SOU CRISTÃ, SOU MULHER, SOU FEMINISTA, SOU FILHA AMADA DE DEUS
Estes dias postei no Face a
frase que sou feminista e cristã. Uma pessoa a quem não conheço, debateu a
tarde toda sobre o tema. Eu entendo o seu comportamento, pois muitos cristãos
acreditam que o cristianismo e o feminismo são incompatíveis. Mas essa
suposição é extraída de definições tendenciosas do feminismo e do cristianismo.
Alguns cristãos têm uma
percepção extremamente negativa do feminismo. O feminismo evoca imagens de
mulheres que odeiam os homens e queimam sutiãs lutando por fins
desnecessários.
Ao mesmo tempo, a maioria
dos homens acreditam que as mulheres já são iguais, mas precisam aceitar seus
diferentes papéis. Com essa definição distorcida do feminismo em mente, é
fácil ver o motivo pelo qual alguns cristãos sentem que a natureza subversiva
do feminismo não se encaixa no propósito de um cristianismo orientado para a
paz e o amor.
Há também feministas que
rejeitam o cristianismo porque o veem como uma religião defensora do
patriarcado opressivo na pior das hipóteses A idéia do cristianismo que
reforça os ideais feministas é encarada como absurda. Estas pessoas veem o
cristianismo como uma relíquia do passado, sem utilidade em uma sociedade
progressista.
Eu
sei que o rótulo Cristã carrega muita peso. Existem muitos evangélicos que votam em
representantes políticos racistas, sexistas, xenófobos e corruptos. O
cristianismo tem sido responsabilizado pelas guerras, pelos abusos, por
justificar males como escravidão e patriarcado, por acender as chamas do
racismo e da xenofobia contra os refugiados, pela colonização e outras coisas
mais. A maior parte do que passou por uma descrição do cristianismo é gerada
pela desinformação que resulta no medo.
Muitas feministas julgam o
cristianismo e o feminismo irreconciliáveis. Muitos cristãos acham o
mesmo. Mas acredito que os dois grupos estão trabalhando com definições
defeituosas e, assim, criando uma dicotomia falsa e desnecessária.
Eu sei que o rotulo do feminismo carrega muito
peso, particularmente dentro da igreja evangélica. Existem os estereótipos: alegrias estridentes,
odiadores de homens, mulheres desagradáveis e zangadas gritando pelo direito
de poderem interromper gravidezes não desejadas pelo aborto, , zombando da
maternidade e do lar.
O feminismo foi responsabilizado pelo colapso
da família nuclear, da queda da verdadeira masculinidade e feminilidade, o
declínio da Igreja Cristã na sociedade ocidental. A maior parte do que
passou por uma descrição do feminismo também é desinformação que resulta no medo.
Em alguns círculos, usar a palavra
"cristão" equivale a dizer que você é um ignorante racista,
homofóbico e que nega as mudanças climáticas, pronto para invadir uma clínica
de saúde feminina e assassinar um médico.
Em alguns círculos, usar a palavra
"feminista" é o equivalente a dizer que você é promíscua, que defende
o aborto, que odeia homens, bruta e desagradável. Eu me identifico como parte
de um grupo de pessoas que recebe seu quinhão de críticas, mesmo não sendo
promiscua, não ser a favor do aborto, ser casada e feliz com meu amado marido e
procurar ser gentil e agradável, o que nem sempre consigo.
E, para ser sincero, acho que muitas das
críticas estão fundamentadas na verdade.
Há coisas que os cristãos fazem que considero
erradas, embaraçosas, profanas e contrárias ao Evangelho.
Há
coisas que as feministas fazem que considero erradas, embaraçosas, profanas e
contrárias à causa.
Mas aqui
estou eu. Eu sou um cristã. E eu sou feminista.
Não
estou totalmente representada pelo que esses rótulos significam. Eles são
imperfeitos. E sei que os estereótipos desses rótulos não podem resumir a
grande maioria das pessoas que conheço que vivem dentro deles.
Simplificando, o feminismo
defende a igualdade política, econômica e social dos sexos. Ele faz
perguntas difíceis sobre socialização de gênero, papéis de gênero e
desigualdades sistêmicas. Ele examina como o gênero é impactado pelo
debate sobre a natureza / criação. Ele aborda questões como casamento
infantil, violência doméstica, mutilação genital feminina, cultura de estupro e
a disparidade salarial entre homens e mulheres. Embora alguns usem o
feminismo como uma cobertura para atividades radicais destrutivas, a maioria
das feministas, inclusive eu, não o faz.
Quando leio a Bíblia, vejo
esse tipo de feminismo modelado desde o início. Gênesis 1: 27-28 diz:
Então Deus criou a
humanidade à sua imagem, à imagem de Deus ele os criou; homem e mulher,
ele os criou. Deus os abençoou, e Deus lhes disse: 'Sejam frutíferos e
multipliquem, encham a terra e a sujeitem; e dominem os peixes do mar, os
pássaros do ar e todos os seres vivos que se movem sobre a terra.
Tanto homens como mulheres
foram criados à imagem de Deus e receberam o mesmo mandato: governar a
criação. É assim que Deus pretendia que as coisas fossem antes que o
pecado entrasse no mundo. Após a queda, vemos evidências do movimento
restaurador de Deus ao longo da história. O trabalho de restauração em
andamento de Deus sugere a realidade do reino “já mas ainda não”, marcada,
entre outras coisas, pela igualdade na identidade e no propósito.
Jesus mostrou-nos mais
claramente como é a igualdade de gênero. As mulheres apoiaram
financeiramente seu ministério (Lc. 8: 3). Ele reinterpretou as leis para
proteger as mulheres social e economicamente (Mt 5: 27-32). Ele escolheu
as mulheres como as primeiras testemunhas da ressurreição (João 20:
11-18). Tudo isso ocorreu em uma cultura em que as mulheres eram
essencialmente cidadãs de segunda classe. O cristianismo não é o suporte do
patriarcado. Ele o desafia e o vira de cabeça para baixo.
Então, se eu tivesse que me
identificar como cristã ou feminista, eu escolheria me identificar primeiro
como cristã. No entanto, como muitos não percebem o mandato do evangelho
para a igualdade de gênero, eu também explicaria o que o cristianismo significa
para mim. Eu me identifico como uma feminista da segunda onda, mas é precisamente minha fé em Deus que
alimenta minha paixão pelo feminismo. A igualdade de gênero faz parte
do "já-mas-ainda-não" do reino de Deus. Quero advogar por isso,
porque acredito que é o que Deus quer.
Jesus
fez de mim uma feminista.
Não
posso pedir desculpas por isso, mesmo sabendo que Jesus e feminista podem
ser o único rótulo que poderia alienar quase todo mundo. Eu entendo isso -
eu entendo.
Há
tanta coisa boa que o cristianismo fez e está fazendo e fará. E é justo
dizer a mesma coisa sobre o feminismo.
É
interessante como a primeira onda do feminismo estava profundamente enraizada
na fé cristã . Foi precisamente por causa de sua
fé profundamente estimada que as mulheres foram obrigadas a se organizar para a
votação, para que as mulheres fossem declaradas pessoas sob a lei, pelos
direitos dos trabalhadores, pelas mulheres de usar calças, até pela temperança
(porque as vítimas de embriaguez) eram geralmente mulheres e crianças) e assim
por diante.
As
raízes do feminismo e do cristianismo estão mais emaranhadas do que imaginamos.
Tempo
de confissão: Existem postagens no Facebook de líderes evangélicos proeminentes
que me fazem querer fugir das organizações “cristãs”.
Sim,
fico chateado com pessoas que considero embaraçosas para o Evangelho. Eu
sinto raiva. Sinto que eles estão causando danos à nossa testemunha ao
mundo. Eu sinto que eles não conhecem Jesus, na verdade não. Sinto
que a Igreja está sentindo falta disso - perdendo todas as maneiras pelas quais
as pessoas a quem eles temem, excluem, ridicularizam ou julgam, são muitas
vezes as mesmas pessoas com quem Jesus passaria todo o seu tempo, pregando a
palavra que cura e liberta.
Por
isso, muitas vezes me sinto uma estranha no cristianismo -
por causa da minha política e da minha teologia.
Mas eu
sempre trabalharei e orarei para ver-nos ascender a quem fomos feitos para ser
o tempo todo, a gloriosa visão de Deus para a humanidade em plena de paz. Nunca
vou parar de trabalhar para ampliar as vozes e experiências das pessoas marginalizadas,
as pessoas que Jesus amava: os pobres,
os oprimidos, os oprimidos, os doentes, os curiosos, os ignorantes e os
desrespeitados. Eu nunca vou calar a boca sobre o quanto Deus nos ama.
E
depois há pessoas na Igreja que pensam que eu sou uma herética, uma vergonha para o evangelho. Eu os
faço sentir raiva. E eu me sinto excluída das instituições eclesiásticas.
Também me senti assim sobre o feminismo às
vezes. Senti que outras feministas me olham com desprezo, com raiva, como se eu
realmente nao entendesse o que é o feminismo.
Então, muitas vezes também me sinto uma pessoa de fora no feminismo - por causa
de minha política e minha teologia.
E há
muitas feministas que pensam que eu não pertenço e queiram me manter - e
mulheres de fé como eu - fora. E, no entanto, trabalharei de dentro para
ver mais inclusão e mais justiça, continuo profundamente comprometido com as
questões e causas, vozes e experiências das mulheres.
Anseio
ver mulheres se levantarem. Anseio ver as mulheres não aceitarem mais serem
humilhadas, espancadas, serem tratadas como se fossem débeis infantilizadas.
Nosso
grande e bom Deus está trabalhando no mundo, e fomos convidados a participar
plenamente - no entanto, Deus concedeu e equipou e chamou cada um de nós.
Não é
preciso se identificar como feminista para participar do movimento redentor de
Deus pelas mulheres no mundo. O evangelho é mais que
suficiente - é claro que é!
Mas
enquanto eu souber o quão importante é a saúde materna para o futuro de nosso
país e enquanto eu souber que as mulheres estão sendo abusadas e estupradas,
desde que eu saiba que as meninas estão sendo negadas à própria vida ao redor
do mundo por meio de aborto seletivo, meninas que são abandonadas por serem
meninas, mulheres sendo mortas por serem mulheres, contanto que garotas
corajosas no Afeganistão sejam atacadas com ácido pelo crime de ir à escola, e
outras que estão sendo submetidas a circuncisão feminina a força para que não
sintam prazer sexual, eu me declararei FEMINISTA CRISTÃ, e se ser cristão for sinônimo de fazer algo sobre essas
coisas, você também pode me chamar de feminista .
SOU
MULHER, SOU FEMINISTAS, SOU FEMININA, SOU CRISTÃ
DENTRO DE MIM EXISTE ELEZA, EXISTE REDENÇÃO.
EXISTE JUSTIÇA, RISO, AMOR E BONDADE
EXISTE UMA HISTÓRIA. EXISTE CURA. EXISTE PERDÃO.
EXISTE INTELIGÊNCIA, CONHECIMENTO E AMBIGUIDADE
AS VEZES GENTIL, AS VEZES NÃO.
Ser
cristã e feminista pode ser frustrante. Mas também é um presente. Porque
eu não me permito ser rotulada. Não consigo reduzir as pessoas a estereótipos.
Sou
feminista, com certeza. Mas em primeiro e
sempre, sou discípula de Jesus Cristo. Minha primeira lealdade não
é ao feminismo. Minha primeira lealdade é a Jesus e seu Reino.
No
entanto, escolho ser feminista da maneira que acredito que Jesus era um
feminista, pois não tratava as mulheres como os demais daquele tempo. Ele as
respeitava!
Jesus era feminista. Para provar a tese, deve ser demonstrado que, tanto
quanto podemos dizer, Jesus não disse nem fez nada que indicasse que ele
defendia tratar as mulheres como intrinsecamente inferiores aos homens, mas
que, pelo contrário, ele disse e fez coisas que indicavam que ele pensava nas
mulheres como iguais aos homens, e que no processo ele violou voluntariamente
os costumes sociais pertinentes.
A parte negativa do argumento pode ser documentada simplesmente lendo quatro Evangelhos. Em nenhum lugar Jesus trata as mulheres como "seres inferiores". De fato, Jesus claramente se sentiu especialmente enviado às classes típicas de "seres inferiores", como os pobres, os coxos, os pecadores - e as mulheres - para chamá-los todos para a liberdade e igualdade do Reino de Deus. Mas há dois fatores que elevam exponencialmente esse resultado negativo em seu significado: o status das mulheres na Palestina na época de Jesus e a natureza dos evangelhos. Ambos precisam ser lembrados aqui com alguns detalhes, particularmente o primeiro.
A parte negativa do argumento pode ser documentada simplesmente lendo quatro Evangelhos. Em nenhum lugar Jesus trata as mulheres como "seres inferiores". De fato, Jesus claramente se sentiu especialmente enviado às classes típicas de "seres inferiores", como os pobres, os coxos, os pecadores - e as mulheres - para chamá-los todos para a liberdade e igualdade do Reino de Deus. Mas há dois fatores que elevam exponencialmente esse resultado negativo em seu significado: o status das mulheres na Palestina na época de Jesus e a natureza dos evangelhos. Ambos precisam ser lembrados aqui com alguns detalhes, particularmente o primeiro.
Os
caminhos do Reino de Deus contrastam diretamente com os caminhos do mundo e da
nossa cultura. Infelizmente, nossas igrejas às vezes se assemelham à nossa
cultura em vez de Jesus. Quando eu decidi me tornar uma discípula de Jesus,
isso significava que eu queria viver na minha vida agora, da maneira que eu
acreditava que Jesus o faria. Isso me levou a muitas mudanças em minha
política, ativismo e opiniões, como vivo minha fé, meu casamento e minha
maternidade, meu compromisso com a Igreja e a comunidade.
Por seguir
a Jesus, quero ver o movimento redentor de Deus pelas mulheres se aproximar da
justiça.
Podemos
profetizar um mundo melhor com nossas próprias palavras e ações.
O
Espírito transforma nossos corações e mentes e, em seguida, nossas vidas:
independentemente do nosso passado, independentemente do nosso contexto,
independentemente do nosso privilégio ou falta dele. Se somos
discípulos, estamos participando da vida de Jesus agora. E a maneira
pela qual nos envolvemos com os outros em nossas vidas é importante.
É assim
que seremos conhecidas: pelo nosso amor.
Quero
que meu trabalho e testemunho como uma feminista de Jesus sejam marcados por
quem edifico, não por quem destruo. Quero que sejamos conhecidos como os
que falam a vida, não a morte; aqueles que fortalecem, afirmam e falam a
verdade. Eu quero que sejamos os que ousadamente desconstroem e depois,
com graça, intenção e inclusão, reconstroem sobre a Pedra Angular. Você nos
conhecerá pelo nosso amor.
Volto-me
cada vez mais às palavras de 1 João 4, quando trabalho pela justiça para as
mulheres: “ Amar a Deus inclui amar as pessoas. Você precisa amar
os dois. "*
Quero
estar do lado de fora com os desajustados , com os rebeldes,
os sonhadores, os esbanjadores de graça radicais, os de braços abertos, os
corajosamente vulneráveis e até mesmo - ou talvez especialmente - os
rejeitados pela tabela que rotula quem não
é digna o suficiente ou correta o suficiente.
Eu
quero ficar do lado de fora da religião gritando que há um espaço para os excluídos
em Cristo Jesus!
Cristianismo e feminismo
não são opostos. Eles estão interconectados. Então, sou cristã, sou
feminista, sou mulher, sou discípula, sou filha de Deus.
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