Quem foi Jonatas e Mefibosete?

Há várias pessoas citadas na Bíblia com o nome Jônatas, mas a principal, sem dúvida nenhuma, é o filho do rei Saul. O nome Jônatas significa “O Senhor tem dado”.

Jônatas era o filho mais velho de Saul, o primeiro rei de Israel, e era guerreiro valente, temente a Deus e que inspirava lealdade aos seus comandados, bem como a todo o exército.

“Sucedeu que, um dia, disse Jônatas, filho de Saul, ao seu jovem escudeiro: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está do outro lado. Porém não o fez saber a seu pai. Saul se encontrava na extremidade de Gibeá, debaixo da romeira em Migrom; e o povo que estava com ele eram cerca de seiscentos homens. Aías, filho de Aitube, irmão de Icabô, filho de Finéias, filho de Eli, sacerdote do SENHOR em Siló, trazia a estola sacerdotal. O povo não sabia que Jônatas tinha ido. Entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava passar à guarnição dos filisteus, deste lado havia uma penha íngreme, e do outro, outra; uma se chamava Bozez; a outra, Sené. Uma delas se erguia ao norte, defronte de Micmás; a outra, ao sul, defronte de Geba. Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, o SENHOR nos ajudará nisto, porque para o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos. Então, o seu escudeiro lhe disse: Faze tudo segundo inclinar o teu coração; eis-me aqui contigo, a tua disposição será a minha. Disse, pois, Jônatas: Eis que passaremos àqueles homens e nos daremos a conhecer a eles. Se nos disserem assim: Parai até que cheguemos a vós outros; então, ficaremos onde estamos e não subiremos a eles. Porém se disserem: Subi a nós; então, subiremos, pois o SENHOR no-los entregou nas mãos. Isto nos servirá de sinal. Dando-se, pois, ambos a conhecer à guarnição dos filisteus, disseram estes: Eis que já os hebreus estão saindo dos buracos em que se tinham escondido. Os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu escudeiro e disseram: Subi a nós, e nós vos daremos uma lição. Disse Jônatas ao escudeiro: Sobe atrás de mim, porque o SENHOR os entregou nas mãos de Israel. Então, trepou Jônatas de gatinhas, e o seu escudeiro, atrás; e os filisteus caíram diante de Jônatas, e o seu escudeiro os matava atrás dele. Sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu escudeiro mataram perto de vinte homens, em cerca de meia jeira de terra. Houve grande espanto no arraial, no campo e em todo o povo; também a mesma guarnição e os saqueadores tremeram, e até a terra se estremeceu; e tudo passou a ser um terror de Deus” (1 Sm 14:1-15).
Jônatas desenvolveu amizade sincera a Davi, abrindo mão de seus direitos em favor do amigo. Morreu em luta contra os filisteus, ao lado do pai. Veja mais em 1 Sm capítulos 14 a 31.

Jônatas é uma figura de Jesus, que sendo Deus, abriu mão de toda sua glória e majestade, dando sua vida a nosso favor, tornando-se nosso amigo incondicional.

“Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:1-4).

Um dos filhos do rei Saul, Jônatas sempre foi equilibrado e não se deixava levar pela emoção e desamores do pai.


Assim que conheceu Davi, eles se identificaram e se tornaram melhores amigos (1 Samuel 18: 1-4). E, mesmo sendo filho de um rei que tinha inveja e raiva de Davi, ele não se deixou influenciar pelos desígnios do pai, mas foi fiel a seu amigo até o fim.


Jônatas era um homem íntegro e reto, mas também muito equilibrado. Nos momentos de ira e inveja de seu pai Saul, ele sempre se colocou como um apaziguador, mostrando que aqueles sentimentos não eram justos, pois Davi tinha livrado Israel do gigante Golias, além de ter lutado muitas guerras (1 Samuel 19:4-5).

O interessante é que Saul ao menos ouvia Jônatas e suas palavras conseguiam parar os pensamentos maus do rei, a ponto de retornar Davi à presença de Saul e, por algum tempo, tudo ficava como antes.

Jônatas sempre foi extremamente verdadeiro com Davi, mesmo quando tudo era relacionado aos intentos de seu pai. Ele contava o que ouvia e se prontificava a ajudar e estar ao lado de Davi (1 Samuel 19:1-3).

Escolha ser verdadeiro

Quantos já não viveram perseguição, injustiça pela falta de fidelidade de um amigo ou de alguém próximo?

Faltam “Jônatas” pelo mundo, aquele homem que sabe discernir as coisas e não se deixa levar pela emoção do momento e de toda uma situação, seja ela familiar ou profissional.

O valor da palavra de um homem está cada vez mais escasso. O mundo se perdeu em tantas mentiras e infidelidades, por causa de dinheiro, de falta de integridade e de amor verdadeiro entre as pessoas.

Mesmo em meio a tantas pessoas diferentes e até maldosas, não podemos deixar de sermos íntegros, fiéis e de discernir o certo do errado, mesmo que isso vá de encontro com os preceitos de muitos.

Que os “Jônatas” que ainda existem não desistam de ser retos. E aqueles que já desistiram, tenham forças para voltar atrás e fazer o que é correto diante de Deus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado