Qual a relação entre a graça e a justiça de Deus?

A graça é o favor imerecido de Deus que recebemos em Cristo. A Bíblia ensina em Romanos 5: 8  que enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. Esta é a mais alta expressão de graça e misericórdia. Nunca merecemos redenção, mas Deus, em sua graça amorosa, achou digno redimir-nos do pecado e da morte.

A justiça é um dom divino que Cristo colocou sobre todos aqueles que decidem ceder a ele na fé salvadora. 

Jó declara em Jó 29:14  "Fiz justiça, e isso me vestiu; meu julgamento foi como uma túnica e um diadema". O Salmo 132: 9  diz "que teus sacerdotes se vestam de justiça; e que teus santos gritem de alegria. Isaías 61:10 Regozijarei-  me grandemente no SENHOR; minha alma se alegrará em meu Deus; porque ele me vestiu com o vestes de salvação, ele me cobriu com a túnica da justiça, como um noivo enfeita-se com ornamentos, e como uma noiva se adorna com suas jóias.

Todas essas escrituras associam a justiça a vestimentas desgastadas. No pensamento hebraico, revestir um sacerdote em retidão é declará-lo santo para as obras de Deus. Eles são designados para o ministério do Templo. Em si mesmos, esses homens são pecadores, mas pelo ritual de purificação, são declarados limpos e santos e, portanto, aceitáveis ​​a Deus em Seu serviço.

Da mesma maneira, Jesus vestiu seus santos com a justiça de Deus, que é o véu espiritual que cobre nossa natureza pecaminosa. Quando Deus olha para o crente, ele vê a justiça de Deus em Cristo. Ele, portanto, não nos considerará dignos do castigo que reservou para os iníquos.

Essa justiça é a base de nossa justificação diante de Deus, para que permanecemos sem condenação, embora pecaminosos. 

Romanos 8: 1-4  diz: "Portanto, agora não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, que andam não segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2 Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus me libertou. da lei do pecado e da morte.3 Pelo que a lei não podia fazer, porque era fraca através da carne, Deus enviou seu próprio Filho à semelhança da carne pecaminosa e, pelo pecado, condenou o pecado na carne: 4 a justiça da lei pode ser cumprida em nós, que andamos não segundo a carne, mas segundo o Espírito ".

Observe que a justiça de Deus é imputada em nós através de Cristo e não é inerente ou inata em nós. É a habitação de Cristo que faz toda a diferença. Somente Ele nos removeu das garras e do medo da condenação, para que tenhamos uma posição correta com Deus, mesmo que não sejamos perfeitos.

É a nossa posição relacional que sustenta nossa justiça e não qualquer coisa que possamos fazer ou deixar de fazer. Todo filho de Deus em Cristo é, portanto, justo.

Como podemos sincronizar esses dois conceitos das escrituras? 
Romanos 3: 22-24  diz: "Até a justiça de Deus, que é pela fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença; 23 porque todos pecaram e carecem da glória de Deus; 24 Sendo justificado livremente por sua graça pela redenção que há em Cristo Jesus "

Uma vez que aceitamos a graça e a misericórdia de Deus e nos rendemos a Cristo na fé salvadora, somos automaticamente declarados justos aos olhos de Deus, não importa quão pecaminosos ou iníquos nós éramos antes. Essa provisão graciosa abre caminho para que um relacionamento amoroso seja construído entre nós e nosso Pai celestial por meio de Cristo, à medida que crescemos em santificação, para que sejamos cada vez mais adaptados à imagem de Seu querido Filho ( Romanos 8: 29-30 )

Esta é uma poderosa verdade das escrituras que confirma que os crentes obtiveram a justiça de Cristo por Sua graça. Essa justiça permite nossa união eterna com Cristo de uma maneira que nenhuma palavra humana pode descrever suficientemente.

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