Casamentos fracassados na Bíblia

Dezembro é o mês em que os cristãos tradicionalmente se concentram nas histórias da Bíblia sobre a Sagrada Família, Jesus, Maria e José e seus parentes João Batista, Zacarias e Isabel. Eles são certamente uma família modelo - ao contrário de muitas outras famílias nas Escrituras.

A Bíblia tem um grande elenco de personagens que cobrem uma gama completa de fraqueza humana e maldade. Nesta semana, vamos dar uma olhada nos maridos ruins da Bíblia, e nas próximas semanas as esposas das escrituras e as crianças podres.

Esta é também a época do ano em que o clero tem seus escritórios cheios de famílias infelizes. Talvez os maridos ruins da Bíblia provem ser uma lição objetiva para os membros de sua congregação.

No fundo da pilha dos maridos ruins, temos os caras que são simplesmente negligentes e aparentemente não sabem que precisam prestar atenção aos outros da família. Nas primeiras páginas temos Noé em Gênesis 6-9, que bateu na garrafa um pouco demais, caiu e provavelmente se expôs, e precisou de seus filhos para cobri-lo. Quando ele acordou, ele entrou em negação e culpou toda a bagunça em um de seus filhos, Sem, e o amaldiçoou.

Se isto foi um evento único ou comum, a Bíblia não diz. A Bíblia também não nomeia sua esposa, embora diga que ele tem uma. Na melhor das hipóteses, ele era um marido negligente.

Mais negligente que Noé é Potifar em Gênesis 39, o nobre egípcio que comprou o patriarca José quando este foi vendido como escravo. Aparentemente, Potifar não prestou muita atenção à sua esposa, pois ele não tinha “preocupação com nada além da comida que comia”. Mas há necessidades humanas mais astutas que a fome e sua esposa negligenciada fez uma série de passes sexuais para Joseph.

Potifar então passou a acreditar em sua esposa quando ela foi rejeitada por José e ela com raiva o acusou de agredi-la. Tem-se a impressão de que Potifar não era a faca mais afiada da gaveta.

No meio da pilha de maus maridos da Bíblia estão aqueles cujo mau comportamento colocou em risco outros. Isto, claro, começa com Adão, que quando confrontado por Deus ao comer o fruto proibido, prontamente tentou passar a culpa para Eva em Gênesis 3. Igualmente irresponsável é o grande patriarca Abraão, que tentou passar sua esposa, Sara, como sua irmã não uma, mas três vezes para salvar sua pele, e a pobre mulher ficou presa nos haréns de outros homens.

Em ambos os casos, Deus viu o que estava acontecendo e resolveu as coisas, mas esses não eram seus melhores momentos.


Um exemplo melhor de alguém que colocou em perigo sua família é o intratável Nabal, que se recusou a enviar suprimentos urgentemente necessários para o futuro rei Davi, quando Davi estava fugindo em I Samuel 25. Quando essa inospitalidade chegou aos ouvidos de Davi, ele resolveu matar Nabal. e a casa dele. Felizmente, a esposa de Nabal, Abigail, percebeu o comportamento de seu marido insensato, e ela prontamente conseguiu um estoque de suprimentos e correu para David para aplacar sua ira.

Embora ainda fiel ao marido, Abigail usou palavras submissas e gentis para encantar David e ele cedeu. Quando ela voltou para o marido, Nabal estava bastante embriagado e esperou até ficar sóbrio o suficiente para lhe dar a notícia de que ele quase os matou. Ele aparentemente teve um ataque cardíaco e depois morreu, deixando Abigail livre para se casar com David.

E então nós temos os maridos que eram homens que deliberadamente decidiram ser maus. Um caso óbvio é o rei Acabe, que covardemente permitiu que sua esposa, Jezabel, o desencaminhasse. A palavra “henpecked” vem à mente em relação a Acabe.

Acabe era um homem mal-humorado que ficava aborrecido quando não conseguia o que queria. Ele olhou para o outro lado quando Jezabel perseguiu os profetas de Deus. A decisão de Acabe de seguir seu mau conselho terminou com ele perdendo o favor de Deus, o que nunca é uma coisa boa. Consequentemente, Acabe foi morto em combate e sua esposa foi atirada de uma janela e seus filhos foram mortos em 2 Reis 9-10.

Aparentemente, permitir que a esposa faça todas as grandes decisões da família nem sempre termina bem.

Corrupção financeira levou mais de um marido a arruinar a si mesmo e sua família. No Novo Testamento em Atos 5, encontramos um sujeito chamado Ananias e sua esposa, Sapphira. Ananias se une a outro grupo de fiéis para fazer doações consideráveis ​​à igreja cristã primitiva, no seu caso vendendo propriedades e doando-as. Mas Ananias deliberadamente detém uma parte da mudança, tendo todo o crédito pela generosidade.

O apóstolo Pedro vê através do golpe e enfrenta o mentiroso, que prontamente cai morto. Aparentemente, ele levou sua esposa para o mau ato, e Sapphira é confrontado um pouco mais tarde, quando ela chega à igreja. Ela, toom, cai morta.

Pensa-se na multidão de mulheres infelizes que assinam declarações fiscais não-lidas por insistência de seus maridos, apenas para descobrir depois que a corrupção de seus maridos tem consequências negativas.

Mais acima na escada do comportamento do marido deliberadamente perverso está nosso amigo rei Davi novamente. Em um dos mais famosos atos de voyeurismo e adultério do mundo, em 2 Samuel 11, Davi assiste a Bate-Seba, a esposa de Urias, o hitita, em seu banho. David então a convoca para o palácio - uma ordem que ela não poderia recusar - e ele faz sexo com ela. Ela engravida e David organiza a morte de seu marido para cobrir seu crime. Suas ações são calculadas, deliberadas e perversas.

O profeta Natã acusa Davi de adultério e assassinato, mencionando, sem tato, que Davi já tem uma fileira de mulheres e Deus o castiga.

Aparentemente, o Todo Poderoso tem um problema com proeminentes líderes políticos sendo parte de assédio sexual.

Veja também:
http://respostadabiblia.blogspot.com.br/2012/11/os-deveres-do-marido-cristao.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/10/i-samuel-25-historia-de-abigail-nabal-e.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/casamentos-fracassados-na-biblia.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/abigail-desreipeitou-nabal.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/quando-nao-se-submeter-um-marido.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/mulheres-cristas-casadas-com-um-imbecil.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/abigail-e-nabal-ela-foi-insubmissa.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/submissao-feminina-no-contexto-biblico.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2016/05/deveres-da-esposa-cristao.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado