Como Jesus evangelizava?

Hoje, dia 16 de fevereiro de 2016, decidi comemorar o meu aniversário da melhor maneira possível: falando para as outras pessoas sobre o meu Senhor e Salvador. Acordei logo cedo e fui às ruas, munida do Espírito Santo e alguns folhetos, para pregar as boas novas.

Junto comigo estava uma amiga, que começou a falar que as pessoas hoje em dia não querem saber mais de Deus, que estão endurecidas, que por isso as igrejas estão tão vazias.

Já por vezes ouvi na igreja local pessoas dizendo que a cerca de 20 anos as igrejas estavam cheias de pessoas comprometidas com a obra, que o "fogo caia", que hoje em dia todo mundo vai para a igreja só em busca de benção. 

Comecei a então dar a minha opinião, que pode ser um pouco diferente do que se fala na maior parte das vezes, mas que eu sinto ser a verdadeira. 

Minha opinião é que se a igreja (que somos nós) está assim, a responsabilidade é nossa. Deus é o mesmo, o Espirito Santo é o mesmo, Jesus é o mesmo. Quem mudou fomos nós. Não posso falar da igreja como se eu não fizesse parte dela. Se a igreja está fria, cabe a mim esquentar o meu coração e contaminar aos outros com a meu amor. 

Mas você já se perguntou porque a maioria das pessoas hoje em dia não permanecem congregando?

Eu já e comecei a ver que a responsabilidade disso está muitas vezes em como elas foram evangelizadas, como elas foram levadas a Cristo. 
O Brasil é uma das maiores nações evangélicas do mundo e está em amplo crescendo de modo que Institutos de Pesquisa já dizem que em cerca de 10 anos, mais de 80% da nossa população já terão se convertido ao cristianismo. 

Mas então porque não vemos esse país mudando o seu panorama? Porque tanta corrupção? Tantos divórcios, abortos, crimes, etc.

A verdade é que apenas 10% dos que se dizem cristãos, estão congregando em algum lugar. Para piorar mais ainda, diz que apenas 2% dos cristãos atuais, testemunham de sua fé aos outros, se preocupando em evangelizar e levar outras pessoas a salvação. São cristãos totalmente passivos, não cumprindo o Ide de Jesus.

Diz também que apenas cerca de 5% dos cristãos já levou alguém a salvação. E você? A quando tempo você é convertido? Quantas pessoas você levou a salvação? Pergunto porque eu acredito que uma pessoa que foi salva, quer espalhar a palavra da salvação para todos imediatamente. 

Vemos na Bíblia alguns exemplos.
Quanto o endemoninhado de Gadareno foi liberto, ele imediatamente foi a Decapólis e foi testemunhar. O mesmo ocorreu com a mulher samaritana, que foi evangelizada por Jesus no poço de Jacó. Paulo, logou após ter experimentado o poder da salvação, iniciou a pregar e suas obras continuam a evangelizar até hoje, através de suas 13 cartas contidas na Bíblia.

Mas voltando as pesquisas, vemos que cerca de 90% das pessoas que se batizam, acabam por sair da presença do Senhor.

Isto, na minha opinião, por causa de como a evangelização é feita. 
A evangelização ocorre com promessas de sucesso, com promessas de fim dos problemas, de que se você vier para o Senhor, tuas dividas serão resolvidas, você ficará rico, você será curado de todas as suas doenças. E quando isso não ocorre as pessoas saem. 

Aquela conversa: Venha para o Senhor, pois Deus tem um plano maravilhoso para você. Ele te ama e quer resolver os teus problemas. A mensagem que as pessoas passam é que se você vier para Jesus você terá paz, saúde, dinheiro, alegria, família unida.
E nós sabemos que isso é mentira. Quantos mártires morreram em nome de Deus. 

Olham os discípulos, foram torturados, crucificados, martirizados. 
E essas pessoas quando vem para Cristo, irão se decepcionar pois isso tudo é "propaganda enganosa". 

Tem muitas pessoas que vem para a igreja apenas porque querem uma cura. Aquele ditado "Se não vier pelo amor, vem pela dor." E normalmente quem vem pela dor não permanece, pois quando ver que Jesus não vai dar tudo para eles como eles querem, eles acabam por sair. 

Porque dificilmente uma pessoa rica não vem para Cristo? Ela já tem dinheiro, plano de saúde, melhores diversões, o que essa igreja hedonistas pode oferecer para ele?

Mas como Jesus evangelizava? Ele mostrava para a pessoa que ela era pecadora e a levava ao arrependimento. Ele não pregava sucesso e prosperidade, e sim arrependimento. 
O Evangelismo que promete maravilhas não é a de Jesus, mas um evangelismo egocêntrico, hedônico e totalmente incoerente com a cruz. 

Veja o exemplo do jovem rico. 



Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? "
Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.
Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’".
E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência".
Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.


Jesus estava nas últimas semanas do seu ministério e havia atravessado o rio Jordão para passar pela região conhecida como Pereia, ao lado oriental do Jordão. Ele voltaria logo para entrar em Jerusalém, confrontar os líderes e ser rejeitado e crucificado. O jovem aproximou-se de Jesus e fez a pergunta mais importante que qualquer um poderia fazer: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Marcos 10:17).
Ele imediatamente já perguntou o porque o chamava de bom. Afinal não há ninguém bom, apenas Deus. Jesus estava mostrando que ninguém era bom o suficiente. 

O jovem rico também se considerava bom, afinal ele não mentia, não matava, não adulterava, não enganava ninguém e honrava o pai e mãe. 
Jesus não o criticou, mas o amou! Conforme ele falou para o jovem rico vender tudo e dar aos pobres, Jesus mostrou para ele que o seu amor era de aparência. Que ele era egoísta, que era impossível cumprir toda a lei. Era amor de conveniência. E o jovem partiu triste....

Ele se achava justo, correto, santo e pecador e Jesus mostrou para ele que ele era pecador na lei. Temos que então mostrar para a pessoa que ela é pecadora e necessita de arrependimento. Quando ela se conscientizar que é pecador ele irá se arrepender. 
Temos que falar também sobre a fé em Cristo.

Quando mostramos a lei para a pessoa, ela nota que a a graça só pode ser exercida pelo amparo da lei, pois alei mostra que somos transgressores. 

O jovem viu então que o amor dele era de aparência, que na verdade ele simplesmente fazia o que devia mas que não amava as pessoas como a si próprio. 

Este evangelho é o que faz a pessoa se confrontar com o próprio pecado. 

Este é o Evangelho que deve ser pregado. Esta são as boas novas que Jesus anunciava. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado