Não costure o véu

Pelos anos 80, meu falecido marido trabalhava numa grande multinacional que dentre outras coisas, fabricava tecido masculino. Ele era vendedor e enquanto nós não tínhamos filhos, era comum que ele me chamasse para viajar com ele nos dias que eu não precisaria trabalhar.
Visitávamos lojas e também alfaiates. Ele ganhava tecidos para fazer um terno e duas calças duas vezes por ano, e de vez em quando aparecia com tecidos para que eu pudesse fazer algo para mim também.
Eu ia então para a costureira e fazia um terninho, composto de saia e blazer, as vezes calça e blazer. Lá se vão mais de 30 anos. As calças e saias não servem mais, mais ainda tenho alguns blazers, que muitas vezes insistem em não fechar. Mas o pano ainda está bom, resistente e suave. Sem remendos, apenas com alguns ajustes para se adequar ao corpo de uma mulher de cinquenta anos.

Acredito que assim era o tecido do véu do templo: Bom, suave e resistente. Mas para o que ele servia? Para mostrar a separação que havia entre o homem e Deus, causada pelo pecado. Porém, o véu foi rasgado com a morte vicária de Cristo:
 
"E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras" (Mateus 27.51)

Este véu não era para ser mais consertado. Mas infelizmente é o que vemos hoje sendo feito em muitos ministérios. Na esperança de conseguirmos encher nossas igrejas, de fazer com que as pessoas pelos menos entrem na igreja e acostumem-se a sair de casa naquele horário, acaba-se por muitas vezes de costurar o véu já rasgado!
E a procura por novas campanhas, novas ondas de avivamento, estratégias de crescimento, sacrifícios que são como se fossem costuras retas e perfeitas num pano que para nada mais presta! O caminho da agulha será cruel para aquele tecido, provocando um rasgo enorme e definitivo na alma de muitos, que não conseguem enxergar ao Senhor por causa desta véu remendado.
O véu se rasgou para que tivessemos livre acesso ao Pai, através da morte de Jesus. Para que irmos atrás de bençãos imensas em atos ritualisticos e sacrificiais se a palavra nos garante que Ele tem bençãos imensas a serem derramadas para nós, desde que sejamos obedientes as suas ordens?
Mas temos que ser sinceros, as vezes funciona! A pessoa se fixa numa campanha. Vem para igreja simplesmente porque se comprometeu. Parece então que o Senhor vai quebrandando aquele coração com a sua palavra e a pessoa começa a procurar ao Senhor verdadeiramente. Será que não podemos abrir excessões?

Com o Senhor não existe meio termo. O véu está rasgado, a Glória é dele e não nossa. Ele acrescentará as almas a serem salvas.

Algumas das promessas que o Senhor dá aos que lhe obedecessem:
  • Podemos ter acesso a Deus:  Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
  • Podemos ser salvos – Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9
  • Podemos ser perdoado e justificado – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Romanos 5:1-2
  • Podemos chegar ao coração do Pai – Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Efésios 2:18
  • Podemos entrar no Santo dos Santos – Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, Hebreus 10:19-20
  • Podemos tomar posse das bençãos – Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Apocalipse 3:8

 
Leituras adicionais:
http://www.igrejaemanuel.org.br/index.php/component/k2/item/199-alfaiates-do-v%C3%A9u
http://bruno100miseria.blogspot.com.br/2011/10/nao-costure-o-veu.html
http://oarautoestudosesermoes.blogspot.com.br/2009/04/licoes-do-veu-rasgado.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado