Como converter um cristão

No livro de Ricardo Gondim, "O que os evangélicos não falam",  ele cita um paradoxo de Kierkegaard, que diz que é mais fácil um não cristão se  tornar um cristão do que um “cristão” se converter. Como assim?

Hoje em dia o mundanismo invadiu de tal maneira a igreja, que mal conseguimos discernir um cristão de outro que não seja. O inimigo não mais precisa se preocupar em tirar uma pessoa da igreja. Ao invés disto, ele também vai para a igreja e toma lugares de liderança. Estando dentro, começa a promover mudanças que irão corromper a pureza do evangelho.

Essa não é a primeira vez na história que isso acontece, o apóstolo Paulo já denunciava a ação de grupos gnósticos nos primeiros tempos da Igreja e depois, com a união da Igreja com o Estado, a coisa degringolou de vez pela adoção de rituais e dogmas que desvirtuaram o Evangelho puro e simples  e o aproximaram aos antigos ritos pagãos. O movimento da Reforma trouxe a Igreja de volta ao foco em Cristo, porém os anos foram se passando e  novamente as influências externas se internalizaram no contexto das igrejas, deturpando o Evangelho e transformando o cristianismo em  com liturgias e rituais pagãos.
Assim, quem é o cristão hoje em dia?

Existem algumas poucas igrejas que conseguem crescer pregando o evangelho sem mistura, mas a grande verdade é que infelizmente é que as igrejas que procuram  ser fieis ao evangelho quase sempre são pequenas e com poucos membros. E com algumas exceções nos dias de hoje, se considera cristão todo aquele que confessa com sua boca que Jesus Cristo é o Senhor, que ora em Seu nome, memo que na verdade não O conheça plenamente.
Embora na Bíblia haja várias passagens que nos advertem sobre a necessidade de se meditar sobre a Palavra dia e noite, o cristão atual  mal abre sua Bíblia, normalmente fazendo-o apenas durante o culto.
E nos poucos momentos que decide ler a Bíblia, busca apenas por promessas, abrindo a Bíblia como se fosse atrás de alguém que lhe adivinhasse o futuro. Quando a lê busca as promessas,  mas foge das exortações pois essas não se aplicam a ele, mas sim ao povo judeu.

Raramente irá ler um capitulo inteiro. Lerá versiculos isolados e com isso chegará a uma conclusão própria. Um caso que é hilário e trágico ao mesmo tempo, e que exemplifica bem isso, é o de um
pastor que ficou famoso ao aparecer no programa Fantástico por ter traído sua esposa com uma fiel também casada, por ter interpretado erroneamente  Oséias 3.1 (onde está adúltera, o cidadão leu adultera, e achou que Deus estava mandando-o adulterar). Esse caso, ao que parece, se restringiu a
essa congregação, porém outros enganos se estendem em nível nacional.

http://www.youtube.com/watch?v=1IyCi_NOgf0

O cristão atual tem medo de pensar por si próprio, pois isso demandaria a difícil tarefa de ter que meditar na Palavra e correr o risco de fazer escolhas, e por isso se deleita em ter quem pense por ele. Assim surgem as coberturas espirituais, os ungidos do Senhor que não podem ser tocados
ou questionados, os líderes que convencem seu rebanho a votar em determinado candidato nas eleições, a aceitação de qualquer heresia.
Afinal, se o Anjo da igreja falou, está falado.O cristão atual tem um objetivo na vida: prosperar. Esse desejo ele tirou do mundo, do qual ainda faz parte embora pense não pertencer mais a ele.
Assim, transfere para si os valores do mundo, que são a aparência acima de tudo, o ter em detrimento do ser, o ser bem-sucedido em todas as áreas como prova da vitória de Cristo na cruz. Porém Cristo não morreu para que tivéssemos conforto e segurança, mas para que pudéssemos ser salvos e
ter a vida eterna.

O cristão atual quer comandar, estar adiante, na frente, não ser servo. Quer ser cabeça e não cauda, quer as riquezas dos ímpios, quer o poder terreno e o reconhecimento dos homens. Isso está totalmente na contramão dos ensinos de Jesus, de que importa mais ser servo do que senhor, de que se deve ser o menor. Ao contrário, versículos pinçados ao acaso dão conta ao cristão atual que, já que é mais do que vencedor, tem que demonstrar isso no dia-a-dia, vencendo a tudo e a todos, não precisando lutar nem passar por tribulações.

O cristão atual tem uma fé fraca, e para fortalecê-la precisa contar com a ajuda de muletas espirituais. Sal grosso, água benta, sabonete ungido,  campanha das 7 semanas, tudo é válido para aguçar-lhe a fé. Seu cristianismo precisa se sincretizar com o paganismo em suas várias formas, pois Cristo apenas não é suficiente. O cristão atual é um neopagão, adora a vários deuses sem se dar conta. Cada amuleto gospel é um ídolo de pedra.

O cristão atual diz não negar nunca a Cristo, mas já O nega a cada dia, quando busca os valores inversos aos Seus ensinos. Infelizmente a sutileza dos enganos fez do cristão atual mais um religioso dentre tantas religiões. O cristão atual é tão cego à realidade do Evangelho que considera heresia ensinos sobre desprendimento material, afinal foi-lhe incutido que pobreza é coisa do diabo. O servir é coisa de derrotados; o não se conformar com esse mundo é demagogia, pois vivemos nele. Mudar essa mentalidade demoniacamente construída é quase impossível, só pela obra do Espírito Santo.
Como converter um cristão ao verdadeiro cristianismo? Como fazê-lo buscar primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e abrir mão das riquezas materiais, se muitas vezes é o desejo de riquezas que o leva aos templos, que prometem restituição financeira a quem segue as regras da denominação?
Como convencê-lo de que deve morrer para esse mundo, quando o engano lhe diz que é nesse mundo que se experimenta um pedacinho do céu?
Como mostrar-lhe que o Jesus que ele diz venerar não nasceu num palácio, optando por nascer em uma família humilde; que não adentrou em Jerusalém numa carruagem de fogo, mas num jumentinho? Como ensiná-lo a lição do lavapés, da renúncia aos valores materiais, do amor ao próximo como a nós mesmos, se o pseudocristianismo lhe diz que é assim mesmo, que Jesus venceu e que viemos para vencer, numa deturpação completa de Sua Palavra?

Realmente é muito mais fácil converter um não cristão que ainda não foi infectado pelo vírus do engano religioso, do que converter um “cristão”, pois a lavagem cerebral que esse recebeu torna o processo doloroso e trabalhoso demais. Reverter esse processo é um verdadeiro trabalho de
libertação do Espírito Santo, em nome de Jesus.
Como sempre falo, não sou contra a pessoa batalhar para ter conforto, mas achar que Cristo morreu para que eu fosse bem sucedida é jogar água no sangue que foi derramado na cruz. Se ainda estamos vivos é para pregar a palavra e não para sermos prósperos financeiramente.
Hebreus 11, indignos desse mundo:


Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.
Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior.
Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,
apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.
O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.
Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.
Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.

Hebreus 11:32-40

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado