seu irmão fosse chamado por Deus.

Eu suponho que as falhas de Aaron estavam ligadas ao seu bom temperamento. Porque ele estava acomodando, ele estava disposto a tomar o segundo lugar para Moisés e porque ele estava acomodando ele também estava disposto a fazer o bezerro de ouro, quando o povo exigia que ele deveria fazê-lo. No entanto, Arão era um homem marcado pela preocupação com a causa do Senhor, embora às vezes pudesse interpretá-lo erroneamente, como na ocasião em que ele e Miriã se opuseram à esposa cuchita de Moisés, como registrada em Números 12 (parece novamente Aaron não foi o líder nessa objeção, porque ele não foi punido da mesma forma que Miriam foi); mas naquela ocasião ele também foi rápido em confessar seus pecados. Às vezes, um traço de caráter pode ser usado de uma maneira boa e, às vezes, de maneira ruim. No entanto, o Bom Pastor não abandonou Arão por causa de seus pecados, embora tenha perdido o desfrute de privilégios espirituais por meio de sua posterior recusa em obedecer aos mandamentos de Deus em Meribá. Mas é maravilhoso saber que os pecados de Arão não impediram que ele fosse reunido pelo Bom Pastor no final da jornada da vida. O que foi verdade sobre ele também será verdadeiro para todos os crentes - afinal são os pecadores salvos que estão reunidos!

Aaron foi reunido para sua comunidade. Ele viveu entre os israelitas, mas não foi reunido a eles quando morreu. Em vez disso, ele os deixou como comunidade, embora muitos deles também estivessem na comunidade para a qual ele foi. Nessa nova comunidade, ele teria se juntado aos espíritos de sua irmã Miriam e seus pais Amram e Joquebede e seus ancestrais na linhagem de Abraão. Ele também teria se juntado a todos aqueles que haviam se tornado membros daquela comunidade muito antes de Abraão ter sido chamado por Deus, indo até o próprio Abel. Com cada chegada, o céu estava aumentando em sua população.

Como Aaron deixou este mundo
Quando Aaron foi para sua nova comunidade, ele não foi lá como sumo sacerdote. No topo do Monte Hor, Moisés despojou Arão de suas vestes sacerdotais e colocou-as em seu filho Eleazar. Sem dúvida, Aaron ficou satisfeito em ver a continuação desse papel sendo assegurada para o povo de Deus. No entanto, no que lhe dizia respeito, ele não era mais sumo sacerdote. Este é um lembrete de duas coisas: primeiro, ele não chegou ao céu porque era o sumo sacerdote e, segundo, seu papel no céu não será o mesmo que ele teve na Terra. Isto pode parecer óbvio, mas temos que lembrar que o céu não é terra continuada. É mais do que uma mudança de localização, envolve também uma mudança de atividades e capacidades.

Arão também morreu contente. Este aspecto foi bem expresso por Mattew Henry, que observou: "Rapidamente, depois que ele foi despojado de suas vestes sacerdotais, deitou-se e morreu contente; pois um homem bom desejaria, se fosse a vontade de Deus, não sobreviver à sua utilidade. Por que deveríamos cobiçar a continuar por mais tempo neste mundo do que enquanto podemos fazer a Deus e à nossa geração algum serviço nele? ”Arão sabia que havia passado muitos anos a serviço de Deus e que agora estaria com seu Deus. E ele estava calmo e feliz por fazer isso.

Quando Aaron foi para sua nova comunidade, ele não foi dispensado. O povo de Israel chorou por ele durante trinta dias (o período usual de luto foi de sete dias, de modo que fazê-lo por um mês mostra a alta consideração que Aaron recebeu). Eles fizeram isso apesar de suas falhas porque perceberam que um gigante em Israel havia caído. Muitas vezes é o caso que o valor de uma pessoa é reconhecido depois que ele ou ela foi embora. Talvez a maior parte de sua dor tenha sido a lembrança dos murmúrios que ocorreram em Meribá, que levaram Moisés e Arão ao pecado. Mas sem dúvida eles também se lembraram das inúmeras vezes em que ele liderou seus cultos de adoração quando se aproximaram de Deus.

Quatro breves comentários
Há quatro breves comentários que podem ser feitos sobre esse incidente. Primeiro, podemos ver na morte de Aarão a dignidade da fé. Aqui está um homem que é forte o suficiente para subir uma montanha, mas que é submisso o suficiente para aceitar a vontade do Senhor para sua vida. Se ele não estivesse agindo com fé, ele teria resistido ao processo. Certamente, como diz Calvin, a mente de Aaron "foi levantada para a esperança de uma ressurreição abençoada, de onde surge uma prontidão alegre para morrer". Aqui está um exemplo de como morrer. A conta é tão trivial porque Aaron passou por isso com uma fé simples e expectante.

Em segundo lugar, a perspectiva e a experiência do céu compensaram Aaron por não ter um lugar proeminente no mundo. Aaron, como vimos, era um homem muito talentoso e talvez ele pudesse ter ido longe. No entanto, como seu irmão mais novo, ele escolheu servir o povo de Deus. Ao fazer essa escolha por amor por eles, ele realmente escolheu o caminho para o sucesso, porque será altamente recompensado no céu.

Terceiro, o céu compensou a Aaron pelos problemas que surgiram em sua família. Ele teve a terrível experiência de ver dois de seus filhos experimentarem o julgamento de Deus por causa de suas atitudes em relação à causa de Deus. Tenho certeza de que ele carregou esse fardo com ele pelo resto de seus dias. É improvável que seja levantado enquanto estiver neste mundo. No entanto, ele teria ido embora quando ele foi reunido para seu povo. De maneiras que não podemos entender agora, os eventos inexplicáveis ​​e tristes na jornada da vida serão tratados pela experiência da glória.

Em quarto lugar, o céu compensou as experiências espirituais que lhe foram negadas por causa de sua própria insensatez. Ao ficar ao lado de Moisés em Meribá, quando ele feriu a Rocha duas vezes em desobediência às instruções de Deus, Arão teve sua entrada negada na Terra Prometida. Sem dúvida ele ficou desapontado com esse desenvolvimento e talvez estivesse em sua mente quando subiu ao Monte Hor. No entanto, quer tenha sido ou não, a solução para negar nesta vida é a plenitude da próxima vida. Um momento no local da reunião lidaria com qualquer sensação de perda que Aaron conhecesse.

O que Deus pensou de Aaron
Quero dizer, com este título, perguntar: Deus permitiu que Arão fosse mencionado novamente na Bíblia e de que maneira? Aqui estão duas referências.

Primeiro, muitos séculos depois, o Senhor fala ao seu povo sobre seus pecados e delineia sua bondade para com eles. Uma das coisas boas que ele mencionou é que ele deu Aaron, juntamente com Moisés e Miriam, para ser os líderes de seu povo. Sua contribuição no início da história da nação foi tal que eles nunca deveriam esquecê-la, e Deus os lembrou dos nomes de seus servos.

Em segundo lugar, o Senhor queria ser elogiado por enviar Arão para liderar seu povo. Podemos ver isso da maneira como ele inspirou os salmistas para incluir o nome de Aaron em suas músicas (Sl. 77:20; 105: 26). No Salmo 99: 6-8, o Senhor queria ser louvado por ter atendido as orações de Aarão, embora ele também tenha sofrido punição divina por seus pecados.

Podemos concluir esta meditação aplicando a Aaron um verso do Salmo 116: "Preciosa aos olhos do Senhor está a morte de seus santos" (v. 15). Além das muitas bênçãos que Aaron recebeu no dia de sua partida, é evidente que foi um dia que o Senhor valorizou muito e, de fato, registrou seus detalhes para aprendermos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado