Porque me ofendo com as pessoas?


Resultado de imagem para orgulho ferido

Uma das coisas que mais eu ouço desde que me converti é que tenho que me preocupar mais com o que Deus pensa de mim do que com a opinião dos outros, mas sou sincera o suficiente para dizer que eu sou uma pessoa extremamente sensível à criticas, e que isso por vezes tem sido um grande problema na minha vida, pois graças a isso, muitas vezes me sufoco, fazendo as coisas que os outros desejam que eu faça, mesmo que isso não me agrade. 

Sei que atrás disso esta um desejo de ser amada e ser aceita e tenho pensado muito nisso à luz da Palavra de Deus. 

Mas nos meus devocionais, descobri que não posso me ofender por algo que falam para mim se eu não me conhecer verdadeiramente. 

Por exemplo, vamos dizer que alguém xingue a minha mãe, uma frase e xingamento tão comum entre os brasileiros. Porque me ofenderia? Olho para a minha mãe, uma mulher de quase 80 anos de vida e vejo os olhos dela que ela não é e nem nunca foi aquilo que a chamaram. Vejo que ela, apesar de ter se separado numa época em que nem havia divórcio, e sim apenas o desquite, ela sempre levou uma vida regrada, muito voltada ao trabalho de tentar crescer na vida e criar os filhos. Não me lembro dela com roupas extravagantes ou comportamentos infames. Então porque me ofender?

E se fosse o contrário. Vamos dizer que realmente ele houvesse sido uma mulher de vida fácil? Para que me ofenderia diante da verdade???? 

Na verdade eu enxergo que quando eu me ofendo, na verdade isso é um sintoma que estou com meu orgulho ferido, que é um defeito meu, minha vaidade de querer ser melhor do que os outros foi atacada. Isso me leva a pensar que atrás de minha ofensa existe algo em mim que precisa ser mudado.

Quer ver um outro exemplo muito comum para nós, mulheres que dirigimos! Vamos dizer que eu faço alguma bobagem no trânsito e alguém grita: "Tnha que ser mulher!" \Para que vou me ofender! Sou mulher mesmo! Isso apenas é um sinal de que a pessoa que falou não é cego! 

Não existe motivo de me ofender, até porque já está comprovado que as mulheres estão menos envolvidas em acidentes de trânsito do que os homens, tanto que seguro de automóvel em nome de mulher sai mais barato!!!! O preconceito esté nossas cabeças se a gente se ofende! Preconceito!? Não, continuo a achar que é mais do que isso: é vaidade, orgulho ferido!

Por que a gente se importa tanto com os outros?

Temos que ser a mudança que desejamos ver no mundo. Se não quero ser ofendida, tenho que parar de ofender! Se quero um mundo justo, tenho que praticar a justiça e dar honra a quem merece honra:  Deus!  
Se quero ser reconhecido como cristã, tenho que agir como tal, e a base do cristianismo é o amor.
Alguém me ofendeu? Devo praticar o amor! Não devemos nos ofender e nem responder da mesma forma. Devemos demonstrar paciência, amor.

A vaidade tem sido o motivo de muitas atitudes erradas nossa. A vaidade é quando a gente começa a se achar melhor do que os outros. começo a me achar tão santa, que me sinto em condições de dizer que você está errado, que voce precisa mudar o teu jeito de ser e me esqueço totalmente que quem nos convencerá do pecado é o Espirito Santo e não o meu dedo julgador! 

Quando mais eu me parecer com Cristo, mas amor tenho que exalar!

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Romanos 8:29

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado