SOU CRISTÃ, SOU MULHER, SOU FEMINISTA, SOU FILHA AMADA DE DEUS


Estes dias postei no Face a frase que sou feminista e cristã. Uma pessoa a quem não conheço, debateu a tarde toda sobre o tema. Eu entendo o seu comportamento, pois muitos cristãos acreditam que o cristianismo e o feminismo são incompatíveis. Mas essa suposição é extraída de definições tendenciosas do feminismo e do cristianismo.
Alguns cristãos têm uma percepção extremamente negativa do feminismo. O feminismo evoca imagens de mulheres que odeiam os homens e queimam sutiãs lutando por fins desnecessários. 
Ao mesmo tempo, a maioria dos homens acreditam que as mulheres já são iguais, mas precisam aceitar seus diferentes papéis. Com essa definição distorcida do feminismo em mente, é fácil ver o motivo pelo qual alguns cristãos sentem que a natureza subversiva do feminismo não se encaixa no propósito de um cristianismo orientado para a paz e o amor.
Há também feministas que rejeitam o cristianismo porque o veem como uma religião defensora do patriarcado opressivo na pior das hipóteses A idéia do cristianismo que reforça os ideais feministas é encarada como absurda. Estas pessoas veem o cristianismo como uma relíquia do passado, sem utilidade em uma sociedade progressista.
Eu sei que o rótulo Cristã carrega muita peso. Existem muitos evangélicos que votam em representantes políticos racistas, sexistas, xenófobos e corruptos. O cristianismo tem sido responsabilizado pelas guerras, pelos abusos, por justificar males como escravidão e patriarcado, por acender as chamas do racismo e da xenofobia contra os refugiados, pela colonização e outras coisas mais.  A maior parte do que passou por uma descrição do cristianismo é gerada pela desinformação que resulta no medo.
Muitas feministas julgam o cristianismo e o feminismo irreconciliáveis. Muitos cristãos acham o mesmo. Mas acredito que os dois grupos estão trabalhando com definições defeituosas e, assim, criando uma dicotomia falsa e desnecessária.
Eu sei que o rotulo do feminismo carrega muito peso, particularmente dentro da igreja evangélica. Existem os estereótipos: alegrias estridentes, odiadores de homens, mulheres desagradáveis ​​e zangadas gritando pelo direito de poderem interromper gravidezes não desejadas pelo aborto, , zombando da maternidade e do lar. 
O feminismo foi responsabilizado pelo colapso da família nuclear, da queda da verdadeira masculinidade e feminilidade, o declínio da Igreja Cristã na sociedade ocidental. A maior parte do que passou por uma descrição do feminismo também é  desinformação que resulta no medo.
Em alguns círculos, usar a palavra "cristão" equivale a dizer que você é um ignorante racista, homofóbico e que nega as mudanças climáticas, pronto para invadir uma clínica de saúde feminina e assassinar um médico.
Em alguns círculos, usar a palavra "feminista" é o equivalente a dizer que você é promíscua, que defende o aborto, que odeia homens, bruta e desagradável. Eu me identifico como parte de um grupo de pessoas que recebe seu quinhão de críticas, mesmo não sendo promiscua, não ser a favor do aborto, ser casada e feliz com meu amado marido e procurar ser gentil e agradável, o que nem sempre consigo.
E, para ser sincero, acho que muitas das críticas estão fundamentadas na verdade.
Há coisas que os cristãos fazem que considero erradas, embaraçosas, profanas e contrárias ao Evangelho.
Há coisas que as feministas fazem que considero erradas, embaraçosas, profanas e contrárias à causa.
Mas aqui estou eu. Eu sou um cristã. E eu sou feminista. 
Não estou totalmente representada pelo que esses rótulos significam. Eles são imperfeitos. E sei que os estereótipos desses rótulos não podem resumir a grande maioria das pessoas que conheço que vivem dentro deles.
Simplificando, o feminismo defende a igualdade política, econômica e social dos sexos. Ele faz perguntas difíceis sobre socialização de gênero, papéis de gênero e desigualdades sistêmicas. Ele examina como o gênero é impactado pelo debate sobre a natureza / criação. Ele aborda questões como casamento infantil, violência doméstica, mutilação genital feminina, cultura de estupro e a disparidade salarial entre homens e mulheres. Embora alguns usem o feminismo como uma cobertura para atividades radicais destrutivas, a maioria das feministas, inclusive eu, não o faz.
Quando leio a Bíblia, vejo esse tipo de feminismo modelado desde o início. Gênesis 1: 27-28 diz:
Então Deus criou a humanidade à sua imagem, à imagem de Deus ele os criou; homem e mulher, ele os criou. Deus os abençoou, e Deus lhes disse: 'Sejam frutíferos e multipliquem, encham a terra e a sujeitem; e dominem os peixes do mar, os pássaros do ar e todos os seres vivos que se movem sobre a terra.
Tanto homens como mulheres foram criados à imagem de Deus e receberam o mesmo mandato: governar a criação. É assim que Deus pretendia que as coisas fossem antes que o pecado entrasse no mundo. Após a queda, vemos evidências do movimento restaurador de Deus ao longo da história. O trabalho de restauração em andamento de Deus sugere a realidade do reino “já mas ainda não”, marcada, entre outras coisas, pela igualdade na identidade e no propósito.
Jesus mostrou-nos mais claramente como é a igualdade de gênero. As mulheres apoiaram financeiramente seu ministério (Lc. 8: 3). Ele reinterpretou as leis para proteger as mulheres social e economicamente (Mt 5: 27-32). Ele escolheu as mulheres como as primeiras testemunhas da ressurreição (João 20: 11-18). Tudo isso ocorreu em uma cultura em que as mulheres eram essencialmente cidadãs de segunda classe. O cristianismo não é o suporte do patriarcado. Ele o desafia e o vira de cabeça para baixo.
Então, se eu tivesse que me identificar como cristã ou feminista, eu escolheria me identificar primeiro como cristã. No entanto, como muitos não percebem o mandato do evangelho para a igualdade de gênero, eu também explicaria o que o cristianismo significa para mim. Eu me identifico como uma feminista da segunda onda, mas é precisamente minha fé em Deus que alimenta minha paixão pelo feminismo. A igualdade de gênero faz parte do "já-mas-ainda-não" do reino de Deus. Quero advogar por isso, porque acredito que é o que Deus quer.
Jesus fez de mim uma feminista. 
Não posso pedir desculpas por isso, mesmo sabendo que Jesus e feminista podem ser o único rótulo que poderia alienar quase todo mundo. Eu entendo isso - eu entendo.
Há tanta coisa boa que o cristianismo fez e está fazendo e fará. E é justo dizer a mesma coisa sobre o feminismo. 
É interessante como a primeira onda do feminismo estava profundamente enraizada na fé cristã . Foi precisamente por causa de sua fé profundamente estimada que as mulheres foram obrigadas a se organizar para a votação, para que as mulheres fossem declaradas pessoas sob a lei, pelos direitos dos trabalhadores, pelas mulheres de usar calças, até pela temperança (porque as vítimas de embriaguez) eram geralmente mulheres e crianças) e assim por diante.
As raízes do feminismo e do cristianismo  estão mais emaranhadas do que imaginamos.
Tempo de confissão: Existem postagens no Facebook de líderes evangélicos proeminentes que me fazem querer fugir das organizações “cristãs”.
Sim, fico chateado com pessoas que considero embaraçosas para o Evangelho. Eu sinto raiva. Sinto que eles estão causando danos à nossa testemunha ao mundo.  Eu sinto que eles não conhecem Jesus, na verdade não. Sinto que a Igreja está sentindo falta disso - perdendo todas as maneiras pelas quais as pessoas a quem eles temem, excluem, ridicularizam ou julgam, são muitas vezes as mesmas pessoas com quem Jesus passaria todo o seu tempo, pregando a palavra que cura e liberta.
Por isso, muitas vezes me sinto uma estranha no cristianismo - por causa da minha política e da minha teologia.
Mas eu sempre trabalharei e orarei para ver-nos ascender a quem fomos feitos para ser o tempo todo, a gloriosa visão de Deus para a humanidade em plena de paz. Nunca vou parar de trabalhar para ampliar as vozes e experiências das pessoas marginalizadas,  as pessoas que Jesus amava: os pobres, os oprimidos, os oprimidos, os doentes, os curiosos, os ignorantes e os desrespeitados. Eu nunca vou calar a boca sobre o quanto Deus nos ama.
E depois há pessoas na Igreja que pensam que eu sou uma herética, uma vergonha para o evangelho. Eu os faço sentir raiva. E eu me sinto excluída das instituições eclesiásticas.
 Também me senti assim sobre o feminismo às vezes. Senti que outras feministas me olham com desprezo, com raiva, como se eu realmente nao entendesse o que é o feminismo.   Então, muitas vezes também me sinto uma pessoa de fora no feminismo - por causa de minha política e minha teologia. 

E há muitas feministas que pensam que eu não pertenço e queiram me manter - e mulheres de fé como eu - fora. E, no entanto, trabalharei de dentro para ver mais inclusão e mais justiça, continuo profundamente comprometido com as questões e causas, vozes e experiências das mulheres.
Anseio ver mulheres se levantarem. Anseio ver as mulheres não aceitarem mais serem humilhadas, espancadas, serem tratadas como se fossem débeis infantilizadas.
Nosso grande e bom Deus está trabalhando no mundo, e fomos convidados a participar plenamente - no entanto, Deus concedeu e equipou e chamou cada um de nós. 
Não é preciso se identificar como feminista para participar do movimento redentor de Deus pelas mulheres no mundo. O evangelho é mais que suficiente - é claro que é! 
Mas enquanto eu souber o quão importante é a saúde materna para o futuro de nosso país e enquanto eu souber que as mulheres estão sendo abusadas e estupradas, desde que eu saiba que as meninas estão sendo negadas à própria vida ao redor do mundo por meio de aborto seletivo, meninas que são abandonadas por serem meninas, mulheres sendo mortas por serem mulheres, contanto que garotas corajosas no Afeganistão sejam atacadas com ácido pelo crime de ir à escola, e outras que estão sendo submetidas a circuncisão feminina a força para que não sintam prazer sexual, eu me declararei FEMINISTA CRISTÃ, e se ser  cristão for sinônimo de fazer algo sobre essas coisas, você também pode me chamar de feminista .
SOU MULHER, SOU FEMINISTAS, SOU FEMININA, SOU CRISTÃ
DENTRO DE MIM EXISTE ELEZA, EXISTE REDENÇÃO.
EXISTE JUSTIÇA, RISO, AMOR E BONDADE
EXISTE UMA HISTÓRIA. EXISTE CURA. EXISTE PERDÃO.
EXISTE INTELIGÊNCIA, CONHECIMENTO E AMBIGUIDADE
AS VEZES GENTIL, AS VEZES NÃO.
Ser cristã e feminista pode ser frustrante. Mas também é um presente. Porque eu não me permito ser rotulada. Não consigo reduzir as pessoas a estereótipos. 
Sou feminista, com certeza. Mas em primeiro e  sempre, sou discípula de Jesus Cristo. Minha primeira lealdade não é ao feminismo. Minha primeira lealdade é a Jesus e seu Reino.
No entanto, escolho ser feminista da maneira que acredito que Jesus era um feminista, pois não tratava as mulheres como os demais daquele tempo. Ele as respeitava!
Jesus era feminista. Para provar a tese, deve ser demonstrado que, tanto quanto podemos dizer, Jesus não disse nem fez nada que indicasse que ele defendia tratar as mulheres como intrinsecamente inferiores aos homens, mas que, pelo contrário, ele disse e fez coisas que indicavam que ele pensava nas mulheres como iguais aos homens, e que no processo ele violou voluntariamente os costumes sociais pertinentes.

A parte negativa do argumento pode ser documentada simplesmente lendo quatro Evangelhos. Em nenhum lugar Jesus trata as mulheres como "seres inferiores". De fato, Jesus claramente se sentiu especialmente enviado às classes típicas de "seres inferiores", como os pobres, os coxos, os pecadores - e as mulheres - para chamá-los todos para a liberdade e igualdade do Reino de Deus. Mas há dois fatores que elevam exponencialmente esse resultado negativo em seu significado: o status das mulheres na Palestina na época de Jesus e a natureza dos evangelhos. Ambos precisam ser lembrados aqui com alguns detalhes, particularmente o primeiro. 
Os caminhos do Reino de Deus contrastam diretamente com os caminhos do mundo e da nossa cultura. Infelizmente, nossas igrejas às vezes se assemelham à nossa cultura em vez de Jesus. Quando eu decidi me tornar uma discípula de Jesus, isso significava que eu queria viver na minha vida agora, da maneira que eu acreditava que Jesus o faria. Isso me levou a muitas mudanças em minha política, ativismo e opiniões, como vivo minha fé, meu casamento e minha maternidade, meu compromisso com a Igreja e a comunidade.
Por  seguir a Jesus, quero ver o movimento redentor de Deus pelas mulheres se aproximar da justiça.
Podemos profetizar um mundo melhor com nossas próprias palavras e ações.
O Espírito transforma nossos corações e mentes e, em seguida, nossas vidas: independentemente do nosso passado, independentemente do nosso contexto, independentemente do nosso privilégio ou falta dele. Se somos discípulos, estamos participando da vida de Jesus agora. E a maneira pela qual nos envolvemos com os outros em nossas vidas é importante. 
É assim que seremos conhecidas: pelo nosso amor.
Quero que meu trabalho e testemunho como uma feminista de Jesus sejam marcados por quem edifico, não por quem destruo. Quero que sejamos conhecidos como os que falam a vida, não a morte; aqueles que fortalecem, afirmam e falam a verdade. Eu quero que sejamos os que ousadamente desconstroem e depois, com graça, intenção e inclusão, reconstroem sobre a Pedra Angular. Você nos conhecerá pelo nosso amor.
Volto-me cada vez mais às palavras de 1 João 4, quando trabalho pela justiça para as mulheres: “ Amar a Deus inclui amar as pessoas. Você precisa amar os dois. "*
Quero estar do lado de fora com os desajustados , com os rebeldes, os sonhadores, os esbanjadores de graça radicais, os de braços abertos, os corajosamente vulneráveis ​​e até mesmo - ou talvez especialmente - os rejeitados pela  tabela que rotula quem não é digna o suficiente ou correta o suficiente.
Eu quero ficar do lado de fora da religião gritando que há um espaço para os excluídos em Cristo Jesus!
Cristianismo e feminismo não são opostos. Eles estão interconectados. Então, sou cristã, sou feminista, sou mulher, sou discípula, sou filha de Deus.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado