O cristão e a gula



A fome exige ser saciada e a gula é a necessidade de comer mesmo após ser saciada a fome.

Hoje em dia temos o culto ao corpo, de outro, o consumismo desenfreado de variados tipos de alimentos. Qual é a nossa relação com a comida hoje?


Na idade média, a fim de ilustrar o risco da gula, começou a se contar a seguinte história:

Havia um homem muito integro numa aldeia. Um dia, um anjo apareceu a ele e disse que ele teria direito a cometer um pecado dentre 3 opções: ele poderia matar alguém, poderia estuprar uma virgem ou poderia beber até não aguentar mais. O homem, como boa parte de nós, escolheu beber até cair. O problema foi que, bêbado, ele estuprou a sua irmã e depois a matou.

Essa pequena história mostra que o pecado da gula, que se caracteriza por beber ou comer além do necessário, é a porta aberta para a entrada de outros pecados. ´

É importante também marcarmos que o pecado da gula cresce proporcionalmente ao padrão financeiro do individuo: quanto mais dinheiro tem, mais gasta com comida e bebida!

É um pecado difícil de esconder, pois a obesidade é visível à todos.










Gula aparenta ser um pecado que os Cristãos gostam de ignorar. Não demoramos para chamar fumar e beber de pecados, mas por algum motivo gula é um pecado bastante aceito ou pelo menos tolerado. Muitos dos argumentos usados contra fumar e beber, tais como saúde e vício, aplicam-se igualmente a comer demais. Muitos Cristãos nem considerariam tomar vinho ou fumar um cigarro, mas não têm nenhum problema em devorar tudo que vêem pela frente durante o jantar ao ponto que quase se sentem que vão explodir. Isso não deve ser assim!




Provérbios 23:20-21 nos adverte: “Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem”. Provérbios 28:7 declara: “O que guarda a lei é filho prudente, mas o companheiro de libertinos envergonha a seu pai”. Provérbios 23:2 proclama: “mete uma faca à tua garganta, se és homem glutão”.




Apetites físicos são uma analogia de nossa habilidade de nos controlar. Se somos incapazes de controlar nossos hábitos em relação à comida, isso é uma indicação de que provavelmente também somos incapazes de controlar outros hábitos, tais como os da mente (cobiça, avareza, raiva), e somos incapazes de não fazer parte de fofocas e conflitos. Não devemos deixar nossos apetites nos controlar, mas devemos ter controle sobre nossos apetites (Leia Deuteronômio 21:20, Provérbios 23:2, 2 Pedro 1:5-7, 2 Timóteo 3:1-9 e 2 Coríntios 10:5). A habilidade de dizer “não” a qualquer coisa em excesso – “auto-controle” — é um dos frutos do Espírito que pertence a todos os Cristãos (Gálatas 5:22).




Deus nos abençoou ao encher a terra com comidas que são deliciosas, nutritivas e até mesmo prazerosas. Devemos honrar a criação de Deus ao apreciar essas comidas em moderação, controlando nossos apetites, ao invés de sermos controlados por eles.




O mais paradoxal dos pecados capitais, a gula é muito mais que um pecado, é uma visão distorcida, é uma obsessão pervertida onde a comida é objeto de nosso prazer. A gula diferencia-se da necessidade de comer pelo fato de ser o ato de alimentar-se além do necessário, apenas para sentir prazer, comendo fora dos horários e desejando a comida e, assim, vivendo para comer e não comendo para viver


A visão bíblica para isto diz que o diabo usava-o para atrair Jesus para o inferno, após jejuar por 40 dias e 40 noite o diabo tentou-o com o pecado da gula, falando para Jesus transformar as pedras que haviam no caminho em pães, e Jesus respondeu que nem só de pão vive o homem mais da palavras de deus, enfatizando que Deus deveria ser foco de nossa atenção e se passa o tempo todo pensando comida, esta ignorando Deus .

referências:
http://www.gotquestions.org/Portugues/gula-pecado.html
http://gastronomiaemacao.blogspot.com.br/2011/10/os-sete-pecados-capitais-gula.html





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado