ESBOÇO: DUAS PROIBIÇÕES IMPORTANTES



DT 24:14-22

1, INTRODUÇÃO
Normalmente não gostamos de proibições nem das negativas, mas nem sempre é possível evitar as ordens negativas. O texto acima trata dos deveres para com as pessoas menos favorecidas na escala social

2. NAO OPRIMIRÁS O TRABALHADOR POBRE E NECESSITADO (v. 14 e Tg 5:4)
Em toda a parte o pobre e o necessitado leva desvantagem. se for pobre e estrangeiro, a desgraça vem dobrada. Mas a Palavra de Deus se ergue em defesa dele.
As leis do trabalho, na época da redação do livro de Deuteronômio eram diferentes das atuais. O pagamento dos trabalhadores deveria ser feito no final de cada dia do trabalho realizado (v.15).

3. NÃO PERVERTERÁS O DIREITO DO ESTRANGEIRO NEM DO ORFÃO (V.17)
Em nome de um nacionalismo fanático e doentio, os estrangeiros corriam o risco de serem explorados, massacrados e considerados sem direito. Um país vencido em guerra vira escravo sem direito algum. Órfãos menores de idade não tem pais para defendê-los e seus direitos são esquecidos ou ignorados. Mas nesta passagem Deus condena  severamente esta situação. Em qualquer parte do mundo, nde quer que haja transgressão destes preceitos, acontecerá a vingança divina. e quem não acreditar, é só esperar e então verá.

CONCLUSÃO: Nosso povo precisa aprender a respeitar os direitos dos trabalhadores, os direitos dos órfãos e o direito das viuvas, ou seja, o direito das pessoas menos favorecidas. Este é um preceito divino. quanto aos grandes deste mundo, eles são donas das leis que sempre os protegem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado