Jônatas - o homem que abriu mão de ser rei



Hoje quero falar um pouco sobre um personagem do Velho Testamento: Jônatas, o homem que não abriu mão de  ser Rei!

Vou relatar a história que é descrita a partir de I Samuel 8 neste estudo. Mas neste momento vamos ler I Samuel 23:16-17:

Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi no bosque, e confortou a sua mão em Deus; E disse-lhe: Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe.

Esta passagem demonstra bem a amizade de Jônatas por Davi. Esta amizade era demonstrada através de atitudes de companheirismo, proteção e honra ao grande amigo. Jônatas era filho do rei e poderia também vir a ser rei, mas ele escolheu a Davi para honrar.

O último dos juízes do Antigo Testamento olhou incrédulo para o grupo de líderes israelitas reunidos diante dele. O último dos juízes não é outro senão Samuel. Samuel julgou a nação com sabedoria e integridade. Samuel era ao mesmo tempo um juiz nomeado de Deus e um profeta. Mas agora, como vemos na história em 1 Samuel, capítulo 8, ele está velho. E não há outros juízes que possam ocupar o seu lugar, e seus filhos, de acordo com o versículo 3, são moralmente inaptos para esta função de tanta responsabilidade. Eles não andavam nos seus caminhos, eles desviaram-se após um ganho desonesto, aceitaram suborno, perverteram a justiça.

Espero que você concorde que está não é a maneira correta de se comportar, principalmente quando se está numa posição de autoridade, com a função de supervisionar a vida de pessoas e até de uma nação.


Não havia também nenhum líder capacitado fora da família de Samuel. Não parecia haver ninguém no horizonte que pudesse assumir como o defensor e líder de Israel. Assim, as pessoas aparecem com uma ideia - eles acham que é hora para que eles tenham um rei. Todos os anciãos de Israel no versículo 4, vêm até Samuel, em Ramá, e disseram-lhe: "Você envelheceu, seus filhos não andam nos teus caminhos, é chegada a hora de nomear um rei para nos julgar-nos como todas as outras nações. "Queremos ser como todo mundo.

Com esse pedido, o período dos juízes chegou a um ponto inadiável depois de 350 anos. Um juiz designado por Deus, um profeta e sacerdotes, que eram os líderes que Deus havia ordenado na teocracia, um reino teocrático, um reino onde Deus era rei, não foi o suficiente para satisfazer as pessoas. Eles queriam um rei como as nações vizinhas que tinha um rei. Samuel compreensivelmente sentiu-se menosprezado pelos israelitas. Ele interpretou as palavras como um ataque pessoal contra ele. Particularmente, eu não acho que fosse algo pessoal, mas provavelmente foi assim que Samuel sentiu.

Mas o Senhor lhe informou que este não era realmente um ataque contra ele. O Senhor disse a Samuel: "Escute a voz do povo em relação a tudo o que eles dizem para você, por não terem rejeitado, mas eles rejeitaram-me de ser rei." Essa é a questão. Eles estão rejeitando seu verdadeiro rei pela monarquia, rejeitando o reino teocrático, rejeitando Deus.

Se a gente voltar um pouco na Bíblia, veremos que no livro de Êxodo, capitulo 19, os israelitas prometeram no Monte Sinai servir e obedecer a Deus. Essa nação a partir daquele momento tinha sido uma teocracia segundo as regras de Deus. O Senhor foi o único rei em Israel, e Ele governou através de um complexo de juízes e profetas e sacerdotes a quem constituiu para representá-lo entre as pessoas, sendo Ele era o governante.

Agora, quando os líderes de Israel Samuel pedem um rei humano, eles realmente estão articulando o seu descontentamento com o governo de Deus. Eles não querem mais uma teocracia, eles querem uma monarquia, assim como seus vizinhos estrangeiros. Ao longo dos últimos quatro séculos, tinham abandonado o Senhor repetidamente. Você se lembra do ciclo de rebeldia e desobediência e julgamento, e arrependimento e desobediência e julgamento, e arrependimento de novo e de novo e de novo, mais e mais por esse período dos juízes.

Agora vêm diante de Samuel novamente, manifestando-se neste ciclo de rebelião, tendo abandonado o Senhor, pedem um rei humano. Isso em si é a expressão final de sua apostasia cíclica - rebelião contra o verdadeiro soberano. "Como todas as obras", versículo 8 diz, "o que eles têm feito desde o dia que os trouxe do Egito até o dia de hoje - em que eles me abandonaram e serviram a outros deuses - então eles estão fazendo para você também . exatamente a mesma coisa, é a versão mais recente de sua rebelião contra mim.

Samuel justificadamente dá ao povo um aviso, no resto do capitulo 08. Ele alertou as pessoas que quando você tem um rei, você vai ter que ter um pouco de compreensão do que ele vai dizer. E ele começa a explicar as consequências de passar a ter um rei humano.

E é isso que ele lhes diz: Reis forçam as pessoas para o trabalho em seus campos para que eles enriqueçam, aumentando seus tesouros e poder. Reis, Samuel lhes diz, forçam as pessoas a lutar por suas causas e colocam as vidas de seus filhos em risco. Reis tomam as suas filhas e levá-as cativas para trabalhar em suas empresas reais como perfumistas, cozinheiras, padeiras. Reis, Samuel lhes diz, confiscam terras para si próprios, forçam os impostos crescentes e a demanda, sob pena de pagamento. Reis tomam as posses das pessoas à vontade. Reis excluem servos e escravos. De qualquer jeito, Samuel diz, vocês perderam sua liberdade. E vocês serão roubados por seus reis.

No versículo 18 Samuel avisa que Deus disse que eles chorariam por causa do rei que eles quiseram, e que o Senhor não iria ouvi-los. Que eles odiariam àquele a quem eles próprios escolheram, e que eles então se voltariam para Deus e que Deus não os ouviria. Avisou que a monarquia iria trazer sobre eles o julgamento divino e que isto não seria fácil. Mesmo assim, os israelitas decidiram escolher por ter um rei. Escolheram ser iguais aos outros povos. Eram escolhidos de Deus, mas queriam ser como os outros. No versículo 19, diz que o povo não quis ouvir a voz de Samuel, e eles disseram: 'Não, mas haverá um rei sobre nós, para que nós também sejamos como todas as nações, que o nosso rei nos julgue e saia antes de nós e lute as nossas batalhas. Eles estavam decididos a não recuar em sua decisão. E assim, é inciado o período monárquico em Israel.

E o primeiro rei foi Saul. Saul aparece pela primeira vez no capítulo 09. E com Saul se concretizaram todas as predições do Senhor. Não demorou muito e o Rei Saul começou a manifestar a trágica realidade que a monarquia pode trazer ao povo. Chegamos na nossa historia. Uma história sobre reis. Agora nós somos os reis, e nós iremos olhar para esta história sob o ponto de vista dos relacionamentos, certo?

Nosso primeiro ponto será sobre a primeira família real, que era chefiada por Saul, e em particular o seu relacionamento com seu filho Jônatas. Jônatas só aparece no capítulo 13 e nós iremos analisar a monarquia pela visão de Jônatas.


Ele não cresceu como um príncipe, já que antes de Saul ser escolhido como rei, ele não era príncipe, certo? Saul era filho de fazendeiros. No capítulo 09 conta que alguns dos burros da fazenda haviam se perdido, e Saul foi procurar esses burros, animais muito valiosos, a pedido de seu pai. Procurou muito, e Saul acabou por se encontrar com o profeta Samuel enquanto procura pelos burros de seu pai. Veja o que está escrito em I Samuel 9:20 - "Quanto às jumentas que você perdeu há três dias, não se preocupe com elas; já foram encontradas. E a quem pertencerá tudo o que é precioso em Israel, senão a você e toda a família de seu pai? "

O que isto significa? Samuel está explicando para Samuel que ele, Saul, um fazendeiro que procurava por seus burros seria o primeiro rei. Uma promoção incrível: de cuidador de burros para rei. Mas um acréscimo de responsabilidade também, pois se antes ele tinha que cuidar para que burros não se perdessem, ele iria que tomar conta de uma nação a partir daquele momento.

A Bíblia relata que Saul era alto, moreno e belo. Ele era da tribo de Benjamim. Isto quer dizer que na visão humana, ele era perfeitamente capaz para ser um rei, através de julgamentos externos. Na realidade, seu caráter não combinava com seus atributos físicos. Belo e alto, porém caráter fraco, personalidade fraca, e isto foi claramente mostrado durante o seu reinado. 

Em Atos 13:21 diz que Saul reinou por longos 40 anos.
Não demorou muito para que a fraqueza de seu caráter aparecesse, e então as pessoas tiveram que suportar isto por 4 décadas! Quando Saul voltou para casa, como descrito no capitulo 10, após o encontro com Samuel, ele manteve a conversa com Samuel em segredo (I Samuel 10:16) No versículo 22 lemos que ele foi levado também em segredo.

Veja: Então consultaram novamente o Senhor: "Ele já chegou? " E o Senhor disse: "Sim, ele está escondido no meio da bagagem.1 Samuel 10:22

No versículo 16 nos diz que. E quando era hora de ele ser levado para a frente, no versículo 22 do capítulo 10, ele está escondido na bagagem.

Alto, moreno, belo e covarde! Ele era um homem cheio de medo, vacilante em sua confiança, paranoico em relação a possibilidade de possuir rivais, extremamente precipitado em suas atitudes impulsivas, para tentar compensar sua covardia e inaptidão.

Este era o Pai de Jônatas.

Como Jônatas  reagiu quando ouviu pela primeira vez a notícia surpreendente  que seu pai , o agricultor , que parecia bom no exterior, mas era fraco por dentro, ia ser o rei - a primeira rei da monarquia de Israel?

Jônatas deve ter pensado qual seria a importância disto em sua própria vida. Reis foram , muitas vezes, mortos, mortos em combate , mesmo morto por um inimigo. Pessoas morreram de doenças e enfermidades.

Jônatas deve ter previsto que, como o príncipe, que um dia se tornar o rei . Ciente das fraquezas de seu pai, familiarizado com o seu papel como um fazendeiro, e sabendo que ele não era um soldado,  Jônatas talvez pensou que seria rei em breve. E, a propósito , os mesmos medos , a mesma fraqueza, a mesma falta de coragem que caracteriza Saul como um fazendeiro continuou a caracterizar Saul como rei , e Jônatas nunca foi intimidado por seu pai quando ele se tornou rei. Ele não hesitou em desafiar as ordens bizarras de seu pai quando ele agiu de forma totalmente irracionais .

Então, isso é uma introdução para o primeiro tipo de relação entre Saul e Jônatas. Eu quero seguir que um pouco mais , e analisar o  relacionamento de Jônatas e Saul.

 A expectativa principal de Israel para o seu novo rei era que ele iria protegê-los - capítulo 8, versículo 20 - que seria seu grande protetor . Ele pode sair antes de nós e lutar nossas batalhas . Isso é o que eles esperavam.

Bem, logo tinha Saul sido posto em prática - vá até o capítulo 11 , e você pode tentar encontrar o seu caminho à medida que avançamos - os amonitas estão envolvidos em uma batalha, em uma guerra , 1 Samuel 11:13, Saul levou os israelitas  a vitória , uma vitória dada por Deus , sobre os amonitas . "O Senhor tem realizado " ... versículo 13 diz ... " livramento em Israel. " Então é isso que os reis fazem, e ele começou bem com uma vitória.

Um desafio maior , porém, veio menos de dois anos depois para o reinado de Saul , quando ele foi acompanhado por um exército permanente de três mil homens, e ele se viu em um perigoso conflito com os filisteus . Agora lembre-se , Sansão já havia sido um golpe devastador para os filisteus . Você se lembra - Sansão, o juiz que derrubou a casa sobre os filisteus e massacrou milhares delas ? Mas eles continuaram a ganhar alguma força e escalou em sua animosidade contra Israel. Assim, eles representam uma ameaça militar para Israel novamente. Eles estão de volta  nos dias de Saul , com toda a força.

Entretanto Saul não tinha o que temer,pois de acordo com o capitulo 9, no versículo 16, Deus havia prometido livrar Israel. É no contexto deste conflito com os filisteus que Jonathan aparece pela primeira vez, provavelmente um adolescente, talvez, no máximo, em seus vinte e poucos anos. Idade suficiente, no entanto, de acordo com o capítulo 13, de ser um líder: "Saul escolheu para si três mil homens de Israel", e então ", mil estavam com Jônatas em Gibeá de Benjamim." Jonathan como um adolescente, ou, no máximo, vinte e poucos anos, é o responsável de mil homens, mil soldados do Exército de Israel. Saul está esperando em Micmás, na região montanhosa de Betel.

Enquanto Saul espera, Jonathan com seus homens atacam a guarnição em Geba e captura-lo. Nós não sabemos se Saul ordenou o ataque ou não, ou se Jonathan agiu de forma independente. Parece que ele agiu de forma independente. Foi Jonathan, no entanto, que ganhou a vitória. Foi Jonathan que iniciou a ação militar crítica. Era seu plano, que era o seu triunfo. Mas  o conflito se transformou em uma guerra em grande escala, o que deu mais oportunidade a Jonathan e mais oportunidade de provar a si mesmo como um jovem corajoso, provar-se um líder capaz - muito mais do que seu pai apreensivo que preferia sentar e esperar até que algo de bom ocorresse.

Os israelitas talvez esperassem apenas uma pequena retaliação. Mas em vez disso , os filisteus ficaram furiosos com esse ataque e vitória em Geba , e assim eles voltaram com milhares de carros, milhares de cavaleiros e homens de infantaria. De acordo com o capítulo 13, se você olhar para o versículo 5 , contaram 30.000 carros , 6.000 cavaleiros e uma quantidade de pessoas como a areia que está na praia do mar- um número inexplicável à chuva de vingança contra o exército hebraico em virtude  do sucesso de Jonathan campanha em Geba . E o exército de Israel era maciçamente em menor número . Os homens de Saul não reagiram com fé e coragem, mas com verdadeiro pavor. Olha o que aconteceu com os homens de Saul . Versículo 6 : Quando os soldados de Israel viram que a situação era difícil e que seu exército estava sendo muito pressionado, esconderam-se em cavernas e buracos, entre as rochas e em poços e cisternas.

 Essas pessoas se escondendo são os soldados . Esse é o exército do Rei!. Outros soldados atravessaram o rio Jordão e simplesmente desertaram, fugiram de medo. 

De acordo com o versículo 15, ficaram com Saul cerca de 600 homens. Todos fugiram com a mesma covardia e medo que era características de seu rei. E assim, assenta-se Saul com seus 600 homens, morrendo de medo em Gilgal. 

Mas porque ele estava paralisado de medo se Deus já havia dito para ele, que estava tudo sobre controle?  

"Vá na minha frente até Gilgal. Depois eu irei também, para oferecer holocaustos e sacrifícios de comunhão, mas você deve esperar sete dias, até que eu chegue e lhe diga o que fazer". (I Samuel 10:08)
Saul ficou sentado esperando,  sabendo que os filisteus estão acumulando o exército de vingança. Até ai tudo bem, só que no sétimo dia , então, Saul entra em colapso de tanto medo. Samuel não tinha chegado. Em desespero, ele não podia mais esperar. Seu inimigo está ficando mais forte e mais ousado . Suas próprias forças estão se dissipando em meio a sua covardia. E então ele decide não esperar por Samuel , que era um ofertante autorizado de sacrifício, e para fazê-lo a si mesmo. 


Ele esperou sete dias, o prazo estabelecido por Samuel; mas este não chegou a Gilgal, e os soldados de Saul começaram a se dispersar.

Então ele ordenou: "Tragam-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão". Saul ofereceu então o holocausto, (I Samuel 13:8-9)

Ele ofereceu um sacrifício que era para o sacerdote oferecer.  Ele procurou a bênção através da desobediência; e a bênção não vem através da desobediência.  


Mas imagine a cena:  assim que Saul ofereceu o sacrifício, Samuel apareceu. Assim que ele terminou de fazer o holocausto, no versículo 10, "veio Samuel." Saul saiu para encontrá-lo e cumprimentá-lo. Mas isso não era uma comédia. O velho profeta indignado não estava se divertindo nem um pouco. 

Leia Números 3:10: 
Encarregue Arão e os seus filhos de cuidar do sacerdócio; qualquer pessoa não autorizada que se aproximar do santuário terá que ser executada".

Veja também Números 18:07: 
Mas somente você e seus filhos poderão servir como sacerdotes em tudo o que se refere ao altar e ao que se encontra além do véu. Dou a vocês o serviço do sacerdócio como um presente. Qualquer pessoa não autorizada que se aproximar do santuário terá que ser executada. 

O Rei Uzias foi punido com lepra pelo mesmo pecado. Sua história está contada em II Crônicas 26. 

Saul está prestes a ser severamente condenado por esta intrusão no ofício sagrado.  Veja a sua atitude em 1 Samuel 13:11-12
E perguntou-lhe Samuel: "O que você fez? " Saul respondeu: "Quando vi que os soldados estavam se dispersando e que você não tinha chegado no prazo estabelecido e que os filisteus estavam reunidos em Micmás,
pensei: ‘Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor’. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto".

Esta atitude muito lembra a de Adão em Gênesis 3:09. As palavras de Samuel a Saul eram uma acusação pungente. Não há uma resposta adequada, não há nenhuma desculpa válida, não há nenhuma defesa.


Mas isso não impediu que Saul de tentar explicá-la . Ele culpa Samuel por ter vindo tarde . Ele culpou suas tropas por fugir. Ele culpou os filisteus pelaa ameaça sinistra que eles fizeram . Mas essas justificativas apenas intensificaram sua desobediência . A resposta devastadora de Samuel para suas desculpas culpa nos é dada nos versículos 13 e 14. 

A ordem de Samuel a Saul, para ficar lá em Gilgal durante sete dias foi um teste para saber se ele iria ou não ser obediente a Deus. Antes Samuel tinha avisado os israelitas que, mesmo sob a sua nova monarquia , se eles não conseguissem obedecer ao Senhor , eles seriam julgados , juntamente com seu rei. Isto no capítulo 12 , versículo 25. A obediência é sempre o caminho para a bênção , a desobediência sempre o caminho para o julgamento. E assim Saul foi desobediente , pensando em sua loucura que sua desobediência poderia trazer a vitória. Ele poderia de alguma forma obter a ajuda de Deus pela desobediência , e ele seria substituído . A monarquia , em seguida, passou -se dele para um homem segundo o coração de Deus. Nós temos aprendido a amar essa frase , não temos - alguém que adora a Deus , ama a Deus , obedece a Deus .

No momento em que Saul desobedece a Deus e oferece o sacrifício em Gilgal, Jônatas não está presente. Saul está desonrando o Senhor . Saul condenou a sua dinastia . Nenhum filho seu nunca vai reinar. Jônatas não sabe disso. Ele nunca será rei , ele ainda não sabe disso. 
Por tolamente oferecer os sacrifícios , Saul viola a santidade ea  singularidade do ofício sacerdotal . Ele deixa de obedecer a Palavra de Deus através de Samuel . Ele não passar no teste que Deus lhe deu. As consequências são graves , e que é removida da monarquia .

Por outro lado , Jonathan decide atacar o filisteus . Lembre-se agora, ele não sabe sobre isso, como você entrar em capítulo 14: " Jônatas, filho de Saul, disse ao jovem carregando sua armadura, 'Vem passemos a guarnição dos filisteus, que está do outro lado '", mas ele não conta a seu pai . Assim, ele não estava com seu pai. Ele não sabe sobre a maldição que veio sobre a família. Ele e seu escudeiro vão atacar os filisteus. Este é um plano arriscado. Duas pessoas ? Este é um plano irracional . E se você olhar para a história inteira,  isso envolve uma subida livre até a face escarpada de um penhasco e um ataque surpresa por dois homens em uma guarnição dos filisteus que está segurando lá em cima. Na verdade, o versículo 4 - é tão interessante - entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava passar para a guarnição dos filisteus , havia um penhasco afiada de um lado e um íngreme penhasco do outro lado . E o nome de um foi Bozez eo nome do outro Sené . Bozez significa " escorregadio ", em hebraico , e Sené significa " afiada, apontou , espinhoso. " Então, ele e seu escudeiro tem que escalar alguns penhascos com pedras escorregadias e bordas afiadas , para ter acesso a uma guarnição inimiga . Esta é uma missão suicida . Dois homens ?

Mas observe o versículo 6 : " E disse Jônatas ao moço que carregava as suas armas, ' Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos ; talvez o Senhor vai trabalhar para nós , para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos . " Essa famosa declaração veio dos lábios do Jonathan . Ele é destemido , porque ele colocou a sua fé firme na vontade prometida e no poder de Deus , que já declarou que Deus vai entregar o seu povo dos seus inimigos. E Jonathan vai se colocar em posição de ver a Deus luta por eles. O Senhor vai honrar a fé de Jonathan . Eles escalar o penhasco , ele e seu escudeiro , eles vêm para a guarnição e, de acordo com os versículos 13 e 14, eles são muito bem-sucedida. O abate envolve vinte homens ; os dois basicamente matar vinte soldados filisteus .

Mesmo Josefo , o historiador judeu , escreve que este ataque, segundo a tradição, ocorreu no início da manhã , e o elemento surpresa foi aumentada pelo fato de que os soldados filisteus nunca teria esperado isso, porque eles achavam que estavam em um lugar onde não podiam ser assaltado ou atacado - quem vai escalar um penhasco ? E eles podiam muito bem estar dormindo , e se não , ainda sonolentos O Senhor deu a Jonathan e seu poder escudeiro mais de vinte dos homens que foram mortos .
Quando o exército filisteu começou a perceber o que estava acontecendo ,fugiram, indo em todas as direções. Nesse ponto , de acordo com o versículo 15 , o Senhor feriu ainda mais terror em seus corações , trazendo um terremoto - um terremoto, um grande terremoto, um grande tremor (versículo 15).

 
E então o que aconteceu? O versículo 20 fala que  Saul e todo o povo que estava com ele se reuniram e foram à peleja , eis que a espada de um era contra o outro e houve mui grande confusão. No momento em que Saul chegou os filisteus tinham matado uns aos outros . A mesma coisa que aconteceu com Gideão.

Agora, de volta antes que a batalha tenha se iniciado , lembre-se agora Jônatas está agindo de sozinho. O rei desesperado não sabia o que fazer. Então o rei desesperado faz uma declaração realmente estúpida . Esse é o capítulo 14 , versículo 24: Enquanto isso, em Gilgal , diríamos , Saul coloca seus homens sob juramento. Proíbe a todos os homens de comerem qualquer coisa antes que a vitoria tenha sido adquirida.

Adivinha o que aconteceu? Sua tropa estava fraca. Venceram porém apenas por esta ser a vontade de Deus. Quando eles finalmente tiveram permissão de comer,  eles se empanturram porque são esfomeados e comem carne misturada com sangue,  coisa proibida em Levitico 17. Se empanturram , violando outro comando de Deus. Tudo que esse cara faz é errado. Ele finalmente vai a um sacerdote para procurar alguma ajuda divina , e o Senhor se recusa a responder . Novamente Saul não se responsabiliza por suas ações . Ele fica procurando a quem culpar.

E ele finalmente chega a este ponto. Ele diz: " O problema com esta batalha difícil é que alguém quebrou a regra , alguém comeu, alguém comeu . " E ele diz: " Eu não me importo quem é, quem comeu vai morrer , quem comeu vai morrer ".

Bem, esta é apenas mais uma ideia idiota de sua parte. Acontece que Jonatas está em seu exército, mas ele  não tinha ouvido o edital. Jonathan estava correndo pela floresta no capitulo 14 e viu um pouco de mel no chão e ele abaixou-se, pegou o mel e comeu. Só nesse momento que alguns soldados vêm para ele e dizer: "Ei, ei, ei, você violou a ordem de seu pai e você poderá ser morto."

Vá até versículos 29 e - 29 e 30. Ouça o que diz Jônatas. "Meu pai tem turbado a terra. Veja agora, como meus olhos brilharam porque eu provei um pouco deste mel? "Isso me deu um pouco de energia. "Quanto mais se o povo hoje tivesse comido livremente do despojo de seus inimigos que eles encontraram! Por agora, a matança entre os filisteus não foi grande. "Não foi quase a vitória que poderia ter sido se tivéssemos sido alimentados.

Bem, a noticia chega a Saul que Jônatas , sem saber do edital de seu pai, tinha quebrado as ordens de seu pai - seu juramento ridículo - e Saul determina a fim de manter o seu orgulho insignificante por matar seu filho. Abaixo , no versículo 43, disse Saul a Jônatas: "Diga- me o que você fez . "

"Então Jônatas disse a ele: 'Eu realmente provei um pouco de mel com a ponta do cajado, que estava na minha mão . Aqui estou eu, eu tenho de morrer ! " É só isso? Mas Saul estava falando sério . Em face dessa idiotice, as pessoas começam a interceder em favor de Jônatas. E se o povo não tivesse feito isso, o rei teria executado o seu próprio filho .

Tudo isso é simplesmente  uma visão sobre o tipo de pessoa que Saul era. Em seu primeiro grande confronto com os filisteus , é caótico e ridículo. Destacando diferenças extremas na família entre pai e filho , eles estão em pólos opostos . O rei é temeroso , indeciso, reacionário , desobedientes, imprudente , orgulhoso, de mão pesada . Jonathan , exatamente o oposto. Ele tomou a iniciativa , mostrou coragem, agiu com humildade , propositadamente expôs a loucura de seu pai, exibiu confiança  no Senhor. 

A fraqueza de Saul continua a aparecer. O contraste entre ele e Jônatas, fica cada vez mais profunda. E esse contraste torna-se  claro quando um jovem pastor chega à cena. Seu nome era  David. E agora vamos passar da relação de Saul e Jônatas, para a relação de Jônatas e Davi. Este é o lugar onde passamos a conhecer e amar a história.


Por sua falta de confiança em Deus e por oferecer sacrifícios antes de Samuel chegar, Saul provou que ainda havia muitas outras maneiras dele demonstrar a sua incompetência como líder. Ele acelerou ainda mais a destruição de seu reinado. Deus mandou-o destruir totalmente os amalequitas e novamente ele desobedeceu!
Ele capturou o Rei Agague e permitiu que a sua tropa trouxesse o melhor do rebanho com eles. As consequências foram severas!
Samuel confronta a Saul em no capitulo 15, versiculo 14, dizendo que ele sabia que Deus havia mandado destruir todas as pessoas e animais.

E então essas palavras surpreendentes e muito memoráveis ​​de Samuel.

Vá até o versículo 22 do capítulo 15 "Samuel disse: 'Será que o Senhor tanto tem prazer em holocaustos e sacrifícios?" Por que ele disse isso? Porque posição de recuo de Saul é que ele diz a Samuel: "Oh, oh, eu estava indo para oferecer todos para os sacrifícios ao Senhor." E é nesse ponto, diz Samuel ", o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender  melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, Ele também te rejeitou como rei. "

Aqui é uma reiteração do fato de que Saul não só não teria um herdeiro ao trono, como também  ele não seria rei por muito tempo. Saul fica triste com isso, então ele rasga seu manto. Samuel velho profeta, pegou uma espada pesada (versículo 33) e cortou Agague em pedaços perante o Senhor em Gilgal. Então essa famosa declaração do Senhor no capítulo 16, versículo 7: "O Senhor disse a Samuel:" Não olhe para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque Deus não como vê o homem, pois o homem olha para a aparência, mas o Senhor olha para o coração. "E essa é a rejeição de Saul. Primeiro a casa dele é rejeitada; em seguida, o seu trono é rejeitado; em seguida, ele é rejeitado.


Mas enquanto ele ainda está no trono por um tempo, a formação real de David começa. É no capítulo 16 e versículo 12 que começamos a conhecer David. Na verdade, seu nome aparece no versículo 13; essa é a introdução que temos de David. Quando o rei foi atormentado, por um espírito maligno, David, já um músico talentoso, foi escolhido para tocar harpa para e, a partir do versículo 14 até o versículo 23. David torna-se o harpista real oficial, ainda vivendo em Belém. Ele ia para o palácio acalmar o rei com sua música. Quando o gigante filisteu Golias, ameaça os israelitas no capítulo 17, este jovem rapaz deixa de ser um músico para ser um grande soldado qu derruba Golias e então corta a sua cabeça, assegurando a vitória. David teve a oportunidade de estar no palácio, em seguida, de forma permanente, para aprender os elementos da vida real. Mas o mais importante, para provar que ele poderia ser usado poderosamente nas mãos de Deus. E ocorreu uma profunda amizade desenvolve entre Jônatas e Davi.
Podemos ver isso no capitulo 18.
Logo depois de Davi ter falado com Saul, os dois começaram a travar uma grande amizade. O amor de Jônatas e sua lealdade a David foram muito grandes e Jônatas foi para Davi um presente de Deus, que é o significado de seu nome. 

David é um líder vitorioso, como indicado na sua grande vitória sobre Golias. E depois disso, porque ele é agora o assassino gigante, Saul convida-o a vir e viver no palácio. Em seguida, ele dá-lhe sua filha para se casar, uma menina chamada Mical e ele se casa com ela.

Então, agora ele é um líder militar.  E ele se casou com a filha do rei; de modo que o rei é seu sogro  e o príncipe é seu cunhado. E a acrescentar a isto, a história começa a dizer-nos que David é imensamente popular com as pessoas. E Saul se sente mais e mais ameaçado por David. E ele começa a se sentir cada vez mais ameaçado por Davi de maneira que decide que ele precisa assassiná-lo. E é aí que nós dizemos a coisa se complica.

E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.
1 Samuel 18:3,4

 Ele decidiu que faria o que fosse necessário pelo seu amigo e cunhado.
Ele sabia que David não teria capacidade humana de sobreviver a menos que tivesse algum amigo na corte, alguém para avisá-lo, alguém para protegê-lo. E ele agora tinha um aliado na corte real, seu amigo e cunhado, Jônatas Seus corações foram unidos porque eles fizeram um pacto de lealdade para com o outro.

Mão você sabe como essa história se desenrola? Quando Saul ameaçou matar David, o príncipe iria avisar David, o príncipe viria a David para que ele pudesse escapar de Saul. Quando  Jonathan disse a David que Saul o queria morto, ele ficou realmente surpreso. Mas ele queria ter certeza da intenção do rei em faze-lo o mal,
No capitulo 20 já lemos:  
E disse Jônatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei.
Disse Davi a Jônatas: Eis que amanhã é a lua nova, em que costumo assentar-me com o rei para comer; porém deixa-me ir, e esconder-me-ei no campo, até à tarde do terceiro dia.
Se teu pai notar a minha ausência, dirás: Davi me pediu muito que o deixasse ir correndo a Belém, sua cidade; porquanto se faz lá o sacrifício anual para toda a linhagem.
Se disser assim: Está bem; então teu servo tem paz; porém se muito se indignar, sabe que já está inteiramente determinado no mal.
Usa, pois, de misericórdia com o teu servo, porque o fizeste entrar contigo em aliança do Senhor; se, porém, há em mim crime, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai?
Então disse Jônatas: Longe de ti tal coisa; porém se de alguma forma soubesse que já este mal está inteiramente determinado por meu pai, para que viesse sobre ti, não to revelaria eu?
E disse Davi a Jônatas: Quem me fará saber, se por acaso teu pai te responder asperamente?
1 Samuel 20:4-10

E a historia continua ao longo do capitulo 20

Jônatas era o príncipe herdeiro pois Saul lhe diz que enquanto Davi vivesse nem Jônatas e nem seu reino estariam seguros (I Sm 20.31: “Pois, enquanto o filho de Jessé viver sobre a terra, nem tu estarás seguro, nem seguro o teu reino; pelo que manda busca-lo, agora, porque deve morrer.”). Davi era portanto uma ameaça a Jônatas e conseqüentemente a toda a sua posteridade já que se Davi assumisse o trono Jônatas não seria o próximo rei, seu filho não seria o príncipe herdeiro e assim por diante. 
No entanto, ao invés de odiar Davi e tentar elimina-lo, ele o ama e protege. Eliminar Davi não seria difícil já que ele dispunha de informações privilegiadas a respeito de Davi e este confiava nele. Davi fugiria de Saul, mas não de Jônatas. Pior do que um inimigo é um falso amigo. Dizem que um sábio antigo orava pedindo a Deus que cuidasse de seus amigos pois dos inimigos ele era capaz de cuidar. Se Jônatas fosse um falso amigo, se Jônatas se deixasse levar por interesses pessoais Davi estaria correndo serio risco.  E é preciso lembrar que o interesse pessoal de que estamos falando não era uma coisa qualquer, era o trono de Israel. 

Mas Jonatas defende a honra de seu amigo e cunhado. 
Você se lembra do que acontece depois? Saul tentou matar o próprio filho.

Então se acendeu a ira de Saul contra Jônatas, e disse-lhe: Filho da mulher perversa e rebelde; não sei eu que tens escolhido o filho de Jessé, para vergonha tua e para vergonha da nudez de tua mãe?
Porque todos os dias que o filho de Jessé viver sobre a terra nem tu estarás seguro, nem o teu reino; pelo que envia, e traze-mo nesta hora; porque é digno de morte.
Então respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de morrer? Que tem feito?
Então Saul atirou-lhe com a lança, para o ferir; assim entendeu Jônatas que já seu pai tinha determinado matar a Davi.
1 Samuel 20:30-33

E o plano prossegue. Os dois amigos se encontram e choram juntos. Davi foge, Jonátas retorna a cidade, mas antes a aliança é reafirmada.
Saul passará o resto de sua vida tentando matar a Davi.
Durante os anos em que Saul tentou mata-lo, os dois amigos se encontravam.
Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi no bosque, e confortou a sua mão em Deus;
E disse-lhe: Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe.
E ambos fizeram aliança perante o Senhor; Davi ficou no bosque, e Jônatas

ESSE É O CARATER DO PRINCIPE: HUMILDE, HONESTO, ESFORÇADO, INTEGRO

Abriu mão do trono por leadade ao seu amigo e cunhado. Reconheceu em Davi o chamado de Deus para a sua vida. 
Abriu mão de seus direitos reais para que os planos de Deus ocorressem. 





A sua amizade foi descrida como maior do que o amor de um homem por uma mulher. O que isso quer dizer?
Deus não está rebaixando o amor que um homem tem para uma mulher. A Bíblia exalta isso. Não rebaixa o amor entre um marido e uma esposa. Mas  está enfatizando o fato de que seu amor por Jonatas era um amor sem qualquer atração física. Era um amor sem qualquer elemento físico. Era um amor sem qualquer interesse físico. Era um amor sem qualquer satisfação física. É totalmente ao contrário da afeição compartilhada entre um homem e uma mulher, que é uma atração física. Jonatas teve um compromisso viril sem componentes físicos. Era nobre, leal amizade, altruísta - uma camaradagem nascida da confiança por parte dos dois homens que a Palavra de Deus era para ser cumprida. Eram dois homens que obedeceu a Deus. E sua obediência comum deu-lhes uma amizade comum.

Jonatas morreu em batalha. Saul se matou. Os irmãos de Jônatas foram assassinados. Anos depois Mefibosete, o filho de Jonatas, aleijado dos pés por causa de uma queda ocorrida no momento da fuga, foi chamado para viver no castelo do Rei Davi. A aliança permaneceu!!!


Qual é o legado de Jonatas para nós? O que o torna um herói improvável? Humilde, leal, amoroso, ansioso para obedecer a Deus, dando-se toda a honra pessoal, poder pessoal, posição por um amigo, porque ele sabia que era a vontade de Deus.
Se o ciúme é o mais feio das virtudes humanas, a sua ausência é o mais bonito.

Pai, nós te agradecemos por essa viagem através de uma enorme quantidade de história e para a lição da vida deste homem notável, Jonatas. Que privilégio é para nós ter a história em tanto detalhes, e esta é apenas uma parte - uma pequena parte  da mesma. Não é apenas uma história sobre Jonatas, mas é uma história sobre a tua fidelidade ao seu povo, a sua aliança, para sustentar o seu povo, mesmo em tempos horríveis, mesmo em uma monarquia desastrosa que tornou-se cada vez mais perturbado e trouxe mais e mais juízo . Você manteve-se fiel à promessa do teu povo, e nós sabemos que Tu és um Deus que guarda a aliança para sempre e você vai cumprir todas as suas promessas. Nós descansaremos nas promessas que nos chegaram através de Cristo. Estamos tão gratos que  por Ti.
És visto na Escritura  como um Deus fiel, que honra fidelidade à aliança, mesmo entre os seus povos. Faça-nos uma comunidade de Jonatans: altruístas, humildes, amorosos, leais e gratos quando alguém é elevado em um lugar que pensei que poderia nos pertencer.
Obrigado novamente por sua Palavra e sua glória que resplandece através da sua Palavra. em nme de Jesus, Amém.


Comentários

  1. Maravilhoso este estudo sobre Jônatas Deus abençoe vcs que postam este material abençoadas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado