Voltando para a casa do pão

Ele te será Recriador da alma...”Rt.  4:15

O livro de Rute conta a história de uma família de Belém de Judá que numa época de fome causada pelo pecado do povo, mudou-se para Moabe, terra idolatra a cerca de 80 quilômetros de distância. A família inicial era composta por Elimeleque, Noemi, Mallon e Quilion.

Cerca de dez anos após a mudança todos os homens da família todos os homens estão mortos, ficando apenas as mulheres: Noemi, a matriarca, Rute e Orfa, as noras moabitas com as quais seus filhos haviam se casado.

Noemi, a matriarca, cheia de amargura no coração, abatida e sem esperança despede as noras. Rute se nega a abandoná-la: “Onde quer que tu fores, irei eu, e onde quer que pousares, pousarei eu, porque o teu povo é o meu povo, e o teu Deus o meu Deus” Rt 1:16.   O convívio entre Rute e Noemi, regara sementes e elas já brotavam, existia raízes que não poderiam ser arrancadas sob pena de ressecamento. Já não era o parentesco que as unia, mas o espírito, a fé em um só Deus, o amor as atraia a um relacionamento de amor e fidelidade que ia além da morte.

A  família de Elimeleque jamais deveria ter saído de Belém, os que lá ficaram “foram visitados por Deus fartando-se de alimento” Rt 1:5. Mas Deus consegue transformar aquilo que era maldição em benção  fazendo com que Rute gere Obede, que foi o herdeiro de tudo que havia sido perdido com a morte de todos os homens. No final do livro, lê-se: “Deus seja teu Recriador da alma...”
A palavra "recriador" vem de shub (strong 07725) que significa: “Voltar”, “ir de encontro ao ponto de partida, em sentido espiritual”; “arrepender-se”.  Deus mudou a direção da vida de Noemi, restituiu a dor, concedendo-lhe alegria. O Deus que ela servia não a desamparou em momento algum, apesar dos pesares. Deus mudou a vida de Rute, que de idolatra se transformou na avó do grande Rei Davi, um homem segundo o coração de Deus. E também, segundo consta na genealogia no livro de Mateus, uma das três mulheres citadas como ascendentes de Jesus (Raabe, que por sinal era mãe de Boaz, Maria, a mãe de Jesus, e Rute, a moabita)


Quais tem sido nossas escolhas?
Muitas vezes tomamos decisões erradas, seguimos em direção a lugares para fugirmos da morte e ainda assim ela nos alcança.
Muitas vezes partimos sorrindo e nos encontramos em meio a lágrimas, desilusão e solidão?
Muitas vezes partimos cheios de esperanças, cheios de coragem e somos alcançados pela desesperança e pelo medo.  
Partimos em busca da felicidade, tanto de locais físicos como de situações espirituais e mais tarde percebemos que tudo que fizemos foi fugir de nós mesmos, dos outros, da dificuldade, da correção, dos desafios.
Uma das pastoras que passou pela minha vida, Pra Edelba dos Santos Barreiros, da Igreja do Evangelho Quadrangular na cidade de Chavantes, estado de São Paulo, me ensinou uma das pérolas as quais tenho como sendo mui preciosa. Um dia, numa reunião com mais de 20 pastores e outros líderes, ela disse:

"Não adianta mudar de cidade pensando que as coisas serão diferentes. O diabo é o mesmo em todo o lugar e conhece o teu ponto fraco."  (Pra Edelba)


Assim como Elimeleque, muitos são os que partem e que um dia tomam a consciência de que devem voltar para Belém, que tem o significado "A Casa do Pão)

Elimeleque deixou a Casa do Pão por causa da fome física e morreu. Os que ficaram em Belém foram abençoados.

Se você encontra-se em fuga, em busca de um lugar Seguro e Abundante, posso te apontar a direção: Jesus!  Ele é Belém, Casa de Pão, de onde jamais deveríamos nos afastar.

O tempo de regressar é hoje, de arrepender-se é agora. Somente Ele pode mudar o rumo de sua história, como mudou a minha e a de Noemi.

Ele te recria,  gera de novo, te faz andar sobre as águas, em meio à tempestade. E ao olhar para trás, verás que valeu a pena, que o futuro já não se apresenta como trevas e incertezas.

Para quem saiu, é ainda a hora de voltar para o Senhor, que sempre será o nosso Sustento, o que nos guarda e protege. Permanecer sob as suas asas e em jubilo entoarmos cânticos de louvor.

Salmo 63:7 - Tú tens sido o meu auxilio e sob as tuas asas canto jubiloso.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” I Pedro 1:3.

Jesus transforma maus começos em finais felizes e tudo começa com o regresso a Casa de Pão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado