Jesus, o caminho que queremos viver

Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. 1 João 4:7-12 

Primeira contestação: Eu não vivo tudo o que prego. A mensagem que eu prego é mais nobre do que eu; A mensagem que eu anuncio  é  maior do que o anunciante. Eu sou o primeiro que tenho que oouvir o que estou anunciando. Pastor, Bispo, Padre, Rabino que diz que vive tudo o que prega, ou é demagogo ou a mensagem dele é muito pequena. 
Segunda contestação: o que eu prego hoje e tento viver é bastante diferente da religião que já ensinei no passado e que aprendi. 

Sou um homem de  três seculos. Nasci na metade do século vinte. Meus avós nasceram no século dezenove. Meus netos nasceram no no século 21. Então eu convivi com meus avós do século 19, vivi no século 20 e sou obrigado a conviver com meus netos que são do século 21. 
Fui consagrado ao ministério em  1977, então isso significa que temos que lidar com atitudes diferentes, então eu tenho consciência que eu sou como uma espécie de Moisés: 
Moisés saiu do Egito, mas o povo que saiu do Egito junto com Moisés não entrou na terra prometida e eu tenho consciência que a maioria das pessoas que me ouviram e ouvem, não vão entrar na terra prometida, pois o velho já morreu, mas o novo não nasceu ainda no coração de todos.  
É muito difícil o movimento de fazer morrer o velho. Eles queriam voltar para lá, pois elas lá tinham casa, comida, roupa. E no deserto, lá é sinal de insegurança.  
Porém, como pastor, é minha obrigação insistir, pois haverá alguns que entraram na terra prometida. Haverá Josués e Calebes entre nós. 
O Rabino Harold Kushner autor de vários livros, diz em um de seus livros: 
"A agenda da religião hoje, será definida não pelas respostas de ontem, mas pelas novas perguntas que estão sendo feitas hoje." 
Qual é a pedra do caminho da igreja: porque a maioria das pessoas são também pessoas de três séculos. 
Essa semana, trocando de canais, caiu em um canal religioso onde uma mulher dizia que seu marido estava tendo problemas. A orientação que foi dada, foi para que a mulher levasse a fronha do travesseiro dele, para que o problema fosse resolvido. 
Ao ouvir aquele pensei em duas coisas; primeiro: isso não é nem do século dezenove, isso é do século quinze, é um pensamento medieval, que Martinho Lutero pensou que tinha resolvido no século XVI com a reforma protestante e do século dezesseis para cá já se passaram 500 anos. O protestantismo naquela época mostrou que esse negócio de adoração das relíquias que se fazia lá na idade média era bobagem, que era só uma forma de tirar dinheiro das pessoas. Isso Martinho Lutero disse no século dezesseis e nós estamos quinhentos anos atrasados. Só porque tem um pastor que vai para um canal de televisão e diz que fronha de travesseiro tira mal olhado tudo bem. Eu não tenho problema nenhum mal você achar que é Napoleão Bonaparte. Tem gente que acha que é Jesus, tem gente que acha que é Charles De Gaulle. Tudo bem. Mas você me seguir porque eu sou Napoleão Bonaparte já é loucura. 
Voce dizer que é Napoleão tudo bem, mas eu seguir você.... 
Copo de água em cima da televisão. Bebe o copo de água que tua vida vai ser resolvida, não é coisa do século vinte e um. Isso é coisa do século quinze. 
Esses dias recebi um e-mail perguntando se a terra era plana. Galileu Galilei resolveu isso  quinhentos anos.... 
Mas onde queremos chegar... 
Eu quero ajudar você a mudar algumas chaves de compreensão de sua vida, pois eu acredito na frase de Jesus: "conhecereis a verdade e a verdade os libertará..." 
Enquanto você estiver seguindo supervisões tolas, em bobageiras enquanto você estiver se sentindo perseguido por demônios, enquanto você medo de mal olhado, enquanto você tiver medo de samambaia.... 
Lembra que tinha esse negócio de samambaia, de espada de São Jorge. Enquanto você tiver esses medos, você vai se sentir preso. 
Eu quero te ajudar a entender o que é uma religião mal praticada e uma boa praticada.  
Ou melhor, eu quero mudar a frase: o que é uma religião mal praticada e o que é uma espiritualidade bem vivida. Porque religião se pratica, mas espiritualidade a gente vive. A lógica da religião é você se comportar bem, cumprir as exigências e logo você vai ver os resultados positivos. Se você se comportar mal, a religião diz que você vai amargar as consequências 
Religião é técnica, espiritualidade é vida. Eu quero te ensinar o que é ser de Deus. E ser de Deus, amar a Jesus, deixar-se encher do Espirito Santo, não tem nada a ver em conseguir ou não conseguir, milagres, benção, prosperidade. Tem a ver com calibre humano, grandeza humana. 
Religião mal praticada é como o Pinoquio, boneco que anda, que fala, que contexta, mas que não tem alma, ele é de madeira, ele é de pau. 
Fala, conversa, discute, mas nos grandes problemas da vida, ele não consegue enfrentar, pois ele não tem alma. 
Religião é aquela que o fariseu praticava e que Jesus falava que era como se fosse aquele sepulcro que passou cal do lado de fora. Dentro, os ossos estão podres, mas fora, tudo bonitinho. 
Então o grande teste da nossa fé não é a gente conseguir cumprir  milimetricamente  os mandamentos, se policiar cuidadosamente para não infringir as leis de Deus, porque senão vem sobre nós as maldições de Deus, ou tentar articular uma fé  poderosa que consiga mover o braço de Deus. Que eu acho inclusive uma frase horrorosa de para choque de caminhão. Isso é horrível. 
Isso significa que o braço de Deus só se move por causa da oração e não por causa do caráter amoroso de Deus. Ele move o braço em nossa direção porque Ele é assim, ele é esse tipo de Deus, que abençoa, que cuida, mesmo quando somos displicentes e negligentes. Que nos visita. 
Então a religião mal praticada é a religião do esforço, da disciplina, essa religião que se interessa muito com os comportamentos externos e espiritualidade é uma vida que se controle pela vida inteira, a partir dos valores de Jesus de Nazaré. 
Precisamos aprender a distinguir entre o Deus cruel e o Pai amoroso do Evangelho, 
Guarde em seu coração três passagens bíblicas. A primeira é a que lemos hoje:  
"Ninguém jamais viu a Deus." Tudo o que se sabe a respeito de Deus é especulação, é conjectura, até Jesus. 
O segundo texto é Hebreus 1 diz que Deus falou de muitas maneiras, mas que nesses últimos tempos Ele tem falado através de Seu filho. A única manifestação que temos de Deus é Jesus. 
O terceiro texto é quando Jesus está falando com Felipe em João 14 e diz "Eu e o Pai somo um. Quem  a mim,  ao Pai. 
Se você quer ver a Deus, a interface, uma linguagem do século XXI, a interface é Jesus. 
Não estou aqui querendo defender Deus dos inimigos. Deus não precisa que sejamos assessor de imprensa dele, nem que eu seja porta voz da trindade e nem estou aqui para defender a Biblia, pois se a Biblia atravessou séculos e séculos, já foi queimada em praça bíblica, e muito mais, ela não precisa disso. 
Então o que eu quero: Eu quero mostrar que a sua ideia a respeito de Deus pode ser prejudicial a Deus. 
Quanto fazemos a soma dois mais dois é igual a quatro, não podemos usar essa formula para Deus. Deus não é um raciocínio lógico. Não podemos ampliar raciocínios estritamente lógicos a Deus, senão vou dizer que Deus funciona numa sequência lógica: aperta um botão que Deus atende, faz essa sequência que Deus ouve, faz uma oração com essa formula que Deus ouve...Fala essa formula que Deus atende, usa esse amuleto, que esse amuleto tem força diante de Deus. Isso é lógica humana aplicada a Divindade. 
Se a maldade bateu a minha porta e sei que Deus é bom e amoroso, tenho que acreditar que aquilo não vem de Deus e não ficar falando: É Deus que está me castigando, é Deus que mandou o diabo me tocar. 
O verdadeiro cristianismo não é o que está descrito na Bíblia, mas o verdadeiro cristianismo é o que nós vivemos. 
O cristianismo que está descrito na Bíblia é o ideal, mas o real é o que você vive, sou eu e você. Paulo diz que nós somos a carta escrita por Deus. Você é Bíblia que muita gente tem. A Bíblia que muita gente vai ler é você. Portanto, não acredite que você vai converter aos outros pelas doutrinas da Bíblia.  
"Pastor, se eu conseguir provar que as testemunhas de Jeová estão erradas, se eu conseguir provar que a Trindade é verdade, elas vão ser de Jesus. Não.... Ninguém se converte à Trindade.  
Ah... Se eu provar que ele nasceu da uma virgem, eles se convertem... 
Não. Você sabe quanto a gente se converte? A gente se converte quando a gente ve o amor de Deus vivenciado na vida das pessoas... 
A conversão acorre quanto os nossos esquemas fracassam, quando as nossas respostas somem, quando a vida nos atropela e a gente é amado e querido. Quando a vida não faz nenhum sentido, que quero um abraço, eu quero um sinal da grandeza humana.  
Precisamos atravessar a vida no espaço do amor, da compaixão. 
Mesmo após pregar o evangelho a alguns tempos, e vejo como tem gente passou a vida na igreja e é mesquinha. Como tem pessoas que passaram a vida aprendendo a arte de discursar e pregar e são iracundos  
Cristianismo é quando a gente  substitui o nosso medo por insistência porque alguém nos estendeu a mão. Cristianismo é quando a gente substitui a culpa pelo perdão porque alguém me contou que foi perdoado. E que é possível viver uma vida sem o peso esmagador da culpa. É quando a gente substitui o desespero pela paz, paz que vem quando a gente não se sente abandonado e solitário. É quando a gente substitui a nossa histpria de solidão, de menos valia... 
Muitas pessoas que conheço nunca foram abraçados pelos pais, nunca receberam um beijo em seu aniversário. Nunca foram valorizados. 
E a fé cristã é a que diz que você é amado, pois Deus não leva em conta nosso tempo de ignorância. Ele nos ama, nos quer bem. 
Converter-se não é aderir a um pacote de dogmas e doutrinas. Quem tem uma experiencia com Deus é tocado no que Eric From chama de "matriz emocional". Antigamente inclusive se cantava "Tocou-me". 
Converter-se não é aderir a uma nova religião, mas é reorganizar-se. É aderir ao segundo folego... Uma nova chance. Como um corredor que após certo tempo de treino, para de consumir glicose e passa a consumir gordura. 
 Os gregos chamavam isso de ganhar um segundo destino. 
Deus nos dá esse segundo destino. O que os Zen budista falam de terceiro olho. Não me escandalizo com isso. O terceiro olho é a capacidade de olhar diferente pra vida. Tudo é a mesma coisa do que Jesus disse para Nicodemus 
No Cristianismo isso é a fé cristã. O velho homem e a velha mulher morreu e eis que nasce uma nova vida. 
Por isso que os grandes personagens bíblicos mudaram de nome. 
Abrão virou AbraãoJacó virou Israel, Saulo virou Paulo, Simeão virou Pedro. 
Não é aderir uma nova doutrina, enfiando o dedo na cara dos dedos e dizendo vem agora para minha religião senão você vai para o inferno.  
Ilustração: Casados há trinta anos, com o mesmo carrinho. O marido convidou a mulher para irem para uma segunda lua de mel no mesmo carro. 
Assim fizeram, o homem tomou a direção do carro e começou a falar com sua mulher: que delicia, mulher, a vida foi boa para nós. Filhos criados, já com netos, saindo para passear com tranquilidade. Então a mulher falou: É, mas eu tenho m lamento. É que quando a gente saiu em lua de mel a gente saiu  agarradinhos no carro. Não dava nem para dirigir direito. 
homem  então respondeu; Venha pra cá... eu não posso sair do lugar. Estou no mesmo lugar de trinta anos atrás, mas você se afastou. Se acheque mais agora e me abrace....  

Deus continua perto de você. Você é que se afastou e a fé cristã é vem para perto. Achegue-se a Deus. Ele te quer como amigo e não como servo. Ele quer voce como Pai e não como consumidor de religião. 
Só existem tres tipos de pessoas: os que estão saindo de uma tempestade, os que estão dentro de uma tempestade e os que vao entrar numa tempestade.  
Mas Deus está no volante e que apenas que você se aproxime dEle. 

Ricardo Gondim 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado