Mara ou Noemi: Providência de Deus amarga ou doce?

 

 
O livro de Rute uma história que mostra como “Deus se move de formas misteriosas para executar as suas maravilhas”.
É uma história para as pessoas que se perguntam onde está Deus quando não há sonhos ou visões ou profetas. É para pessoas que se perguntam onde está Deus quando uma tragédia após a outra atacam a sua fé. É uma história para as pessoas que se perguntam se uma vida de integridade em tempos difíceis vale a pena. 
E é uma história para as pessoas que não conseguem imaginar que alguma coisa grande alguma vez possa surgir das suas normais vidas de fé.
 
O trabalho de Deus nos tempos mais sombrios
De acordo com 1:1, a história teve lugar durante o tempo dos juízes. Este foi um período de 400 anos depois de Israel entrar na terra prometida sob Josué e antes de existirem reis de Israel (cerca de 1500 aC a 1100 aC). […] Juízes 21:25 diz: “Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos." Foi um tempo muito sombrio em Israel. O povo pecava, Deus enviava inimigos contra eles, o povo gritava por socorro, e Deus misericordiosamente levantava um juiz para os libertar. Uma e outra vez o povo se revoltou, e de onde quer que olhássemos os propósitos de Deus para a justiça e a glória de Israel estavam a falhar. E o que o livro de Rute faz por nós é dar-nos um vislumbre do trabalho oculto de Deus durante o pior dos tempos.
 
Olhe para o último versículo de Rute (4:22): “Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.
A criança nascida de Rute e Boaz, durante o período dos juízes é Obede. Obede torna-se o pai de Jessé e Jessé torna-se o pai de Davi, que levou Israel aos seus maiores momentos de glória. Uma das principais mensagens deste pequeno livro é que Deus estava a trabalhar no pior dos tempos. Mesmo com os pecados de Seu povo ele planeia a Sua glória. É verdade, a nível nacional. E vamos ver que também é verdade no nível pessoal e da família. Deus estava a trabalhar no pior dos tempos. Quando tu achas que Ele está mais distante, ou que se voltou contra ti, a verdade é que Ele está a colocar pedras fundamentais para uma maior felicidade na tua vida.
 
Juntando luto à fome
Os versículos 1-5 descrevem o sofrimento de Noemi. Em primeiro lugar (1:1), há fome em Judá onde Noemi e seu marido Elimeleque e seus filhos Malom e Quiliom viviam. Noemi sabe bem quem provoca a fome. Deus provoca. Levítico 26:3-4 diz:
Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos e os cumprires, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo, e a terra dará o seu produto, e as árvores do campo darão os seus frutos;
Quando as chuvas são retidas, é a dura mão de Deus.
De seguida há a decisão de permanência em Moabe, uma terra pagã com deuses estrangeiros (01:15; Juízes 10:06). Isto era brincar com fogo. Deus chamou o seu povo para ser separado das terras circundantes. Então, quando o marido de Noemi morre (1:13), o que poderia ela sentir, a não ser que o juízo de Deus a tinha seguido e que lhe acrescentou luto à fome?
Em seguida (em 1:04), os seus dois filhos casam com mulheres moabitas, uma chamada Orfa, a outra chamada Rute. E mais uma vez a mão de Deus cai sobre eles. O versículo 5 resume a tragédia de Noemi, após dez anos de casamento sem filhos: “E morreram também os dois, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido." A fome, uma mudança para as terras pagãs de Moabe, a morte do seu marido, o casamento dos seus filhos com mulheres estrangeiras e a morte deles, golpe após golpe, tragédia em cima de tragédia. E agora?
 
As tentativas de Noemi para mandar Rute e Orfa de volta
No versículo 6 Noemi fica a saber que “o Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão." [a fome terminou em Judá]. Então ela decide voltar para Judá. Suas duas noras, Rute e Orfa, vão com ela, mas de seguida, nos versículos 8-13 ela tenta convencê-las a voltar para casa. Eu acho que existem três razões pelas quais o autor deste livro dedica muito espaço ao esforço de Noemi para mandar Rute e Orfa de volta.
 
O sofrimento de Noemi
Em primeiro lugar, a cena enfatiza o sofrimento de Noemi. Por exemplo, no versículo 11:
Noemi, porém, respondeu: Voltai, minhas filhas; porque ireis comigo? Tenho eu ainda filhos no meu ventre, para que vos viessem a ser maridos?
Por outras palavras, Noemi nada tem para lhes oferecer. A sua condição é pior do que a delas. Se elas lhe tentam ser fiéis e ao nome de seus maridos, elas não vão encontrar nada além de dor. Então, ela conclui no final do versículo 13:
Não, filhas minhas, porque mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.” Ela estava dizendo: Não venham comigo porque Deus é contra mim. A vossa vida pode tornar-se tão amarga quanto a minha.
 
Um costume Israelita
A segunda razão para os versículos 8-13 é para nos preparar para um costume em Israel que vai transformar tudo em torno de Noemi nos capítulos seguintes. O costume era que, quando um marido israelita morria, o seu irmão ou parente próximo deveria casar-se com a viúva e continuar o nome do irmão (Deuteronômio 25:5-10). Noemi estava a referir-se a esse costume (no versículo 11), quando ela diz que não tem filhos para se casarem com Rute e Orfa. Ela acha que é impossível para Rute e Orfa permanecerem comprometidas com o nome de família. Ela não se lembra, evidentemente, que há um outro parente chamado Boaz, que pode realizar o dever de um irmão.
 
Há uma lição aqui. Quando decidimos que Deus é contra nós, geralmente exageramos o nosso desespero. Nós nos tornamos tão amargos que não podemos ver os raios de luz a espreitar em torno das nuvens. Foi Deus quem quebrou a fome e abriu a Noemi o caminho para casa (01:06). Foi Deus quem preservou um parente para continuar a linha de Noemi (2:20). E foi Deus que constrangiu Rute a ficar com Noemi. Mas Noemi está tão amargurada pela dura providência de Deus, que ela não consegue ver a sua misericórdia a trabalhar na sua vida.
 
A fidelidade de Rute
A terceira razão para os versículos 8-13 é fazer com que a fidelidade de Rute a Noemi se revele incrível. O versículo 14 diz que Orfa beijou Noemi e lhe disse adeus, porém Rute se apegou a ela. Nem mesmo outra súplica no versículo 15 conseguiu convencer Rute a ir-se embora. Isto é ainda mais impressionante após a descrição sombria de Noemi acerca do futuro que elas poderiam ter se ficassem com ela. Rute fica com ela apesar de um futuro aparentemente sem esperança, de viuvez e esterilidade. Noemi pintou o futuro bem negro mas Rute pegou-lhe na mão e foi com ela.
As palavras incriveis de Rute são encontradas em 1:16-17,
 
Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
[…]
 
A teologia de Noemi: certo e erradoRute e Noemi voltam juntas para Belém de Judá (versículo 19). Mas Noemi responde no versículo 20:
Não me chameis Noêmi (i.e. agradável ou doce); chamai-me Mara (i.e. amarga), porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que, pois, me chamais Noêmi, visto que o Senhor testemunhou contra mim, e o Todo-Poderoso me afligiu?
O que acham da teologia de Noemi? Preferia ter a teologia de Noemi em qualquer dia em vez dos pontos de vista sentimentais acerca de Deus que dominam hoje revistas e livros evangélicos. Noemi é inabalável e tem a certeza sobre três coisas: Deus existe. Deus é soberano. Deus a afligiu. O problema de Noemi é que ela se esqueceu da história de José, que também foi para um país estrangeiro. Ele foi vendido como escravo. Ele foi acusado injustamente por uma adúltera e colocado na prisão. Ele tinha todos os motivos para dizer com Noemi, “O Todo-Poderoso tem lidado amargamente comigo.” Mas ele manteve a sua fé e Deus transformou tudo isso para o seu bem pessoal e para o bem nacional de Israel.
A principal lição em Gênesis 50:20 é a seguinte:
Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim [José disse aos seus irmãos]; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.
Noemi fez bem em acreditar num Deus soberano, Deus todo-poderoso, que governa os assuntos das nações e das famílias e dá a cada dia a sua parte de dor e prazer. Mas ela precisa de abrir os olhos para os sinais dos Seus propósitos misericordiosos.
Foi Deus que terminou com a fome e lhe abriu um caminho para casa. Observe o toque delicado de esperança no final do versículo 2: “e chegaram a Belém no principio da colheita da cevada." Se Noemi conseguisse ver o que isso vai significar. Não só isso, Noemi precisa de abrir os olhos para Rute. Que presente! Que benção! No entanto, quando ela e Rute ficam diante do povo de Belém, Noemi diz no versículo 21: "Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar."
Nada disso Noemi! Estás tão cansada com a noite da adversidade que não consegues ver o amanhecer da alegria. O que ela diria se pudesse ver que em Rute ela ganharia uma criança, e que esta criança seria o avô do maior rei de Israel, e que este rei de Israel prefigurava o Rei dos Reis, Jesus Cristo, o Senhor do Universo? Eu acho que ela diria:
Não julgues o Senhor com débil entendimento,
Mas confia Nele por Sua graça;
Atrás de uma providência carrancuda
Ele esconde uma face sorridente.
 
Quatro lições resumidas
Deixem-me concluir com quarto lições resumidas.
1. O reinado soberano de DeusDeus Todo-Poderoso reina em todos os assuntos dos homens. Ele governa as nações (Daniel 2:21) e governa as famílias. A Sua providência estende-se desde o Congresso dos EUA até à sua cozinha. Sejamos como as mulheres de fé do Antigo Testamento. Do que quer que elas duvidassem, nunca duvidavam que Deus estava envolvido em cada parte de suas vidas e que ninguém poderia deter a Sua mão (Daniel 4:35).
Ele dá a chuva e Ele leva a chuva. Ele dá a vida e Ele leva a vida. Nele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser. Nada, desde um palito até ao Taj Mahal, pode ser corretamente compreendido senão em relação a Deus. Ele é a realidade abrangente, que permeia tudo. Noemi estava certa e devemos acompanhá-la nessa convicção.
Deus Todo-Poderoso reina em todos os assuntos dos homens.
2. A misteriosa providência de DeusA providência de Deus às vezes é muito difícil. Deus tinha lidado com amargura com Noemi, pelo menos no curto prazo só poderia saber a amargura. Talvez alguém diga: era tudo devido ao pecado de ir para Moabe, e casar com mulheres estrangeiras. Talvez. Mas não necessariamente. O Salmo 34:19 diz: “Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra.
Nem o Velho Testamento nem o Novo Testamento prometem que os crentes vão escapar à aflição nesta vida. Mas suponha que a calamidade de Noemi foi devido à sua desobediência. Isso faz com que a história seja duplamente encorajadora, porque mostra que Deus está disposto e é capaz até de transformar os seus juízos em alegrias. Se Rute foi trazida para a família por causa do pecado, é duplamente surpreendente que Deus a tenha feito avó de Davi e antepassada de Jesus Cristo.
Nunca pense que o pecado do seu passado significa que não ​​há esperança para o seu futuro.
 
3. Os bons propósitos de DeusIsto leva à terceira lição. Não só Deus reina em todos os assuntos dos homens, e não só a Sua providência é por vezes dura, mas em todas as Suas obras os seus efeitos são para o bem e a felicidade de seu povo. Quem teria imaginado que no pior de todos os tempos, o período dos juízes, Deus se movia silenciosamente nas tragédias de uma única família para preparar o caminho para o maior rei de Israel? Mas não era só isso, ele estava a trabalhar para preencher Noemi e Rute e Boaz e os seus amigos com grande alegria.
Se alguma coisa neste verão te aconteceu que está a fazer com que o teu futuro pareça desesperado, aprende com Rute que Deus está agora a trabalhar para que possas ter um futuro e uma esperança.
Confia nele, espera pacientemente. As nuvens ameaçadoras são grandes em misericórdia e vão-se abrir com uma chuva de bençãos sobre a tua cabeça.
 
4. Liberdade como a de RutePor fim aprendemos que se confiares na bondade e misericórdia soberana de Deus para te acompanhar todos os dias da tua vida, então estás livre como Rute. Se Deus chama, tu podes deixar a tua família, podes deixar o teu emprego, podes deixar o Minnesota, e podes estabelecer compromissos radicais e realizar novos empreendimentos. Ou podes encontrar a liberdade e a coragem e a força para manter um compromisso que já tinhamos assumido anteriormente.
Quando tu acreditas na soberania de Deus e que Ele gosta de trabalhar fortemente para aqueles que confiam Nele, isso dá-te uma liberdade e alegria que não podem ser abaladas por tempos difíceis.
O livro de Rute dá-nos um vislumbre do trabalho oculto de Deus durante o pior dos tempos. E assim como todas as outras Escrituras, como diz Paulo em Romanos 15:4-13, o livro de Rute foi escrito para que possamos ser abundantes em esperança.
 
Tradução do sermão de John Piper em 1 de Julho de 1984
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado