O lava-pés


Pergunta: Qual é o significado por trás de Maria lavando os pés de Jesus antes de sua crucificação?
Resposta: Os versículos bíblicos em questão a respeito da lavagem dos pés são encontrados no livro de João, capítulo 12.

No desenrolar da história percebe-se que Maria era mais  madura espiritualmente  do que sua irmã, Martha. Ela também estava mais interessada no que Jesus tinha a dizer e adotou como prática sentar-se aos pés dele, para poder ouvir cada palavra que ele falava em sua presença (Lucas 10:39).
O versículo 2 do capítulo afirma que Marta fez o jantar de Jesus. Marta estava sempre ocupada e ativa. Ela se empenhava tanto em servir que às vezes sentia falta de que algo ainda mais importante precisasse de sua atenção (Lucas 10:38 - 42). ]
Todas nós temos um pouco de Marta e Maria dentro de nós. Muitas vezes ficamos tão ocupadas com nossas tarefas domésticas, profissionais, acadêmicas e familiares, que não damos a atenção devida ao nosso cônjuge. Ao lavar os pés de nosso esposo, estamos dedicando alguns poucos minutos diretamente com àquele com quem escolhemos compartilhar nossos melhores e piores momentos.

Ao ungir Seus pés e limpá-los com os cabelos, Maria demonstrou humildade, gratidão e também afeto a Jesus, a  quem amava profunda e sinceramente. Suas ações estão intencionalmente na Bíblia para nos fazer lembrar eternamente o que ela fez. Ao lavarmos os pés dos nossos maridos, estamos também demonstrando humildade e afeto aos nossos maridos. Muitas vezaes esposas questionam se os maridos podem lavar os pés das esposas e a minha resposta é: Logico que sim, com certeza. Lavar aos pés dos outros não quer dizer que um é superior ou inferior do que o outro, mas demonostra que a pessoa não se sente superior ao outro. Voce consegue entender a diferença?
Você ama ao seu marido? Voce tem gratidão a ele por tudo o que já passaram juntos? Demonstre.
Voce não tem mais amor ou gratidão? Restou so amargura, dor e ressentimento? Perdoe e tente se lembrar daquele homem por quem voce se apaixonou, por quem voce não via a hora de se encontrar, e que cada minuto longe era como se fosse uma eternidade. E uma das maneiras de fazer isto, é toca-lo, com calma e mansidão. Mude o comportamento de estar sempre na defesa, com os muros erguidos por medo de ser ferida. Derrube esta muralha e reconstrua o relacionamento. Abandone o orgulho. Eu costumo dizer que tem pessoas que tem pecados de estimação, mas existem outras que tem traumas de estimação. Em virtude de algo que aconteceu no passado, a pessoa fica presa naquele momento e não se permite superar o trauma, que pode ter sido pais ou outros adultos  abusivos, omissos ou ausentes, ou quem sabe um relacionamento afetivo anterior onde faltava-se o respeito, onde a pessoa te humilhava. Não importa. Cada pessoa sabe o que pode ter ocof=rido em sua vida e lhe causado dor. Mas temos que deixar estas lutas de lado e enfrentar o que temos a frente e não ficar presa naquele trauma como se aquilo fosse um troféu.
Já ouvi muitas vezes pessoas citando uma passagem bíblica que não existe dizendo em voz alta: Os humilhados serão exaltados. Mas eu quero te garantir que esta passagem não existe na Biblia. O que a Palavra de Deus diz é que os que se humilham serão exaltados. Ou seja, até o ato de voce lavar os pés de seu marido achando que por causa disto, voce esta se humilhando e com isto receberá a recompensa, voce na verdade está baseando o ato na c=necessidade de se exaltar e de ser reconhecida. Consegui me explicar?
O ato de lavar os pés de nossos maridos não deve ser visto como um ato de humilhação, mas de amor. Um ato onde reconhecemos que é um prazer servi-lo, toca-lo, dedicar um tempo exclusivamente para ele. E se ele quiser fazer o mesmo para você, aproveite...

Veja que Jesus, , em menos de uma semana depois que Maria lavou os seus pés, enrolava uma toalha em volta da cintura e lavava os pés de TODOS os seus discípulos, incluindo Judas, a quem ele sabia que iria trai-lo. Nosso Pai Celestial valoriza muito a humildade e o amor, que são críticos no caráter de um verdadeiro cristão.

Eu digo mais. A ocasião de lavar os pés de seu marido não precisa ser única no seu relacionamento. É minha convicção que, uma vez casado, você deve sempre reservar um tempo todo ano para lavar os pés um do outro.
Para lavar os pés de alguém, você precisa do coração e da humildade de um servo - dois ingredientes vitais para qualquer casamento.
Antes de Jesus lavar os pés dos discípulos, eles discutiam entre si sobre quem era o mais importante, quem era mais favorecido, quem tinha mais autoridade.
Muitas vezes, antes que percebamos, a mesma coisa acontece em nossos casamentos. Começamos a sentir que estamos fazendo muito mais trabalho do que nosso cônjuge, ganhamos mais dinheiro, nosso cônjuge não faz o suficiente por nós.  É o lado Marta falando mais alto. Em outras palavras, em um casamento, vocês dois são iguais. Você pode ter responsabilidades diferentes, mas uma pessoa não tem o direito de 'dominá-la' sobre o parceiro.
Experimente lavar os pés dele de novo. Meu marido esta semana reclamou que o sapato dele estava machucando seus pais. É a deixa que eu precisava para dar a ele uma demonstração de meu amor por ele. E não apenas isto. Ao lavar os pés dele,  paramos todas as outras atividades. Não da par lavar os pes dele e assistir uma TV.  Se ele estiver lavando os seus pés, É a  hora de olhar para a cabeça inclinada de seu cônjuge sobre os meus pés, de ficar calada e refletir sobre seu casamento.
Se você estiver lavando, é hora de massagear suavemente os pés do seu parceiro e pensar no que esses pés representam para mim, para a familia e para o mundo que nos cerca.
Ao nos lembrarmos deJesus lavando os pés dos discípulos, vemos o Deus que se fez carne servindo aos pecadores. Infelizmente, no nosso casamento, muitas vezes este servir ao outro se torna um fardo, e é nestes momentos que precisamos da presença de /deus em nossos casamentos para que nosso casamento se torne luz.
Ajoelhar e lavar os pés de seu cônjuge é uma das melhores maneiras de permitir que a luz de Deus brilhe em seu casamento.
Lavar os pés uns dos outros não é uma forma de se humilhar, mas uma forma de demonstrar o nosso amor àquele a quem nos escolhemos amar, até que a morte nos separe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado