A presença de Deus



Sermão: A presença de Deus

II Samuel  12:9
Ilustração:
Alguns cavalheiros que pertenciam a uma Associação Bíblica, visitaram uma anciã e lhe perguntaram se possuía uma Bíblia. Ela se incomodou muito por lhe terem feito essa pergunta e respondeu: – Vocês crêem que eu seja uma pagã, para me fazerem tal pergunta? Em seguida chamou uma criança a quem disse: – Corra, tire a Bíblia do caixão e traga para que eu mostre a estes senhores. Eles disseram insistentemente que não era necessário fazer aquilo; porém ela respondeu: – Quero que vejam com os seus próprios olhos que não sou uma pagã. Pouco depois lhe trouxeram um Bíblia cujas páginas estavam em bom estado de conservação. Quando a senhora a abriu, exclamou: – Oh! quanto gostei de que os senhores me houvessem visitado e perguntado pela minha Bíblia! Aqui estão os meus óculos; eu os estava procurando há três anos e não havia meio de os achar. Não houve razão para chamar de pagã a essa mulher? Com efeito, ela estava vivendo como uma pagã ignorante da Palavra de Deus, o que é um esquecimento criminoso.
– Compel Gray.  do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966
Introdução: Davi era uma pessoa que amava pela presença de Deus. Ele reconhecia que a presença de Deus era fundamental para o seu sucesso.
Quando ele foi ungido rei, a primeira coisa que ele fez foi trazer a arca da casa de Obede-Edom.
Produziu cerca de 73 Salmos e ele entendia que a presença de Deus não se apartaria dele enquanto ele fosse fiel e obediente aos mandamentos.
Davi sabia disso porque ele tinha a referencia de Saul Ele viu Saul desmoronar quando a presença de Deus se retirou dele. O que podemos aprender com isso:
Não é porque você foi escolhido que está imune a cair. Saul era tão abençoado por Deus que achava que nunca perderia isso. Se você um dia recebeu uma unção de Deus, cuidado para não perder por causa do pecado.  Saul, ao ter o seu pecado exposto por Deus, não se arrependeu. .
A  ausência de Deus gera melancolia e depressão. Saul, que era anteriormente tão poderoso, quando a presença do Senhor se retirou, recebeu um espirito maligno da parte de Deus (com a permissão dEle), perdeu a unção de Deus) e se tornou depressivo.  Começou a profetizar, porém não era pela parte de Deus.  Chegou a procurar uma bruxa, tanto que ansiava pelo contato com o mundo espiritual. Se sentia injustiçado, achava que todos queriam prejudica-lo, não tinha mais prazer em fazer as coisas, ficou estrupido, mal educado. Como a se auto-destruir. Sabe que pecado traz a morte, mas não para de pecar.
Confessar sem mudar não adianta – Saul reconhecia o seu erro mas não mudava de atitude. (I Samuel 24:17, I Samuel 6:21) Confessar o pecado é necessário, mas você precisa se arrepender. Mas um abismo chama outro abismo. Quando não temos mais o Espirito conosco, não conseguimos romper com o pecado. Quando existe a confissão sem mudança, é porque não existe arrependimento  verdadeiro
Temos que aprender com o erro dos outros. Davi viu a queda de Saul e decidiu trilhar outro caminho.
Não é função do nosso pastor, do nosso líder, mas é nossa função procurarmos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus, de maneira a não fraquejarmos na fé. Devemos buscar, se aprofundar, mergulhar nos braços de Deus e não simplesmente vir a igreja.
Vemos muitas pessoas vivendo do passado, de quando aconteciam coisas incríveis, de manifestações divinas. Porque não acontecem mais? Foi Deus que mudou? Não, fomos nós. Nós somos a igreja de Deus, não podemos acusar aos outros, pois nós somos o corpo, e se a igreja está fria, é  nossa responsabilidade  de aquece-la.
Se as nossas experiências de hoje não são mais iguais as de antes, provavelmente é poruqe estamos perdendo a presença de Deus.
Enquanto Moisés estava se preparando para receber os mandamentos de Deus, o povo havia se esquecido de Deus e estavam fabricando um bezerro de ouro. Eles não estavam mais no Egito, havia comida, água, roupa, mas eles não eram mais fieis e obedientes.
Eles haviam parado de ter prazer na companhia de Deus Pararam de procurar, de adorar. Isso é uma coisa que devemos cada um de nós sempre prestar atenção.
Ao construir u=o bezerro de ouro, eles estavam desprezando a Palavra de Deus. De que adianta nos dizermos que amamos a Deus, se não o obedecemos, ou o obedecemos parcialmente. Pessoas que constroem bezerros de ouro, que querem adorar a Deus do seu jeito e não do jeito que ele mandou.
Mas como podemos recuperar a presença de Deus, como voltar a ter experiências como quando tínhamos quando fomos batizados pelo Espiurito de Deus.  A pergunta é:
Você realmente quer a presença de Deus?
Essa pergunta vem pois Israel, depois que foi liberto do Egito, que peregrinaram pelo deserto por tantos anos, estavam quase chegando na terra prometida que emanava leite e mel. O povo tinha a opção de conquistar todas as promessas sem a presença de Deus. Deus falou para Moisés que ele enviaria um anjo com eles, mas que Ele, Deus, não iria mais com os israelitas.  Eles teriam a terra que emana leite e mel na presença de um anjo, mas sem a presença de Deus.
Moisés sabia que sem a presença de Deus, o pecado ia abundar e não quis. De que adianta fartura sem Deus, de que adianta sucesso profissional, ministerial, conjugal, sem Deus?
Moisés falou que se Ele não fosse com eles, ele preferia não sair do lugar. Nosso comportamento deve ser esse, de se chegar a Deus e expor, que sem ele, não nos faça prosperar nos negócios, não nos faça prosperar no ministério, não nos abra portas de novos relacionamentos se Ele não estiver conosco. Temos que falar para Ele que não queremos um anjo, mas queremos Ele conosco, senão não iremos aguentar.
Se a Sua presença não for conosco, não há motivo para nos mexermos, não há alegria, nem prazer, nem vitória que valha a pena.
Foi a presença de Deus que nos trouxe aqui. A igreja não é uma religião, cheia de dogmas e rituais. A igreja é o corpo de Cristo na terra. Você não foi convidado hoje para estar aqui simplesmente para participar de um culto, mas para cultuar a Deus e procurar a sua presença.
É essa presença que vai nos dar alegria, que vai nos dar força para superar os obstáculos, que vai nos fazer sorrir em meio a luta. Essa presença que abrirá as portas, mas temos que viver de acordo com o que Ele manda. Deus ´se deu por nós, e pede agora, que, para usufruirmos de sua presença, sejamos fieis a Ele e a sua Palavra.
O Reino de Deus não se baseia nas coisas materiais, não é bebida nem comida. O reino de Deus é paz, é justiça. Como posso dizer que sou cristão, e estar deprimido, mal humorado, nervoso, agressivo, ferindo as pessoas a quem eu mais amo e que também me ama. Como posso ser exemplo, como posso levar alguém para Deus se eu mesmo não estou em sua presença. Como levar alguém a um lugar que não conheço?
Para que a presença de Deus voltasse a vida deles eles tiveram que chorar, prantearam, se arrependeram. Arrependimento real vem seguido de tristeza. A gente reconhece que errou, mas ao mesmo tempo conseguimos ver uma luz no fundo do túnel, porque conseguimos enxergar que podemos voltar a viver tudo aquilo que Deus tem para nós.
A Bíblia diz que quando eles ouviram que Deus não ia com eles, começaram a chorar e ninguém colocou os seus “atavios”. Atavios eram enfeites  que eles ganharam dos egípcios, que representavam os deuses de lá.  Eles decidiram se desvencilhar daquilo que ainda lhes traziam lembranças do Egito. E Deus pede isso  para a gente  também. Pode ser que agora alguém esteja pensando: “Mas eu não adoro essas lembranças, são só lembranças.” Mas Deus está falando que essas lembranças estão te amarrando num passado do qual Deus já te tirou. Que Deus não te quer se for dividido. Ele quer que você se volte a Ele totalmente, de todo o seu coração.
Ele quer que você declare que sente saudade dele. Deus mandou  que eles tirassem esses atavios, para então decidir o que Ele ia fazer.
Em Êxodo 33:5 Deus manda que Moisés ordene ao povo tirar os atavios: “Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: diz aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei; tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer”.
Observe: Deus disse que só saberia o que fazer com o povo se cada um tirasse os atavios. Se Deus acompanhasse o povo ataviado consumiria a todos. O fruto da mensagem de Deus foi: arranca os atavios! A Bíblia diz que os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios! “Então os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios desde o monte Horebe em diante” (Êxodo 33:6).
Deus quis mostrar para eles que não dava para ficar com o pé em dois barcos. Nãoi para comer da mesa de Cristo e dos demônios. Qualquer um que quiser ser amigo do mundo, será inimigo de Deus.  Deus está dizendo: quer ter minha presença de novo, então solta as trevas e entra definitivamente na luz.
Moises ergueu uma tenda fora do acampamento. Precisamos também levantar uma tenda para Ele, um lugar de habitação para Ele, um lugar onde Ele possa habitar. E quando Moises entra na tenda, Deus fala para ele: Eu irei contigo!
Moises pediu isso porque ele valorizava a presença de Deus em sua vida. Como filhos de Deus também temos a  promessa de Jesus que Ele estaria conosco em todos os momento (MT 28:20) E ssa presença que nos fortalece e nos capacita. Quando estamos passando por problemas, decepções, podemos contar com a promessa do Senhor.
As vezes nos afastamos de Deus. Isso não é motivo de vergonha. Ocupados com outras coisas, paramos de buscar. Mas se você clamar, se você fizer do teu coração um lugar de habitação, ele entrará e dará um lugar de descanso.
Talvez você já tenha percebido, que por mais que você tenha construído, sem a presença de Deus é difícil prosseguir. Sempre está faltando algo.
Se dobre diante de Deus, se arrependa, clame por Ele e volte a sentir, a viver as experiência incríveis, e a mudança que você espera  se iniciará dentro de você. Não queremos religião, queremos relacionamento.  Hoje é o dia de você tirar a máscara e reconhecer que não tem mais sentido a presença de Deus e clamar. Tire a máscara de crente e se assuma como filho, que chora porque sente falta do pai, que quer o seu colo.

Fale comigo: Eu reconheço que sinto a tua falta. Me perdoe por  ter te afastado. Eu reconheço que sem ti não vou conseguir. Eu quero a tua presença. Eu quero restituição. A partir de hoje vou viver para Ti. Se o Senhor não for, então também não me faças ir. Enche-me, Senhor, em nome de Jesus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado