A procura da graça: meu Pai e meu pai

Graça retida, graça prolongada


Veja para que ninguém perca a graça de Deus. - Hebreus 12:15


Eu sempre me perguntei: eu choraria quando meu pai morresse?


Após o confronto em que meu pai declarou que não tinha amor suficiente para eu preencher seu dedo mindinho, saí de casa, decidido a nunca mais voltar. Eu vivi por dois meses em um pequeno apartamento, a quase quarenta milhas de distância, enquanto trabalhava como repórter de um pequeno jornal diário. A editora concordou em me contratar além do verão. Meu futuro parecia estar pronto.


Nunca ouvi falar de meu pai, mas minha mãe continuou me exortando a voltar. Ela chamaria e escrevia para me dizer que meu pai certamente não poderia ter significado o que ele disse. Finalmente, cheguei em casa brevemente, mas meu pai e eu nunca discutimos o incidente que me levou a sair. Eu nunca abordei, e tampouco ele. Mantivemos um relacionamento civil mas distante ao longo dos anos.


Ele pagou minhas propinas na faculdade, pelo que eu nunca agradeci. Ele nunca escreveu, visitou ou chegou à minha formatura. Quando me casei depois do meu segundo ano na Universidade do Missouri, meus pais hospedaram a recepção, mas meu pai e eu nunca tivemos uma conversa de coração.


Fresco da escola de jornalismo do Missouri, fui contratado como repórter de atribuição geral no Chicago Tribune, depois desenvolvendo um interesse em lei. Eu tirei uma licença para estudar na Yale Law School, planejando retornar ao editor legal Tribuneas.


Poucos dias antes da minha formatura, eu me instalei em um cubículo na biblioteca gótica da escola de direito e desdobrei o New York Times para uma manhã de leitura. Eu já estava preparado para os meus exames finais e estava entusiasmado com o retorno a Chicago. Então meu amigo Howard apareceu. Dobrei o jornal e o cumprimentei; Ele olhou para mim como se tivesse algo urgente para dizer, mas não conseguiu encontrar as palavras certas. "O que há de errado?", Perguntei. Ele não respondeu, mas de alguma forma eu sabia. "Meu pai morreu, certo?" Ele assentiu, então me levou à privacidade de uma pequena alcova, onde eu soluçei inconsolável.

Sozinho com meu pai


Antes que o sono de meu pai começasse na sala de funerários, pedi que a sala fosse limpa. Fiquei na frente do caixão aberto pelo maior tempo. Uma vida de pensamentos caiu na minha mente. Minhas emoções agitaram. Não havia nada a dizer, e ainda havia tudo a dizer.


Muitas vezes na minha vida, eu tinha racionalizado minha necessidade de assumir a responsabilidade pelo papel que eu desempenhava em nossa ruptura relacional. Ele é o único que deve pedir desculpas para mim. Ou o orgulho entrou no meu caminho. Por que eu deveria ir rastejando para ele? Ou às vezes eu simplesmente desligava. Eu sempre posso lidar com isso mais tarde.


Finalmente, depois de um longo período de silêncio, consegui sussurrar as palavras que desesperadamente desejava ter falado tantos anos antes: "Sinto muito, papai".


Desculpe pelas maneiras pelas quais me rebelei contra ele, menti para ele e desrespeitei-o ao longo dos anos. Desculpe pela minha ingratidão. Desculpe pela amargura e rancor que eu tinha permitido envenenar meu coração. Pela primeira vez, eu admiti minha própria culpa em nossa disputa relacional.


Então vieram minhas últimas palavras para meu pai: "Eu te perdoo." O melhor que pude, eu o estendi graça - muito tarde para o nosso relacionamento, mas de muitas maneiras, liberando e mudando a vida para mim.


Ao longo do tempo, descobri que nada se cura como graça.

Palavras inesperadas


Em breve, parceiros de negócios, vizinhos, amigos de golfe e outros chegaram ao auge para oferecer suas condolências à minha mãe e a outros membros da família. Sentei-me sozinho em uma cadeira dobrável para o lado. Eu estava lidando com emoções profundas e conflitantes e não sentia vontade de interagir com qualquer um.


Um dos colegas de trabalho de meu pai se aproximou e sentou-se ao meu lado. "Você é Lee?", Perguntou ele.


"Sim, eu estou", eu disse. Apertamos a mão.


"Bem, é ótimo finalmente conhecê-lo depois de ouvir muito sobre você", disse ele. "Seu pai nunca poderia parar de falar sobre você. Ele estava tão orgulhoso de você e entusiasmado com o que está fazendo. Toda vez que você teria um artigo no Tribune, ele o grampearia e mostra para todos. Quando você foi para Yale - bem, ele estava cheio de orgulho. Ele sempre nos mostrava fotos de seus filhos. Ele não conseguiu parar de se gabar de você. É bom finalmente colocar um rosto com o nome porque ouvimos o seu nome muito do seu pai. "Lee está fazendo isso". Lee está fazendo isso. '' Você viu o artigo de Lee na primeira página? '' Mas então, eu suponho que você sabia tudo isso ''.


Minha mente se moveu quando tentei esconder meu espanto. Não pude deixar de me perguntar o que poderia ter sido diferente se essas palavras vieram a mim diretamente do meu pai.


Quando eu me tornei um seguidor de Jesus vários anos depois, vi o forte contraste. Aqui, não havia dissimulação de como meu pai sentia por mim. Nas declarações diretas, a Bíblia gritou repetidas vezes: o amor de Deus por mim é irrestrito e incondicional; Sua graça é pródiga e sem fim. Eu sou o seu trabalho e o orgulho dele, e Ele não aguentou a idéia de passar a eternidade sem mim em Sua família. E como a graça de Deus abalou minha vida - me perdoando, adotando-me e mudando minha vida e minha eternidade - algo mais ficou claro: quão trágico seria reter a notícia dessa graça dos outros. Como eu poderia deleitar-se com isso, mas nunca passar para um mundo que está morrendo por isso? Como o ateu Penn Jillette disse: "Quanto você tem que odiar alguém para acreditar que a vida eterna é possível e não dizer a eles?"


Como o apóstolo Paulo perguntou, como as pessoas podem crer em Cristo, se nunca ouviram falar dele?


"[Deus] dispensa sua bondade não com um conta-gotas, mas uma boca de incêndio. Seu coração é um copo Dixie e Sua graça é o Mar Mediterrâneo. Você simplesmente não pode conter tudo ", disse Max Lucado. "Então, deixe-o passar por cima. Derramar-se. Despeje. "Livremente você recebeu, dê livremente".


Escrever sobre a minha jornada de graça neste livro apenas fortaleceu minha determinação em imitar o apóstolo Paulo. "O que mais me importa", escreveu Paulo, "é terminar o que Deus começou: o trabalho que o Mestre Jesus me deu de deixar todos conhecerem tudo sobre essa generosidade incrivelmente extravagante de Deus".


Essa é a tarefa alegre de todos os seguidores de Jesus.


Algum dia pode ser escrito sobre mim na minha lápide: Ele ficou tão admirado com a graça de Deus que ele não conseguiu manter a si mesmo.

http://www.faithgateway.com/search-for-grace-my-father/#.WYnmlFGGPIU
tradução: Pra Denise Mardegan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado