Sermão: Quando o mundo cai ao meu redor



"Eu sai inteira, mas o Senhor me trouxe para casa vazia "Rt 1:21


Quem expressou seus sentimentos através desta frase foi Noemi, viúva de Elimeleque. Ela viveu em Jerusalém, na época dos juízes, em torno de  1150 a 1100 a.C. Houve grande seca em Israel e ela parte de Belém de Judá, para as terras de Moabe acompanhada do  esposo  e dos  filhos, Malon  e Quiliom . Conforme ela relata, ao partir, ela estava inteira. Imagino que assim se sentia pois estava junto  das pessoas que amava lhe davam segurança. 

Mas apesar dela se sentir completa, estavam passando por uma crise e isto se reflete nos nomes escolhidos para os seus filhos:
Malon = Fraco, doentio 
Quiliom =  Tristeza. 

Noemi era uma mulher de fé que não se curvava a deuses estranhos, adorando apenas ao Deus de Israel. 

Entre Belém e Moabe muitas coisas acontecem na vida de Noemi. O primeiro fato doloroso é a morte do marido Elimeleque. Após dez anos, seus filhos se casam com moabitas: Rute e Orfa. Passa mais algum tempo e seus filhos também morrem, sem deixar herdeiros. 

Orfa fica em Moabe e Noemi retorna a Belém na companhia de Rute.

O mundo caindo ao seu redor!

Noemi estava como que sem chão para pisar, sem ar para respirar. Para todos os lados que olhava a morte acenava, Moabe não lhe retribuiu a fé, nem a esperança. Os deuses estranhos daquele lugar não lhe davam esperança de que as coisas melhorariam. Noemi não conseguia enxergar o futuro, não havia sonhos. Estava tudo consumado, iria voltar para Belém e amargar a solidão dos dias, esperando sua própria morte: "Não me chamem de Noemi (agradável) me chamem de Mara (amarga) porque O Senhor Deus tem lidado amargamente comigo. Cheia parti e o Senhor me trouxe para casa vazia" Rt 1:20-21


A palavra esperança que aparece no texto é  “tiqvah”: Tem o sentido de expectativa, algo desejado e previsto ansiosamente, e vem do verbo ”gavah”: “olhar esperançosamente” numa direção particular. Aparece algumas vezes  na Bíblia com o sentido de “esticar como uma corda, cordão”.

Um exemplo é quando Raabe foi instruída pelos espias, a amarrar um “tiqvah” na sua janela como uma corda de resgate.

A tiqvah nesta passagem simbolizava Cristo Jesus, o sangue do Cordeiro espargido sobre a porta dos israelitas quando do Êxodo no Egito. 


Onde estava a tiqvah de Noemi?

Em todas as direções , só via fome e luto. Em  Belém ea fome havia passado mas dentro dela, tudo era amargura. Até mesmo Deus, que fora sempre seu Refúgio, estava sendo acusado de provocar-lhe dor.

Noemi sabia que Deus era o Senhor da vida e que nada acontecia sem sua permissão.

Eu já passei por situações assim. Olhamos ao nosso derredor e parece que não há solução melhor do que esperar a morte. Eu me perguntava qual era o motivo de todos aqueles problemas. Meu marido havia falecido, estando eu recém chegada a uma cidade nova, onde conhecia a muito poucas pessoas. Tinha crianças ainda pequenas, e um filho na juventude que estava desaparecido a cerca de seis meses, envolvido com drogas. Parecia que não tinha mais saída e perguntava para Deus porque Ele também não me levava. Mas eu sabia que eu precisa insistir, pois tinha a responsabilidade de cuidar das minhas crianças, de leva-las a conhecer o mesmo Deus que eu já conhecia.

Mas eu não via a Tiqvah, a corda que a alçaria da escuridão para a luz. Meus olhos estavam repletos de lágrimas e meu coração estava com tanta dor que eu não conseguia entender que tudo aquilo era propósito de Deus.

Assim foi com Noemi. Seus planos ainda não haviam sido consumados na sua vida.

Quando Jesus disse "está consumado" que a vida venceu a morte, que a esperança ressurgiu, a Tiqvah  alcançou a humanidade.

Não estava consumado para Noemi e se você tem a Tiqvah  em seu coração, o sangue do Cordeiro espargido sobre as portas da alma, não está consumado para você.

Não estava consumado para Lázaro, irmão de Marta e Maria há quatro dias morto e sepultado, Jesus o ressuscita.


"Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja  morto viverá" João 11:25


A Tiqvah ressuscita a esperança, a fé, os relacionamentos, a família, tudo que precise ser ressuscitado para se cumprir uma Promessa e tornar uma vida feliz.

Noemi acreditava em Deus, era uma mulher honrada e temente. A Tiqvah traria de volta os antigos sonhos de ter uma família abençoada e realizada.

Os planos de Deus para Noemi,  se concretizam através de um homem chamado Boaz. Ruth, sua nora,  amava Noemi e não a abandonou, seguiram juntas até Belém. Lá chegando, Boaz, um parente de Noemi, casou-se com Rute e foi o remidor de Noemi. 

Do relacionamento nasce um neto para Noemi, um herdeiro da família real de Davi, o menino se chamava Obede (avô de Davi), ancestral de Jesus Cristo. Deus não apenas realizou o desejo do coração de Noemi, mas o fez da melhor forma, de forma excelente e agora sua felicidade era visível à todos, seu testemunho marcaria gerações. Noemi, não apenas estava completa, mas transbordante! 

"Beleza em vez de cinza, oléo de gozo por tristeza, veste de louvor em vez de espírito angustiado"Is 61:3.

Quando tudo parecer tomar a direção errada e o mundo desabar sob nossos pés, lembremos de Noemi. Não está consumado, não é o fim, a Tiqvah  sempre renasce para os que vivem pela fé em Cristo Jesus. 

Abaixo vou postar um vídeo que eu gosto muito, do Ministério Livres para Adorar: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado