Tribulações no casamento - Qualidades nos Defeitos


Realmente não é nada fácil quando estamos passando por problemas, mas como ontem a noite uma pessoa muito especial me falou por um áudio no whatsapp: "A prova da gente ninguém pode passar, então vamos encarar com fé e com alegria no Senhor."
Quando estas provas estão ocorrendo em nossos casamentos, dá vontade de jogar tudo para o alto e fugir para longe, mas o recado de hoje é: Não fuja para longe do teu cônjuge, mas para cada vez mais perto de Deus. 
Seja honesta. Se lhe pedíssemos para anotar as fraquezas do seu cônjuge, quantas você conseguiria listar em um minuto? E se eu desse o mesmo tempo para que listasse as qualidades? Será que esta lista seria menor?
A verdade é que muitas das "fraquezas" que vemos em nossos cônjuges hoje pareciam pontos fortes quando nos os conhecemos.
Com o tempo, nossas perspectivas mudaram. Por exemplo, a impulsividade que era tão divertida e atraente no namoro agora pode parecer imprudência ou falta de disciplina. 
Ou de outro lado, a rigidez e disciplina que fizeram você se sentir tão segura quando namorava agora podem fazer você se sentir como se estivesse morando com alguém extremamente crítico, que vê defeitos em tudo e todos. 

Propositadamente diferente

Se você viu os pontos fortes de seu cônjuge se transformarem em "fraquezas", talvez seja hora de reavaliar sua perspectiva. Comece lendo 1 Coríntios 12. 
A principal aplicação deste capítulo das Escrituras é explicar como Deus distribuiu diferentes dons espirituais por toda a igreja. Deus deixa claro que Ele deu a cada um de nós diferentes dons, forças e habilidades, para que não sejamos todos "olhos" ou todos "ouvidos".
Ainda há mais. Vejamos o versículo 18: 
"Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis"
Em outras palavras, Deus não apenas criou nossas diferenças, mas também nos colocou ao lado de pessoas diferentes de nós, a fim de proporcionar uma ótima saúde à Igreja. O corpo de Cristo é composto de opostos.
E o que é verdade sobre a Igreja também é verdadeiro para casais. Seu cônjuge não foi colocado ao seu lado para frustrá-la, mas para complementá-la. Estas características que hoje te incomodam podem ajudar e até protegê-la.
A chave para a proximidade a longo prazo e o aumento do comprometimento conjugal vem da compreensão dos daquilo que você considera como defeito de seu cônjuge. 
E infelizmente, nós temos como tendencia acharmos que tudo aquilo que não seja à nossa imagem e semelhança é um defeito. 
Conheço casais tão diferentes entre si. Vou dar como exemplo João Cida, nomes fictícios para personagens reais. 
Deus deu a João e Cida personalidades diferentes e, como tal, ambos respondem a várias questões de maneira diferente. 
Por exemplo, se eu fizer a seguinte pergunta aos dois:
Você está confiante ou desconfiado quando se trata de conhecer novas pessoas ou receber novas informações?
João é naturalmente confiante; sua esposa, Cida, por outro lado, quer verificar os fatos e analisar tudo.
O fracasso de João em apreciar a força de Cida nessa área levou a um erro irreversível logo que eles se casaram. 
Cida era professora uma funcionária publica já a algum tempo e já havia adquirido o seu próprio apartamento, faltando cerca de 10 anos para terminar de pagar.  
Ao se se casarem, ela entregou os planejamentos financeiros para João cuidar.  Então, ele conheceu um corretor de imoveis na igreja e começou a tratar da venda da casa. O corretor tinha explicado que se ele vendesse a casa e investisse direito, em menos de um ano ele teria duplicado o dinheiro e conseguiria comprar um outro imóvel bem melhor e já quitado. 
Apesar dela relutar, aceitou vender a casa. Hoje, passado quase vinte anos, eles ainda estão pagando o financiamento de um apartamento pequeno demais para o casal e seus dois filhos. 
Infelizmente, João estava tão confiante na época que não questionou o corretor sobre os riscos e com isto, ele perdeu cada centavo da venda do imóvel em menos de um ano, por ter colocado todo o dinheiro num investimento de altíssimo risco.
Cida estava feliz? Não. Mas entendeu que a impulsividade de João era um desafio para a sua personalidade ansiosa e  e por que Deus tantas vezes coloca opostos ao nosso lado. Apesar de tudo não desistiu de João e nem do relacionamento. 
Se pararmos para analisar o casal, é óbvio por que Deus colocou Cida ao lado de João. Hoje, em vez de encarar a previsibilidade de Cida como frustrantes, João percebe que ela foi colocada em sua vida para protegê-lo e equilibrá-lo em sua impulsividade e hoje em dia ele sempre procura envolver Cida em  decisões financeiras importantes.
Vemos muitas diferenças conflitantes em casais. As vezes um dos cônjuges é mais pro-ativo, o outro é mais passivo. E cada característica particular irrita ao outro, pois a pessoa que é proativa quer resolver tudo rapidamente, sem enxergar que a passividade, ou calma, se preferir dizer, pode ser extremamente vantajosa em situações que exigem uma abordagem mais silenciosa e diplomática. 
Tente resolver imediatamente todos os problemas em sua casa e observe quantos outros problemas serão criados. Ter habilidades de resolução de problemas com equilíbrio da passividade e da proatividade em sua casa pode ser uma tremenda vantagem.
Algumas pessoas preferem tomar decisões lentamente, querendo entender o impacto que suas decisões terão sobre outras coisas e pessoas. Outros se sentem mais à vontade para tomar decisões rápidas - até o ponto em que chegam em casa e anunciam: "Querida, adivinhe, pedi demissão do serviço e nós vamos nos mudar na próxima semana!"
Quando cada parte do casal analisa a habilidade do outro, eles podem então agir decisivamente - sem ser precipitado.
Um de vocês gosta de seguir regras e procedimentos padrão e o outro se sente mais à vontade para correr riscos?
Pense em um jogo de basquete. Digamos que você seja o treinador, seu time perdeu dois pontos e só há tempo para mais um arremesso. Você preferiria o empate mais previsível de dois pontos para empatar o jogo, ou faria seu melhor jogador tentar uma tacada de três pontos para vencer?
Novamente, no corpo de Cristo e em um casamento, é bom ter os dois tipos de abordagem. Há momentos em que precisamos de pessoas com coragem para correr riscos e outras em que precisamos de pessoas com sabedoria para agir com cuidado e consideração.
Minha oração de hoje é que você compreenda que Deus tinha a mão dele para criar suas diferenças e que aprenda a apreciar seus pontos fortes e os de seu cônjuge. Talvez essas "fraquezas" comecem a parecer mais pontos fortes mais uma vez.
Oração:
Antes de tudo quero dizer que hoje o Senhor me moveu a orar pelo casal, pois muitas estão perdendo as suas forças em meio as tribulações querendo desistir e precisam de ter as suas forças restabelecidas para poderem interceder por seus conjuges com excelência.
Senhor admito a sua grandeza, soberania e realeza. Tú nos criastes a sua imagem e semelhança, cada um com características e habilidade próprias, cada um formado de forma singular e única. 
Tú és poderoso, vestido de majestade,  armado com força, compassivo, gracioso, lento para se enfurecer e cheio de amor. Fizeste os céus, formou a terra seca, e a sua fama permanece por todas as gerações. Não dormes, mas vigia nossas vida.

Próximos Eventos – Encontro de Casais com Cristo (ECC ...
Diante de tua sabedoria, me coloco na noite de hoje para clamar pela vida de meu cônjuge, pela minha vida e  pelo nosso casamento.
Eu peço ao Senhor para fortalecer a nossa união, para que a gente confie totalmente em teus propósitos em relação à nossa vida e nosso casamento.
Tú és fiel e constante, diferente de nós que somos muitas vezes volúveis. Muitas vezes ficamos cansados e exaustos, mas eu oro para que meu marido e eu aprendamos a esperar em Ti e então termos as nossas forças renovadas, que sejamos mais otimistas ao enxergamos um ao outro. 
Nesta minha oração de hoje, clamo por uma nova visão de meu marido, pois sei que se eu fraquejar meu amado será afetado.   Tu fortaleces o cansado e ofereces grande vigor ao que está sem forças e por vezes sentimos cansaço de tantas lutas. 
Com a Tua ajuda, queremos nos esquecer das coisas que  ficaram para trás e avançar para as que estão adiante. Deus, nós vamos prosseguir para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do Teu chamado celestial para nós, em Cristo Jesus. 
Estamos seguros de que o trabalho que Tu começastes em nós será completado. Não importa o que apareça pelo nosso caminho, Senhor, podemos  todas as coisas pela Tua perfeita força e unidos seremos mais fortes, mais otimistas, mais produtivos.
Oro também por todos os casais deste grupo, maridos e esposas, pedindo que todos confiem em Ti de todo o coração e que não venhamos nos apoiar no nosso próprio entendimento a respeito de nossas necessidades, nossas habilidades e caracteristicas
Em todos os aspectos, que todos venham a te reconhecer e ter os caminhos direcionados por Ti. 
Tú sabes melhor porque Seus caminhos são mais altos que os nossos, e Seus pensamentos são mais altos que os nossos.
Sem fé, é impossível agradar a você, por isso desejo que todas nós e seus respectivos maridos, se aproximem de Ti, crendo  nos benefícios a serem recebidos por todos os que Te buscam.
Mais proximos de Ti, teremos nossos corações inundados pelo amor, pelo perdão, pela humildade

Deus, você  chama de abençoado aqueles que não te viram mas creram. Então que todas nos e nossos maridos sejam chamados de abençoados por Ti. Tú cumpres suas promessas. 
Tú és a nossa morada, nosso força e nossa defesa.  Formaste o nosso olho, desenhou a sobrancelhas e nossos lábios. Formaste o nosso ser e és a cabeça de nosso corpo. 
Determinaste o número de estrelas e as chamou pelo nome. Deus, você é o Alfa e o Ômega, o começo e o fim, o primeiro e o último, e não há ninguém em todo o mundo como você. Cuide de nós e dos nossos casamentos, em nome de Jesus, Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado