Como agir em meio a luta - sermão

Ao longo de nossas vidas, todos nós experimentaremos uma luta de um tipo ou outro. Não estamos sozinhos quando nos deparamos com mágoa, morte ou doença. Mas quando o pior dos tempos chega, quando somos forçados a enfrentar essas provações, nosso objetivo não deve ser tentar afastá-las, ignorar a dor e o sofrimento, ou empurrá-las para um lugar profundo e escuro.

Então, qual deve ser o nosso objetivo?

É fácil entrar em pânico no meio da tempestade como os discípulos fizeram no barco - quando, com mentes vazias, esquecemos quem está do nosso lado e assumimos o pior absoluto. Mas o pânico não pode ser o nosso próximo passo. Na verdade, o pânico muitas vezes nos impede de dar os próximos passos.


Também é fácil deixar que esse problema apodreça e ferva sob a superfície, resultando em raiva e depressão bem abaixo da felicidade fingida. Encontramos outra pessoa para culpar, seja Deus, médicos ou outros, e nos ressentimos por todo o dia. Se deixarmos isso, a amargura facilmente infecta e destrói nossas vidas. Isso transforma nossas situações trágicas em algo muito pior, vidas não vividas ao máximo. Ignorando o plano maior que Deus tem em ação, usamos amargura como um peso que nos impede de avançar ou realizar qualquer coisa.

Etapas da ação

O que fazemos então? Que ações ou passos podemos dar quando tudo parece perdido e horrível? Em nenhum lugar da Bíblia Deus nos promete uma jornada segura. Em nenhum lugar afirma que há um botão mágico que ele pode empurrar para tirar toda a nossa dor e nos libertar da nossa luta. Não conta histórias sobre indivíduos que passam pela vida completamente ilesos. Não é assim que funciona.


Se você está procurando os próximos passos em meio à sua tempestade, aqui estão algumas maneiras práticas de lidar com essa realidade:


1. Lembre-se que Deus está com você. Ele nunca vai sair ou abandonar você.


Temos que lembrar que Deus está do nosso lado. Sabemos disso pelas últimas palavras de Jesus em Mateus 28:20. “E certamente eu estou sempre com você”, promete ele, “até o fim dos tempos”. Essa afirmação revela que Jesus está conosco hoje, não importa o que seja, lutando em nossas batalhas conosco. Ele está do nosso lado.


Eu sei que Ele está disposto a ficar ao meu lado e me confortar enquanto eu luto com as circunstâncias da nossa família, e Ele está disposto a fazer o mesmo por você. Ele não vai deixar você. Ele não vai te abandonar. Para se proteger e aos outros, você deve se lembrar dessa verdade importante.


2. Louve a Deus antes do avanço. Louvai-o antes que o milagre apareça.


Este próximo passo pode parecer estranho. Quando as provações chegarem, se Deus vai entrar na equação para você, sua reação natural provavelmente não irá adorá-lo. Você pode se voltar para Ele com vulnerabilidade, gritar com Ele, colocar seus problemas na linha e, geralmente, desabafar suas frustrações para Ele sobre sua tempestade. Eu realmente acredito que não há nada errado com isso, mas não se concentre apenas no negativo ou deixe essa frustração ocupar todo o seu tempo com Deus, especialmente se você tiver um relacionamento com Ele.


Lembre-se de que o Deus ao seu lado e todas as Suas qualidades surpreendentes - Seu amor, Sua graça e Seu poder - agradecem a Ele e O louvam por eles!


Siga as palavras de 1 Tessalonicenses 5:18:

Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para você.

Mesmo antes de seu milagre ter ocorrido, você precisa louvar a Deus. Não espere até que Ele tenha feito alguma coisa. Em vez disso, louve-O por quem Ele é e quem ele sempre será. Muitas vezes, quando escolhi fazer isso durante a batalha da minha família contra o distúrbio cerebral da Geórgia, achei a coisa toda muito mais fácil de lidar. Eu acho minha perspectiva mudando. A amargura e o pânico desaparecem quando você louva e agradece a Deus por quem Ele é antes mesmo de seu milagre chegar.

3. Cerque-se de pessoas que falam a vida sobre você e sua situação.

Pessoas pessimistas sempre tem algo negativo e horrível a dizer. Você conhece os. Muitas vezes, é mais fácil recorrer quando você quer se sentar em uma situação horrível e não quer uma saída.

É tão crucial que você não recorra a essas pessoas em sua hora de necessidade. Em vez disso, encontre as líderes de torcida. Encontre as pessoas que falarão palavras de esperança, encorajamento e vida quando você mais precisar delas. Encontre as pessoas que Provérbios 27:17 descreve:

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. 

Você atualmente tem alguém afiando você? Você tem pessoas ao seu redor que gostam de sonhar alto, que sorriem e riem muito, que sempre sabem exatamente o que dizer? Existe alguém ao seu lado que tende a ter mais fé do que os outros e diz "você vai" em vez de "você nunca"?

Encorajo-vos a dar uma olhada séria em sua vida. Pense em todos os relacionamentos que você tem. Que tipos de amigos são estes? Você está cercando-se de inimigos ou está cercando-se de líderes de torcida?

Quan do enfrentamos lutas, precisamos de pessoas que estejam dispostos a nos incentivar, nos fazer rir e nos trazer vida. Precisamos poder falar sobre os problemas e ter quem nos escute. 

Quem está te encorajando?

4. Não fique amargo; melhore.

A verdade é que as provações, embora horríveis de suportar, podem frequentemente nos ensinar uma tonelada. Podemos aprender com eles e até mesmo sair deles como seres humanos melhores.

Seja ganhando nova empatia e compaixão pelos outros ou aprendendo a confiar cada vez mais em Deus, é possível sair de sua situação mais forte, mais saudável e melhor. Amargura só vai impedi-lo de chegar lá.

5. Não deixe o inimigo convencê-lo de que você é o único que está passando por algo.

O inimigo gosta de entrar em seus pensamentos quando surgem dificuldades. Ele gosta de sussurrar coisas como: “Ninguém realmente entende o que você está passando. Você tem isso pior do que todo mundo. ”Desconfie dessa armadilha. Se você se permitir acreditar que é o único a passar por algo, perderá a capacidade de ter compaixão e misericórdia pelos outros.

Estamos todos passando por nossas próprias lutas, dores e dificuldades. Deixe sua situação apenas aumentar a empatia que você sente pelos outros. Não deixe isso isolar você.

6. Obtenha perspectiva.

Novamente, esta etapa prática envolve não se distanciar dos outros e não refazer sua situação repetidas vezes. É importante ter uma perspectiva sólida do teste que você está enfrentando no momento. Eu encontrei duas estratégias que funcionam ao lutar para obter uma perspectiva saudável da minha circunstância.

O primeiro está processando com outras pessoas. É aí que a vulnerabilidade novamente desempenha um papel enorme. Estamos destinados a suportar ensaios juntos e em comunidade. Cada pessoa tem sua própria opinião sobre a sua situação, e quanto mais você fala com os outros e ouve o que eles têm a dizer, mais compreensiva será sua compreensão de sua situação.

O segundo é o diário. Escrever o que eu estou passando me ajudou a processar e entender melhor a minha situação. Se eu escrevo minhas emoções e pensamentos em momentos sombrios, então posso me afastar e lê-los mais tarde, dessa vez visualizando-os com olhos ligeiramente diferentes. É incrível ler uma entrada do dia anterior, quando pensei que o mundo estava acabando e descobri que no dia seguinte eu me sinto muito diferente e vejo minha situação muito mais racionalmente.

7. Não tome decisões importantes até que você se acalme, beba um pouco de água e tenha uma boa noite de sono.

O descanso é tão essencial. É evidente em Gênesis que o descanso era mesmo importante para Deus, que escolheu descansar depois que criou a terra.

Se você é alguém que, quando enfrenta algo ruim ou enfrenta um conflito, entra imediatamente no modo de solução de problemas e procura a solução, meu conselho para você é desacelerar. Muitas vezes, é bom em momentos de dificuldade começar a resolver problemas de imediato, mas, por vezes, quando as notícias não ameaçam a vida, não devemos responder imediatamente com um plano de ação. Quando descobrimos que o cérebro da nossa filha não está se desenvolvendo, ou quando nos machucamos com as palavras de outra pessoa ou nos encontramos discutindo com o chefe, geralmente sentimos uma série de emoções muito grandes e muito reais. Essas emoções podem incluir qualquer coisa, desde raiva, tristeza, frustração, pânico, ansiedade. Quando as emoções estão bombeando nossos sistemas a cem quilômetros por hora, não é a melhor hora para tomar decisões importantes na vida.

É importante ficar calmo nesses momentos. Eu sei que parece bobo, mas quando você experimenta um trauma, são as coisas práticas que você tende a esquecer primeiro. Durma um total de oito horas e depois, quando você se acalmar e ganhar uma perspectiva saudável, você pode fazer algumas escolhas racionais.

Estas são as etapas que encontrei para funcionar melhor quando estou no meio de um teste. Eles mudaram meu pensamento, acordaram de manhã e me ajudaram a olhar para o remédio, para Deus, com a atitude e a postura corretas. Sei que, com Deus e com as pessoas que Ele colocou ao meu redor, é possível sobreviver e prosperar mesmo no meio da provação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado