DEZ MOTIVOS PELOS QUAIS NOSSOS FILHOS ABANDONAM A IGREJA LOCAL

Resultado de imagem para jovens entediado
Você pode não concordar com todas estas razões, mas o peso da questão deve ser motivo de pensar e orar muito a respeito. 
Te encorajo a compartilhar este artigo no Facebook para criar uma conversa dentro de sua rede pessoal de amigos do ministério sobre esta importante questão. 

Nós todos conhecemos  muitas crianças que foram criadas na igreja. Eram estrelas do grupo de jovens. Muitas dessas crianças, ao crescerem, participaram do grupo louvor.E então crescem e saem da igreja.  

O que aconteceu? 

Parece que acontece tantas vezes que eu queria fazer alguma escavação; para falar com essas crianças e obter algumas respostas honestas. Eu trabalho moro numa grande cidade com um grande número de universitários e jovens de 20 e poucos anos. Muitos  deles foram criados em igrejas  evangélicas. Quase todos eles deixaram a igreja com a intenção de voltar.  
Por eu ser professora além de pastora, já ouvi muitos desabafarem. E aqui está alguns dos motivos que os levam a abandonar a fé em que foram criados.  

Veja bem, não estou querendo defender a saída da igreja local, nem justificar. Mas apenas apontar suas razões, para então tentarmos fechar "as portas dos fundos".  

Acredito que algumas dessas razões te deixara nervoso, mas te desafio a mais do que isso. Devemos ficar irados com a substituição pragmática do evangelho da cruz por um evangelho mecanizado de glória.  

As estatísticas são de cair o queixo: 70 por cento dos jovens param de frequentar a igreja quando se formam no ensino médio. Quase uma década depois, cerca de metade retorna à igreja. Metade. O resto não volta mais,  


Não há nenhuma maneira fácil de dizer isto: A igreja evangélica está perdeu, está perdendo e quase certamente irá continuar a perder nossa juventude.  
Sinto muito, mas o fato de pegarmos o evangelho, com sua Palavra de Salvação de mais de 2.000 anos e vesti-lo com calça jeans e camiseta,  e tentar faze-lo "agradável e legal" para essa geração não esta funcionando 

O que criamos é simplesmente uma embalagem que é uma imitação barata do mundo a qual somos chamados a evangelizar. Como a citação diz: "Quando o navio está no mar, está tudo bem. Quando o oceano entra no navio, você está em apuros". 
Eu não estou reclamando sobre o "mundanismo" como alguém que não entende que a sociedade muda, eu estou falando sobre o fato de que bocejar em um texto bíblico de cinco minutos e conseguir ficar duas horas numa fila para assistir a um show gospel de algum artista famoso demostra uma incoerência muito grande com o evangelho.  

E muitas vezes, baseados no versículo de nos fazermos de loucos para conquistar os loucos, vemos lideres cristãos promovendo esses mega-evangelismos. Pastores de meia idade querendo falar como se tivesse 20 anos para assim conquistar aos jovens, por que tem que falar a linguagem deles. Isso é mentira! Temos que falar as linguagem de Jesus! 
Desde fazer uma arca de Noé para o berçário, um acampamento de verão para adolescentes, concerto de rock para jovens, temos visto muitas de nossas crianças serem tão mimadas em cultos "cristãos", onde se dá mais valor a diversão do que à palavra.  

É passada uma mensagem emburrecedora, de fácil digestão, para que ele não se canse e permaneça lá dentro, mesmo que seja sem ser salvo. Números apenas: "Tivemos 384 jovens no acampamento!"

E porque acabam por sair ao entrarem numa universidade ou quando começam a trabalhar?

Porque até que enfim encontram alguém que os tratam como seres inteligentes, como pessoas capazes de encarar desafios. Vemos muitos jovens seguindo a Gnose, ou Ateismo, pois esses os tratam como seres inteligentes, capazes de entender desafios, prontos a captar mensagens profundas e levantar questões e dúvidas. No entanto, totalmente despreparados para defender a religião na qual cresceram, pois ficaram mais tempo ocupados em reuniões de confraternização do que orando e estudando a Palavra.  

Vamos apenas ser honestos, a maioria de nossas igrejas estão enviando jovens para o mundo embaraçosamente ignorantes da nossa fé.  

Como poderia ser diferente?  Eu conheci líderes de igrejas evangélicas ( "pastores") que não sabiam a diferença entre justificação e santificação. Eu conheci grandes membros do conselho da igreja que não compreendiam a expiação. Quando escolhemos líderes com base em seu carisma para falar e prender a atenção das pessoas, estamos dando o primeiro passo para o fracasso. 

Porém, jovens  que são alimentados com uma dieta constante de sermões baseados na graça, que visam remover qualquer coisa (ou alguém) que não serve "grande plano de Deus para a sua vida" conseguiram suportar melhor as pressoes sociais. "Nossos filhos são inteligentes, muitas vezes muito mais inteligente do que nós, e por vezes eu ouvi muitos jovens declararem que na igreja existem muitos hipócritas, que falam muito e pouco fazem.  Falamos para eles que eles não podem isso, não podem aquilo, com palavras baseadas na lei, mas não lhe damos base para resistir ao mal. Quando crianças, eles não bebem, não fumam, não transam e então estão salvos! Quando crescem e se veem diante dessas situações, não conseguem entender que existe um Deus que perdoa. Seus espíritos estão fracos porque se divertiram muito, mas se alimentaram pouco.  
Dai eles olham para a igreja local e conseguem enxergar que lá os lideres podem até não fumar, beber, ou transar antes de casar, mas são julgadores, maliciosos, maldizentes, e eles pensam: Para que participar de uma coisa dessa?  
Não se sentem parte da comunidade. Afinal, para que acordar domingo cedo, para irem numa imitação barata de uma festa que eles foram na noite anterior? Apenas para se divertir? Para assistir a um pastor de meia idade tentando desesperadamente falar como se fosse um jovem, usando gírias antiquadas na verdade, sendo hiper-ridiculo? 
Nossos filhos são inteligentes. Se eles aprendem que a igreja é simplesmente um lugar para aprender os princípios de aplicação vida para alcançar uma vida melhor na comunidade ... então você não precisa de um Jesus crucificado por isso. 
Eles necessitam entender que mais do que simplesmente se comportarem bem e fugirem do que é mal, eles necessitam de um salvador, assim como todos nós.  
 Ao invés de ser fiel à simplicidade  do evangelho da cruz, nós definimos a nossa meta de ser "bem sucedido" em crescer multidões com o evangelho da glória. 
Nossos filhos saem das igrejas  porque temos falhado em entregar a eles a fé. Eu não sou contra entreter nossa juventude, fazer cine-pipocas, cultos para pular (embora eu particularmente sou contra caras de meia-idade que tentam usar jeans skinny, apenas para parecer legais) Mas eu sou contra deixar de fazer aquilo a qual fui encarregada: pregar o evangelho das boas novas. 
Estamos falhando.Nós temos falhado com Deus e com os nossos jovens. Não podemos permitir que outro jovem  saia pela porta sem ser confrontado com todo o peso da lei, e a plena liberdade no evangelho. 
10 motivos pelo qual nossos jovens saem das igrejas, de acordo com eles: 
10. A igreja é relevante.” Isso mesmo, relevante, quer dizer, nossas igrejas são "interessantes" Porém isso eles também tem no mundo;  
9. Seus pais iam na igreja apenas quando queriam. Não era um compromisso. 
8. Eles ficaram espertos e não acreditam em tudo que lhes falam e ninguém consegue explicar para eles as duvidas.  
7. Nós os mandamos para o mundo desarmados, sem saberem se proteger dos ataques. 
6. Nós oferecemos para eles um evangelho de segunda classe. 
5. Não se sentem participantes da comunidade como um todo, apenas de um grupo 
4. Eles descobriram sensações melhores do que as oferecidas na igreja 
3. Eles cansaram de fingir sentir algo que não era verdadeiro.  
2. Eles agora conhecem a verdade por detrás dos líderes 
1. Eles dizem não precisar da igreja. A pergunta é: "Ir na igreja para que?" 
Em relação ao principal motivo, eu me questiono, como pode uma pessoa frequentar a igreja desde pequeno e não conseguir entender o que está sendo dito? 
Deixo essa questão para você pensar e me ajudar na resposta. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado