Dia dos Pais


Domingo passado foi a comemoração do Dia dos Pais, mas a verdade é que a minha concepção da paternidade é bem diferente da maioria das pessoas.  
Meu pai faleceu quando eu ainda era criança e eu tenho muito poucas lembranças dele. Mas apesar de que cada pessoa tem a sua experiência com o seu pai, uma coisa não se pode negar: A presença ou ausência de um pai tem uma grande influência na vida das crianças.
Deus dá autoridade ao pai para ser o sacerdote sobre o lar. Se este homem, no entanto, não estiver sujeito a Cristo, o lar não tem um bom sacerdote. E se este homem está ausente de sua família, esta casa fica sem sacerdote. É claro que Deus pode criar outro membro da família para esse fim. Mas o que quero deixar claro aqui é que uma boa referência dos pais que está em uma missão para ser como Cristo pode transformar a vida de uma família inteira.

Deus é pai
Outra coisa que muitos têm dificuldade em entender é a paternidade de Deus. Normalmente, aqueles com boas referências podem fazê-lo. Mas alguém que teve um pai agressivo ou ausente tende a ver a Deus da mesma maneira.
Para essas pessoas, peço que se esforcem para entender que temos uma visão totalmente distorcida de como as coisas deveriam ser do ponto de vista divino.
A verdade é que Deus é um pai infinitamente amoroso que oferece conforto e descanso a seus filhos. E, ao mesmo tempo, ele é um pai rigoroso que ensina seus filhos corrigindo-os seriamente. Sendo infinito em sabedoria, há uma certeza de que Deus nunca erra com seus filhos e sempre os chama para um profundo relacionamento amoroso.

A parábola do filho pródigo
Na parábola do filho pródigo relatada em Lucas 15:20 encontramos uma das melhores definições do que é ser um bom pai. Mesmo depois de compartilhar sua herança e ver seu filho afundar em problemas por causa do orgulho e do desejo de independência, em arrependimento, o pai esquece cada erro e recebe seu filho de braços abertos.
Devemos sempre ver a Deus dessa maneira, não esquecendo que Ele também é justo para nos corrigir e permitir que as coisas aconteçam para que aprendamos mais e evoluamos com foco na estatura de Jesus, que é o Homem Perfeito.

Dicas práticas sobre pais e filhos
Cl 3:20 “Filhos, sempre obedeçam a seus pais, pois isso agrada ao Senhor.  Pais, não irritarem seus filhos, para que não sejam desencorajados.
Sabendo que devemos nos amar uns aos outros e entregar nossas vidas uns aos outros, devemos nos esforçar para fazer isso dentro de nossa família. As crianças devem obedecer à mais alta autoridade do lar. A Bíblia nos ensina a estarmos sujeitos às autoridades, sejam elas quais forem. Claro, tudo deve ser pesado à luz da Bíblia. Mas honra, respeito e obediência devem ser característicos das crianças.

Ao mesmo tempo, sabemos que os pais muitas vezes tendem a não ver as coisas da mesma maneira que os filhos. Algumas boas intenções são por vezes transformadas em más atitudes pela forma como são conduzidas. Por exemplo, muita preocupação pode resultar em um estilo “superprotetor” e, como resultado, fazer seu filho se sentir livre de perigos. Coisas assim acabam fazendo mais mal do que bem. É por isso que é importante espelhar Deus como pai ao instruir seu filho. De modo a não provocar irritação nas crianças e desencorajá-las numa caminhada cristã.
Eu não sou pai, sou uma mãe que teve que criar seus filgos sem a presença do pai que havia falecido, e que me casei de novo, e meus filhos tiveram um padrastro.  À luz da Bíblia. A partir do meu relacionamento com Deus como pai, espero que todas as coisas escritas aqui sejam de alguma utilidade para todos. Pais e filhos.

Deus abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado