Apenas um toque - Marcos 5

MC 5.24-34

DO TOQUE MÁGICO AO COMPROMISSO COM JESUS NA VIDA



É preciso avançar do conhecimento superficial de Jesus, para um relacionamento profundo com ele.
Não basta tocar em Jesus, o que mais precisamos é que Ele nos toque.


Há um defeito fatal na vida da igreja hoje. A falta de discipulado. Discipulado significa seguir a Jesus obedecendo-o e vivendo a vida que Ele nos chama a viver.


Há crentes que à semelhança desta mulher tocaram em Jesus. foram à frente em um apelo, desceram às águas, se tornaram membros da igreja, mas apenas tocaram e continuam tocando na orla dos vestidos de Jesus. E se mantém assim, jamais passam da impessoalidade de um toque de poder, para o relacionamento profundo com Jesus.


Jesus não quer que estas pessoas vivam vidas miseráveis e fracassadas, por isso ele chamou aquela mulher de volta.


As pessoas são ensinadas sobre o poder de Deus, sobre a fé e sua operosidade, sobre as vitórias, mas não são levadas à uma vida de profundidade com Jesus.


Elas são ensinadas a cumprir uma lista de exigências. Isso você pode, isso você não pode. Colocam uma saia na moça, tiram a bola dos pés do rapaz. Tiram os enfeites das mulheres e colocam uma calça social no homem e uma gravata no pescoço, colocam uma Bíblia debaixo do braço e dizem: pronto você é um cristão.


Acontece que as pessoas vão pra casa sem saber quem é Jesus. Acontece também que embora haja muita conversa sobre Cristo e muita atividade, poucos estão seguindo o próprio Cristo. E na maioria dos lugares, existe pouquíssimas evidências do verdadeiro cristianismo.


O culpa disso são duas coisas:
A primeira é aqueles que separam fé de discipulado e graça da obediência.
A segunda são aqueles que confundem discipulado e obediência com isto pode e aquilo não pode.

As duas opções nos levam a uma fé fácil. A mulher deste texto e parecida com as pessoas de hoje. Ela diz: ”se eu apenas tocar em Jesus”, mas Jesus diz: espere, onde você pensa que vai. Vem cá, eu não quero que você apenas seja curada, apenas receba um milagre; eu quero mudar sua vida. Se você voltar pra casa assim sua vida vai ser um inferno, não adianta vencer o inferno de fora, você tem que vencer o inferno que mora no seu coração.

Neste acontecimento, aprendermos algumas lições sobre as verdadeira condições de uma relacionamento verdadeiro, pessoal com Jesus.

1- A primeira ação de Jesus é que ele nos chama com um “segue-me”.
Esta é a condição de Jesus. segue-me. Ele sempre dizia isso. Leia os evangelhos....
Ser cristão é seguir Jesus de forma pessoal. Não é apenas fazer parte de uma igreja. Ser batizado nas águas, ser membro de uma igreja. Jesus não era um curandeiro qualquer. Sua missão não era prioritariamente curar enfermidades, mas salvar os pecadores. Verdade que milagres o acompanhava, Curas maravilhosas aconteciam, mas sua grande obra era a salvação. Por isso ele não ignorava as pessoas. Ele não ignorou esta mulher. Ele sente que a mulher é curada. Mas aquela mulher poderia ser curada, sem receber a salvação. Apenas a cura física, não é benção completa. A mulher fora curada, ela buscava a cura, Jesus buscava pecadores para salvar. Aquela mulher além da cura, precisava ser salva. Seguir Jesus é mais do que ser curado. Seguir Jesus é ser curado do pecado. É ser livre da maior doença, o pecado.

2 – a segunda condição é conhecer a Jesus.
Aquela mulher queria uma cura de uma grave enfermidade. Ela queria queria tocar em Jesus, afim de obter sua benção. Ela não pensava conhecer Jesus. Ela não buscava um Senhor para sua vida, mas um milagre. Ela não buscava amor, mas um poder. Ela não era movida por paixão, mas por uma necessidade. Ela era movida por um chamado, mas pelo desespero. Ela podia muito bem ser curada e não falar mais com Jesus, não conhecer Jesus. Não ser tocada por Jesus. Ela poderia ser ignorada por Jesus, voltar para sua casa, esquecer de Jesus e lembrar apenas de sua cura.
3 – a terceira condição é transformação.
Ele diz “quem me tocou”. Ele não aceita que a mulher vá embora. Ele diz te apresenta. Agora que você foi curada, eu quero te fazer algo mais tremendo, maravilhoso. Agora que teu corpo está curado eu quero curar tua alma, curar teu coração.
Eu quero te fazer nascer de novo. Nicodemos, segundo o cap. 3 de João tentou a mesma coisa que a mulher em questão. A diferença é que enquanto a mulher tocou Jesus com a mão, Nicodemos tocou Jesus com a mente, tentou com a inteligência, com o intelecto. Ele chega e reconhece que Jesus é o filho de Deus, mas Jesus diz: Isso não é o suficiente, você tem que nascer de novo. A sua vida precisa precisa mudar. Não por esforço pessoal , mas apenas deseje mudar e eu te darei poder para mudar.
O que acontece com você? O problemas é que você não quer mudar. O poder de Deus só é acionado depois que desejamos.

4 – a quarta condição é a decisão de seguir a Jesus.
Ninguém é obrigado. O crente tem a possibilidade de viver a vida miserável, de ter que sempre ter que tocar em Jesus. sempre buscando uma benção. Sempre correndo atrás do milagre.
Sempre vivendo da misericórdia e não na graça. Esta realidade está muito presente hoje na vida das igrejas. Admite-se o toque superficial. Admite-se o toque apenas do milagre.
Admite-se apenas gostar da benção. Jesus não deixa aquela mulher sem uma opção de vida. Ele não deixa que ela apenas seja curada. Aquele que toca em Jesus, precisa deixar-se ser tocado. Precisa seguir o caminho de Jesus. Aprender com Jesus.

Hoje busca-se o toque mágico. Busca-se a benção, mas a verdadeira obra de Jesus, a salvação dos pecadores é esquecida. A salvação hoje virou sinônimo de prosperidade e cura. Fala-se de situações, fala-se de vitórias sobre circunstâncias, mas a verdadeira salvação – a salvação eterna é uma mensagem que poucos valorizam e desejam ouvir. É preciso sair da superficialidade. É preciso ir além do toque mágico. É preciso conhecer Jesus, se relacionar com ele e viver nele. Estar em Jesus. Ficar em Jesus. Permanecer em Jesus.

http://contextos-pregacoes.blogspot.com.br/2007/08/do-toque-mgico-ao-compromisso-com-jesus.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado