Sete Perguntas à Jonas





QUEM FOI O PROFETA JONAS

Yoná ben Amitai, Jonas filho de Amitai, vindo de Gate-Hefer,  localizado a 5 km ao noroeste de Nazaré.

Profetizou durante o reinado de Jeroboão II e antecedeu ao profeta Amós, e foi o único profeta Judeu a pregar para os gentios.

O nome Jonas significa “pomba” ou “pombo”.
Seu caráter era  obstinado, nervoso, mal-humorado, inquieto e sem paciência.

Deus ordena que o profeta vá à cidade de Nínive, capital da Assíria, com a missão de alertar os assírios que devido a sua crueldade e derramamento de sangue, iriam passar pela  ira Divina caso não se arrependessem dentro de quarenta dias.

Povo cruel que decapitava os povos os quais conquistavam, fazendo pirâmides com seus crânios. Torturavam-os por empalhação, crucificação, arrancavam seus olhos e os chicoteavam e esfolavam suas peles enquanto ainda vivos.

Nínive era a capital daquele povo e Jonas sabia muito bem como os assírios tinham maltratado o seu povo, por isso se recusa a obedecer, pois achava que eles não eram merecedores, mas ninguém pode opor-se a Deus.

Temendo pela sua vida, Jonas foge rumo a cidade de Társis, na da Península Ibérica (na moderna região da Andaluzia), que ficava  a aproximadamente 3.500 km do porto de Jope (a moderna Tel Aviv-Yafo).

Durante a viagem ocorre um violenta tempestade, que amedrontou inclusive aos marinheiros, que, desconhecendo qual seria a causa de tão grande tempestade jogam os pertences no mar, provavelmente a fim de de aliviar o navio.

Jonas estava no porão do navio dormindo e alguém o acorda e passam a fazer perguntas para ele.  A terrível tempestade só acaba quando Jonas é lançado ao mar, sendo engolido por um grande peixe (Jonas 1:17) e no seu estômago, passa três dias e três noites.
O fim da história é que Jonas acaba sendo cuspido pelo grande peixe em Ninive e prega para aquele povo que se arrepende.

Mas quais foram as perguntas feitas antes de lançarem-no ao mar?

1ª PERGUNTA - O QUE PASSA CONTIGO?
Jonas fugia da presença de Deus, como muitos ainda hoje o fazem, mas diz A Palavra de Deus que os olhos do Senhor percorrem toda terra (Pv.15:3), é impossível fugir de Deus.

Se pergunte o porque você está tão desanimado de ouvir a palavra de Deus.
Se pergunte se o seu coração esfriou.
Deus não mudou, Ele ainda te ama, o Seu amor ainda é o mesmo, Ele realmente te ama e quer tê-lo em seus braços.

O que passa contigo igreja? Onde está os louvores que fazia todos os presentes caírem em prantos de arrependimentos e se converterem. O que aconteceu com nossos cultos? O que passa contigo igreja de Laodicéia?

2ª PERGUNTA - AGARRADO NO SONO?
Foi a outra pergunta feita a Jonas, que era um profeta. Como ele conseguiu dormir mesmo estando tentando fugir de Deus e em meio a uma tempestade? Será mesmo que Jonas dormia ou fingia dormir?

Quantos hoje ainda estão agarrados no sono, vai ler a Bíblia que te chama de preguiçoso (Pv.6:6a9), e te manda ver a formiga se levantar para a obra. Agarrado no sono é a situação de muitos dentro das igrejas, vivem dormindo no ponto, e o pior de tudo é que perdem suas bênçãos, elas passam e se vão e você dorme.

Levante; acorde; desperte; igreja de Deus! Não fique agarrado no sono, ou acontecerá com você o que aconteceu coma as cinco virgens loucas que agarradas no sono perderam a chegada do noivo. Saiba de uma coisa: O sono é o prenúncio da morte. Levantemos, lavemos nossas faces, acordemos agora, ou morreremos dormindo. Agarrados ao sono? Estes nunca verão a glória de Deus na terra.

3º PERGUNTA - POR CAUSA DE QUE NOS SOBREVEIO ESTE MAL?
O profeta fujão, desobediente e dorminhoco, agora tem que responder uma pergunta, que nos leva a crer que tal pergunta só seria feita ao causador do problema, que no caso já se sabia que era Jonas.

Talvez esta pergunta também deva ser feito a você, por causa de que sobreveio este mal em sua vida? Por que motivo sua família sofre? Por que o mal se chegou a sua vida? Seu erro, ou sua omissão pode estar prejudicando alguém que você ama muito e principalmente você mesmo.

Com certeza você sabe que não tem andado no caminho de Deus e seus passos estão sendo contados por Deus e o mau está presente em sua casa. Precisamos parar e analisar nossos atos.

A Igreja está mais doente do que se pode imaginar, um câncer está se instalando nas entranhas da Igreja e Deus está gritando para nos chamar a atenção para a cura, pois a Vontade do Mestre é que tenhamos uma vida saudável.

4ª PERGUNTA - QUAL OCUPAÇÃO É A TUA?
Quando os marinheiros perguntaram a Jonas qual ocupação era a dele, devido as suas superstições, pois se vê no capítulo, que eles sacrificavam aos seus deuses. Eles mostraram que uma pessoa “vagal”, sem ocupação, traz problemas. Existe um ditado popular que diz “mente vazia é oficina para o diabo” e ainda vemos o Sábio Salomão dizer que o preguiçoso é como a fumaça nos olhos, ou seja, irrita, incomoda, atrapalha.

Então eu te pergunto crente, que ocupação é a tua? O que você faz na seara do Senhor? Você tem alguma ocupação? Qual sua função no corpo da igreja, pois muitos hoje apenas se ocupam em esquentar os acentos nos cultos de domingo. Seria esta pessoa você?

A Igreja tem se ocupado do seu chamado de salvar almas. Não!!! Hoje Igreja virou fonte de renda. Qualquer um abre uma portinha e chama de igreja, mas sua intenção é enriquecimento. Vemos grande igreja se enriquecendo ensinando que quanto mais você der mais Deus vai te dar. Essa não é a ocupação da Igreja! Devemos nos preocuparmos com a Salvação das almas.

5ª PERGUNTA - DE ONDE TU VENS?
Será que isso é realmente importante? Claro que sim! Devemos ter origem, raízes, pois se você sabe de onde vens, também saberá para onde vais, e o que você irá fazer.

De onde tu vens crente? Você realmente tem as raízes da obediência em sua vida? Você vem da prática da fidelidade? Seu pastor sabe de suas decisões, ou você age pelas costas dele. E você pastor, quero confessar um medo que tenho. Meu maior medo é ver um pastor sem pastor.

De onde estamos vindo? Você nasceu da rebeldia, da fofoca, ou da mentira? A Igreja está vindo da teoria da prosperidade, pois não mais vemos congresso onde se busca o batismo no Espírito Santo. Multidões estão vindo de interesses próprios e obscuros.

Os marinheiros queriam saber da boca de Jonas de onde ele vinha, por isso é importante saber de onde você vem. Muitos estão chegando nas igrejas vindo do rancor, da ira, da mentira, do pecado.

6ª PERGUNTA - QUAL A TUA TERRA DE ORIGEM?
Essa pergunta é boa hein! Origem significa ter princípios. Era o que os marinheiros queriam saber de Jonas, teria ele princípios em sua vida. Foi o que Jonas desprezou ao fugir dos propósitos de Deus, pois desobedecer aos desejos de Jeová é mostrar não ter origem.

É o que hoje está acontecendo nas igrejas, homens sem origem em cima dos púlpitos, pessoas sem origens abrindo portinhas e dando nomes de igrejas que você nem imagina, nomes tais como igreja evangélica “corpinho de Moisés”, igreja evangélica “Jesus foi ali e volta já”, e muitos outros. Busque ter origem para sua vida isso é extremamente necessário. Quais são os nossos princípios?

7ª PERGUNTA - E DE QUE POVO ÉS TU?
Jonas já não mais podia se esconder das conseqüências de seus atos, em todas as perguntas Jonas foi reprovado, agora já não tem mais jeito. De que povo tu és? Essa é a questão o cristão fujão perde seus princípios, e se esquece que seu objetivo é o céu. Jonas não mais carregava a sua identidade espiritual à mostra, pois ao desobedecer a Deus, ele já não mais pertence ao povo de Deus. A desobediência é o princípio da queda.

Quero te dizer uma coisa, você não é terráqueo, nem brasileiro, ou outra nacionalidade qualquer, somos cidadãos “celestiais”, nossa pátria é o Céu, é lá que vamos passara Eternidade ao lado do Senhor nosso Deus.

CONCLUSÃO
Hoje temos a ilusão de que tudo está bem e acabamos por ficarmos em uma inércia espiritual, e assim deixamos de crescer e atingir uma maturidade espiritual que agrade a Deus.

A Igreja de hoje está se tornando uma Igreja estagnada. Vivemos uma aparente vida de crescimento, mas onde estão os milagres, onde estão os grande feitos que A Palavra produz na vida das pessoas. Será que ao invés de um crescimento não estamos na verdade tendo um inchaço nas igrejas?

Precisamos responder estas perguntas todos os dias e talvez algo comece a mudar na vida da igreja de hoje.

Irmão, por favor, reveja suas atitudes, faça essas perguntas a você mesmo e não fuja das responsabilidades de um verdadeiro cristão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado