À espera de um milagre - João 5:1-14



Vemos aqui  um homem que está à espera de um milagre. Paralitico há 38 anos, provavelmente ele cheirava mal, pela propria dificuldade de se locomover. Solitário, estava a espera do milagre, mas sem ver saída para tudo aquilo. 
A Beira do Tanque de Bestesda, onde havia uma muiltidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos esperando que a água se movesse. 
Então, quando um anjo descia e agitava-a,  o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse”  A crença na descida de um anjo gerou expectativa em muitos enfermos, provocando assim um ajuntamento de pessoas que estavam desenganadas pela medicina e aguardavam unicamente uma intervenção divina para solução de seus problemas. Não havia apenas um paralítico, mas uma multidão a espera de um milagre.  

Entretanto, a Bíblia diz que Jesus desce ao encontro de um homem. Porque ele foi escolhido por Jesus?

Não temos como saber porque Jesus o escolheu. Ele não tinha fé, ele estava acomodado, com auto piedade e sem forças para lutar. Ao decorrer dos 38 anos, muitas devem ter sido as vezes que ele pensou que ia conseguir, mas sempre fracassava. Trinta e oito anos de sonhos frustrados. Há 38 anos pode ver muitos serem curados, mas ele continuava preso àquela condição miserável. Mas mesmo assim ele ainda esperava. 

Muitas pessoas estão assim. Estão na igreja, veem os milagres ocorrendo na vida dos outros, ouvem os testemunhos, mas a suas vidas continuam paralizadas, sem nada acontecer. 

Este homem era solitário. Quando Jesus lhe dirige a seguinte pergunta: “Queres ser curado?” (v. 6) ele prontamente responde: “Não tenho ninguém…”(v. 7). 
Abandonado pela família, pelos amigos, pela sociedade.
Passar por problemas é díficil, mas muito pior é estar sozinho em meio as lutas. Não ter alguém com quem conversar, alguém que te ajude a resistir aos dias maus. A Bíblia mesmo diz que é melhor serem dois do que um, para que se um caia, o outro o levante. Mas este homem estava caído a anos e ninguem estava com ele. 
O que é mais incrível é que aquele lugar deveria ser um lugar santo, de adoração ao Senhor pelos milagres que lá ocorriam, mas em vez disto, era um lugar de disputa, de competição. Em vez de serem irmãos a procura do milagre, eram adversários, inimigos em busca do milagre. 
Não havia solidariedade, misericórdia. Assim como a beira do tanque de Betesda, vemos hoje muitas pessoas tão presas as suas proprias desgraças pessoais, que não enxergam que ao seu lado existem muitos que também estão sofrendo. E normalmente, quando estas pessoas alcançam os seus milagres, as suas bençãos, vão embora, sem olhar para trás e nem mesmo se lembram dos que ain da estão precisando de ajuda. 
Egoísmo em vez de misericórdia. 

Será que ele havia causado aquele mal em sua vida?
O verso 14 traduz uma idéia de que sua condição de paralisia se deu como conseqüência direta do seu pecado. Jesus advertiu-o, dizendo: “Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda cousa pior” (v. 14). 

A Idéia que o texto passa é que ele estava naquela condição em função do seu pecado. Se essa interpretação for verdadeira, com certeza esse homem carrega um enorme sentimento de culpa. Afinal, seus próprios caminhos o conduziram a uma vida de enfermidade.

O que Jesus faz?
Jerusalém estava em festa, mas em vez de se festejar, foi em busca dos doentes. Muitas vezes, em meio as festas de final de ano, vemos as igrejas se esvaziarem. Depois começam os feriados de carnaval, e as igrejas continuam vazias, porque todos estão se alegrando. 
Mas a igreja é Betesda!
Os anjos aqui descem para mover as águas e Jesus está aqui para curar a todos. Não há necessidade de ser apenas um a descer as águas, mas todo Temos na igreja um local de adoração e também um local onde os enfermos saem curados. 
Mas Jesus estava a procura de uma pessoa. Aquele homem era importante para Deus. Não sabemos se depois Jesus voltou para realizar mais milagres. Mas naquele momento, Jesus estava focado naquele homem. 
Jesus vê aquele homem em meio a multidão, com olhar de misericórdia e amor. Em Isaias 66:2 temos a descrição do olhar de amor: 
“Porque a minha mão fez todas estas cousas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra” (Isaías 66:2).
Jesus conhece nossas dores e necessidades. Ele é onisciente (v.6). Ele sabia o que aquele homem precisava e sabe o que nós precisamos. 
Mas mesmo assim Ele pergunta se o homem quer ser curado. É evidente que a resposta seria sim, Aquele homem necessitava tomar a postura e assumir o milagre. 
Nós também necessitamos falar para o Senhor o que precisamos e o que queremos. Necessitamos também confessar os nossos erros e pedir perdão. Ele sabe de tudo, mas nós necessitamos tconfessar para Jesus tudo a nosso respeito.
Ao assumir para Jesus sua necessidade, aquele homem cujo nome nem sabemos, a quem nos referimos apenas como "o paralitico do tanque de Bestesda", recebeu o milagre não das mãos de um anjo, mas do prórpio Jesus, que decidiu curar-lhe e lhe dar uma nova chance de recomeçar a vida.
Assim é conosco. Jesus vem até nós e nos oferece a libertação e cura completa. Desce do seu Trono de Glória  e realiza a cura.
Basta você clamar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado