A DIACONIA DE JESUS

 Jesus deixa bem claro no texto de Lucas 10:25 a diaconia através do  nosso próximo. No texto a seguir tentaremos descobrir quem seria este  “próximo” . Através do texto posso entender que o meu próximo se torna aquela  pessoas que mais necessita de minha ajuda, aquele que esta longe dos  caminhos do Senhor ou preste a sair dele. Jesus inverte a pergunta do interprete da leia, em: “o que devo fazer  para que EU” para “o que devo fazer para o OUTREM” para que tenha vida. Vejo que quando perguntamos a Jesus o que faremos para nos dar bem,  Ele nos questiona: o que tens feito para que o seu próximo vá bem? Para época Jesus era inconcebível ajudar pessoas de outra classe ou credo. Interessante que Jesus coloca justamente um samaritano para ajudar  um judeu e não o contrario. A parábola por mais antiga que seja se enquadramuito bem aos nossos  dias pois há, ate mesmo dentro da igreja, fortes discriminações. Fantástico a abordagem de Uwe Wegner sobre ecologia, esse tema  parece estar bem distante desta parábola, mas é bem fácil imaginar a natureza  e por que não falar a criação de Deus sendo “saqueada e espancada” através  da poluição desmatamento entre tantos outros abusos a ela. Cabe a nós  decidir se neste contexto, o texto nos faz pensar se seremos os salteadores ou o bom samaritano da criação de Deus. Quando se destaca a “ver”, o texto nos mostra que os três viajantes  contemplarão o mesmo cenário, porem somente um se compadeceu e teve  atitude, somente o samaritano fez uma leitura do cenário e se compadeceu.  A atitude do samaritano foi a materialização do amor. Ele não tinha obrigação alguma de parar para ajudar o viajante, porem ele viu entendeu o  que se passara se compadeceu e o ajudou, assim como Jesus fez na cruz por  nós Ele não precisava morrer mas por amor se entregou.  Quebra de PáginaAPLICÇÃO AOS DIAS DE HOJE Lucas 10:25 a parábola do bom samaritano me traz vários pontos de  vista, o principal que vejo é o seguinte: o bom samaritano é Jesus, o viajante:  pessoas que não tiveram um encontro com Deus, os salteadores: o pecado, o sumo sacerdote e o levita:“cristãos” que não entenderão o que é ser cristão e  a hospedaria: a igreja. Todos os dias pessoas são assaltadas pelo pecado, são assistidas por “cristãos” sem compromisso com o legado de Cristo que não fazem nada para ajudar. Por um acaso são levadas a igreja que nem sempre as recebem e as compreendem. No dia a dia que vivemos a historia se repete. Não paramos para ajudar alguém sofrendo na calçada por que estamos atrasado demais para o trabalho, escola ou ate mesmo a igreja. – não posso ajudar meu irmão pois tenho problemas maiores do que o dele-. Se o samaritano tivesse pensado no dinheiro que ele ia gastar, no tempo que ele ia perder e no transtorno que daria levar um homem ferido até a próxima cidade, ele não ajudaria, mas a compaixão falou mais alto, não foi apatia foi compaixão ele sentiu a dor do homem. Imaginemos se Jesus também tivesse optado por pensar na dor e no sofrimento que passaria na cruz. Obviamente ele sabia da dor e do sofrimento mas Ele preferiu pensar e nós, em nossos pecados. Todos os dia Deus nos da a oportunidade de cruzar o caminho com pessoas feridas, cabe a nós abraçar a oportunidade que nos é dada e cuidar destas pessoas e materializar o amor de Cristo por elas através das nossas atitudes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado