A educação cristã: Cultura, Alegria e Humildade

Grave alegria, conflito cultural e humildade cristã

Reflexões sobre a educação cristã


Traduzido por Denise Mardegan

Dado o meu título e subtítulo, vamos começar com uma definição de educação e, depois, abordar o que torna a educação cristã , e depois a questão de por que isso leva à proeminência de uma alegria séria , que por sua vez leva a um conflito com a cultura , que exige uma humildade peculiarmente cristã .

O que é educação?

Primeiro , o que é educação? E aqui não quero dizer: "O que é escolaridade?" A maior parte da educação não acontece na escola, como eu estou definindo. Eu estou perguntando sobre a educação em geral, muito do que faz acontecer nas escolas, mas não tudo. Então, aqui está a minha definição - e é a que construímos no Bethlehem College & Seminary .
A educação é a instilação de hábitos da mente e hábitos do coração que inclinam e capacitam os alunos pelo resto de suas vidas a:
  1. Observe o mundo (nos livros ou na vida, com todos os seus sentidos) cuidadosamente .
  2. Entenda o que eles observam claramente . (Você pode observar as palavras e não entender.)
  3. Avalie o que você entendeu de maneira justa . (O entendimento deve preceder a afirmação e a crítica, mas é importante aprender a se posicionar.)
  4. Sinta que avaliaram a realidade proporcionalmente . (Não tenha sentimentos explosivos sobre coisas insignificantes, ou sentimentos insignificantes sobre coisas de grande importância. Proporção da experiência.)
  5. Aplique essas descobertas a toda a vida com sabedoria. (Descreva as implicações do que você viu para as pessoas e as circunstâncias ao seu redor.)
  6. Expressar o que você viu claramente e com precisão e de forma criativa e cativante em palavras e atos para o bem do mundo.
"Alegria séria liberta a alma da dependência de elogios culturais e conformidade cultural."
A educação é a instilação de hábitos da mente e hábitos do coração que inclinam e capacitam os alunos pelo resto de suas vidas a observar, entender, avaliar, sentir, aplicar e expressar a realidade para o bem do mundo. E isso se refere ao que os pais fazem com as crianças, o que as escolas fazem com os alunos, o que as universidades fazem com os alunos, o que as igrejas fazem com os membros, o que todos os tipos de fóruns e sociedades, clubes e seminários e conferências também estão fazendo.
Eu defenderia essa definição de educação entre cristãos e não cristãos. Então, o que transforma essa definição de educação em um empreendimento cristão ?

O que torna a educação cristã?

A educação (como acabei de defini-la) é cristã quando (1) tudo é perseguido em uma consciência consciente e agradecida do poder gracioso do Espírito Santo; (2) Jesus Cristo, crucificado pelos pecadores e ressuscitado dentre os mortos, é considerado a base do nosso gozo desse gracioso poder; (3) todo esse processo de educação é conscientemente perseguido para a glória de Deus em Cristo; e (4) todos os aspectos do processo são governados pela verdade e autoridade das Escrituras Cristãs.
Portanto, a educação cristã é a instilação de hábitos de mente e coração que inclinam e capacitam os alunos pelo resto de suas vidas a observar, entender, avaliar, sentir, aplicar e expressar a realidade, confiando na ajuda generosa do Espírito de Deus, adquirida pelo sangue do Cristo ressuscitado, pela glória de Deus e pelo bem do mundo - tudo isso de acordo com a infalível palavra de Deus, a Bíblia.
Essa é a nossa compreensão da educação cristã no Bethlehem College & Seminary.

Por que a educação cristã destaca a alegria séria?

O que quero dizer quando digo que olhar para a palavra de Deus dessa maneira leva ao destaque da alegria séria ? Quero dizer que, quando você olha para o Novo Testamento - quando o observa, entende, avalia, sente - o que se destaca é um tipo de alegria difundida e muito estranha.
Ouça estas 14 frases do Novo Testamento. É assim que a vida é para os santos fiéis neste mundo caído:
  • “Você aceitou com alegria a pilhagem de sua propriedade” ( Hebreus 10:34 ).
  • “Conte tudo alegria. quando você enfrentar provações de vários tipos ”( Tiago 1: 2 ).
  • “Quando outros o ofendem e perseguem. regozije-se e seja feliz ”( Mateus 5: 11–12 ).
  • "Na sua alegria, ele vai e vende tudo o que tem" ( Mateus 13:44 ).
  • “[Eles se alegraram] por terem sido considerados dignos de sofrer desonra pelo nome” ( Atos 5:41 ).
  • “Alegramo-nos em nossos sofrimentos, sabendo que o sofrimento produz perseverança, e a perseverança produz caráter, e o caráter produz esperança” ( Romanos 5: 3-4 ).
  • “Numa severa prova de aflição, sua abundância de alegria e sua extrema pobreza transbordaram em uma riqueza de generosidade” ( 2 Coríntios 8: 2 ).
  • "Ficamos felizes quando somos fracos e você é forte" ( 2 Coríntios 13: 9 ).
  • “Mesmo que eu seja derramado como oferta de bebida sobre a oferta sacrificial de sua fé, fico feliz” ( Filipenses 2:17 ).
  • "Regozijo-me pelos meus sofrimentos por você" ( Colossenses 1:24 ).
  • "Você recebeu a palavra com muita aflição, com a alegria do Espírito Santo" ( 1 Tessalonicenses 1: 6 ).
  • “Pela alegria que lhe foi proposta, ele suportou a cruz” ( Hebreus 12: 2 ).
  • “Você se alegra, embora agora por um tempo,. você se entristeceu ”( 1 Pedro 1: 6 ).
  • “Alegra-te na medida em que partilhas os sofrimentos de Cristo” ( 1 Pedro 4:13 ).
Resumindo: quando observamos e entendemos a palavra de Deus, vemos como muito proeminente
  • alegria no julgamento,
  • alegria no sofrimento,
  • alegria na aflição,
  • alegria em ser derramada,
  • alegria na fraqueza,
  • alegria na pobreza,
  • alegria na vergonha,
  • alegria em vender tudo,
  • alegria na perseguição,
  • alegria em ser saqueada,
  • alegria na cruz,
  • alegria em compartilhar os sofrimentos de Cristo.
E quando nosso olhar cuidadoso, cuidadoso e honesto no Novo Testamento destaca esse tipo de alegria, como chamaremos isso? Chamamos isso de " alegria séria ". A frase bíblica mais comum que eu uso para capturar essa verdade é de 2 Coríntios 6:10 , onde Paulo diz que está “triste, mas sempre se regozijando”. O que significa que a alegria é séria porque é simultânea à tristeza. Não apenas seqüencial: tristeza, depois alegria, depois tristeza, depois alegria. Não. Estamos "tristes, mas sempre regozijando-nos". Achamos que essa realidade estranha e maravilhosa é capturada pela frase “alegria séria”.
“Deus é alto e eu sou baixo. Deus é poderoso e eu sou fraco. Deus é sábio e eu sou tolo.
E acreditamos que é tão central à vida em Cristo que chamamos todo o nosso esforço educacional de "Educação em alegria séria". Achamos que isso é justificado pela disposição de Paulo de descrever todo o seu ministério apostólico em 2 Coríntios 1:24 : “Não dominamos a sua fé, mas somos trabalhadores com você para sua alegria” (minha tradução) Ou quando ele disse aos filipenses, resumindo sua razão de permanecer alegremente na terra, quando ele gostaria de estar com Cristo: "Eu permanecerei e continuarei com todos vocês, pelo seu progresso e alegria de fé" ( Filipenses 1:25 , meu tradução).
Acreditamos que este é o cerne da educação cristã - seja em casa, na igreja ou na escola: somos trabalhadores com você para sua alegria ; apoiamos você por seu progresso e alegria de fé - na vida e na morte. Ou seja, buscamos "Educação com alegria séria".

Grave alegria em conflito com a cultura

O que leva agora à próxima pergunta. Lembre-se, nosso título é "Alegria séria, conflito cultural e humildade cristã: reflexões sobre a educação cristã". Então, por que o destaque da alegria séria na vida cristã leva a conflitos com a cultura?
É porque a alegria séria liberta a alma da dependência de elogios culturais e conformidade cultural. Em outras palavras, quando a sua alegria vem de Deus através de Cristo e é absolutamente inabalável através do sofrimento e aflição e fraqueza e pobreza e vergonha e perseguição e perda, a cultura perde seu poder de controlá-lo. Se você se posiciona, a cultura odeia, e fala uma palavra que a cultura condena, e eles a envergonham, perseguem e saquiam, mas sua séria alegria permanece, eles perderam o poder de controlar onde você está e o que você dizer.
Se sua alegria vem do mundo - seus benefícios, confortos, elogios - você é como uma folha ao vento. A sua não é uma alegria séria. É uma alegria de segunda mão. Você não é livre. Grave alegria liberta as pessoas. E as torna as pessoas mais seguras e subversivas quando se trata de controle cultural.
Isso sempre foi verdade por dois mil anos. A alegria séria em Cristo através da dor sempre foi radicalmente libertadora do controle cultural. Ao receber a alegria do céu, os cristãos se tornam livres na terra. Isso sempre foi verdade. A novidade hoje é que a mídia social criou uma intensificação de táticas antiquadas de controle cultural.
É conhecida como cultura de destaque, cultura de indignação, cultura de cancelamento, cultura mimada. Uma de suas marcas, descrita por Jonathan Haidt, é que ela ensina as pessoas "a ver as palavras como violência e a interpretar idéias e palestrantes como seguros versus perigosos, e não apenas como verdadeiros versus falsos" ( The Coddling of the American Mind , 158 ) Portanto, se você se posicionar e falar a sua verdade, poderá estar sujeito a gritos, indignação e cancelamento, porque não foi mimado o suficiente. A alegria séria é a grande libertadora desse tipo de controle cultural.
Deixe-me dar uma ilustração desse esforço de controle cultural por meio de convocação, indignação, cancelamento e vergonha que fracassaram totalmente porque não podiam conquistar uma alegria séria. Pode ser encontrada em Atos 5: 40–41 . O Sinédrio judeu está tentando silenciar a voz dos líderes cristãos - exatamente como nossa cultura tenta fazer. Aqui está o que aconteceu em Atos:
Eles os espancaram e ordenaram que não falassem em nome de Jesus, e os deixaram ir. Então eles deixaram a presença do conselho, regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer desonra pelo nome. Atos 5: 40–41 )
Eu chamo isso de alegria séria . É o único tipo que importa, porque é o único tipo que sobrevive e que magnifica o nome de Jesus.
O que agora nos leva à nossa pergunta final: o que isso tem a ver com humildade cristã?

O que é humildade cristã?

Se você rejeitar a ordem cultural de não falar em nome de Jesus - e os apóstolos a rejeitaram - no dia seguinte ( Atos 5:42 : “Eles não deixaram de ensinar e pregar que o Cristo é Jesus”), você ser acusado de arrogância. Quem você pensa que é, para presumir falar por Deus neste mundo (ver João 8:53 )? Portanto, a pergunta é: essa acusação o silenciará? Silenciará as pessoas que você foi encarregado de educar?
Deus odeia arrogância. Ele ama humildade. Precisamos de muita clareza aqui. Porque já há cem anos atrás, e mais ainda agora, o mundo pôs em alta a palavra "arrogância" e a equiparou com convicção , e elevou a palavra "humildade" e igualou a incerteza .
Em 1908, o escritor britânico GK Chesterton viu isso acontecer:
O que sofremos hoje é a humildade no lugar errado. A modéstia passou do órgão da ambição. A modéstia se estabeleceu no órgão da convicção; onde nunca deveria estar. Um homem deveria duvidar de si mesmo, mas sem dúvida sobre a verdade; isso foi exatamente revertido. Atualmente, a parte de um homem que um homem afirma é exatamente a parte que ele não deveria afirmar - ele próprio. A parte que ele duvida é exatamente a parte que ele não deve duvidar - a Razão Divina. Estamos no caminho de produzir uma raça de homens mentalmente modestos demais para acreditar na tabuada de multiplicação. Ortodoxia )
"A humildade não parece um direito a um tratamento melhor do que Jesus".
Então, se humildade não é o abandono da convicção ou o abraço da incerteza , o que é? O que é humildade quando somos chamados a ter tanta confiança que os espancamentos não nos impedem de dizer a verdade; de ​​fato, tanta confiança que os espancamentos pela verdade farão com que alguém escreva sobre nossas vidas: “[Eles se alegraram] por serem considerados dignos sofrer desonra pelo nome ”( Atos 5:41 )? Essa é a minha última pergunta.
Deus nos disse pelo menos cinco coisas sobre a verdadeira humildade, e é isso que quero deixar com você - humildade que não carece de convicção e não será silenciada, e se alegrará com séria alegria por ser envergonhada pelo nome de Cristo .

1. A humildade começa com um senso de subordinação a Deus em Cristo.

Um discípulo não está acima de seu professor, nem um servo acima de seu mestre. Mateus 10:24 )
Humilhem-se. sob a poderosa mão de Deus. 1 Pedro 5: 6 )
Nós sentimos isso? Não apenas sabe, mas sente, sente? Deus está acima. Nós estamos embaixo. Não somos dignos de desatar os sapatos dele. A distância entre Deus e nós é infinita. Sua grandeza, seu poder, sua sabedoria, sua justiça, sua verdade, sua santidade, sua misericórdia e sua graça estão tão acima dos nossos quanto os céus estão acima da terra.
Deus é alto e eu sou baixo. Deus é poderoso e eu sou fraco. Deus é sábio e eu sou tolo. Deus é rico e eu sou pobre. Deus é auto-suficiente e eu sou totalmente dependente. Saber disso e tremer - temer a Deus - é o começo da sabedoria. Ou, como diz Provérbios 11: 2: "Com o humilde é a sabedoria."

2. A humildade não parece um direito a um tratamento melhor do que Jesus recebeu.

Se eles chamaram o dono da casa de Belzebu, quanto mais eles irão prejudicar os da casa dele. Mateus 10:25 )
Portanto, a humildade não produz uma vida baseada em seus direitos percebidos - uma sensação de direito.
Cristo também sofreu por você, deixando-lhe um exemplo, para que você possa seguir seus passos. Quando ele foi insultado, ele não insultou em troca; quando sofreu, não ameaçou, mas continuou confiando-se àquele que julga com justiça. 1 Pedro 2:21 , 23 ).
Grande parte de nossa raiva e ressentimento vem da expectativa de que temos o direito de ser bem tratados. Décadas atrás, George Otis disse: "Jesus nunca prometeu a seus discípulos uma luta justa". Devemos assumir que os maus-tratos são normais. “Você não ser surpreendido com a prova de fogo quando se trata sobre vós para vos provar, como se algo estranho estivesse acontecendo” ( 1 Pedro 4:12 ).
Não precisamos receber a última palavra. Não precisamos vencer a discussão. Não precisamos ser justificados neste mundo ( Romanos 12: 17–19 ). Deus nos vindicará em seu tempo. E isso nos liberta da necessidade de exigir orgulhosamente nossos direitos neste mundo. A humildade não parece um direito a um tratamento melhor do que Jesus recebeu.

3. A humildade afirma a verdade, não para reforçar o ego com controle ou triunfos no debate, mas como uma honra a Cristo e como amor aos outros.

Paulo disse que o amor "se alegra com a verdade" ( 1 Coríntios 13: 6 ).
  • Se a verdade é um instrumento de salvação - o que é (“[Eles] estão perecendo, porque se recusaram a amar a verdade e, portanto, são salvos.” [ 2 Tessalonicenses 2:10 ]) - então falar que é uma parte de Cristo amor exaltado.
  • Se a verdade é um instrumento de santificação - o que é ("Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" [ João 17:17 ]) - então falar é parte do amor que exalta a Cristo.
  • Se a verdade é um instrumento de libertação e alegria - que é (“Você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará” [ João 8:32 ]) - então falar é parte do amor que exalta Cristo.
Em outras palavras, falar a verdade, que outros precisam ouvir, mas podem não querer ouvir, é uma honra para Cristo e amor para os outros.

4. A humildade sabe e sente que é dependente de tudo na graça - dependente de todo conhecimento, crença, ação e respiração.

Bendito seja você, Simon Bar-Jonah! Pois carne e sangue não lhe revelaram isso, mas meu Pai, que está no céu. Mateus 16:17 )
O conhecimento mais básico de quem é Cristo, é um presente de Deus.
Pela graça você foi salvo pela fé. E isso não é tarefa sua; é dom de Deus, não resultado de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2: 8–9 )
A fé não é finalmente nossa própria ação. É o presente de Deus.
Trabalhe sua própria salvação com medo e tremor, pois é Deus quem trabalha em você, tanto para desejar quanto para trabalhar para o seu bom prazer. Filipenses 2: 12–13 )
Todo o nosso crescimento na graça, todos os nossos escassos sucessos na santificação são obra de Deus em nós. E mesmo os planos mais simples que fazemos devem ser submetidos a Deus, sabendo que nem viveremos mais uma hora à parte de Sua graça, e muito menos realizaremos nosso plano.
Você deveria dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isso ou aquilo". Como é, você se orgulha de sua arrogância. Todo esse orgulho é mau. Tiago 4: 15–16 )
Portanto, eu digo, a humildade sabe e sente que depende da graça para todos os que sabem e acreditam, que agem e respiram.

5. A humildade sabe e sente que é falível e, portanto, considera as críticas e aprende com elas; mas também sabe que Deus fez provisão para uma convicção humana inabalável e que ele nos chama para convencer os outros.

Agora vemos no espelho vagamente, mas depois cara a cara. Agora eu sei em parte; então conhecerei plenamente, assim como fui plenamente conhecido. 1 Coríntios 13:12 )
Um homem sábio ouve conselhos. Provérbios 12:15 )
Nós não somos Deus. Nós somos pecadores. Nós somos finitos. Somos culturalmente condicionados. Portanto, somos falíveis e cometemos muitos erros com a boca, como diz Tiago (3: 2). Portanto, devemos permanecer sempre ensináveis. "A sabedoria de cima", diz Tiago, é "aberta à razão" ( Tiago 3:17 ). Isto é, ensinável, aberto à correção, não defensivo, sem medo do custo do ego de ter que admitir erros.
No entanto, a humildade sabe que Deus fez provisão para uma convicção humana inabalável e que ele nos chama para convencer os outros.
Conhecendo o temor do Senhor, convencemos os outros. 2 Coríntios 5:11 )
Exortar e repreender com toda autoridade. Não deixe ninguém te desconsiderar. Tito 2:15 )
Você não pode tentar convencer alguém humildemente se não tiver convicções. Você não pode falar humildemente com autoridade se não tiver convicções.
Lembre-se, o relativismo que muitas vezes passa por humildade é tão provável que seja uma capa de orgulho quanto convicção. Porque se não há verdades objetivas que você possa conhecer, então você é livre para ser seu próprio deus. Você pode criar sua própria verdade. Você pode ser juiz e júri em todas as controvérsias. O relativismo é atraente porque permite que você aja como Deus. Parece humilde; não é.
"A humildade cristã nos maiores conflitos culturais é fruto de uma alegria séria."
Mas a humildade se submete à realidade objetiva. Não pode brincar de Deus. Não pode moldar a realidade para se adequar às suas preferências. A humildade é uma serva da verdade.
Humildade sabe que a sua compreensão da realidade é falível, mas também sabe que não é tal coisa a como realidade objetiva, e que a graça de Deus nos permite realmente ver (se não perfeitamente), e submetê-lo e proclamá-la.

Fique firme em alegria séria

No fundo desses cinco traços de humildade está o seguinte: A humildade sente que a humildade é um presente além do nosso alcance. Se a humildade é o produto de nosso alcance, instintivamente sentiremos orgulho em alcançá-lo.
A humildade é o presente esquecido que recebe todas as coisas como presente. Ou, como Paulo diz, é o fruto do Espírito Santo ( Gálatas 5: 22–23 ). É o fruto do evangelho - saber e sentir que somos pecadores desesperados e que Cristo é um grande e imerecido Salvador. Ou poderia-se dizer: a humildade cristã nos maiores conflitos culturais é fruto de uma alegria séria - alegria nas riquezas imensuráveis, inabaláveis ​​e imerecidas de Cristo.
Portanto, minha exortação final a todos os cristãos é: submeta-se a Cristo como supremo; não espere melhor do que ele conseguiu; diga a verdade em amor por amor de Cristo; receba toda a vida como graça; ser educável, mas não insolente. Seja feito com toda a vanglória dos homens, pois “todas as coisas são suas. e você é de Cristo, e Cristo é de Deus ”( 1 Coríntios 3:21 , 23 ).
Permaneça firme em alegria séria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado