Mensagem fúnebre ou de aniversário?

Israel é a minha vinha.( sou o Israel de Deus) Eu sou o Senhor, cuidarei dela pessoalmente: vou rega-la todos os dias; para que não a danifique, eu a guardarei noite e dia, vigiarei para que nenhum dos inimigos faça qualquer mal contra ela. Isaías 27:3 Esse versículo demonstra para mim o cuidado do qual o Senhor tem pela minha vida.
Agradeço a Deus e a Jesus Cristo por seu amor cuidadoso e incentivador por todos os anos da minha vida e por mais esse ano. Agradeço também a todos que fazem parte da minha vida. 
Hoje meus dois filhos que não moram comigo estão vindo me visitar, pois amanhã faremos um churrasco para comemorarmos meus 56 anos de vida. Estou alegre, pois além disso, finalmente irei conhecer minha futura nora, Viviane, pela qual tenho orado desde de que meu filho Wilton ainda era muito novo, pedindo que o Senhor cuidasse de sua futura esposa, a qual ainda não conheciamos. 

De outro lado, meu coração está apertado de dor. Temos acompanhado a luta de uma grande mulher, D.Cida, que está internada com sepsemia severa, já tendo atingido pulmão e sangue. Uma mulher que criou a seus filhos com muita garra, ajudou a criar a seus netos, e sempre se dispôs a ajudar aos outros, em suma, uma serva do Senhor. Ela foi nossa diaconisa por alguns anos na cidade de Sorocaba, e eu tenho muito carinho por sua família.

Alegria e tristeza. Vivemos uma ilusão de que somos imortais. No nosso aniversário as pessoas costumam nos dizer: "Parabéns por mais um ano de vida", mas na verdade deveríamos dizer: "Menos um ano de vida". Você acha isso triste? Não acho, mas depende muito de como nós vivemos a nossa vida até o momento. Como usamos o nosso tempo?  Como anda a nossa escala de valores? Temos priorizados pessoas ou coisas? Abandonamos nossa família para ficar em redes sociais? Temos curtido mensagens positivas virtuais e estamos esquecendo de curtir nossos entes mais amados?


Triste é notar que é mais fácil você comunicar-se com aqueles que estão fora do seu teto, do que com aqueles a qual você deveria repartir as refeições. 

Triste mesmo é termos perdido pessoas que estavam a nossa disposição por anos seguidos e nós não notamos. 

Triste é vermos pessoas partindo por terem se sentido desprezadas, trocadas por momentos das quais chamamos de lazer. Antes,  o lazer era familiar, compartilhado entre todos. Um passeio numa praça, um ida ao cinema. Começou o distanciamento com a televisão, quando todos se reuniam ao redor da telinha para assistir um programa e quando alguém falava algo, dando uma opinião sobre o que estavam assistindo, alguém aumentava o tom de voz dizendo: Dá para calar a boca e assistir em silencio?

Mas infelizmente o caminho do distanciamento ainda se estenderia. Hoje em dia, cada um está com o seu Smart phone na mão, seu fone de ouvido acionado, cada um assistindo a um programa diferente, sem compartilhar opiniões, emoções ou que seja o mesmo espaço. Um na sala, outro na cozinha, um terceiro no quarto e por ai vai se criando muros a separar pessoas da mesma família, porém que não conversam mais, a não ser ocasionalmente pelos apps, ou quem sabe enquanto estão jogando em dupla....

Conversas sobre sonhos, frustrações, ou até mesmo sobre conversas que orientam para um futuro mais decente, foram aniquilados da maior parte das famílias.

Mas esse desprezo pelo que está perto não é novidade. Conta-se uma história sobre Camões, grande escritor português, nascido no século 14, que não se sabe ser verdade ou apenas uma lenda. Conta-se que Camões sofreu um naufragio e que ele estava acompanhado de sua esposa e grande paixão. Além disso, ele também estava com os manuscritos de sua maior obra: "Os luziadas" Ele teve então que decidir se salvaria sua esposa ou sua obra. Não preciso dizer qual foi a sua escolha, afinal, "As Luziadas" estão em várias bibliotecas atualmente!

Os vínculos familiares enfraquecem e as pessoas partem de forma natural ou não. A pessoa que por anos esteve do nosso lado, vai embora, afinal, quando desprezamos as pessoas, chegará um momento que ela partirá, pois ninguém aceitará viver sendo menos importante do que um celular ou um video game. Pode ser que ela simplesmente parta pois decidiu levar a sua própria vida. Pode ser que ela parta porque cansou de ser desprezada. Pode ser que ela parta pois o tempo de vida se esgotou.

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.
1 Timóteo 5:8
Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.  Provérbios 17:6

As vezes esse tempo de vida é  tão breve! A dor da morte prematura nos pega de surpresa e muitas vezes o arrependimento por não ter aproveitado bem esse prazo pode causar uma dor imensurável. Mas a dor da morte já numa idade mais avançada também pode causar arrependimento por não haverem notado que as pessoas se foram e não mais voltarão e que estavam tão acostumados com a presença daquela pessoa que não valorizaram-na.

Triste é chegar ao fim da vida e perceber que investimos nosso tempo em coisas e pessoas que não valeram a pena, Triste é se arrepender por ter se conformado a ficar numa zona de conforto, mesmo que amargurada. Dai não adiantará mais se arrepender. a pessoa já partiu!

"O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades. Brota como a flor e murcha. Vai-se como a sombra passageira; não dura muito. 
Jó 14:1-2

Podemos mudar nosso futuro, mas não o passado. Precisamos ter consciência de nossa mortalidade, de que nosso tempo é finito. Tomando consciência disso, valorizaremos mais o momento, não mais perderemos tempo em brigar com aquele motorista que está dirigindo vagarosamente à nossa frente numa avenida movimentada, não brigaremos mais com o caixa do supermercado que parou de atender justamente na nossa vez. 
Consciente de nossa mortalidade, talvez parássemos de nos estressar por problemas tão pequenos que ocorrem na nossa família e começaremos a agradecer mais a Deus pelo dom da vida.

Poderemos agradecer ao criador pela oportunidade de usufruirmos a natureza tão bela, o alimento tão saboroso, a sonoridade do silêncio!

Bendiga o Senhor a minha alma!

Todas as decisões que tomamos, inclusive a decisão de não tomar decisão nenhuma, trarão consequências as quais muitas vezes não queremos assumir. Você irá colher o que plantou. 
"Não diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje? " Pois não é sábio fazer tais perguntas."Eclesiastes 7:10


Feliz aniversário ou meus pêsames? 
Vida ou morte?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado