João 13


Jesus e os discípulos chegaram em Jerusalém para a Festa dos Paes Asmos e para a Páscoa. No caminho de lá ocorreram muitas coisas. Curas, como as dos dois cegos. Ensinou muito.

Jesus ensinou a uma multidão sobre o divórcio e explicou sobre a falta de perdão e a dureza do coração como seu causador. Um exemplo do AMOR EGOISTA
Falou sobre a pureza das crianças que foram até ele com pureza de coração. ANOR SINGELO
Foi interpelado pelo jovem rico, não queria abandonar tudo para segui-lo. Um exemplo do AMOR GANANCIOSO 
Tiago e João havia pedido à Jesus para um deles sentar-se ao lado de seu trono no Reino (Marcos 10:44-45) –Um exemplo do AMOR SOBERBO
Ele então entrou em Jerusalém montado num jumentinho, cumprindo a profecia feita sobre o Messias ainda no Velho Testamento.
 No dia seguinte aconteceu a passagem da figueira cheia de folhas e sem frutos. Uma arvore que finge que vai alimentar mas que está vazia...Finge que vai servir e cai fora na hora H. Esta figueira foi amaldiçoada por Jesus. Um exemplo do AMOR SEM OBRAS

Entrou no pátio no templo, destruiu  as bancas dos comerciantes. Pessoas que comercializavam o que deveria ser ofertado. Pois os pombos eram para ser dados em ofertas para Deus. E havia quem os vendia e quem os comprava: Detalhe: a oferta dos pombos era para quem  não tinha condições de dar um novilho. Dai a pessoa tinha que pegar uma pomba e oferece-la. Esta pessoas se diziam sem posses para oferecer um novilho, porém compravam uma pomba em vez de caçar. Cumpriam a obrigação para o mundo, mas era uma oferta vazia para Deus. Um exemplo do AMOR PREGUIÇOSO!
Passaram de novo perto da figueira amaldiçoada e ela estava seca. Jesus ensinou sobre a fé que move montanhas. Contou parábolas, falou da perseguição que sofreriam. Um exemplo do AMOR SACRIFICIAL
Agora faltava apenas dois dias para a Pascoa. Jesus estava em Betania, hospedado na casa de Simão, o Leproso. Maria ungiu a Jesus e foi criticado por causa do preço do óleo que foi “desperdiçado”. Jesus corrigiu-os. Judas, irado, trai Jesus. Um exemplo do AMOR VINGATIVO

Faltava um dia para a pascoa. Jesus e os discípulos estavam juntos a cerca de três anos. Três anos de ensino, três anos eles vendo curas, milagres e Jesus sabia que sua missão aqui na terra estava acabando e que logo ele voltaria para perto de seu pai. Organizou então um retiro espiritual com seus discípulos. Ele precisa quebrar mais paradigmas. Ele precisa ensinar para seus discípulos que em Jesus não existe hierarquia, que aquele que se faz menor, é o maior. Que ser humilde não é ser humilhado.

Não podemos nos esquecer que os quatro evangelhos, Lucas, Mateus, Marcos e João trazem relatos dos mesmos acontecimentos sob óticas diferentes. Um complementa o outro. João, o discípulo amado, ressalta deste o seu primeiro capitulo a humildade e o amor.

Em Marcos 3:13-19 relata que Jesus pretendia encerrar seu ministério ao lado de seus discípulos. Nesta passagem diz que Jesus escolheu os doze para estarem com ele e depois então serem enviados para pregarem. Era a hora dele partir.
Jesus manda os discípulos a irem até a cidade encontrar-se com  um homem com um pote de água.  Este homem ia emprestar uma sala para os discípulos se reuniram para comemorar a Pascoa com uma ceia. A última ceia do Senhor antes de sua crucificação. Um retiro espiritual. Dois discípulos foram e encontraram tudo pronto.
Chegamos agora no capitulo 13 onde Jesus introduz o Novo Mandamento: Amar uns. Podemos ver até aqui que esta viagem foi marcada pela demonstração do que é e do que não é amor.

O capítulo que enfocaremos a partir de agora nos introduz no “Novo Mandamento” de Jesus (13.34,35). O capitulo 13 é o inicio do maior sermão de Jesus registrado na Bíblia.
Existem outros sermões, como o Sermão da Montanha (Mateus 5 ao 7). Sermão do Monte das Oliveiras ( Mateus 24 e 25) e aqui temos o Sermão da Ultima Ceia.  São 5 capítulos relatando o ultimo sermão de Jesus antes de sua morte. A ultima ceia de Jesus antes de sua morte.

Jesus tinha um método bem diferente dos sermões que a gente vê nas igrejas. Ele estimulava a participação dos discípulos. Ele fazia perguntas e esperava a resposta. Ou então ele estimulava-os a perguntarem. Ele conversava. Neste sermão a gente  os discípulos fazerem muitas perguntas.
Vamos lá. Cearam e então Jesus tirou a capa, pegou a bacia com água e a tolha e começou a lar os pés. Não era lavar o pé de um, mas de todos. Veja, no caminho eles estavam discutindo quem seria o maior dentre eles no reino que Jesus estabeleceria (Mateus 20.20-28; Lucas 9.46-48; 22.24-27). Alguns deles acreditavam que o Messias subjugaria Roma e estabeleceria o Seu reino na Terra (Atos 1.6).
O lavar os pés era a resposta de Jesus de quem seria o maior.
Naquela cultura, era comum o convidado ter os seus pés lavados, mas era sempre um servo, a esposa, ou então filhos muito submissos  que faziam isso. Jesus, portanto, estava assumindo o papel de servo ao pegar a bacia e começar a lavar-lhes os pés.Por favor, entendam que Jesus n]ao estava se humilhando. Ele estava apenas sendo humilde. Ele era o anfitrião daquele grupo, apesar da casa não ser dele, mas foi ele que preparou aquele encontro. Ser humilhado é diferente de ser humilde.
Porque é tão difícil assim lavarmos os pés de nossos maridos? Porque é tão difícil assim servirmos aos outros? É medo se der humilhada ou é medo de servir e ser ferida? Eu entendo que muitas vezes a pessoa estão tão ferida, que tem dificuldades de se aproximar, pois quem est´[a mais perto da gente tem mais capacidade de ferir? Mas tem gente que não quer lavar os pés, que não quer servir, pois acha isto é humilhante.

Veja a diferença, se agora, a dona desta casa se levantar e servir um café para nós ela está se humilhando???? Não. Ela está apenas servindo. E se ela chamar a emprega para nos servir o café? Ela está humilhando a empregada? Não, ela está apenas dando oportunidade para que a emprega cumpra o papel pelo qual ela é paga. O que eu quero dizer com isto é que muitas vezes servimos não por humildade, mas porque isto é esperado de nós. Por exemplo, de que adianta eu cuidar de meus filhos, preparar a janta se depois for para tacar na cara deles que eles não nos valorizam? Jesus não estava aqui esperando reconhecimento, ele estava quebrando o paradigma que o menor serve o maior e explicando que no reino não existe menor ou maior.

Porque lavar os pés é feito como ato de humilhação? Não era! Era ato de humildade e não de humilhação. Lavar os pés era sinal de hospitalidade, de amar aquela pessoa. (Genesis 18:4)
Porém o ato de lavar os pés era feito pelo criado, pela esposa ou pelos filhos muito submissos (I Sm 25:41).

Não pense que as sandálias estariam sujas de excrementos ou outras porcarias. Ou que as pessoas estavam com os pés imundos, unhas encravadas e pés purulentos. Não. O povo judeu era muito limpo.  Os atalhos das estradas principais eram cobertos de muita poeira e as ruas principais eram muito limpas. Os banhos eram públicos e eles já haviam tomado banho. Porém os pés estavam empoeirados pelo pó da estrada, mas não estavam imundos.

Aquele não era um ato imundo, mas um ato de servidão. O fato de Jesus retirar suas roupas também sinaliza a humildade.  Todas esta ação de Jesus prefigura a morte do servo sofredor de Isaias 53.
Apesar do  judaísmo valorizar a humildade, mas eles estavam inseridos na cultura grego romana que com siderava a humildade como forma de humilhação.

Este mesmo conceito eu vejo hoje em dia, inclusive em muitas pregações, que dizem que ele se humilhou ao lavar os pés dos discípulos. Ele não se humilhou, ele apenas demonstrou humildade. Ele foi humilhado na cruz, mas naquele momento ele estava ensinando sobre o verdadeiro amor que tem que ser humilde, sacrificial.

Por ai podemos ver como Pedro estava contaminado pela cultura grego romana e Jesus queria que ele assumisse a cultura do céu, a cultura do amor sacrificial.  Ele quebrava mais um paradigma, que diz que o servo serve ao senhor. Meu marido sempre diz uma frase: 
Um servo que não serve para servir, não serve para ser servo. 
Mas eu mudo esta frase para: 
Um senhor que não serve para servir, não serve para ser Senhor. 

O ato de Jesus de lavar os pés viola o contexto cultural da sociedade da época, o que Pedro considera inconcebível.  Parece que a frase “e (Jesus) começou a lavar os pés dos discípulos” prepara-nos para algo que ia acontecer, quando Ele lavasse os pés de Pedro. Vamos ver a seguir nos versículos 6-11.
No capítulo anterior, vemos  Maria lavando os pés de Jesus, e também o costume naquela cultura das pessoas se reclinarem ao redor da mesa. Imaginemos todos os apóstolos reclinados à mesa com Jesus e Pedro sendo o quinto ou sexto da fila. Ao ver Jesus se aproximando com a bacia e a toalha, chegando a sua vez, ele não aguenta e fala:
“Senhor, vais lavar os meus pés?”
Olha a resposta incrível Jesus: Voce não está entendendo nada, espera, mais tarde você vai entender.
Palavras sábias. Voce não está entendendo o que Jesus esta fazendo na tua vida? Também não. Mas vamos ter paciência. Um dia a gente vai entender.

Na minha opinião está é a melhor frase que a gente tem para consolar alguém que esteja passando por um problema incompreensível. Morte, separação, drogas, desprezo, doença. Uma dia a gente vai entender o motivo desta dor. E eu digo mais: Isso vai passar.
“Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá”.

Os discípulos o interrompiam, questionavam, não tinham receio de se expor. E Jesus aproveitava para ensinar. Não para dar lição de moral, mas para ensinar com amor, com humildade.
Ah, Senhor lava tudo!!!!! Não precisa Pedro. Voce já está limpo. É so os pés mesmo.

Naquele tempo, existiam as salas de banho públicas e, depois do banho, as pessoas iam a pé para casa; como seus pés estavam molhados, grudava-lhes o pó que pegavam durante o caminho. Por isso, ao chegar em casa, lavavam apenas os pés.

Nesta metáfora, o banho representa a regeneração, o nascer de novo. Quando confiamos a Cristo a nossa salvação e nascemos de novo, nossos pecados são lavados e nós somos purificados. Em outras palavras, tomamos um banho, porém, à medida que andamos no mundo, nossos pés se sujam e, quando isso acontece, não precisamos “nascer de novo outra vez” nem sermos regenerados. Precisamos lavar os pés ou ter uma contínua purificação.

Foi por isso que o Senhor estabeleceu a Ceia do Senhor, Ele sabia que precisaríamos ser lembrados constantemente da necessidade de lavar os pés. Quando pecamos, precisamos confessar nossos pecados, confiar que Ele nos perdoa, nos purifica de toda injustiça e nos mantém puros (I João 1.9).
Mas então porque ele não estabeleceu o lava pés????  Pode ver que este ato não é repetido por mais nenhum discípulo, este foi um ato isolado que Jesus usou para ensinar sobre a humildade naquele contexto.
A seguir, João escreve:   v. 12-17
13:19 – está em acordo com Isaias 41:26, 44:7 e 11; 48:3-7.

13:24-27 –O comer junto era um sinal de comunhão. A tigela do molho era conjunta e O pegar um pão, mergulhar no molho  e passa-lo a outra pessoa era um sinal de honra para quem estava recebendo o pão.

Jesus perguntou aos apóstolos: “Vocês entendem o que lhes fiz?” Está voltando para aquela interrupção: Depois vocês vão entender. Ele quer saber se afinal eles entenderão.  Você sabe dizer o que Jesus tinha feito por eles? É claro que Jesus lhes tinha lavado os pés e dado exemplo de humildade e de serviço uns para com os outros. Eles jamais se esqueceriam disso, mas o próprio Jesus explicou:
 “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz”  (15).
O apóstolo Paulo, em sua exortação à igreja de Filipos  mostrou que podemos havia parendido estes ensinos, mesmo que ele não estivesse entre os doze (Fl. 2:1-5)
 Pergunta a ser feita todos os dias: “Como posso servi-Lo, Senhor?”
Como posso servir os que estão ao meu redor?”.
 “Como posso amá-los?”. Voltando ao inicio do capitulo: “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.
Jesus os amou desde o inicio nestes três anos e lavar os pes foi apenas mais uma forma.  Mas parece que isto não acontecia com os apostoos.
 “Amem-se uns aos outros. Como eu os amei vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”  (34,35).
Eles amavam a Jesus. Mas será que era o amor que Jesus queria, será que eles se amavam?
Mais tarde, João escreveu:
“Nós amamos, porque ele nos amou primeiro” (I João 4.19).

A essência do que Jesus disse, quando anunciou o novo mandamento para os apóstolos, foi: “Vocês estão vendo esta mulher do teu lado?
Voce a conhece?

O Meu mandamento é que vocês a amem do mesmo modo como Eu os amei!”. Jesus prometeu duas consequências resultantes da obediência a este mandamento: o mundo saberá que somos Seus discípulos e seremos grandemente abençoados.

Estudando a vida dos apóstolos, aprendemos que alguns deles eram zelotes, ou seja, acreditavam na resistência judaica contra o Império Romano. Um deles era Simão. Outro apóstolo era um publicano que, ao invés de lutar contra os romanos, trabalhava para eles, recolhendo impostos dos seus compatriotas judeus para o governo romano. O que um publicano poderia ter em comum com um zelote?
É interessante imaginar Simão, o zelote, olhando para Mateus, o publicano, do outro lado da mesa, e os olhos de ambos perguntando para Jesus: “O Senhor está dizendo que tenho que amar este homem como o Senhor me amou? Um zelote lavar os pés de um publicano e um publicano lavar os pés de um zelote?”, enquanto os olhos de Jesus respondem: “Exatamente! Quando o mundo ouvir que um zelote está lavando os pés de um publicano e um publicano está lavando os pés de um zelote; que um zelote está amando um publicano e um publicano está amando um zelote, então eles saberão que vocês são Meus discípulos”.

Depois de iniciar aquele retiro com o ato simbólico da lavagem dos pés, Jesus chocou a todos com as más notícias: Ele os deixaria. Aparentemente, eles compreenderam que Jesus estava falando da Sua morte:
“Para onde vou, vocês não podem seguir-me agora, mas me seguirão mais tarde”  (36).
Eles sabiam que Jesus estava partindo e que não poderiam ir junto com Ele.
Jesus estava dizendo para os Seus apóstolos que, durante três anos, Ele os havia treinado e comissionado para anunciarem ao mundo cheio de violência e crueldade a mensagem de amor. Jesus ensinou que a melhor maneira de comunicar esta mensagem de amor é amando uns aos outros.
Não foram necessários muitos anos para que o mundo pagão e cruel visse os seguidores de Cristo serem mortos no Coliseu de Roma, todos juntos, abraçados, surpreendendo a todos com o amor visível que tinham uns pelos outros, mesmo naquela situação. A plateia chegava a dizer: “Veja como eles se amam!”. Segundo dados históricos, houve pessoas que estavam assistindo àquelas mortes no Coliseu
de Roma que se juntaram aos discípulos de Jesus e morreram com eles, tão impressionados ficaram com o amor que existia entre eles, enquanto morriam juntos!

Entre o ato simbólico da lavagem dos pés e o novo mandamento, Jesus reafirmou o que já tinha dito anteriormente, que nem todos os apóstolos estavam limpos e que Ele sabia qual deles O trairia. citando inicialmente o Salmo 41:9. Leitura: versículos 18-29
Esta é a história da traição de Jesus. Observe que João continua enfatizando em seu registro que tudo o que ele está contando é o cumprimento das Escrituras, como certos episódios que foram controlados pela Providência de um Deus Soberano.
É o que vemos nas citações de Jesus, que João registra nos versículos 18 e 26:
“Mas isto acontece para que se cumpra a Escritura: Aquele que partilhava do meu pão voltou-se contra mim”  e
“Respondeu Jesus: Aquele a quem eu der este pedaço de pão molhado no prato”.
 Naquele tempo, apenas amigos próximos reclinavam juntos à mesa e molhavam o pão no mesmo prato. Fazer isto e, depois, não ser amigo verdadeiro era considerado uma traição. Além disso molhar o pão e oferecer ao outro era uma honra para quem recebia o pão. Jesus estava honrando aquele que o trairia.
De acordo com os outros Evangelhos, quando Jesus falou que um deles O trairia,
“eles ficaram tristes e, um por um, lhe disseram: Com certeza não sou eu” (Marcos 14.19).
 Sempre quis saber qual foi a reação de cada um deles, quando Jesus falou acerca do que O trairia. Imagine como eles estavam inseguros e como era frágil a fé e o compromisso deles com Jesus, poucas horas antes de o Senhor morrer na cruz pela salvação deles!
13:34-35 – Em Lv. 19:18 encontramos a ordenação do amor, mas aqui temos algo a mais: “como eu vos amei.

v. 36-37 – Embora Pedro afirmasse que acompanharia Jesus até a morte, ele não achava que ia chegar a tanto. Ele achava que Cristo não iria morrer, afinal ele era o enviado que iria salvar aquela nação, então, ele não podia morrer. Ele não entendia que a salvação ia ser espiritual e dada na cruz. Ele achava que era uma salvação social.

Isto se aplicou, principalmente, ao apóstolo Pedro, pois este capítulo se encerra com o Senhor prevendo a negação tripla de Pedro. Tente imaginar o seu conflito, depois de ouvir de Jesus que, antes que o galo cantasse, ele negaria o Senhor três vezes. A previsão da negação de Pedro foi uma resposta a duas perguntas que ele fez. Durante todo o tempo que passou com os apóstolos, era do estilo de Jesus despertar perguntas da parte deles. Por exemplo, quando Jesus disse que estava indo para um lugar que eles não podiam ir, Pedro fez estas duas perguntas:
“Senhor, para onde vais?” e “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Darei a minha vida por ti!”  (João 13.36,37).

O final deste capítulo apresenta outro exemplo de um princípio bíblico que já vimos no livro anterior: não podemos deixar que a divisão em capítulos e em versículos quebre a sequência da nossa leitura bíblica. As duas perguntas de Pedro levam os apóstolos Tomé, Filipe e Judas a fazerem perguntas, cujas respostas de Jesus estão no capítulo seguinte.
O capítulo 13 registra, no seu final, a resposta de Jesus à pergunta de Pedro, mas Ele continua a responder outras perguntas no capítulo 14 no versículo 1. Essas perguntas e, principalmente, as respostas de Jesus são a chave que desvendam o capítulo 14 para nós. Na verdade, o capítulo 14 é uma conclusão do 13.
Sugiro que você leia também o capítulo 14 e busque as respostas para as perguntas que Pedro fez, no final do capítulo 13, identificando, também, as perguntas dos outros apóstolos. Enfoque o seu estudo nas respostas de Jesus, que são a parte central do Seu maisnlongo sermão.
Ao concluir este magnífico capítulo, tenho que retomar as perguntas básicas do nosso estudo.

“Quem é Jesus”, neste capítulo? Jesus é o Senhor e Mestre, humilde, que assume o papel de servo e lava os pés dos apóstolos, mostrando até onde ia o Seu amor por eles, ensinando, dessa forma, que o mesmo deveria ser feito por eles.

“O que é fé?”. Fé é o que fazemos com o que já conhecemos; é aplicar o que aprendemos com Jesus a respeito de humildade e amor em nosso relacionamento com o Senhor e com todos os que fazem parte da nossa vida. Fé é perguntar ao Senhor e àqueles com quem nos relacionamos: “Como posso servi-los?”; é fazer a pergunta: “Será que entre nós existe tanta evidência de amor como havia na primeira geração de crentes?”. Se não há evidência suficiente quanto a isso, então a fé fará o que for preciso para produzir essa evidência.
“O que é vida?”. Vida é o que experimentamos quando somos amados incondicionalmente, da mesma forma que Cristo amou os apóstolos; a verdadeira vida só existe quando amamos e somos amados com o amor de Cristo.
O que é comunhão?

Minha oração é que através deste estudo do Evangelho de João você conheça Jesus, tenha fé e experimente a qualidade de vida que Deus tem para você.  Encerro agora com as palavras do nosso Senhor Jesus Cristo:  “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros” (João 13.34)

Vou seguir apenas mais um versículo cap. 14: 1 Jesus disse:
— Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim

O CAPITULO 14 É CONTUNUAÇÃO DA CONVERSA DO 13. MUITO DIFICIL INTERROMPER POIS ESTÁ LIGADO.
O AMOR MUTUO E  A COMUNHÃO SERÁ MAIS EXPLICADA NO CAPITULO 14
E PRESTEM ATENÇÃO: AQUI ELES ESTÁ FALANDO COM TODOS. NÃO FIQUEM AFLITOS.... CREIAM EM DEUS E TAMBÉM EM MIM.

MAS SERÁ QUE OS DISCIPULOS APRENDERAM? DEIXE SUA OPINIÃO.
E NÃO SE ESQUEÇAM, UM POUCO DEPOIS DO LAVA-PÉS, JESUS FOI PARA O JARDI DE GETSAMANI. LÁ ELE PEDIU QUE OS DISCIUPULOS QUE O ACOMPANHARAM ORASSEM, E ELES DORMIRAM.....

E nós, compreendemos????

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado