O ódio de Deus


Resultado de imagem para amor e odio

A frase "Deus ama os pecadores, mas odeia o pecado" não está na Bíblia. É fruto de uma reflexão teológica que deriva das atitudes de Cristo. A máxima expressão deste comportamento de Jesus é encontrado na sua paixão, quando Ele morre pelos injustos I Pedro 3:18)

essa frase não está na Bíblia. A frase é de Santo Agostinho e se tornu famosa através de Mohandas Gandhi, quando foi citada na sua autobiografia em 1929. 

Mas vamos ver na Bíblia e achar a resposta para a pergunta: Deus ama o pecador?


  • “Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” (Provérbios 6:16-19)
  • “Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal.” (Salmos 5:5).
  • “O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.” (Salmos 11:5).
  • "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”(Jo.3:36).
  • “O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que os teus companheiros”. (Hebreus 1:8-9)
  • “Todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (Ef.2:3).
Pensar que Deus odeia o pecado e não o pecador, conquanto real, é perigosamente confortador. "Deus me ama como eu sou". Sim, desde que eu não queira continuar como eu sou. O amor de Deus não só nos acolhe mas nos transforma

Há um senso de peso e responsabilidade em pensar que Deus odeia o pecador que se esconde no espelho da graça para continuar no pecado. 

Paul Washer afirma que o ódio de Deus não é  como o ódio humano. O ódio de Deus é um ódio de um ser santo em relação aos homens perversos. 

A Bíblia é muito clara ao declarar que o Senhor odeia o pecado, pois Ele é Santo. E nos devemos ter nojo do pecado. Essa é mais uma das teorias antropocêntricas que tem cercado o nosso evangelho, para torna-lo de mais fácil acesso a todos, transformando a nossa Bíblia num livro de auto ajuda, para que a gente se sinta melhor quando ler o que está nela contido. Porém  não é esse o proposito da Bíblia. O proposito da Bíblia é incomodar, de maneira a que venhamos a nos arrepender de nossos pecados. 

Temos um outro chavão: O pecado para o crente deve ser um acidente!

Concordo com essa frase, mas ao mesmo tempo, tenho visto crentes terem acidentes continuamente e não usarem os equipamentos que previnem o acidentes, que são a Armadura de Deus.

Vejo pessoas caindo constantemente em pecados tolos, a ponto que eles se transformaram em iniquidade. E quando são confrontados, jogam a culpa no diabo, dizendo que o diabo venceu mais uma vez. Será que foi o diabo ou a própria carne?

Uma pessoa que se diz cristão, porém continua a viver no pecado, está vivendo uma grande mentira e o seu destino é o inferno. 

O ódio divino explicado

O que significa quando as Escrituras declaram que Deus odeia pecadores? Primeiro, o Dicionário Webster define ódio como um sentimento de extrema inimizade para com alguém, considerar alguém com ativa hostilidade, ou ter uma forte aversão para com uma pessoa; detestar, repugnar, aborrecer ou abominar. Embora essas palavras sejam fortes, a Escritura usa a maioria, senão todas elas, para descrever o relacionamento de Deus com o pecado e com o pecador. Em segundo lugar, devemos entender que o ódio de Deus existe em perfeita harmonia com seus atributos. Diferentemente do homem, o ódio de Deus é santo, justo, e é um resultado de seu amor. Em terceiro lugar, devemos entender que o ódio de Deus não é uma negação do seu amor. O Salmo 5:5 não é uma negação de João 3:16 ou Mateus 5:44-45. Embora a ira de Deus repouse sobre o pecador, embora ele seja irado contra o perverso todos os dias, e embora ele odeie todo aquele que pratica a iniquidade, seu amor é de tal natureza que ele é capaz de amar aqueles que são o próprio objeto de seu ódio e trabalhar pela salvação deles. Em quarto lugar, embora Deus seja longânimo para com os objetos de seu ódio e lhes ofereça a salvação, chegará um tempo em que ele retirará tal oferta e a reconciliação não será mais possível. (WASHER, Paul. O poder do Evangelho e sua mensagem. Fiel Editora. 2013, p. 157-159)

Texto de Paul Washer:
https://noticias.gospelmais.com.br/deus-odeia-pecado-pecador-paul-washer-32657.html



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado