Não seja pedra de tropeço

Ao procurar uma palavra para este mês, li sobre um escritor que afirmou que a palavra ‘buscar’ tem raízes no grego e que significa ‘iscar ou isca’. Obviamente, um peixe iria buscar ou perseguir uma isca ou um chamariz. Porém, por mais que queira não posso confirmar o parecer daquele que declarou que no grego, ‘buscar’ tem sentido de isca ou chamariz.

Lendo outro material encontrei um blog, de uma igreja, que me escandalizou. Não pude nem imaginar aquilo que o homem falou. Pensando nisto, achei-o pernicioso, lembrei da origem da palavra ‘escandalizar.’ Pois vem da palavra σκανδαλον (skándalon). É fácil ver que a nossa palavra ‘escândalo’ tem sua origem no grego.

Recorri logo ao léxico (dicionário) grego e encontrei algo que achei muito interessante, pois o seu sentido primário é ‘gatilho’ ou a parte de um revólver que efetua o disparo da bala. Até pode ser, mas jamais teria tal sentido para um leitor do Novo Testamento. nos tempos em que Paulo a usou, pois ainda nem existia arma de fogo.

Fui criada em São Paulo, e as vezes iamos para a casa de uma prima da minha mãe que ficava bem na periferia, no bairro de Ferreira. Lá, seu marido tinha várioa passarinhos e também arapucas. Para mim, tudo aquilo era muito estranho, pois onde eu morava, raros eram os passaros. Ele me ensinou que para caçar passarinho, ele colocava sementes e armava a arapuca, e então, quando o passarinho se aproximava para comer, um gatilho dispava e prendia o passarinho.

Eis a perfeita ilustração da palavra grega skándalon. Coitado do passarinho que veio pousar ali, pois com o seu movimento deslocaria o gatilho e ficaria preso na arapuca. Para o pássaro foi um escândalo (uma isca), isto é, o seu gatilho de captura ou de morte.

Esta palavra acha-se 15 vezes no Novo Testamento, em forma de substantivo e 30 vezes como verbo. Em termos de substantivo a maioria das vezes a tradução é, ‘escândalo(s)’, umas quatro vezes como ‘tropeço’, uma vez como ‘ofensa’ e outra ainda como ‘ciladas.’

Esta palavra é usada umas dez vezes para descrever aquilo que causa em outro, ser escandalizado (Mateus 13:41; 16:23; 18:7; Lucas 17:1; Romanos 11:9, 14:13, 16:17; 1 João 2:10 e Apocalipse 2:14). Três vezes usa-se em torno de Cristo ou Sua obra salvífica, por isso um escândalo para muitos Romanos 9:33, 1 Coríntios 1:23 e Gálatas 5:11. Cristo caracterizou Pedro como um tropeço na ocasião em que disse ‘Senhor, isso de modo algum te acontecerá’ (falando da morte de Jesus) (Mateus 16:23). Paulo aproveitou esta palavra para indicar aqueles que promoveram a doutrina alheia (Romanos 16:17).

Assim sendo, você pode perceber a gravidade de tornar-se um gatilho de morte para os nossos conterrâneos. A nossa conduta ou o nosso falar pode ‘escandalizar’ o nome cristão. Devemos, certamente, também tomar cuidado com aquele que começa a promover doutrinas infundadas, pois cria um gatilho de morte para quem o seguir. E aquele que rejeita Jesus cria para si mesmo um gatilho de morte pois não há em nenhum outro a salvação da alma. O leitor pode examinar os versículos acima mencionados e fazer uma bela palestra em torno da palavra ‘escândalo.’


Pr Paulo Ricardo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado