ADORADOR X GUERREIRO






Texto Chave – I Samuel 16:17-18 – 17 “E Saul respondeu aos que o serviam: “Encontrem alguém que toque bem e tragam- no até aqui. 
 18 Um dos oficiais respondeu: Conheço um filho de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele”. 


 Brigamos e damos tanta importância para o que falam de nós, para o que a nossa alma grita aqui dentro.
33 Respondeu Saul: “Você não tem condições de lutar contra esse filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade”.
Enquanto um propósito maior, chamado maior, está preparado bem ali perto

• Quantas vezes ficamos presos e lutando contra o nosso passado e as perdas, que não enxergamos os “Ursos” e “Leões” invadindo e roubando o lugar para aquilo que fomos chamados. I Sm 17: 28 28 “Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: “Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha”.
O DAVI QUE TOCA A HARPA (ADORADOR) - Meu irmãozinho, quando Deus está para levantar alguém para um propósito Ele não manda nenhum profeta atrás de ninguém que não esteja fazendo nada.

As características que ressaltam Davi - Conheço um filho de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele”. (I Sm 16:28)
Pra mim estas características definem Davi, mas duas delas define o Davi adorador:
Preste atenção que a pessoa que define Davi fala de suas virtudes e qualidades e nelas estão embutidas: Corajoso, sabe falar bem, cuida de si, (academiazinha, um banho, um desodorante), e trabalhava, claro, cuidava das ovelhas do pai, era ocupado.

Tudo o que Davi fazia era comum, ele tinha compromissos estava envolvido com algumas coisas. Mas nessa definição mostra a prioridade de Davi “Sabe tocar bem” aqui não está explicito o coração de Davi Adorador, mas depois que ele foi até Saul endemonhiado ficou claro o seu coração Adorador que nenhum demônio podia estar diante dele. “O Senhor está com ele”.
 Meu, a nossa prioridade deve ser BUSCAR AO SENHOR e o RESULTADO é: O Senhor é por nós!
TERMINANDO:
Você percebeu que ao contrário do que começamos falando de um antagonismo de um Adorador e Guerreiro as coisas estão mais entrelaçadas e dependentes uma da outra do que imaginamos:
Mesmo na guerra, na batalha entre Davi e Golias, o Davi Guerreiro se levanta para confrontar aquele incircunciso com uma adoração à Deus. Ele não parou, se ajoelhou, foi a um culto, ligou um CD e daí sim atacou o Gigante. No confronto ele estabeleceu quem Deus É, pois adoração é isso, estabelecer quem Deus é “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”. (17: 45)
Neste Salmo vemos esse Davi Adorador e Davi Guerreiro Valente:
Salmo 4:1-8 – 1 “Responde- me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. 2 Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira? 3 Sabei, porém, que o SENHOR distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele. 4 Irai- vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. 5 Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR. 6 Há muitos que dizem:Quem nos dará a conhecer o bem? SENHOR, levanta sobre nós a luz do teu rosto. 7 Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho. 8 Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.
Eis o resumo da vida de Davi Adorador e Davi Guerreiro e por que vale ser fiel, na adoração e na guerra!
Na aflição da Guerra da falta de esperança Davi ora já declarando o que Deus pode fazer por ele, pois sabia a qual tinha vindo (Vs 1)
E em meio a essa declaração de dependência ele confronta seus inimigos. (Vs 2)




Adorar e Guerrear, Adorador e Guerreiro Valente, estes termos nos parecem muito antagônicos, pelo menos pra mim. Parece que não cabe no perfil de uma mesma pessoa, quando falamos de um cara adorador pensamos sempre na figura daquele cara melancólico, sempre introspectivo jogado ao chão, ou de braços abertos chorando, sempre romântico, seus Posts nas redes sociais são sempre voltadas para o céu, enfim, um adorador. 


E o outro, um Guerreiro Valente, aquele cara com sua cara de bravo, um verdadeiro lutador de MMA sempre pronto pra briga, um colérico, pronto sempre pra mandar fogo cair do céu e fulminar o capeta. 

 Mas esse cara que considero ter sido um verdadeiro "Loko pelo Céu", Davi, nos ensina que é possível transitar nestas duas frentes ser um ADORADOR, apaixonado, conhecido como o homem segundo o coração de Deus e um GUERREIRO VALENTE que não fugia de uma briga, um guerreiro ao ponto de Deus não ter permitido que ele construísse a tão sonhada Casa para Deus porque ele tinha suas mãos manchadas de sangue. 


 Que possamos ouvir essa voz de Deus nos chamando, chamando uma geração que adora mas que guerreia, uma geração que tem em uma de suas mãos a Harpa e na outra a Espada. Que tem a adoração nos seus lábios, mas também tem uma palavra de autoridade e profética 


 Quando desenvolvo estas posturas, elas me aproximam do Trono, do meu destino, chamado. Davi havia sido ungido mas como poderia entrar no palácio? O Davi ADORADOR o levou ao palácio o GUERREIRO VALENTE (a ousadia, a coragem) o fez permanecer ali. 




 O DAVI GUERREIRO VALENTE - Essa característica de Davi nos ensina a viver nessa dimensão de ousadia independente das lutasDavi tinha no seu curriculum a vitória sobre um leão e um urso e estas vitórias o habilitou para ser exaltado em uma vitória muito maior que o  projetaria diante da nação e lhe aproximaria muito mais do seu destino, chamado. 


 Preste atenção: 

I Sm 17:32- 37 – 32 “Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele”. 
 33 Respondeu Saul: “Você não tem condições de lutar contra esse filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade”. 
 34 Davi, entretanto, disse a Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, 35 eu vou atrás dele, dou- lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá- lo. 36 Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. 37 O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu” 

I Sm 17:26b – 26 “Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo” 

 FOCO - Uma coisa que me chama a atenção no Davi Guerreiro Valente é que ele mantinha o foco naquilo que realmente era importante, no propósito (alvo), tanto na hora do Leão e do Urso ele tinha uma 
responsabilidade, cuidar das ovelhas de seu pai e nada poderia se colocar entre ele e este propósito. 
 Na vez do Golias, da mesma forma, o propósito (alvo) dele que já havia sido ungido Rei era um propósito maior era uma nação que estava sendo afrontada e estava amedrontada e sua declaração era: ”Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo” 


 Quantas vezes gastamos a nossa força, lutando e guerreando com inimigos que veem somente para desviar a nossa atenção, o nosso foco. Colocamos nossos esforços nestas coisas pequenas enquanto o nosso propósito, alvo está sendo tomado e confrontado e até atacado e destruído. 
 Vs 3 pra terminar em meio as afrontas, guerras e decepções lembre-se 
sempre que o Senhor distingue (separa) para si os Fiéis. 


ADORE EM MEIO AS GUERRAS e GUERREIE EM MEIO A ADORAÇÃO e serás separado, distinguido dentre a multidão 

 8 Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro

http://pesformosos.com/wp-content/uploads/2014/03/ADORAR-X-GUERREAR.pdf

Comentários

  1. É com a nossa adoração vencemos a guerra. Pois adorar é uma arma de defesa

    ResponderExcluir
  2. É com a nossa adoração vencemos a guerra. Pois adorar é uma arma de defesa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado