Onde está Deus no Livro de Ester?

Introdução
Quando os justos governam, o povo se alegra;
quando os perversos estão no poder, o povo geme.
Proverbios 29:2 NVT

Foi em um tempo como este que Ester e Mordecai viveram. O rei Xerxes era  um rei perverso. O escritor do livro explica que, Xerxes era um tolo: ele provavelmente pediu à rainha Vashti que fizesse uma aparição diante de seus convidados bêbados sem suas roupas e a destronou porque ela discordou.

Xerxes era imaturo e mal governante: ele desperdiçou o dinheiro dos impostos das pessoas em banquetes que duraram meses, para mostrar sua riqueza e impressionar seus convidados com a grandeza de seu reino.

Xerxes era um pagão: ele não era um adorador de nosso Deus. Em questões de urgência, ele consultou astrólogos e magos que davam conselhos de acordo com a leitura dos fenômenos celestes.

Xerxes era corrupto: Ele aceitou de bom grado o suborno de Hamã em troca de permissão para a matança em massa de judeus. Dez mil talentos de prata pesavam pelo menos 375 toneladas e equivalia a dois terços da renda anual do império persa. (Sua rejeição da prata de Hamã foi apenas um exemplo de educação oriental que na verdade não significa que ele rejeitou o pagamento).

Inquestionavelmente, Satanás explorou as falhas no caráter do rei para elaborar um plano para livrar a terra dos judeus porque é através deles que o Messias nascerá. Nós já sabemos que Deus usa um homem para realizar seus planos. Da mesma forma, Satanás também usou pessoas diferentes em épocas diferentes (Judas - Lucas 22: 3). No livro de Ester Xerxes e Haman se tornam seus instrumentos e lemos como Deus usou uma mulher para frustrar o plano de Satanás.

Alguns pregadores atribuem um peso significativo às virtudes das pessoas que salvaram os judeus de certo genocídio. Este sermão, no entanto, é sobre a providência de Deus e sua capacidade de realizar sua vontade, apesar das imperfeições de seu povo.

A mão invisivel de Deus:
Leia: Ester 1: 1-22

O livro de Ester é freqüentemente examinado pela falta de qualquer referência a Deus nele. Isto é provavelmente porque Deus ficou muitíssimo silencioso durante este período, quando o pecado de Israel contra ele atingiu o seu pico. Este silêncio não significa que Deus estava inativo. (Ele não deixou o seu povo para trás para morrer nas mãos de um rei pagão.) Ele estava realmente trabalhando em segundo plano em silêncio e desconhecido para seu povo.

Ele previu que a própria existência de Israel seria ameaçada (mesmo antes de ele lançar as fundações da Terra. Mesmo antes de Ester ser formada no ventre de sua mãe, Deus planejou usá-la para realizar sua missão de resgate bem debaixo do nariz do rei. )

Sua mão invisível é bem evidente por trás do destronamento da rainha Vashti e da busca por uma nova rainha. Em vez de procurar uma garota com uma ascendência respeitável e nobreza, o que Ester não tinha, as únicas qualificações que os conselheiros esperavam eram que a garota fosse atraente e virgem. No perfeito planejamento de Deus, Esther não era apenas atraente, mas incrivelmente bonita.

Lição: O atributo paternal de Deus é a razão pela qual ele silenciosamente trabalhou nos bastidores para libertar seu povo. O coração paternal não é uma qualidade atribuída a Deus no Antigo Testamento. Sua natureza paterna ainda pode ser vista em muitas coisas que Ele disse e fez, especialmente no livro de Ester. Embora ele tenha usado os babilônios para disciplinar seu povo, ele nunca permitiu que seu povo morresse nas mãos dessas nações invasoras.

A beleza da disciplina de Deus é que ele não administra disciplina por ódio por seus filhos. É um ato de correção motivado por um profundo amor por nós. É temporário porque Deus restaura o disciplinado, (Ilustração: “A mão beijada”). O novo testamento também confirma essa conclusão (Hebreus 12: 6). Infelizmente, um número considerável de pessoas perdeu o coração em Deus quando ele esperou por 70 anos para trazer a restauração.

A verdade a ser tirada dessa análise é por mais dolorosas e frustrantes que possam parecer, mas não devemos desanimar de Deus quando nos disciplina. Ao nos disciplinar, Deus não pretende nos abandonar para morrer, mas para nos trazer de volta aos nossos sentidos corretos. Quanto mais cedo nos arrependemos, mais cedo ele nos restaura.

Mas a disciplina não é a única razão pela qual Deus permanece em silêncio. A edificação espiritual do crente é outra razão pela qual Deus pode permanecer quieto em tempos de crise (1 Reis 19: 11-12).

 Pode haver alguns de vocês aqui hoje que dizem “Eu tenho orado por anos. sem uma resposta de Deus ”. Deus nunca é cedo demais ou tarde demais. Sua oração não respondida não implica que o Senhor não esteja mais ativo em sua vida. Ele está realmente se preparando para enviar a resposta, mas de uma maneira muito mais gloriosa que você e eu não podemos nem imaginar.

O bem e o mal
Leia: Ester 2: 1-23

Mordecai acreditava que o fim justifica os meios. Ele provavelmente se preocupou com o futuro de Esther porque ele era o único protetor que ela tinha e não haverá ninguém para cuidar dela depois de sua morte. Quando o rei anunciou a busca por uma potencial rainha, Mordecai considerou uma oportunidade. Ele encorajou Esther a esconder sua verdadeira identidade para que ela não seja considerada desqualificada. (Enquanto os outros pais escondiam suas filhas. É por isso que uma busca tinha que ser realizada.)

Esther não era uma judia comprometida também. Ela obedeceu as instruções de Mordecai ao pé da letra. Ao contrário de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego, ela comprometeu totalmente a sua caminhada com Deus (Ester 2: 8). Ela violou todas as leis dietéticas. Ela se casou com um rei pagão. Essa condição definitivamente nos faz perguntar por que Deus levou Esther a uma situação tão comprometedora?

A resposta é encontrada em Gênesis 50:20 “Quanto a você, você queria me prejudicar, mas Deus planejou isso para um bom propósito, para que ele pudesse preservar a vida de muitas pessoas. Foi a falta de fé de Mordecai em Deus que a colocou nessa situação, não em Deus. Deus apenas permitiu e trouxe um bem maior usando a posição elevada de Ester como rainha para salvar a vida de muitos (Ester 4: 14c)

Lição: Como cristãos, devemos aprender a reconhecer a mão de Deus no meio do crescente pecado global e das catástrofes. Essas coisas não devem nos preocupar ou nos deixar ansiosos com o futuro. A existência do povo carnal na igreja não deve nos desencorajar de seguir a Deus de todo o coração, porque Deus é plenamente capaz de trazer o bem de toda má situação.

Nós somos seus instrumentos
Leia: Ester 4: 1-17

Deus é capaz de usar qualquer um para seus propósitos. Ele não estava limitado a usar apenas Esther (Ele até usou um burro uma vez - Números 22:28). Mas ele repreende a desobediência. O modo como Deus lidou com os outros que se recusaram a obedecer a seu chamado sustenta essa conclusão (Moisés - Êxodo 4:14, Jonas - Jonas 1: 4-5). Ester também agiu com relutância e, em grande medida, em interesse próprio (Ester 4:11).

Deus usa métodos diferentes para repreender as pessoas à obediência. Em Êxodo, o próprio Deus repreendeu Moisés à obediência (Êxodo 4:14). No livro de Jonas ele usou uma tempestade para convencer o profeta em fuga (Jonas 1: 4-7). No livro de Ester, Deus usou Mordecai como um homem ímpio para repreender Ester à obediência.

Outro tema bíblico no livro de Ester é a providência divina que segue as pessoas que Deus usa para servir aos seus propósitos (Jonas 1:17). O fim teria sido muito diferente Se não fosse pelo Senhor que deu graça e favor a Ester aos olhos do rei, quando ela entrou em seu átrio interior sem ser convocada (Ester 5: 2).

Lição: Ser um instrumento de Deus é o mais alto grau de honra que qualquer humano pode ter. Esther teve o privilégio de desempenhar o papel fundamental na maior missão de resgate que o mundo já viu. No entanto, por causa de sua atitude descuidada, ela não sabia que era o Senhor Todo-Poderoso que a usava para sua glória.

Ela não respondeu à hora da necessidade sem uma repreensão de Mordecai (Ester 4:13). Mesmo quando ela finalmente concordou em interceder com o rei em nome dos judeus, foi porque ela não tinha outra opção (Ester 4: 16d). Se ela tivesse reconhecido o chamado divino em sua vida e obedecido fora de submissão a Deus, sua vida nunca mais teria sido a mesma.

Como qualquer outra coisa que fazemos, no ministério também devemos dar nosso coração a ela. O perigo em obedecer ao chamado da obrigação é que nunca encontraremos satisfação no trabalho que fazemos para Deus. É por isso que Esther não se contentou com a libertação de seu povo e escreveu um decreto autorizando os judeus a massacrar e saquear seus inimigos com a permissão do rei.

Conclusão
As altamente questionáveis práticas morais e éticas de Mordecai e Ester fazem o livro soar como algo que não deveria estar na Bíblia. No entanto, ao contrário dos autores das outras escrituras sagradas, os escritores da Bíblia nunca tentaram esconder os fracassos do povo de Deus. Quando Deus, o autor das escrituras inspirou os seres humanos a escrever a Bíblia, assegurou que os fatos negativos e embaraçosos também estão incluídos, de modo que servirão de exemplo para nós. O mesmo poderia ser dito sobre o livro de Ester.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado