As Quatro ancoras de Atos 27



Atos 27: 1-44
Verso chave 29

Haverá um tempo na vida da maioria dos cristãos em que se encontrará uma verdadeira tempestade. Alguns tem  a força do furacão. É um momento muito perigoso na vida cristã de alguém. Nesta passagem Paulo estava sendo levado cativo para Roma, onde ele acabaria morrendo. Mas ele passou por muitas tempestades ao longo do caminho enquanto viajava para o fim de sua vida. Nesta porção muito popular das Escrituras, há quatro âncoras que ajudaram Paulo e seus companheiros a pousar com segurança na outra margem. Âncoras são o objeto pesado preso a um cabo ou corrente e usado para atracar um navio ao fundo do mar. Sem âncoras, os navios estão à mercê do mar. Outro significado de âncora é uma pessoa ou coisa que fornece estabilidade ou confiança em uma situação de outra maneira incerta. Nesta mensagem, quero espiritualizar o significado dessas quatro âncoras.



I. ÂNCORA UM - DEUS.

O navio em que Paulo estava, estava em uma situação de vida terrível. Todos a bordo tinham perdido a esperança de sobreviver. Mas Paulo se levantou para encorajá-los. Ele disse no verso 23: “Ontem à noite, um anjo do Deus a quem eu pertenço e a quem sirvo, estava ao meu lado”. Paulo se apresentou como alguém pertencente a Deus. Deus era sua âncora na vida. Ele pertence a Deus. Em Gálatas 2:20 ele disse: “Eu não vivo mais, mas Cristo vive em mim”. A vida de Paulo não pertence mais a ele. Ele não viveu mais para si mesmo, mas serviu o Deus Vivo. Ele tinha uma identidade clara de quem ele é e quem é Deus.

Houve uma vez um homem que caminhou ao redor do centro de sua pequena cidade com uma placa na frente dele. O sinal havia escrito: "Eu sou tolo para Cristo". 1 Coríntios 4:10. Pessoas riram enquanto ele passava. Mas quando leram o cartaz atrás dele, perderam o sorriso em seus rostos e ficaram sérios. Pois nas costas do homem estava o sinal: "Quem é tolo, é você?" Muitas pessoas fazem papel de idiotas por causa de seu orgulho, ou para ganhar dinheiro, ou para se tornarem famosas, ou encontrar aquele romance perfeito. Então, mais tarde, quando não funciona como querem, eles se desesperam.

Quem é o Deus a quem Paulo pertence? Vamos ler o versículo 24: "Não tenha medo, Paulo. Você deve ser julgado antes de César; e Deus graciosamente lhe deu a vida de todos que velejam com você."

Deus é o Onipotente. Tudo depende e depende de Deus. Ele é o Onisciente. Ele sabe tudo. Ele é o deus do universo. Ele é o Santo Deus. Quando o anjo disse: "Não tenha medo". Ele está dizendo que Deus está no controle. O medo não vem de Deus. Isso vem do diabo. Quando o anjo disse: "Não tenha medo". Ele está dizendo que não ouça o diabo. Ele é o que nos diz: “Não há esperança. Simplesmente desista agora. ”Deus, por outro lado, está assegurando a Paul segurança no suprimento de segurança. Ele está no comando. Toda segurança, segurança e suprimento vêm de Deus; não só para Paulo, mas todos os que estavam com ele. Não precisamos nos preocupar com nada disso. Deus fornece tudo porque ele é todo-poderoso.

Não só Deus está no controle, mas também tem um plano para Paulo. Ele disse: “Você deve ser julgado perante César”. Nossas vidas não são uma série de acidentes. Deus tem um plano para cada um de nós. Nem sempre é bom velejar, e Deus não nos promete uma jornada sem tempestade, mas Ele promete que chegaríamos ao outro lado. Deus é uma âncora que vai segurar!

II. ÂNCORA DOIS - vs. 25 - FÉ.

Veja o versículo 25: “Portanto, mantenham sua coragem, homens, pois tenho fé em Deus de que isso acontecerá exatamente como ele me disse”. A Palavra de Deus será de pouco benefício para nós, a menos que tenhamos fé nela. A chave inteira para o nosso sucesso no dia a dia é se acreditamos em Deus ou não. Quando Paulo teve fé em Deus, ele pôde trabalhar em ação. Tiago disse em 2:17: “Da mesma forma, a fé por si só, se não for acompanhada de ação, está morta.” A fé nos ajuda a agir no que acreditamos. Quando Paulo acreditava em Deus e tinha fé, ele começou a trabalhar. Ele viu a situação e foi capaz de dirigir os outros. Ele disse: "devemos encalhar em alguma ilha". Enquanto outros tinham perdido a esperança, Paulo, com fé, dirigiu a tripulação e o oficial.

III ÂNCORA TRÊS - vs. 31 - NAVIO.

Alguns do homem queriam pular o barco e salvar suas vidas. Eles estavam fingindo abaixar mais âncoras, mas na verdade estavam abaixando o bote salva-vidas para que pudessem abandonar o navio. No verso 31: “Então Paulo disse ao centurião e aos soldados:“ A menos que estes homens permaneçam com o navio, vocês não podem ser salvos. ”Este é um tipo da Igreja Local… a comunhão local. O que é companheirismo? Isso é "dois ou mais companheiros no mesmo navio". A amizade nos ajuda a superar as tempestades da vida.

Jesus organizou Sua igreja durante os dias de Seu ministério na terra. Mateus 16: 18,19 "E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não a vencerão. Eu te darei as chaves da reino dos céus, tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo quanto desligares na terra será desligado nos céus.

Observe a frase “Eu te darei as chaves do reino dos céus”. Ele não está falando com Pedro, mas com as Instituições eclesiásticas, que são um dos meios  pelo qual pregamos o evangelho,  é um dos veículo pelo qual levamos a mensagem ao mundo. Esse é o propósito do navio.

Salvação não é confiar na igreja, mas em Cristo. A igreja é o mensageiro. A razão pela qual há tantos ministérios fragmentados e muita confusão no Evangelho da salvação é que os indivíduos se separaram do N.T. Igreja e começaram uma apresentação privada da mensagem da salvação. Essa não é a intenção de Deus. A ordem para evangelizar o mundo foi dada a todos.  Nós pertencemos a um navio, que  é a Igreja de Jesus Cristo.

Como igreja, não jogamos as pessoas no mar, nem nos abandonamos. Nós nos apoiamos.

IV. ÂNCORA QUATRO - vs. 35 - PÃO

Paulo lhes disse que eles não seriam capazes de suportar a jornada a menos que eles comessem pão por força. Por causa do suspense e estresse, eles jejuaram por 14 dias. Espiritualmente pão representa a palavra de Deus. Quando as pessoas estão enfrentando tempestades de vida, jejuam na questão de ler a Palavra de Deus. Eles são muito consumidos pela realidade assustadora na frente deles.

Veja o verso 34-35: “Agora peço-lhe que tome um pouco de comida. Você precisa disso para sobreviver. Nenhum de vocês perderá um fio de cabelo da cabeça. ”35 Depois que ele disse isso, ele pegou um pouco de pão e deu graças a Deus diante de todos eles. Então ele quebrou e começou a comer ”. Uma dieta constante da Palavra de Deus fará com que você seja saudável espiritualmente. Isso lhe trará segurança. Eles não perderão nem um fio de cabelo da cabeça. E isso irá encorajá-lo. Veja o versículo 36, “Eles foram todos encorajados e comeram um pouco de comida”.

Quando os piores dias de Maydan estavam acontecendo, todos os dias em nossa leitura diária do pão nos davam esperança e encorajamentos. Ajudou-nos a superar nossos medos e nos ajudou a confiar em Deus.

Nesta passagem, falei sobre âncoras que ajudaram Paulo e seus companheiros a garantirem com segurança. E se você? Suas âncoras estão segurando? Eles são sólidos? Eles vão impedi-lo de derivar para o mar?

Em conclusão, as quatro âncoras que nos ajudam a resistir às tempestades e nos permitem aterrissar com segurança em terra são Deus (em quem podemos confiar), fé (para que possamos agir), navio (comunhão da igreja para apoio) e pão (a palavra de Deus que nutre nossa alma).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Gratidão em Tempos Dificeis

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus