Tabela de custos das Indulgências no fim da Idade Média na Europa



Para diminuir a culpa e a pena dos pecadores, a Igreja Católica Apostólica Romana, em fins da Idade Média Européia, passou a fazer “negócios” com o perdão em troca, claro, do patrimônio dos desafortunados. Segundo Jacopo Fo., Sergio Tomat e Laura Malucelli, em "O livro negro do cristianismo – Dois Mil Anos de Crimes em Nome de Deus", durante o Pontificado do Papa Leão X (1513 – 1521), essa prática atingiu o seu auge. Segue uma lista com alguns dos perdões previstos e seus respectivos valores para obter o perdão:


 1. O eclesiástico que incorrer em pecado carnal, seja com freiras, primas, sobrinhas, afilhadas ou, enfim, com outra mulher qualquer, será absolvido mediante o pagamento de 67 libras e 12 soldos.
2. Se o Eclesiástico, além do pecado de fornicação, pedir para ser absolvido do pecado contra a natureza ou bestialidade, deverá pagar 219 libras e 15 soldos. Mas tiver cometido pecado contra a natureza com crianças ou animais, e não com uma mulher, pagará apenas 131 libras e 15 soldos.
3. O Sacerdote que deflorar uma virgem pagará 2 libras e 8 soldos.
4. A Religiosa que quiser ser abadessa após ter se entregado a um ou mais homens simultaneamente ou sucessivamente, dentro ou fora do convento, pagará 131 libras e 15 soldos.
5. Os sacerdotes que quiserem viver em concubinato com seus parentes pagarão 76 libras e 1 soldo.
6. Para cada pecado de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo.
7. A mulher adúltera que pedir a absolvição para se ver livre de qualquer processo e ser dispensada para continuar com a relação ilícita pagará ao Papa 87 libras e e 3 soldos. Em um caso análogo, o marido pagará o mesmo montante; se tiverem cometido incesto com o próprio filho, acrescentar-se-ão 6 libras pela consciência.
8. A absolvição e a certeza de não ser perseguido por crime de roubo, furto ou incêndio custarão ao culpado 131 libras e 7 soldos.
9. A absolvição de homicídio simples cometido contra a pessoa de um leigo custará 15 libras, 4 soldos e 3 denários.
10. Se o assassino tiver matado dois ou mais homens em um único dia, pagará como se tivesse assassinado um só.

 A lista da “safadeza” é longa, segue com pelos menos 35 condições de pagamento.
A Reforma de Martinho Lutero foi em grande parte uma resposta à venda de indulgências por João Tetzel, um frade dominicano, delegado do Arcebispo de Mainz e do papa. O objetivo desta campanha de angariação de fundos foi o financiamento da Basílica de São Pedro em Roma. O príncipe-eleitor, Frederico III, o Sábio, príncipe da Saxônia proibiu a venda de indulgências em seu território, então os fiéis viajavam para lhas adquirir e retornavam apresentando-as aos sacerdotes quando se confessavam, afirmando que não mais necessitavam de penitenciar pelos seus pecados, uma vez que o documento os perdoava. Foi o estopim para que Lutero afixasse as 95 teses na porta da igreja castelo em Wittenberg, na Alemanha, a 31 de Outubro de 1517 dando início à Reforma Protestante.

Comentários

  1. Boa noite! Como fazer o processo para ter uma idéia de quanto custaria a indulgência nós tempos de hoje. Qual o valor da libra e do soldo? O denário eu sei que era um dia de trabalho. Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Gratidão em Tempos Dificeis

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus