Sermão: Da escravidão para a liberdade



Introdução:




Definição Escravo: Pessoa que não tem liberdade por estar dominada por outra pessoa.

Ainda existe locais no mundo que existem trabalho escravo. Aqui mesmo no Brasil de vez em quando surgem noticias de escravidão. É muito comum em alguns países, como por exemplo a Tailandia, a compra de mulheres para a prostituição.

Nos tempos biblicos havia escravidão em toda a parte. Entre os isaelitas os escravos eram bem tratados e podiam comprar a sua liberdade. 

Um israelita podia chegar a posição de escravo por não conseguir quitar suas dívidas e por haver roubado e não poder restituir o fruto do roubo. Havia a possibilidade também ter nascido de pais escravos ou de terem sido adquiridos como despojo de uma guerra. 

Mas nem sempre os prisioneiros de guerra eram suficientes. Recorria-se, muitas vezes, à compra de escravos nas nações vizinhas. Os hebreus praticavam a compra de escravos como consta na aliança com Deus, segundo a qual todo varão deveria ser circuncidado, inclusive o “comprado a dinheiro”.

No livro do Levítico, permite-se expressamente a compra de servos e servas das nações circunvizinhas e mesmo dos estrangeiros residentes em solo israelita. Os escravos adquiridos passavam a integrar definitivamente a propriedade que era transmitida como herança aos filhos


Nós também éramos escravos do pecado, mas Jesus nos resgatou. Não com dinheiro , mas com seu sangue.  


É a melhor libertação que podemos receber, sejamos ricos ou pobres, brancos ou negros, adultos ou jovens, homem ou mulher.

A melhor libertação
Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
Eles lhe responderam: "Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? "
Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.

João 8:31-36



Beneficios que a libertação nos de Jesus nos dá:


1. O escravo não tem direito a vestimenta adequada - Jesus nos dá vestes nobres 
Zacarias viu uma sala de audiência celestial de Josué (Zacarias 3). Josué era um sumo sacerdote no período pós exilico na Babilonia (Esdras 2). Não era o mesmo Josué que substituiu Moisés. Josué estava sendo acusado por Satanas.
O anjo do Senhor disse para Satanás: "O Senhor te reeprenda". O anjo do Senhor intercedeu por Josué. Josué estava vestido com roupas sujas.
Mandou que tirassem suas roupas sujas. Colocaram em Josue vestes nobres e um turbante limpo em sua cabeça. Falou também que se Josue andasse corretamente e obedecesse aos mandamentos do Senhor, ele seria colocado em lugar de honra. 
Muitos de nós estamos vestidos com os trajes sujos da justiça própria, da incredulidade, da falta de andar nos caminhos do Senhor e isto tem nos impedido de sermos colocados nos lugares de honra que o Senhor preparou para nós. 




2. O escravo não tem direito a alimento adequado - Um dos motivos de fracasso de  muitos cristãos é causado pela seu alimento. 

A Palavra de Deus nutre o nosso espírito.  
1 Pedro 2:2, "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo." 
Do mesmo modo como a criança precisa do leite para matar a fome, o cristão deve sentir fome pela Palavra de Deus. Quando você sente "fome e sede" (Mateus 5:6) da Palavra de Deus, e alimenta-se periodicamente dela, o resultado será seu crescimento espiritual!
Mas muitas vezes, em vez de se alimentar corretamente, a gente fica pulando refeições e apenas beliscando. 
Fazendo assim, ficamos desnutridos e quando a batalha chega, não temos força para combater e adoecemos espiritualmente. 
”Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará” (João 6, 24).
Jesus é o pão da vida.

3. O escravo não tem direito a casa própria - Jesus está preparando a nossa morada no céu
Um dia moraremos lá onde o próprio Deus habita. Toda a capacidade humana de imaginação e antevisão não é suficiente para conseguir imaginar a glória da casa do Pai. Este deve ser o nosso desejo maior.

Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.
Salmos 27:4



                          Posso até não ficar rica, mas eu quero entrar no céu. 



4. O escravo não tem direito a convivência familiar - Nós agora somos a família de Deus. Somos parte do Corpo de Cristo

Deus não nos recebe com estranhos ou como inimigos, mas como filhos. 
Como filhos recebemos seus presentes:
-A influência consoladora do Espirito Santo
-A direção do seu conselho
-A proteção de sua Graça
Na comunhão do corpo somos protegidos:  “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade” (Ec. 4.9-12).
Na comunhão somos edificados:  “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Cl 3.6).
A igreja, a família de Deus aqui na terra é a familia que adora a Deus junto, mantem esta unidade da fé (a koinonia), participa dos desafios do reino sempre juntos. 
Os membros desta familia ajudaram a fortalecer a união do corpo, a nutrir e sustentar os membros mais carentes, colaborando uns com os outros, vivendo em unidade mesmo na diversidade. 


5. O escravo não tem direito a herança - Como filhos temos direito a herança de Deus. 

"O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória."


Romanos 8:16-17

Pedro nos ensina sobre a herança que aguarda nós cristãos (1 Pedro 1:3-5). Ele usa a linguagem mais esplêndida que torna real para nós. Pedro resume os benefícios dessas herança rica com a frase, 


“Nisso exultais” (1 Pedro 1:6).

As heranças deixadas pelos nossas antepassados estragam com o passar dos anos. Mas a herança dp Senhor é diferente. Não irá desaparecer com o tempo. É tão eterna quanto a palavra que a promete (1 Pedro 1:24-25). Quando a última trombeta soar, o tempo não existirá mais e, então, todas as coisas temporais acabarão. Mas as coisas eternas durarão, sua beleza nunca passará (2 Coríntios 4:16-18; Apocalipse 22:1-2).
As recompensas que receberemos do Senhor são eternas. Estaremos livres do pecado e da tentação (Ap 21.27), estaremos livres do sofrimento (Ap. 22:3-5; 7:16-17), estaremos livres do trabalho cansativo (Ap 14:13) e teremos tarefas sem fim extremamente agradáveis, louvando ao Senhor em seu Santuário. 

Conclusão:
A Bíblia fala dos tristes resultados que colherão os que desprezarem a maior e melhor de todas as libertações e do alivio que Ele dá aos que o servem:

"É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação,
e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.
Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.
Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.
Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.
Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé."

2 Tessalonicenses 1:6-11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado