Se você não é pescador de homens, então não é seguidor de Cristo

Moro em frente de um pequeno pesqueiro em Sorocaba, mas tenho que reconhecer que não sou muito chegada a pescaria mas quando meu genro vem me visitar, ele sempre dá um jeito de passar uma tarde pescando.
Mas e que tal ser um  pescador de homens?

Ao ler a Bíblia, especialmente o Livro de Atos, é claro para mim que Deus deseja que Sua Igreja cresça. Seu desejo não é que a igreja estagnasse, não é que a igreja declinasse.

Por favor, fique comigo em suas Bíblias para lermos  Marcos 1: 14-20:
Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus.
"O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! "
Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores.
E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens".
No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.
Indo um pouco mais adiante, viu num barco Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, preparando as suas redes.
Logo os chamou, e eles o seguiram, deixando Zebedeu, seu pai, com os empregados no barco.


Sabemos pelo evangelho de João que este não foi o primeiro encontro de Jesus com esses quatro homens. Vários meses antes, Jesus já os conhecia; E eles vieram a confiar nele (João 1: 35-49). Este não era seu chamado inicial para fé e salvação; foi um chamado inicial para o discipulado.

Observe, Jesus disse: "Eu os farei pescadores de homens" (v. 17). Ele não os convidou para se tornarem espectadores. Em vez disso, ele queria que eles se unissem a Ele ao proclamar a Boa Nova que do Reino de Deus

Jesus não inventou o termo "pescadores dos homens". Naquele dia, era uma descrição comum dos filósofos e outros professores que "capturaram a mente dos homens" através do ensino e da persuasão. Eles "encariam o gancho" com seus ensinamentos e "pegaram" discípulos.

Então pergunto-lhe: você é um pescador de homens?

Muitas vezes foi dito que a igreja está perto de terminar  - o ponto é que o evangelismo pessoal é o remédio designado por Deus para isso. Na verdade, a igreja está com problemas. Há pouca urgência para ganhar o perdido para Cristo. Não há pânico para redimir as almas das pessoas perdidas. O que aconteceu com todas as histórias de mudanças de vidas das pessoas, como estavam no livro de Atos, onde as pessoas se juntaram à igreja todos os dias (Atos 2: 41-47)? Poucas pessoas estão mudando de vida realmente. Eles ainda estão tão desconectados, perdidos e confusos como sempre foram.

Como discípulos modernos, Jesus nos chama a ser pescadores dos homens. Nunca houve um momento mais importante na história do que agora para ajudar as pessoas a entender as grandes coisas que Deus está fazendo. Ele está reunindo um povo para Ele para Sua glória e honra, e Ele quer que declaremos essa mensagem ao mundo.


Portanto, eu quero compartilhar com você quatro dicas de pesca que o ajudarão enquanto pescar homens:

1. Os bons pescadores vão para onde os peixes estão localizados
Me responda, você acha que esse hmem vai achar peixe nesse burado no meio da rua?
A verdade é que nós não seremos pescadores até  que estejamos dispostos a deixar nossas casas e a ir onde estão os peixes.
A razão pela qual muitos pescadores têm uma rede vazia ou gancho é porque eles não vão para onde estão os peixes. Muitas pessoas tentam pescar sentado no barco sem vara e sem rede e esperam que o peixe venha até eles.
Mas não funciona assim. Temos que ir ao peixe.
Pessoas sem Cristo não estão derrubando as portas da igreja para entrar. Temos que sair depois deles. É por isso que a Grande Comissão começa com a palavra "IDE".
Voltemos algumas páginas em nossas Bíblias para Mateus 28: 18-20.
Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Mateus 28:18-20
Jesus disse aos SEUS  discípulos  para fazerem mais discípulos enquanto pregam, ensinam e batizam. Hoje, Jesus ainda está comandando a igreja para fazer discípulos irem a campo. Sua comissão é mundial e devemos ir - se é ao lado ou para outro país - e fazer discípulos. Esta não é uma opção, mas um comando para todos que chamam Jesus de "Senhor".
Muitas coisas nunca são feitas, mas a Grande Comissão não pode ser uma delas! Não é segredo que fazer discípulos é a missão da igreja. Quando não conseguimos fazer discípulos, a igreja não consegue crescer. Jesus começou com um punhado de discípulos e virou o mundo de cabeça para baixo! Ele quer que sigamos o exemplo dele.
O cristianismo é uma fé missionária. A própria natureza de Deus exige isso, pois Deus é amor e Deus não deseja que ninguém perca (2 Pedro 3: 9). A morte do nosso Senhor na cruz foi para o mundo inteiro. Se somos filhos de Deus e compartilhamos Sua natureza, então queremos contar as boas novas para o mundo perdido.
O termo "discípulos" foi o nome mais popular para os primeiros crentes. Ser um discípulo significava mais do que simplesmente ser um membro da igreja. Aprendiz pode ser um termo equivalente. Um discípulo se juntou a um professor, se identificou com ele, aprendeu com ele e morava com ele. Ele aprendeu, não simplesmente por ouvir, mas também por fazer. Nosso Senhor chamou doze discípulos e ensinou-os, para que pudessem ensinar os outros (Marcos 3:13).
Um discípulo, então, é aquele que crê em Jesus Cristo e expressou essa fé sendo batizado. Ele permanece na comunhão dos crentes, para que ele possa ser ensinado as verdades da fé (Atos 2: 41-47). Ele é capaz de sair e ganhar outros e ensiná-los. Este foi o padrão da igreja do Novo Testamento (2 Timóteo 2: 1-2).
No entanto, em muitos aspectos, partimos desse padrão. Na maioria das igrejas, a congregação tem um pastor que prega, enquanto os membros da igreja se sentam e simplesmente funcionam como espectadores. Quanto mais rápido nossas igrejas cresceriam e quanto mais fortes e felizs seriam nossos membros, se cada um de nós estivesse discipulando outro crente! A única maneira pela qual uma igreja local pode "ser frutífera e multiplicar" é com um programa sistemático de discipulado. Esta é a responsabilidade de todos os crentes e não apenas um pequeno grupo que foi chamado para "Ir".
Jesus abriu as mentes de Seus discípulos para entender as Escrituras (Lucas 24: 44-45). Eles sabiam o que queria que eles ensinassem seus convertidos. Não é suficiente para ganhar pessoas para o Salvador; Também devemos ensinar-lhes a Palavra de Deus. A Grande Comissão inclui o cuidadoso discipulado dos novos crentes. Jesus não está satisfeito com nenhuma profeção de fé precipitada. Não somos chamados simplesmente de evocar decisões, mas de fazer discípulos. E essa é uma tarefa completamente diferente.
Fazer discípulos envolve treinamento cristão. É por isso que acredito que muitas atividades na igreja precisam ser orientadas para o estudo da Bíblia, em todos os níveis. Haverá um estudo básico da Bíblia, projetado para ajudar as pessoas a entender as reivindicações básicas de Cristo e ajudá-las a acreditar nela. E também haverá um estudo mais intenso da Bíblia, que é projetado para ajudar os cristãos a crescerem, amadurecerem e desenvolverem-se mais profundamente na fé.
Uma das razões pelas quais crianças e jovens são tão vitais para a vida da igreja é porque eles estão maduros para a colheita. Eles não se tornaram "ajustados em seus caminhos". Precisamos nos concentrar em compartilhar o Evangelho, especialmente com os jovens. As estatísticas mostram que 19 de cada 20 pessoas que vêm a Cristo fazem isso antes de atingir a idade de 24 anos. Os jovens são especialmente receptivos ao Evangelho.
Deus quer que Sua casa esteja cheia. Não estamos falando sobre a igreja, mas a casa da fé. Existem milhares de pessoas que ainda não estão na Família de Deus, e Deus quer que nós as seguamos e lhes diga a Boa Nova sobre a salvação em Cristo.
2. Bom pescador entende como os peixes se comportam
Se você e eu vamos chegar às pessoas para Cristo, devemos entender o mundo deles. Precisamos estudar sua cultura sem comprar nela. Você não precisa se tornar um peixe para entender como um peixe age. Você também não precisa se tornar uma pessoa perdida para compreendê-los.
Isso significa que devemos nos fazer intencionalmente fazer amigos com pessoas que não conhecem Jesus. A triste verdade é que, quanto mais tempo, uma pessoa segue a Cristo menos amigos que precisam de Jesus. Isso é natural. Queremos esperar por outros cristãos. Queremos estar com pessoas de espírito semelhante e fé semelhante.
Mas Jesus era amigo dos pecadores. Ele passou o tempo comendo e amizade com o pior dos piores. Os líderes judeus criticaram-no por comer com os pecadores, mas Jesus respondeu que apenas pessoas doentes precisam de um médico. Os líderes judeus estavam doentes; Eles simplesmente não iriam admitir isso.
Nunca devemos esquecer que Jesus não estava realmente falando sobre pegar peixe. Ele estava realmente falando sobre capturar pessoas que estão perdidas e trazê-las para um relacionamento salvador com Ele. Não é politicamente correto falar sobre infiantes morrendo e indo para o inferno. Mas o próprio Jesus disse que veio buscar e salvar o que estava perdido.
Uma das perguntas mais difíceis que muitos cristãos temem ser perguntado por uma pessoa perdida é esta: "E quanto a todas aquelas pessoas que nunca ouviram falar de Jesus? E as pessoas que nunca tiveram uma chance? Como Deus pode enviá-los para o inferno? "Mas essas questões surgem de uma compreensão errada de por que as pessoas vão para o inferno. As pessoas não vão para o inferno porque Deus os quer, eles vão para o inferno porque merecem. Todos nós somos pecadores e o salário do pecado é a morte (Romanos 3:23).
Mas a boa notícia do Evangelho é que Jesus morreu por nossos pecados! Ele atuou como nosso Substituto. Ele pagou a penalidade pelos nossos pecados, para que pudéssemos ser perdoados nele (Romanos 6:23). Este é um presente gratuito de Deus que foi estendido a você e a mim ... se optar por aceitá-lo.
3. Bom pescador usa uma variedade de estratégias
Muitas coisas mudaram nos dois mil anos desde que Jesus subiu ao céu, mas não se deixe enganar por todas as mudanças em nosso mundo. As coisas mais proeminentes permaneceram as mesmas: as pessoas ainda nascem com uma natureza pecaminosa, ainda se rebelam contra Deus, e ainda são impotentes para se salvar. A mensagem que Deus nos ama e enviou Seu Filho, Jesus, para nos salvar não mudou. É intemporal e se aplica a todos. Os métodos que empregamos para compartilhá-lo podem ter mudado, o idioma que usamos para comunicá-lo pode ter mudado, os costumes que cercam nossa adoração e canto podem ter mudado, mas a mensagem ainda é a mesma.
Quando a maioria das pessoas pensa em evangelismo, eles pensam em Billy Graham. Por mais de sessenta anos, ele pregava enormes cruzadas em todo o mundo. Ele compartilhou o Evangelho com mais pessoas do que qualquer pessoa na história. Ele falou com milhões de pessoas! Quando se trata de pescar homens, Billy Graham lançou uma enorme rede e capturou milhares de peixes para Jesus.
Isso intimida a maioria de nós e dizemos: "Eu não sou Billy Graham." Isso está bem. Não há duas pessoas iguais, então não existe uma abordagem única para evangelismo que funcione para cada um. Pessoas diferentes precisam de abordagens diferentes. A mesma estratégia não funcionará para todos.
Foi exatamente o que o apóstolo Paulo quis dizer quando escreveu em 1 Coríntios 9: "Eu me tornei tudo para todos os homens, para que, por todos os meios possíveis, eu possa salvar algum" (v. 22). É lamentável que a frase "todas as coisas para todos os homens" tenha sido usada e abusada pelo mundo e fez com que significasse o que Paulo não pretendia que isso significasse. Paul não era um camaleão que mudou sua mensagem com cada nova situação. Nem Paul foi um comprometimento que ajustou sua mensagem para agradar sua audiência. Ele era um embaixador, não um político!
Nem todos nós podemos discutir os pontos mais finos da teologia, mas, como o homem cego, podemos dizer: "Uma vez fui cego, mas agora vejo".
4. Bom pescador são pacientes se não pegarem peixe imediatamente
Se eles não pegarem peixe após as primeiras tentativas, eles não se carregam e vão para casa. Eles podem mudar para outro local ou tentar iscas diferentes, mas eles continuarão pescando.
Quando você está pescando, a paciência não é apenas uma virtude; É uma necessidade. Não há muitos peixes que vão pular no seu barco. Um peixe é facilmente assustado e tentará fugir. Uma pessoa sem Jesus pode muitas vezes resistir e até mesmo ressentir-se de sua tentativa de compartilhar Cristo com eles. Tudo bem. Adore-os de qualquer maneira. Continue mostrando o amor de Deus. Continue orando por eles. A graça de Deus ainda pode mudar o coração da pessoa em um que é aberto e receptivo a Ele.
Não vou perguntar se você já conduziu uma pessoa a Cristo. Em vez disso, uma pergunta melhor é: "Você já iniciou uma conversa espiritual com alguém?" Se você nunca pescar, com certeza, você nunca pegará peixe.
Às vezes você pode ir pescar e você não pega nada, mas ainda é chamado de pesca porque você foi para onde o peixe está e você molha seu gancho. Você tentou. Deus não lhe perguntará quantos peixes você pegou. Ele está mais interessado em quantas vezes você pescou. Ele nos julga em nossa obediência. Nosso trabalho é compartilhar o Evangelho, se alguém aceita Cristo ou não. Os resultados são de Deus. Uma vez vi uma placa na frente de uma igreja que dizia: "Pescadores de homens. Você os pega e Jesus os limpa. "
Enquanto falava em Londres, o evangelista D. L. Moody foi abordado por um companheiro britânico que queria conhecer o segredo do sucesso de Moody em liderar pessoas para Cristo. Moody dirigiu o homem para a janela do hotel e perguntou: "O que você vê?" O homem olhou para baixo na praça e relatou uma vista de ruas lotadas. Moody sugeriu que ele voltasse a olhar. Desta vez o homem mencionou ver pessoas - homens, mulheres e crianças. Moody então dirigiu-o para olhar pela terceira vez. O homem ficou frustrado por não estar vendo o que Moody queria que ele visse. Finalmente, o grande evangelista veio à janela com olhos aguados e disse: "Vejo pessoas indo para o inferno sem Jesus. Até que você veja pessoas assim, não as conduzirá a Cristo ".
Que tipo de testemunho você é? Quando Deus te chamar de conta algum dia, para a administração do evangelho, quando Ele pede que você diga a Ele como você lidou com o presente mais precioso e poderoso que já colocou nas mãos da humanidade, o que você vai dizer?
Se quisermos ser conformes com a imagem de Cristo, se avançarmos e amadurecermos na fé, devemos ter um coração para os perdidos.
Amado, lembre-se de quem você está em Cristo. Você é um pescador de homens!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado