O que não é submissão feminina?


Essa semana uma pastora, com mais de trinta anos de mnistério estava levantando questões sobre  a submissão das mulheres ao homem. Fiquei pensando, essa pastora mesmo, está sozinha há mais de vinte anos. Como ser submissa se não há marido? E hoje em dia está muito comum mulheres que são as chefes de família por causa de viuvez, divórcio, etc. 

Afinal, o que é submissão feminina?
Esse é mais um paradigma a ser quebrado na religião cristã. Afinal, o que regula um casamento não deve ser a submissão, mas sim o respeito e o amor. 
Me foi apresentado  texto abaixo: 

“Permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja”.
1 Coríntios 14:34,35.

 Quando Paulo estabelece o postulado em várias de suas epístolas, ele está tratando dentro de uma cultura patriarcal da época,  onde a mulher não tinha outra escolha a não ser aceitar o mando do marido. Paulo não tinha como tratar de outro maneira. ele estava inserido numa cultura, numa época. 

Jesus pregou o amor e não essa submissão e a palavra de jesus é atemporal. Precisamos de bom senso para olhar a Biblia e entender que existem coisas que não mais são válidas hoje. Fatos influenciados pela cultura, por situações sociais, economicas, politicas ou religiosas. Mas o amor sempre será. 

Eu acredito que olhar para certas passagens das Escrituras requer coragem e bom senso. Nós sabemos que o texto é inspirado, mas também precisamos compreender que, alguns deles, em função de questões religiosas, culturais, políticas, econômicas, sociais, dentre outras, expirou! É o caso da submissão da mulher.

Para ser factual nesta afirmação, basta analisarmos os dados do último censo do IBGE no qual cerca de 60% das famílias das classes C e D são mantidas pelo trabalho das mulheres.

 Jesus ao  falar de autoridade,  ensina que quem a exerce deve fazê-lo com a consciência de quem presta um serviço, ou seja, a pessoa que exerce essa autoridade deve cativar a submissão dos outros e não simplesmente exigir ser obedecido.  Afinal, facil é se submeter a autoridade de um marido que siga ao que diz Efésios 5:25: “Maridos amai as vossas esposas como Cristo amou a igreja e sacrificou-se por ela”.

Aos machões de plantão, se você quer uma mulher totalmente submissa a sua vontade, mas não quer seguir Efésios 5:25, te aconselho a ficar sozinho. Se eu não gostasse tanto de animais, falaria para voce comprar um cachorro, pois, só mesmo um cachorro para apanhar e depois sair lambendo o dono. Mas cuidado, pois mais dia menos dia ele também te ataca. Mas maltratar nem mesmo um animal merece isso. Fique só pois será melhor.

Submissão não é apenas por parte da mulher. |Leia um versiculo antes:
Efesios 5:21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
)
Submissão não significa que o hmem fala e a mulher obedece - Gn 1:27, 2:15-18, 2:24, 1 Pe 3:7
Somos iguais em Cristo (Gn 1:27, 2:18; Gl 3:28)
Não tem como ser submisso a quem não merece (Cl 3:18, Ef 5:22, Tt:3-5)
Ser submissa não significa ser escrava (Gn 2:15-18)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado