E se não fosse um galo que cantou após Pedro negar a Jesus?


E se não fosse um galo?

E se eu lhe dissesse que é possível que Jesus não tenha realmente avisado Peter que o cantar de um galo lhe revelaria sua queda? 
É incrível o que a exegese ou uma pesquisa linguística pode encontrar. 
Todos os idiomas apresentam várias expressões idiomáticas. Brinco com meus alunos de inglês, pois no português, para se falar sobre uma menina bonita, tem pessoas que falam?
Que chuchuzinho!!!!    Chuchu é bonito por acaso? Verde, com casca cheia de espinho, hiper largo em baixo, e quando abre é cheio de baba. Além disso não tem gosto nenhum.
Já em inglês a expressão usada para uma menina bonita é: She´s a tomato. Tomate pelo menos tem uma pele lisinha, vermelho brilhante, mas é bem redondinho também.
Tem mulher que estaria preferindo ser chamada de pepino japonês, de tal magras que querem ficar...
Brincadeiras a parte, estes enganos ocorrem em virtude da falta de familiaridade com o que as palavras significavam naquele contexto especifico.
Todos nos sabemos que as traduções da Bíblia foram manipuladas pelo clero, numa tentativa de desacreditar o judaísmo do primeiro século, de modo a fazer com que as pessoas acreditassem que aquela instituição religiosa substituiria a igreja que Jesus havia implantado, onde ele era a cabeça e nós o corpo.
Uma das muitas coisas significativas sobre o restabelecimento da nação de Israel é a ressurreição da língua hebraica.
Outras traduções incorretas parecem ser causadas pela ignorância das expressões ou expressões hebraicas. Um exemplo pode ser encontrado na previsão de Jesus que Pedro o negaria três vezes antes que o galo cantasse.
Mas era um galo mesmo????
O Talmud, que era a lei dos rabinos proibia ter galo em Jerusalem, simplesmente porque galo era um animal sujo e Jerusalem era uma cidade santa.
Na culinária judaica existe uma sopa muito tradicional, feita com caldo de galinha e pão challah, que era muito saboreada nas festas tradicionais, mas se existisse algum galo em jerusalem naquele dia escondido, pode ter certeza de que ele estaria morto pois no dia seguinte seria a Páscoa.
O Talmud fala de um galo que foi apedrejado até a morte em Jerusalém, mas porque matou uma criança. Presumivelmente, um judeu era dono do galo. Tudo isto para convencer os judeus a não terem galo.
Veja, Pedro estava na casa do Sumo Sacerdote. Lugar Santo! Cade o galo? Não tinha galinheiro lá.
Vamos entender primeiro como o dia era dividido pelos judeus. Eles dividiam o dia em duas partes, começando as 6 horas. Então que horas era a primeira hora do dia? 7 horas.
Testando, faça as contas: que horas era a terceira hora da manhã. Resposta: seis mais três igual a nove. Nove horas da manhã.
E a segunda parte iniciava as seis horas da noite. Esta parte tinha quatro subdivisões. Vamos ler Marcos 13:35
Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer.
Se ele vier de repente, que não os encontre dormindo! Marcos 13:35,36

Explicando com a nosso horário atual:
Primeira vigília – Das seis as nove – vigília do entardecer
Segunda Vígilia – Das nove a meia noite – Vigilia do anoitecer
Terceira Vigilia – Da meia noite as três da manhã – Vigilia do canto do galo
Quarta Vigilia – Das três as seis da manhã – Vígilia do amanhecer.
Se os galos eram ou não permitidos na área do Templo ou em Jerusalém, ainda há uma mensagem nesta passagem bem conhecida das Escrituras para que possamos considerar? O texto, como lemos indica que um galo cantou. Como se vê, a palavra hebraica para galo pode não ter sido "galo". A Bíblia King James traduz a palavra como "galo", que era uma palavra comum para galo nos dias do rei James.
Mas quando o texto é traduzido de volta para o hebraico adequado, segundo alguns estudiosos, a palavra não era um pássaro, mas um homem, especificamente o sacerdote encarregado de trancar as portas do templo à noite e depois destrancá-las todas as manhãs antes alvorecer. Um homem que tocava um instrumento.
Curiosamente, este homem colocava a chave todas as noites em uma abertura no chão de pedra em uma das muitas salas laterais do Templo, depois colocava uma pedra chata sobre a abertura e colocava seu tapete de dormir sobre a pedra para que ele realmente estivesse dormindo.
Então, pouco antes do amanhecer, ele abria todas as portas do templo enquanto clamava em voz alta três chamadas: "Todos os cohanim (sacerdotes) se preparam para o sacrifício". “Todos os Leviim(Levitas) para suas estações ”. "Todos os israelitas vêm adorar". Então ele repetia essas afirmações mais duas vezes. 
Era sua responsabilidade despertar todos os sacerdotes, levitas e adoradores para chamá-los para os cultos e sacrifícios da manhã. 
Se for como verbo, a palavra também tem o sentido de “ressoar”. Substantivo: um homem que tocava um instrumento: um “ressoador” (desculpem esta analogia gramaticalmente errada”
Lembre-se de que os sacerdotes tinham escalas de trabalho, de modo que não era um homem que passaria a vida inteira dormindo no templo, mas os sacerdotes se revezavam nas responsabilidades do templo, inclusive no dormir no templo neste posto em particular.

Diante disto a gente entende que o “canto do galo” era este chamado, que provavelmente também era usado conjuntamente com algum toque de trombeta, que soaria muito mais alto do que simplesmente a voz de uma pessoa.

Voce já morou perto de uma igreja, que fica tocando o sino de hora em hora? Hoje em dia é automático, mas antes era uma pessoa que ia lá fazer o sino funcionar.

Então esta que diz que Pedro negaria a Jesus três vezes antes que o galo cantasse significa que no intervalo da terceira vigília, entre meia noite e três da manha, Pedro o negaria três vezes e dai viria o chamado do responsável para a troca da escala sacerdotal.

A importância de sabermos isto é apenas para entendermos o contexto da época, mas se é um homem ou um galo, não muda o significado da negação de Pedro.
Mas isto me faz raciocinar que não foi uma animal irracional o participante da profecia, mas outro homem, que mesmo sem saber, estava fazendo parte da profecia da negação de Pedroe de sua morte.
O cantar de um galo não teria significado espiritual em si para Pedro, se é isso que ele ouvira. 
Mas se Pedro estava ouvindo o chamado do sacerdote pois era hora do o sacrifício , o chamado para o culto e o chamado para adorar essas palavras provavelmente trouxeram a impressionante revelação do que ele havia feito.

Jesus  deveria ser o último sacrifício, embora Pedro não soubesse disso como nós. 
Mas onde estava a vontade de se sacrificar que Pedro tinha tão ousadamente proclamado, que ele iria  para a prisão ou morreria por Cristo caso fosse preciso?  

Onde estava seu chamado para servir ao Senhor, como ele tinha confirmado  que sempre faria? 

E onde estava sua adoração agora que de repente ele se sentiu tão longe de Jesus,  e tão longe de Deus?

Seja galo ou um homem, eu me vi confrontado com o que Deus  chamaria de sacerdotes e adoradores. 
Visto que nós, que somos fiéis seguidores e adoradores de Jesus, agora também somos chamados sacerdotes a Deus por meio dele, eu encontrei no canto do galo um chamado para o meu próprio despertar como um sacerdote.
Quantas vezes eu declarei que estaria com Jesus para sempre, que sempre o adoraria, que sempre o serviria. Dai ouvimos o canto do galo, que nos chama para que a gente desperte como sacerdotes e então fugimos....
O Senhor tem nos chamado para o servir em nossas famílias? Todos nós somos sacerdotes de Deus agora, não existe mais gentio nem ímpio, senhor ou escravo, homem ou mulher. Todas nós somos sacerdotes do /deus vivo. Estamos servindo-o em nossas casas?
Temos acordado com o canto do galo para oferecer nossos sacrifícios? Veja, Cristo foi o ultimo sacrifício de sangue, mas a nossa vida deve ser um sacrifício constante a ele. Devemos estar disposto a morrer pelos outros, como Cristo fez por nós, mas as vezes é tão difícil matar os nossos desejos, os nossos planos, quanto mais a nossa carne....
O canto do galo é o chamado para servir, para sacrificar e para adorar.
Voce também sai chorando amargamente, como Pedro fez, ao tomar consciência de que o negou? Te convido agora para não fugir, mas aqui, chorarmos pelas vezes que o que negamos, nos arrependermos e nos levantarmos para servi-lo, adora-lo e entregarmos a nossa em sacrifício a ele.


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