O verdadeiro arrependimento

Imagine que você está dirigindo pela estrada. O mapa diz para você virar para o leste na próxima rodovia, mas você acidentalmente virar para oeste. Você não percebe seu erro até dirigir uma hora na direção errada. Não faria sentido continuar dirigindo na direção errada, porque você só vai acabar indo cada vez mais longe do seu destino. Você precisa se virar. Biblicamente falando, você precisa se arrepender!

O arrependimento é uma firme decisão interior que resulta em uma virada para o exterior para se mover em uma direção completamente diferente. É uma mudança de mentalidade que envolve uma mudança para Deus e um afastamento do pecado. Você poderia pensar nisso como um retorno para dentro e para fora.
O tema do arrependimento corre por toda a Bíblia. Os profetas do Velho Testamento, João Batista, Jesus e Seus discípulos, todos chamavam as pessoas a se arrependerem. Quando Hebreus 6: 1-2 lista as seis doutrinas mais fundamentais do cristianismo, o arrependimento de obras mortas vem em primeiro lugar porque não pode haver fé bíblica sem arrependimento.
Claramente, o arrependimento é importante para Deus. Apesar de sua importância, o arrependimento é freqüentemente mal entendido. Aqui estão algumas coisas que o verdadeiro arrependimento não é:
Não é uma experiência emocional
O arrependimento não é apenas uma experiência emocional cheia de lágrimas e soluços. Embora as emoções freqüentemente acompanhem o arrependimento sincero, alguém pode chorar e chorar sobre seus pecados sem se arrepender.
Há alguns anos, ouvi falar de uma missionária. Na reserva indígena americana em que ela trabalhava, havia um grande alcoólatra conhecido por interromper os cultos da igreja. Periodicamente, ele cambaleava, criava uma cena e começava a quebrar os bancos.
Um domingo em particular, o missionário estava pregando sobre Romanos 10:13 quando o homem entrou e sentou-se. Ela estava pensando: "Ah, não, aqui vamos nós de novo!" Para sua surpresa, o homem sentou-se em silêncio durante todo o sermão e avançou quando ela deu o chamado do altar.
Ele caiu de joelhos e gritou: “Jesus, Jesus, Jesus! Me salve! Me entregue! ”Pouco tempo depois, ele se levantou, mas todos queriam que ele voltasse a se ajoelhar. Porque ele não chorou ou mostrou qualquer emoção exterior, eles pensaram que nada tinha acontecido com ele.
Quando eles tentaram orar por ele, ele disse: “Não. Esse versículo dizia que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Eu o invoquei e estou salvo! ”Daquele dia em diante, houve uma mudança em sua vida. Ele parou de beber e interromper os serviços e acabou se tornando o pastor da igreja. Ele realmente se arrependeu.
Não penitência
O arrependimento não é "fazer penitência". A penitência é um ato de autopunição para compensar o pecado.
Você provavelmente já percebeu que sua carne gosta de fazer dois tipos de coisas. Primeiro, gosta de fazer coisas ruins. Então, depois de fazer algo ruim, gosta de fazer algo bom para pagar pelo mal que fez. Se você come muito chocolate, sua carne quer compensar isso e diz: "Eu vou pular o jantar." No entanto, pular o jantar não pode desfazer o consumo do chocolate. Da mesma forma, você e eu nunca podemos desfazer nossos pecados.
Quando eu era missionário no México, vi um grupo de mais de cinco mil pessoas fazendo uma caminhada de cento e vinte milhas. Eles acreditavam que, uma vez que chegassem a um determinado lugar na Cidade do México, todos os seus pecados do ano anterior seriam perdoados. A caminhada foi a penitência deles.Era como eles acreditavam que poderiam pagar pelos seus pecados.
O fato é que você devia uma dívida que não podia pagar. Se fosse possível que você pagasse pelos seus próprios pecados, Jesus não precisaria vir. Se você se lembra, quando Jesus estava orando antes de sua crucificação, Ele orou: “Ó Meu Pai, se é possível, passe deste cálice de Mim” (Mateus 26:39). Não foi possível porque não havia outra maneira de seus pecados serem perdoados.
Não remorso
O arrependimento não é remorso. O remorso é o que você sente quando as coisas não dão certo. Um ladrão de bancos tem remorso porque foi pego. Ele deseja que ele tenha escapado do crime. Ele pode até dizer: "Sinto muito" - ele está arrependido, mas só que ele foi pego!
Depois que Judas traíra Jesus e percebia o resultado de suas ações, ele foi “tomado de remorso” (Mateus 27: 3). Isso em si não era ruim. No entanto, o remorso por si só não é uma mudança de coração ou uma mudança de mentalidade. O remorso é simplesmente sentir pesar pelas conseqüências do que você fez.
No caso de Judas, ele devolveu as trinta moedas de prata que ele recebera por sua participação na prisão de Jesus. “Pequei” , disse ele, “pois traí sangue inocente”. Os principais sacerdotes e os anciãos responderam: “O que é isso para nós? Essa é sua responsabilidade ” (Mateus 27: 4).
Mateus nos diz que Judas foi embora e se enforcou. Mesmo que ele tivesse remorso e amarga angústia sobre as conseqüências de suas ações, não houve mudança de opinião. Não pode haver arrependimento sem uma mudança de opinião.
Não me desculpe
O arrependimento também não é apenas dizer a Deus que você sente muito. Não me entenda mal; É bom pedir desculpas, mas muitas vezes as desculpas são pouco mais do que palavras vazias.
Isso ficou claro para mim anos atrás quando eu estava orando e senti que não estava chegando a lugar nenhum. Eu estava confessando meus pecados porque a Bíblia nos diz. Eu disse a Deus: "Sinto muito por ter feito isso e sinto muito por ter feito isso, por favor, me perdoe".
Deus falou ao meu coração: “Você está arrependido, tudo bem. Você sente muito que eu não goste dos seus pecados. Você gosta deles, e você gostaria que eu fizesse, mas eu não gostei! ”Eu pensei que estava me arrependendo, mas tudo que eu estava fazendo era me desculpar. O arrependimento não está dizendo que você sente muito e continua na mesma direção.
Frutos do arrependimento
O verdadeiro arrependimento sempre produz frutos. João Batista exortou os fariseus e saduceus a dizer: "Produz frutos dignos de arrependimento" (Mateus 3: 8).A Bíblia Amplificada diz assim: “Produzi frutos que sejam consistentes com o arrependimento [deixe que suas vidas provem sua mudança de coração].”
Sua fruta pode não ser imediatamente visível para os outros, mas será visível para você porque você sabe o que está acontecendo em seu coração e em sua vida. Você saberá quando houve uma mudança e, depois de algum tempo de vida consistente, os outros também verão seus frutos de arrependimento. Sua vida provará que seu coração mudou.
Lembre-se do relato de José em Gênesis 37–45? Seus irmãos o espancaram, jogaram-no em um buraco e o venderam como escravo. Muitos anos depois, quando seus caminhos se cruzaram, Joseph não os confiou imediatamente, embora já os tivesse perdoado. Em vez disso, ele assistiu e ouviu-os. Somente quando ele viu o fruto do seu arrependimento, ele soube que eles realmente haviam mudado seus corações e mentes.
O arrependimento genuíno vem do coração e é sempre acompanhado por uma mudança de comportamento. O verdadeiro arrependimento diz e significa: "Se eu tivesse que fazer isso de novo, faria diferente".
Não endureça seu coração
Em Hebreus, nos é dito: “Cuidem, irmãos, de que nenhum de vocês tenha um coração pecaminoso e incrédulo que se afaste do Deus vivo. Mas encoraje-se uns aos outros diariamente, contanto que seja chamado hoje, para que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado ... Hoje, se você ouvir a sua voz, não endureça os seus corações ... ” (Hebreus 3: 12-13,15 NIV).
Quando Deus fala com alguém e eles dizem não a Ele, o coração deles está endurecido. Como Ele fala com eles repetidamente e eles continuam a dizer não, seu coração fica cada vez mais difícil.
Felizmente, nós temos uma escolha; não precisamos ter um coração endurecido pelo engano do pecado. Em vez disso, podemos reconhecer que o tratamento de Deus com o nosso coração é um dom Dele. Em vez de dizer não a Deus, podemos dizer sim.
Então hoje, quando você ouve a voz de Deus, não endureça seu coração. Não faz sentido seguir em uma direção que o leve mais longe do seu destino.Arrependa-se voltando-se para Deus e afastando-se do pecado, e seu coração permanecerá sensível a Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado